Tcc slide apresentação

60 %
40 %
Information about Tcc slide apresentação
Education

Published on March 11, 2014

Author: paulopuloar

Source: slideshare.net

Description

Slide de apresentação para graduação. TCC-Licenciatura em Letras pela Universidade Nilton Lins.
Paulo R. R. de Souza.

CAMINHOS DO ENSINO DA LITERATURA: UM ESTUDO COMPARATIVO Acadêmico: Paulo Roberto Ribeiro de Souza Orientadores: Raimundo Nonato França Maria do Socorro Gomes dos Santos Autores: CUNHA & CARDOSO FREIRE BECHARA Manaus – Amazonas 2013

OBJETIVO GERAL: Analisar comparativamente a sociedades e suas práticas no ensino da literatura, tanto quanto a verificação das transformações no sentido evolutivo, concreto, tecnológico, em seu uso do meios, como exemplo o rádio, a televisão, a divulgação delas nas novas formas de apreciação da sociedade, como a informatização: o uso de computadores, o uso da internet, as redes sociais, uso de celulares entre outros, como ferramentas e suporte para o ensino.

PROBLEMA Nesta pesquisa científica procuro responder as seguintes questões: Quais as dificuldades de agregar as novas tecnologias ao ensino da literatura em escolas de ensino regular? O que o ensino da literatura tem de relevância na formação de um cidadão, desde o inicio das instituições, que perpassam pela Grécia antiga, o Período Colonial do Brasil, o Período Imperial do Brasil aos tempos atuais? Qual caminho seria possível trazer os alunos do seculo XXI, mais próximos ao mundo da literatura, se não pelo meio da informatização?

JUSTIFICATIVA O tema escolhido envolve as definições no ensino da literatura e identificar as mudanças no rumo da utilização deste meio de comunicação e sua interação com o mundo globalizado, através da pesquisa bibliográfica, citações ao analisar comparativamente as referências de culturas e sociedades passadas, bem como, a sociedade contemporânea que se utilizava dessa literatura para novas construções destas e interação com as outras comunidades, trabalhando sua poética de vida na educação.

QUESTÕES NORTEADORAS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Como a literatura tem sido utilizada nas novas ferramentas do seculo XXI? Identificar nas épocas passadas o uso da literatura no âmbito educacional. Qual a preocupação dos profissionais ao uso da internet como forma de metodologia de ensino da literatura nas escolas de hoje? Analisar as transformações ao longo dos séculos o ensino da literatura e as metodologias empregadas desde a Grécia antiga, o período Colonial, o período Imperial do Brasil e os tempo atuais. Qual a importância da utilização das novas tecnologias nas escolas públicas de hoje? Trazer reflexão a professores e alunos sobre as dificuldades no ensino da literatura, associadas ao letramento digital, ao uso das ferramentas tecnológicas para tornar globalizada a sala de aula.

A DESCRIÇÃO DA ABERTURA DE UMA ESCOLA POR: CUNHA & CARDOSO (2004, p. 10-11) “Em 336 a.C., Felipe é assassinado e Alexandre sobe ao trono. Logo em seguida prepara uma expedição ao Oriente, iniciando a construção de seu grande império. Nada mais justificava a permanência de Aristóteles na corte de Pela. É o momento de voltar a Atenas. Lá, próximo dedicado a Apolo Liceano, abre uma escola, o Liceu, que passou a rivalizar com a academia, então dirigida por Xenócrates. Do hábito – aliás comum em escolas da época – que tinham os estudantes de realizar seus debates enquanto passeavam, teria surgido o termo peripatéticos (que significa “os que passeiam”) para designar os discípulos de Aristóteles”.

PRESSUPOSTO INTERACIONISTA DE PAULO FREIRE “A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é prática da dominação, implica na negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também na negação do mundo como uma realidade ausente dos homens. A reflexão que propõe, por ser autentica, não é sobre este homem abstração nem sobre este mundo sem homem, mas sobre os homens em suas relações com o mundo. Relações em que consciência e mundo se dão simultaneamente. Não há uma consciência antes e um mundo depois e vice-versa”. FREIRE (1975)

A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA DE EVANILDO BECHARA “A língua portuguesa é a comunicação ininterrupta, no tempo e no espaço, do latim levado à Península Ibérica pela expansão do império romano, no início do séc. III a.C., particularmente no processo de romanização dos povos do oeste e noroeste (lusitanos e galaicos), processo que encontrou tenaz resistência dos habitantes originários dessas regiões”. BECHARA (2009)

METODOLOGIA Pesquisa bibliográfica; Pesquisa em sites especializados; Pesquisa de artigos relacionados;

CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebeu-se a partir do estudo bibliográfico que, a transformação hoje, na prática pedagógica e as metodologias ao ensino da literatura, tanto quanto outras disciplinas, é imprescindível inserção das tecnologias e sua utilização, pois, o mercado de trabalho tende a modernizar-se diariamente. Essa exigência tem caído sobre o profissional, em cada área de trabalho, tentando acompanhar a globalização, gerando um desenvolvimento socioeconômico para as nações e a qualidade de vida dos seres humanos. Ao fazer a analise comparativa das sociedades passadas e de como a literatura era ensinada, observa-se que mesmo com todos as dificuldades e os recursos que não haviam nas épocas passadas, existia um interesse maior e uma respeitabilidade a literatura, as sua utilizações como forma de comunicação erudita, rebuscada, o que não temos hoje por parte dos alunos e sociedade não letrada.

REFERÊNCIAS SOARES, Magda. Artigo: Novas Praticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2002. CUNHA, Eliel Silveira, CARDOSO, Fernanda. Aristóteles – Vida e Obra. Nova Cultural Ltda. São Paulo, 2004. MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. Valer. Manaus, 2010. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramatica Portuguesa. 37 ed. rev., ampl. e atual. Conforme o novo acordo ortográfico Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2009. CUNHA, Diana A. As utopias na Educação: ensaio sobre as propostas de Paulo Freire. Coleção Educação e comunicação v. 14. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1985.

MENSAGEM "Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos" (Paulo Freire)

Add a comment

Related presentations

Related pages

Sugestões de elaboração de slide TCC - YouTube

Sugestões de elaboração de slide TCC ... APRESENTAÇÃO DE TCC PASSO A PASSO elaborado por Cosme Cipriano SENAI Bauru SP - Duration: 9:07.
Read more

SLIDES APRESENTAÇÃO DO MEU TCC - pt.scribd.com

A internet está criando novas formas de jornalismo, mas também novos jornalistas. O novo perfil do jornalista é um profissional multimídia com ...
Read more

TCC SLIDEs Prontos - pt.scribd.com

SLIDES APRESENTAÇÃO DO MEU TCC. by Rosivaldo Merces. MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO DE TCC ADMINISTRAÇÃO. by Sibery Barros. Apresentaçao SLIDES ...
Read more

PowerPoint - Como criar slides de apresentação e garantir ...

Dicas de como criar slides power point para apresentação de trabalhos acadêmicos e garantir seu sucesso
Read more

Modelo de slides para apresentação de TCC

Atendendo a pedidos, publico este modelo básico de slides para apresentação perante banca de TCC. O arquivo está no padrão pptx (Microsoft PowerPoint ...
Read more

TCC: Como fazer slides para a apresentação?

A apresentação do TCC é uma etapa muito importante para a formação de profissionais capacitados. Para fazer uma apresentação de TCC com conteúdo ...
Read more

Modelo de apresentação de TCC em Power Point - fait.edu.br

Dicas para apresentação de TCC em Power Point Profª Drª Stael Silvana B. E da Silva Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT
Read more

Apresentação de TCC - Josiane Machado - YouTube

Apresentação de TCC de Josiane Machado. Tirou um belo 10
Read more