advertisement

Sistema cardiorespiratorio - Susana Barrios

50 %
50 %
advertisement
Information about Sistema cardiorespiratorio - Susana Barrios
Education

Published on March 11, 2014

Author: vcabbral

Source: slideshare.net

Description

Esse slide foi feito por Susana Barrios, todos os créditos para ela. Eu precisava que minha amiga baixasse, e não podia ir na casa dela, era urgente. A intenção não é desvalorizar seu trabalho ou ficar com seus créditos. TODOS OS CRÉDITOS PARA SUSANA BARRIOS.
advertisement

Ciências 9º ano

 Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, no qual é apresentado o tema “Sistema Cardio- repiratório”.  Começo por apresentar os Sistemas Circulatório e Respiratório de forma distinta, seus constituintes e funcionamento.  O objetivo deste trabalho consiste em aprofundar os conhecimentos acerca deste tema.

É um sistema fechado constituído por:  Coração- órgão propulsor;  Vasos sanguíneos- levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao coração;  Sangue- tecido líquido viscoso que assegura o equilíbrio entre os todos sistemas do corpo

Sangue

Os elementos figurados do sangue (glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos) têm vida curta, sendo renovados constantemente; A sua produção é realizada na medula óssea através da maturação de diferentes células sanguíneas.  Processo designado de hematopoiese. Sangue

Funções do Sangue  Transporte de O2;  Transporte de nutrientes;  Transporte de produtos de excreção;  Transporte de hormonas;  Defesa do organismo;  Coagulação;  Regulação da temperatura corporal.

Vasos Sanguíneos Artérias  Paredes espessas; Várias camadas de células;  Elásticas; Células musculares;  Transporta o sangue, sob pressão, a partir do coração. Arteríolas  Menores dimensões que as artérias;  São ramificações das artérias.

Vasos Sanguíneos  Capilares  Vasos muito finos;  Através deles dão-se as trocas com as células;  Gasosas;  Nutrientes;  Hormonas;  Células do Sistema Imunitário.

Vasos Sanguíneos Vénulas  Pequenas dimensões;  Várias camadas de células;  Não musculares. Veias  Grande calibre;  Paredes delgadas;  Apresentam válvulas venosas que impedem o refluxo do sangue.

Coração Aurícula esquerda Artéria Pulmonar Artéria Aorta Válvula bicúspide Válvulas semilunares Ventrículo esquerdo Ventrículo direito Válvula Tricúspide Aurícula direita Veia Pulmonar Válvulas semilunares Septo interventricular

Ciclo Cardíaco  Diástole Geral  Válvulas tricúspide, bicúspide e semilunares fechadas;  Aurículas relaxadas, recebem o sangue;  Aumenta a pressão auricular e diminui a ventricular (por relaxamento do miocárdio ventricular).  Sístole Auricular  As válvulas auriculoventriculares abrem;  O sangue sai para os ventrículos sobre pressão;  As válvulas semilunares estão fechadas.  Ao passar todo o sangue as válvulas auriculoventriculares fecham para evitar o refluxo (1º Ruido).  Sístole Ventricular  Os ventrículos contraem;  As válvulas semilunares abrem sob pressão;  Quando todo o sangue passa para as artérias, as válvulas semilunares fecham para evitar o refluxo (2º Ruido)

Circulação Sanguínea  Circulação Pulmonar e Circulação Sistémica.

Circulação pulmonar ou Pequena Pulmonar o Inicia-se com sangue venoso; o Entra no coração proveniente de todo o corpo; o Dirige-se até aos pulmões onde nos alvéolos pulmonares é oxigenado; o Volta ao coração para ser distribuído por todo o corpo.

Circulação sistémica ou Grande Circulação o Inicia-se com sangue arterial; o Entra no coração proveniente dos pulmões; o Irriga todos os tecidos do corpo, onde liberta o oxigénio e recebe as excreções; o Volta ao coração (sangue venosos) para ser levado aos pulmões

Linfa  Além dos vasos sanguíneos existe um outro sistema de vasos denominado de Sistema Linfático, responsável pelo transporte da Linfa.  Linfa é um fluído constituido por plasma e pelos glóbulos brancos que atravessam as paredes dos capilares sanguíneos para os espaços intersticiais.

Linfa  A linfa encontra-se em contacto directo com as células, pelo que permite a troca de materiais indispensáveis a estas.  É depois recolhida pelos capilares linfáticos.  Os capilares linfáticos reúnem-se em vasos de maior calibre que devolvem a linfa à circulação sanguínea. 1. Capilar Sanguíneo; 2. Plaquetas; 3. Eritrócitos; 4. Leucócitos; 5. Plasma; 6. Células; 7. Linfa intersticial; 8. Capilar linfático; 9. Linfa circulante.

 A respiração é o conjunto das trocas gasosas que ocorrem entre o ar e o sangue (oxigénio por dióxido de carbono), ao nível dos pulmões.  O sistema respiratório é constituído pelas fossas nasais, boca, laringe, traqueia, brônquios e pulmões e alvéolos.

Sistema Respiratório - hematose  Nos alvéolos, constituídos por uma membrana respiratória, processam-se as trocas gasosas com o sangue.  Hematose pulmonar- troca gasosa que se dá a nível dos alvéolos, onde o sangue liberta o CO2 e recebe o O2 resultante da inspiração.

Dinâmica da respiração  Inspiração: Consiste na entrada de ar até os alvéolos pulmonares. Ingressa oxigénio.  Processo de intercâmbio de oxigénio e dióxido de carbono entre os alvéolos pulmonares e o sangue e transporte do sangue aos tecidos.  Expiração: consiste na saída do ar dos alvéolos pulmonares para o exterior. Elimina-se bióxido de carbono.

 Com o presente trabalho foi possível ficar a conhecer melhor os sistemas cardiovascular e o respiratório, bem como a sua inter-relação, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário e recolhe o dióxido de carbono que é depois expelido pelos pulmões.

Netgrafia  http://www.infopedia.pt  http://www.prof2000.pt/users/anteduardo/sistemar espiratorio.htm  http://storadeciencias.wordpress.com/9%C2%BA- ano/sistema-circulatorio/  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3% B3rio

Add a comment

Related presentations

Related pages

Sistema Vestibular by Susana Barrios Hdez on Prezi

Sistema Vestibular Funciones: La vista ... More presentations by Susana Barrios Hdez retraso psicomotor. Copy of Sistema Vestibular. Psicología ...
Read more

Susana Barrios Hdez - Prezi

Susana Barrios Hdez's public ... Untitled Prezi. by Susana Barrios Hdez on 25 ... La formación reticular y e sistema limbico . by Susana Barrios Hdez on ...
Read more

Astronauta - sistema solar on Pinterest | Rockets, Solar ...

Explore susana barrio's board "Astronauta - sistema solar" on Pinterest, a visual bookmarking tool that helps you discover and save creative ideas | See ...
Read more

susana barrios | LinkedIn

Visualizar o perfil profissional de susana barrios no LinkedIn. O LinkedIn é a maior rede de negócios do mundo, que ajuda profissionais como susana ...
Read more