STC NG5 DR4 Conceição

50 %
50 %
Information about STC NG5 DR4 Conceição
Education

Published on May 28, 2009

Author: aarrcc

Source: slideshare.net

 

A Internet foi inventada nos Estados Unidos durante o final dos anos 1950. A Internet como a conhecemos hoje é um mundo de redes, estradas de comunicação, ligando computadores de todo o mundo, de conteúdos multimédia.

Foi possível devido ao cientista Tim Berners Lee e ao CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que criaram a World Wide Web, inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde académicas, interligando universidades.

A evolução é notória: hoje em dia são muito utilizadas comunicações via satélite, telemóvel e Internet. Posso estar em qualquer parte do mundo sem me ter de deslocar lá, a Internet faz milagres.

Para mim a Internet serve essencialmente para partilhar informação, trocar e exprimir ideias e opiniões, comunicar com o mundo. Acedo à Internet para aprender sobre temas concretos, por interesse pessoal, profissional e educativo para dar a conhecer o meu trabalho, as minhas ideias e o conhecimento que tenho sobre determinados temas. Encontrar respostas às minhas questões.

Comunico em tempo real com pessoas amigas e familiares não só com o meu filho também, através dos chats (conversas síncronas). Consigo endereços divertidos, interessantes, etc. Jogo, brinco, vejo filmes, compro coisas.

Os computadores domésticos ou estão ligados por cabo de fibra óptica ou por transmissão via rádio a um super computador, que por sua vez está conectado a outros super computadores que têm a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados. Também existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente nisto que consiste a Internet.

O ISP oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como e-mail ou blogs, entre outros. Inicialmente como um serviço cobrado, com o tempo passou a ser oferecido também como serviço gratuito, por empresas que estruturaram um outro modelo de negócio.

A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. Com a crescente popularidade de músicas, vídeos e outros arquivos complexos e a procura geral por carregamentos de página mais rápidos, as ligações de largura de banda superior estão a tornar-se mais populares. ISP

O ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente numa direcção do que na outra, diferenciando-o de outros formatos. O canal de comunicação é mais amplo e rápido para receber e menor e mais lento para enviar. O ADSL pode usar uma grande variedade de técnicas de modulação. Pode também oferecer dois tipos de endereço o fixo ou dinâmico.

A tecnologia da internet por cabo , utiliza as redes de transmissão de TV por cabo. Utiliza uma topologia de rede partilhada, onde todos os utilizadores partilham a mesma largura de banda.

Para este tipo de acesso à internet utiliza-se um cabo coaxial e um modem. O computador deve estar equipado com placa de rede Ethernet. Nela, conecta-se um cabo. A outra extremidade deve ser ligada ao modem, também é conectado o cabo coaxial da TV, que servirá para conectar o utilizador à Internet. Em Portugal, todas as companhias de TV por cabo disponibilizam internet por cabo: TV Cabo, Cabovisão, Bragatel, etc. A maior velocidade disponível em Portugal é de 100 Mbps e é oferecida pela ZON.

A banda larga móvel é uma rede sem fios que se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos.

Wi-Fi foi uma marca licenciada para descrever a tecnologia de redes sem fios. O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira. O termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios. Opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este facto torna-as atractivas .

Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de acção ou área de abrangência de um ponto de acesso um local público onde opere uma rede sem fios e usar um dispositivo móvel, como um computador portátil com capacidade de comunicação sem fio.

Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores. Embora os computadores tenham instruções que possam testar e manipular bits. Fisicamente, o valor de um bit é, de uma maneira geral, armazenado como uma carga eléctrica acima ou abaixo de um nível padrão num único capacitor dentro de um dispositivo de memória.

Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Note-se que um byte nada tem de especial é apenas um número binário de oito algarismos.

O sistema binário ou base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números.

Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). O sistema binário é a base para a Álgebra booleana, que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados em vários formatos: memórias, discos, etc.

Add a comment

Related presentations

Related pages

A Tua Escola: STC - NG5 - DR4 - Ficha de Trabalho nº5 - A ...

STC - NG5 - DR4 - Ficha de Trabalho nº5 - A Internet Download - STC - NG5 ... Manuel Reis,João Luis,Gorgulho,Zé Pedro,Conceição Há 20 horas Portugal ...
Read more

STC TIC DR2 Trabalho Entregue - Scribd - Read Unlimited Books

STC 5 09 / 11 /2009 ... (TIC) FORMADOR(A): António José da Conceição Mexia Ferreira ... STC TIC DR4 Trabalho Entregue.
Read more

Ng1 dr3 Trabalho STC - Documents - Discover, share ...

Ng1 dr3 Trabalho STC. by octavio-conceicao. on Sep 14, 2015. ... Slide 1 TEXTOS DE APOIO NG1 DR4 STC ... NG5 Ficha de Trabalho DR3 Actividade 2
Read more

Stc Administração Segurança e Territorio Grátis ...

Clc ng5 dr4. STC 6 – DR 3 ... Tecnologia e Ciência (STC) ... Katiucya da Silva Costa Moreira Conceição do Jacuípe 2012 Katiucya da Silva ...
Read more

Stc 6 Administração Segurança E Territorio S E F ...

Grátis Artigos Acadêmicos em Stc 6 Administração ... Clc ng5 dr4. STC 6 – DR ... da Silva Costa Moreira Conceição do Jacuípe 2012 ...
Read more

EFA NS: GLOSSÁRIO

Conceição Possacos. S T C. Há 7 anos ... NG5 - DR4 - Internet. Há 7 anos Cursos EFA ... STC. CARLA. STC/CP. ISABEL. CP.
Read more

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem: Abril 2012

E por final iniciamos o DR4 onde tomamos consciência do ... Reflexão final STC 5. ... No NG5 DR1 começamos por falar dos telemóveis e como ao ...
Read more

EFA NS: HISTÓRIA DE VIDA: CONCEITOS

Conceição Possacos. S T C. Há 7 anos ... NG5 - DR4 - Internet. Há 7 anos Cursos EFA ... STC. CARLA. STC/CP. ISABEL. CP.
Read more