advertisement

Sistema solar martim palma

50 %
50 %
advertisement
Information about Sistema solar martim palma
Education

Published on March 5, 2014

Author: Bandodos15

Source: slideshare.net

advertisement

O SISTEMA SOLAR

Como é constituído o Sistema Solar O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteroides e milhões de cometas. O Sistema Solar é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta. Neste conjunto estão incluídos os planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno ( Plutão foi recentemente alterado para planeta-anão pela União Astronómica Internacional), e os seus 61 satélites naturais, milhares de asteroides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária. O Sol é a fonte mais rica de energia eletromagnética do Sistema Solar. O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrómeda.

O Sol Visto da Terra, o Sol parece brilhar tranquilamente mas atenção, como acontece com todas as estrelas, é uma falsa calma! Interiormente, ele entra em ebulição! O Sol mede 1,4 milhões de km de diâmetro (tem 110 vezes o diâmetro da Terra). Quanto á sua massa, ela pesa 330 000 vezes a do nosso planeta.

Mercúrio Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, merece particularmente o seu nome: é o nome de um metal pesado e este é o planeta cuja composição é a mais rica em metais de todo o sistema solar. Mercúrio gravita em média a 60 milhões de km do Sol. Ele é 18 vezes menos maciço que a Terra e muito mais pequeno que ela: o seu diâmetro não corresponde nem a metade do diâmetro do nosso planeta.

Vénus Com o seu nome de deusa do amor e o seu tamanho quase inferior ao da Terra, poderíamos pensar que Vénus seria um doce irmão gémeo do nosso planeta. Mas é preciso desconfiar das aparências! A atmosfera de Vénus é composta por gás carbónico o que faz com que as temperaturas atinjam os 470º Celsius e a sua superfície é composta por vulcões. Vénus gravita em média a 108 milhões de km do Sol. A superfície de Vénus é formada por grandes planícies e por planaltos montanhosos, em média com mais de 4 km.

Terra A 150 milhões de km do Sol gravita um pequeno planeta diferente de todos os outros. os seus oceanos dão-lhe uma bela cor azul, que contrasta com o branco das suas nuvens. Este é o nosso planeta! A Terra tem um diâmetro de aproximadamente 120000 km. os continentes em que o homem habita são como que jangadas à deriva. Afastam-se ou aproximam-se uns dos outros através dos movimentos das placas sobre os quais eles repousam.

Lua A Lua é o único satélite da Terra e preenche há muito o imaginário dos homens! A Lua gravita em média a 38440 km da Terra. o seu diâmetro é de 3500km (ou seja um quarto da Terra) e a sua massa é igual a uma décima da do nosso planeta. A Lua é formada por uma crosta de 70 km de espessura, seguida de um manto de rochas. Este manto é à superfície muito rijo e vai-se tornando viscoso em direção ao centro. Envolve, talvez, um pequeno núcleo de ferro.

Marte O quarto planeta do sistema solar tem o nome do deus grego da guerra, Marte, porque os antigos chamavam terras de Marte às terras vermelhas de onde extraíam o ferro para as armas de guerra. Sem o saber, eles tinham razão, porque Marte deve a sua cor às suas rochas muito ricas em óxido de ferro. Marte é 10 vezes menos maciço que a Terra e o seu diâmetro de 6800 km, é praticamente metade do da Terra. Marte possui dos pequenos satélites, Fobos e Deimos, descobertos em 1877. Depois da Lua, Marte é o corpo mais visitado do sistema solar. Claro que nenhum homem pôs o pé no solo de Marte. As sondas que o estudaram de perto ou de longe enviaram-nos a imagem de um imenso deserto de pedras, percorridos por ventos.

Júpiter Em 1610, Galileu foi o primeiro a observar durante muito tempo Júpiter, com a ajuda de um telescópio que ele havia construído. Descobriu faixas horizontais e a grande mancha vermelha do planeta, bem como os seus quatro principais satélites (Calisto, Ganimedes, Europa, Io). Júpiter gravita a 780 milhões de km do Sol, sobre uma órbita que ele percorre em menos de 12 anos. O seu diâmetro corresponde a 11 vezes ao da Terra e é 320 vezes mais pesado que o nosso planeta.

Saturno Saturno não é o maior planeta do sistema solar, uma vez que Júpiter lhe tira o lugar, mas é talvez o mais majestoso! Saturno está adornado com um magnifico sistema de anéis e um magnifico sistema com 18 satélites de diversos tamanhos acompanha-o na sua lenta volta em torno do Sol. Saturno gravita a 1,43 mil milhões de km do Sol. O seu diâmetro é igual a 120000 km e a sua massa corresponde a 95 vezes a da Terra. Este gigante gasoso é muito pouco denso: a sua densidade de 0,7 é inferior à da água. Se existisse um oceano suficientemente grande para o acolher, Saturno flutuaria por cima dele!

Úrano Foi descoberto por William Herschel em 1782 e tem um tamanho, uma massa e uma composição quase idênticos ao de Neptuno. Úrano tem 51000 km de diâmetro e uma massa de 14,5 vezes a da Terra. Úrano gravita a 2,7 mil milhões de km do Sol e possui um sistema de 9 anéis muito finos e escuros e tem 15 satélites. os 5 maiores são: Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon que são mais densos do que a água, pelo que devem de ser compostos por um núcleo rochoso coberto de gelo.

Neptuno Foi descoberto por Urbain La Verrier em 1846. Neptuno tem de diâmetro 49500 km e uma massa de 17,2 vezes a da Terra. Neptuno gravita a cerca de 4,5 mil milhões de km do Sol e a sua rotação (movimento é volta do Sol) dura cerca de 165 anos. A bela cor azul de Neptuno deve-se às camadas atmosféricas muito ricas em metano. Neptuno tem uma imensa e permanente formação de ventos ciclónicos que podem chegar a 1800 km por hora, um recorde no sistema solar.

Bibliografia Livro – BON, Pierre, Descoberta do Mundo Imagem – O Universo, Éditions Fleurus, Versão Portuguesa 2000 Internet (fotos) - http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar Trabalho Elaborado por: Martim Palma

Add a comment

Related presentations

Related pages

El Sistema Solar en la palma de tu mano. - YouTube

El Sistema Solar en la palma de tu mano. ... COMPRENDER EL TAMAÑO DEL SISTEMA SOLAR Y LO VACÍO QUE SE ENCUENTRA - Duration: 18:20.
Read more

Sistema Solar - Documentos de Investigación - tere_palma

Enviado por tere_palma. Buscar Ensayos y trabajos ; Registrarse; ... El Sistema Solar El Sistema Solar está formado por una estrella central, el Sol, ...
Read more

Energía solar en Mallorca (Baleares): solar fotovoltaica y ...

Energía solar fotovoltaica y térmica. Solarta, especialista en Baleares ... Le instalamos sistemas para aprovechar al máximo las energías renovables.
Read more

Palmas Energia Solar | Empresa especializada em sistemas ...

A PALMAS ENERGIA SOLAR é uma empresa parceira da IMAX ENERGIA que é a primeira empresa brasileira a oferecer uma solução completa de energia solar para ...
Read more

Guía de empresas y servicios de La Palma

La Palma Solar: Categoría: Energías Renovables: ... Empresa dedicada al ahorro energético, con sistemas renovables, fotovoltaica, termosolar, ...
Read more

Comprar Sistema solar en Palma de Mallorca | Ofertas y ...

Encuentra las mejores ofertas de Sistema solar en Palma de Mallorca y todas las promociones de tus tiendas favoritas. ¡Ahorra con Tiendeo!
Read more

Arasol Energia SOLAR - facebook.com

Arasol Energia SOLAR, Palmas. 778 likes · 17 ... Também obras e lotes vagos com poeira requerem uma atenção para não reduzir o desempenho do sistema .
Read more

Marítim Hotel Galatzó, WEB OFICIAL | Hotel 4 estrellas ...

El Marítim Hotel Galatzó es un hotel 4 estrellas en Costa de la Calma. Reserva en la web oficial del Marítim Hotel Galatzó. Mejor precio garantizado.
Read more

DoySol Sistemas Energéticos S.L.

Internetauftritt der DoySol Sistemas Energéticos S.L. Spanien e.K – Ihr Partner für Solartechnik, Mallorca, Spanien.
Read more

Welcome to the Royal Museums Greenwich Blogs - Royal ...

National Maritime Museum; Royal Observatory; The Queen’s House; Cutty Sark; Search. Keep in touch. Visit; What’s on; ... Royal Museums Greenwich Blogs ...
Read more