advertisement

Transputer

50 %
50 %
advertisement
Information about Transputer

Published on June 20, 2008

Author: liusfc

Source: slideshare.net

Description

Apresentação sobre Microcontroladores na Engenharia de Teleinformática.
advertisement

Transputer Seminário de Sistemas Microprogramados Professor: Menotti Gabriel Macedo César Lincoln João César Feitosa Lucas Távora

Conteúdo ● Arquitetura Básica; ● Comunicação em rede de microcontroladores; ● Modelos; ● Software; ● Contribuição para a tecnologia moderna; ● Aplicações.

Transputer ● Transputer (transistor computer) é um dispositivo VLSI que contém RAM, processador e links de comunicação para conexão direta com outros transputers. ● Sua arquitetura o torna um excelente bloco de construção de sistema multiprocessados, permitindo a operação de dispositivos de forma paralela.

Transputer ● A arquitetura do transputer foi desenvolvida pela INMOS para atender a alguns objetivos principais:  Criação de uma linha de produtos comerciais que estabelecesse novos padrões no que tange à facilidade de programação e facilidade de projeto;  Exploração de desenvolvimentos futuros na tecnologia VLSI, ainda que mantendo uma família compatível de produtos;  Criação de um componente programável, que pudesse ser usado para a construção de sistemas compostos por múltiplos elementos de computação concorrentes.

Arquitetura Básica ● Processador com escalonador de processos (pseudoparalelismo) em microcódigo; ● Memória estática presente no chip; ● Dois timers internos; ● Quatro links de comunicação com outros transputers; ● Interface com memória externa ao chip; ● Não possui linhas de I/O, estas devem ser postas como hardware adicional controlado pelos serial links.

Arquitetura Básica Fig. 1 - Diagrama de bloco

Arquitetura Básica Tabela 1 - Pinos

Arquitetura Básica Tabela 2 - Pinos

Arquitetura Básica Tabela 3 – Pinos Tabela 4 - Pinos

Arquitetura Básica Fig. 2 - Endereçamento a memória externa

Comunicação em Rede ● O design básico do transputer inclui portas seriais que permitem a comunicação com até quatro transputers, cada um com 5, 10 ou 20 Mbit/s (rápido para a década de 80). ● Transputers podem ser ligados a outros num layout de ponto a ponto, formando os chamados TRAM's (Transputers Modules). ● Mandar mensagens para transputers mais distantes requer que a mensagem seja passada por todos os chips ao longo do caminho. Isso adiciona um atraso a cada salto sobre um link, levando a um atraso considerável em redes grandes. Isso pode ser resolvido colocando-se um switch conectando até 32 transputers, ou até mesmo outros switches, em redes longas.

Comunicação em Rede ● Vantagens da comunicação serial ponto-a-ponto em relação aos barramentos:   O projeto da placa é bastante simplificado;  Dispositivos de distintos tamanhos de palavra e performance podem ser facilmente interconectados;  Inexistência de buffers no mecanismo de comunicação, a despeito do número de transputers no sistema;  A largura de banda das comunicações não satura à medida que cresce o tamanho do sistema. No caso do barramento, quanto maior o número de pontos no sistema, maior a largura de banda do canal.  

Tipos de Transputer - T2 16-bit ●O primeiro protótipo de Transputer 16-bit foi o S43, que não possuia escalonador e controlador DMA. O T212 e M212 (o último com um controlador de disco integrado) eram os principais modelos de 16-bit. ●O T212 possuía versões com 17,5 e 20 MHz. Em seguida, veio o T222, com RAM de 2Kb a 4Kb integrada. Mais tarde surgiu o T225 com suporte a debbuger e instruções extras.

Tipos de Transputer - T4 32-bit ●A primeira versão de 32-bits foi T414, seguido do T424, que consistia no T414 com 2KB de RAM integrada, em vez dos 4KB originais, além de possuir versões de 15 e 20MHz. ● Maistarde a RAM voltou a ter 4KB com T425 (com versões de 20, 25 e 30 MHz), que tambem possuía suporte a debugger. ● Em 1989, foi lançado o T400, uma versão de baixo custo do T425, com 2KB de RAM e somente 2 links em vez de 4, adequado para o mercado de sistemas embarcados.

Tipos de Transputer - T8 ●A segunda geração do T800 introduziu em 1987 o suporte de ponto flutuante de 64-bit e 3 registradores adicionais para uso de tal recurso, além de um conjunto de instruções extendido. Também possuía 4KB de RAM interna e versões de 20 e 25 MHz. As versões posteriores, como o T810 apresentavam barramento de endereço e dados separados, para melhorar desempenho. ●A INMOS também desenvolveu vários chips de suporte para o Transputer, como o C004, switch de 32 links, e o C012, adaptador para interface de dados de 8 bits.

Software ● OCCAM: linguagem de descrição de sistemas e de programação; ● Suporte a concorrência e comunicação intra e interprocessos baseada em canais; ● Cadacanal consiste de uma palavra na memória que armazena o ponteiro para o workspace de um processo. ● Facilidadede implementação de controladores de dispositivos devido ao paralelismo promovido pelo conjunto hardware-software.

Software ●O primeiro ambiente de desenvolvimento para o tranputer foi o INMOS D700 TDS (Transputer Development System). Apesar de algumas ferramentas inovadoras, a IDE pouco amigável e a pouca disseminação do OCCAM, não contribuíram para a popularização do Transputer. ● Mais tarde a INMOS lançou uma ferramenta mais convencional, o OCCAM 2 tools sets. ● Implementações em C, FORTRAN, Ada e Pascal foram também lançadas pela INMOS, além de extensões que permitiam recursos de concorrência e comunicação semelhantes a OCCAM. ●O não suporte à memória virtual impediu que houvesse versões UNIX para transputer, apesar de existirem portings de sistemas baseados em UNIX, como o Minix e Idris, além de outros, como o HeliOs, SO para sistemas multiprocessados.

Contribuição para a tecnologia moderna  De forma semelhante à arquitetura do transputer, os CPUs tradicionais passaram a utilizar paralelismo interno de instruções para aumentar desempenho.  Entretanto, os clusters computacionais utilizam grandes quantidades de memória e espaço em disco para proporcionar uma computação paralela eficiente, ao contrário de um sistema paralelo baseado em Transputer, cuja arquitetura é otimizada para este fim.  O insucesso comercial do Transputer foi resultante da enorme popularização das CPUs de 8 bits, largamente usadas em projetos onde o custo era o principal fator de consideração.

Aplicações  Comunicações digitais  Impressoras a laser  Sistemas de controle  Síntese de imagens  Processamento de sinais  Inteligência artificial

Dúvidas ? César Lincoln – cesar@lesc.ufc.br Gabriel Macedo - gabriel@gtel.ufc.br João César - jotace@gtel.ufc.br Lucas Távora - lucas@gtel.ufc.br

Add a comment

Related pages

Transputer – Wikipedia

Ein Transputer ist ein Parallelrechner, der mit einer zusätzlichen Kommunikationshardware ausgestattet ist, um den Datenaustausch zu benachbarten Rechnern ...
Read more

Welcome to transputer.net

This is a picture of my first transputer. In the strict sense it's not really true, because only one half of this processor belongs to me.
Read more

Transputers, Helios, and More Fun - Michael's New-Yet ...

Enthusiast site on Atari Transputer Workstation (ATW), a.k.a. Abaq.
Read more

Welcome to Ram Meenakshisundaram's Transputer Home Page

Welcome to Ram Meenakshisundaram's Transputer Home Page "…sequential computers are approaching a fundamental physical. limit on their potential power.
Read more

Reference manual - transputer architecture

Preface. This manual describes the architecture of the transputer family of products. The first section gives a brief summary of the major features of the ...
Read more

S: Transputer - Mikrocontroller.net - News ...

Hallo, vielen Dank für die äußerst aufschlussreichen Fotos des AVM B1! Zum einen wusste ich nicht, dass zu der damaligen Zeit Transputer für solche ...
Read more

Atari Transputer Workstation - Wikipedia, the free ...

Atari Transputer Workstation; Also known as: ATW-800, or ATW, or Abaq: Manufacturer: Atari Corporation: Release date: May 1989; 26 years ago (1989-05 ...
Read more

Atari Transputer Workstation 800 - Willkommen auf www ...

Atari Transputer Workstation 800 (ABAQ) In einem Werbeprospekt beschreibt Atari ausführlich die Transputer Workstation sowie das zugehörige Softwarepaket.
Read more

Transputer Emulator - Google Sites

This PC transputer emulator program started out as a port of the original T414 transputer emulator (called jserver) written by Julian Highfield in the mid ...
Read more