Teatro grego

71 %
29 %
Information about Teatro grego
Education

Published on February 25, 2014

Author: AndreaDressler

Source: slideshare.net

Description

Professora Andrea Dressler

Teatro Grego PROFESSORA ANDREA DRESSLER

INTRODUÇÃO Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem suas influências. Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas.

ORIGEM O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas.

Portanto, as peças de teatro na Grécia antiga contavam histórias dos mitos gregos, onde os deuses eram muito importantes Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs. Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem.

Elas passaram a ser representadas em espaços especiais, que são parecidos com os teatros de hoje. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados teatros de arena.

Gêneros Dramáticos

A ORIGEM DA TRAGÉDIA BAIXAR VIDEO

GÊNERO TRAGÉDIA Do grego "tragoidía" ("tragos" = bode e "oidé" = canto). Canto ao bode é uma manifestação ao deus Dioniso, que se transformava em bode para fugir da perseguição da deusa Hera. Em alguns rituais se sacrificavam esses animais em homenagem ao deus. As tragédias eram histórias dramáticas, e mostravam homens que, por não aceitarem a vontade Divina, acabavam em maus bocados. Apresentava como principais características o terror e a piedade que despertava no público. Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários.

Era constituída por cinco atos e, além dos atores, intervinha o coro, que manifestava a voz do bom senso, da harmonia, da moderação, face à exaltação dos protagonistas. Os atores obrigatoriamente usavam máscaras, e figurinos muito coloridos e ricos contrastando com a vida cotidiana (Cabeleira postiça, túnicas, manto, máscara e, às vezes, barbas). As mulheres não participavam das apresentações teatrais (não existiam atrizes). Os papéis femininos eram representados pelos homens, daí a necessidade maior ainda de máscaras.

Diferentemente do drama, na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado e seu sofrimento é irrefutável. Por exemplo, Édipo, o Rei: nasce com o destino de matar o pai, Laio, e se casar com a mãe. É um dos exemplos de histórias da mitologia grega que serviram de base para o teatro.

TRAGEDIÓGRAFOS  Ésquilo (525 a 456 a.C aproximadamente) – Principal Texto: Prometeu Acorrentado. Tema Principal que tratava: Contava fatos sobre os Deuses e os Mitos.  Sófocles (496 a 406 a.C.aproximadamente) – Principal Texto: Édipo Rei. Tema Principal que tratava: das grandes figuras Reais.  Eurípides (484 a 406 a.C.aproximadamente) – Principal Texto: As Troianas – Tema Principal que tratava: dos renegados, dos vencidos (Pai do Drama Ocidental e Oriental)

GÊNERO COMÉDIA As comédias eram histórias engraçadas chamadas sátiras, que são gozações da vida. A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao deus Dioniso. A palavra comédia vem do grego "komoidía" ("komos" remete ao sentido de procissão). Na Grécia havia dois tipos de procissão que eram denominadas "komoi". Numa, os jovens saiam às ruas, fantasiados de animais, batendo de porta em porta pedindo prendas, brincando com os habitantes da cidade. No segundo tipo, era celebrada a fertilidade da natureza.

Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. Também a temática diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.

TRAGÉDIA   •Estilo nobre e elevado, que desperta, fatalidade, purgação, compaixão, piedade, terror. •Herói: Rei, pessoas ilustres e com poder, etc.  •Fundamentava-se na temática mitológica.  •Júri composto por pessoas escolhidas pelo magistrado. Pessoas de famílias aristocráticas e que se destacavam na sociedade. COMÉDIA     •Retratação de aspectos caricaturados ou fantásticos; •Herói: Palhaço, bobo, inocente, santo, idiota, trapalhão, fingidor, etc. •Não possuía nenhum padrão rígido de fundamentação mitológica. Elaborava críticas ao político, governantes e costumes da época. •Júri composto por cinco pessoas da platéia escolhidas por sorteio.

OUTROS GÊNEROS (VARIAÇÕES)  TRAGICOMÉDIA: é a mistura do trágico com o cômico. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.  FARSA: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, criticando a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (“Rindo, corrigem-se os costumes.”).

O CORO

Coro designava um grupo de dançarinos e cantores usando máscaras que participavam ativamente nas festividades religiosas e nas representações teatrais. Na tragédia clássica, o coro é uma personagem coletiva que tem a missão de cantar partes significativas do drama. Na origem, representa a polis, a cidade-estado, ampliando a ação para além do conflito individual. De início, o texto do coro constituía a parte principal do drama, ao qual se interpolavam monólogos e diálogos.

DESENVOLVIMENTO DO CORO Com o desenvolvimento da TRAGÉDIA, o coro fixou-se como uma parte secundária do texto dramática, geralmente reservada ao comentário público. Em consequência, o coro torna-se depois uma parte perfeitamente supletiva que apenas serve para fazer uma pausa entre os atos. Com o desenvolvimento do DRAMA, o coro perde a sua configuração e importância original, abandonando a representação de uma personagem coletiva. Pelo seu caráter repetitivo, o coro aproxima-se da função do refrão.

No teatro MODERNO, fala-se por vezes em personagem de coro (choral character) para designar aquele ator que comenta regularmente a história representada. A função original do coro da tragédia grega não se perde nesta concepção: ele funciona sempre como um espectador ideal que se responsabiliza pelo equilíbrio das emoções e pela moderação dos discursos.

QUESTÕES PAS/UnB ( ) Na tragédia grega a música é um elementos de grande importância, em que eram marcadas as evoluções do coro. ( ) Já na Grécia, havia uma preocupação com a cenografia. Usavam mecanismos destinados a produzir efeitos especiais que enriqueciam o aspecto visual do espetáculo.

( ) Na Grécia os espectadores eram apresentados ao anoitecer, pois usavam tochas para iluminar o palco. ERRADO. As peças se desenvolviam ao longo do dia (desde o amanhecer até o anoitecer. Portanto as tochas só eram utilizadas anoite.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Teatro Greco - Taormina - Bewertungen und Fotos - TripAdvisor

Teatro Greco, Taormina: 5.442 Bewertungen und 2.311 Fotos von Reisenden. Teatro Greco ist auf Platz 1 von 74 Taormina Aktvititäten bei TripAdvisor.
Read more

Teatro Greco Taormina - Stunning Location

Find out what's on this year at Teatro Greco Taormina Sicily Greek Theatre - Teatro antico di Taormina, The most spectacular ancient venue in the world ...
Read more

Teatro Grego - YouTube

Deu a louca em Romeu e Julieta (Teatro NET) - Seja Atual - Duration: 6:21. SejaAtual Fazer o bem nos faz bem 161,392 views
Read more

Geschäftemacherei - Teatro Greco, Taormina ...

Teatro Greco: Geschäftemacherei - Auf TripAdvisor finden Sie 5.625 Bewertungen von Reisenden, 2.408 authentische Reisefotos und Top Angebote für Taormina ...
Read more

Teatro Grego - YouTube

Teatro Grego, Dionísio, Festivais, máscara, quarta parede, e as Bacantes de Eurípides. Cleisson Pacheco
Read more

Teatro Greco - Facebook

Teatro Greco, Syracuse, Italy. 5,462 likes · 250 talking about this · 35,895 were here. Il Teatro Greco rappresenta il maggiore esempio dell ...
Read more

Teatro Greco in Mailand • HolidayCheck

Teatro Greco Jetzt 0 Bewertungen & 0 Bilder beim Testsieger HolidayCheck entdecken und direkt Hotels nahe Teatro Greco finden.
Read more

Teatro Greco - facebook.com

Teatro Greco. 3,702 likes · 210 talking about this · 4,924 were here. Il Teatro della Danza a Roma
Read more

Teatro Greco - 30 Fotos - Sehenswürdigkeiten - Siracusa ...

9 Beiträge zu Teatro Greco "Wer sich für die Geschichte Sizilien Interessiert muss das gesehen haben . Gut erhalten, erinnert mich an das Colosseo von ...
Read more

Teatro Greco Romano - 70 Fotos & 19 Beiträge - Museum ...

19 Beiträge zu Teatro Greco Romano "Traumhaft schön und beeindruckend!Die Sicht auf das Meer ist umwerfend.Zwar waren wir da,als gerade alles für ...
Read more