Sinais da Adolescência - F.Q

50 %
50 %
Information about Sinais da Adolescência - F.Q
Education

Published on March 14, 2014

Author: melissamatos71

Source: slideshare.net

Trabalho realizado por: •Daniela •Rafael •Melissa

Introdução Tens vindo a crescer desde o dia que nasces-te. Mas chegas-te a um momento da tua vida em que vais notar mudanças mais profundas no teu corpo - a puberdade. Vais deixar de ser criança para te tornares num adulto. Nem sempre as mudanças acontecem a todas as pessoas na mesma idade e não é possível prever quando te vão aparecer. As mudanças acontecem pouco a pouco a terás tempo suficiente para te adaptares a elas. É sobre este tema que o trabalho vai tratar.

A Adolescência A adolescência é um período de profundas transformações, tanto a nível físico como a nível psicológico. Os jovens podem sentir insegurança, desconfiança, desgostos, ficando muitas vezes confusos e por vezes revoltam-se contra tudo e contra todos, muitas vezes sem razão.

Quando vai acontecer?  Tudo começa por volta dos 10 anos, mas as primeiras mudanças visíveis podem acontecer a algumas pessoas mais cedo e a outras mais tarde. Normalmente as primeiras alterações acontecem entre os 8 e os 13 de idade, mas quem decide é o teu corpo.

 Antes de tudo o teu corpo tem de começar a acumular alguma gordura pois vai precisar dela como fonte de energia para enfrentar todas as mudanças que se aproximam. Se começares a ganhar algum peso não te preocupes pois é normal. Como funciona o teu peso?

 A tua melhor amiga pode ser da tua idade, mas isso não quer dizer que vão as duas crescer ao mesmo tempo. Uma pode começar a crescer enquanto a outra já esta quase no fim ou ao contrário. Algumas raparigas sentem-se orgulhosas quando o seu corpo começa a desenvolver-se mais cedo e outras sentem vergonha e excluídas pois acham-se muito diferentes das suas amigas. Como é sensação de quando vai acontecer?

Como e quando vais crescer e te vão aparecer as curvas?  A altura das raparigas costuma aumentar por volta dos onze anos de idade e termina mais ou menos aos 15 anos de idade.  Pouco tempo depois de cresceres em altura vais começar a alargar um pouco.

 Umas das outras mudanças são o aparecimento de pêlos em locais do teu corpo onde não existiam antes. E o aparecimento dos pêlos?

E o aparecimento dos pelos púbicos?  Os primeiros pêlos a nascer são os púbicos, que vão ficando cada vez mais encaracolados ao longo do teu crescimento e podem apresentar uma cor diferente da dos teus cabelos. Sê estes pelos crescerem e ficarem a ver-se quando vais para a praia ou para a piscina podes depilá-los ou cortá-los com uma tesoura de bebé com pontas arredondadas.

E o aparecimento dos pêlos nas axilas?  Cerca de um ano depois de aparecerem os pêlos púbicos vai começar a surgir pêlos nas axilas. Se quiseres cortar estes pêlos podes utilizar uma lâmina e alguma espuma ou gel de depilação.

E o aparecimento de pêlos nas pernas?  É igualmente normal as tuas pernas terem agora mais pêlos do que antes.

O que faço quando os meus seios começarem a aumentar?  Se os teus seios começarem a crescer desde cedo, não quer dizer que vão crescer sem parar até ficarem muito grandes. O mais certo é pararem de crescerem . E se começarem a crescer mais tarde não quer dizer que irão ficar pequenos pois podem continuar acrescerem até aos 17 anos  Quando os seios começarem a crescerem vai começando a usar sutiã passando pelo próprio de desporto, os de costuras até aos almofadados.

Porque tenho dores de crescimento?  Á medida que os teus seios crescem vais sentindo algumas dores de crescimento, formigueiros e comichão mas não te preocupes, isso vai acabar por passar.

Quais são as minhas hormonas?  As raparigas têm dois tipos de hormonas sexuais: os estrógenios e a progesterona.  Os estrógénis provocam algumas mudanças como o crescimento dos seios.  A progesterona está ligada aos períodos menstrais.

O que é e quando aparecem?  O período está relacionada com os bebés. Todos os meses o ovário da mulher liberta um óvulo. Este como não é fecundado sai pela vagina em forma de sangue.  Começa entre os 10 a 15 anos de idade e acontece de mês a mês mas nas primeiras vezes nunca é certo.  Para não sujares a roupa tens de usar pensos higiénicos e quando fores para a praia ou para a piscina usa tampão com aplicador pois são mais higiénicos

Quando vai acontecer?  Todo começa por volta dos 13 anos quando acontece a primeira ejaculação, mas as primeiras mudanças visíveis podem acontecer a algumas pessoas mais cedo e a outras mais tarde.

O que acontece durante a puberdade?  Na puberdade, o esperma começa a ser produzido nos testículos dos rapazes. As hormonas sexuais masculinas (androgénios) também são produzidas no mesmo local que o esperma.  Depois de crescerem totalidade, os testículos são do tamanho de pequenas ameixas.

O seu corpo  Aos rapazes também têm de passar por muitas mudanças de crescimento. Tal como as raparigas os rapazes são capazes de gerar bebés muito antes de conseguirem cuidar deles!  Os órgãos sexuais de um rapaz crescem durante a puberdade, tal como os órgãos sexuais de uma rapariga, e também ficam rodeados por pelos púbicos.

Como funciona o seu corpo?  Os rapazes produzem o esprema por baixo do prepúcio do rapaz e ajuda a pele a deslizar facilmente para trás. Por isso os rapazes têm de lavar o pénis todos os dias para evitar a sua acumulação que poderia produzir maus odores ou infeções.

Porque tenho voz esganiçada?  Á medida que os homens vão crescendo a laringe cresce o que faz com que a voz fique mais profunda. Enquanto isto a acontece a sua voz pode ficar esganiçada. Isto acontece porque os músculos da laringe descontrolam-se, mas por momentos pode ser embaraçoso

Quando hei de fazer a barba?  O aparecimento da barba e do bigode é a ultima coisa a acontecer. De ínicio a barba não passa de uma penugem macia e pode crescer em tufos, o que te pode deixar um ouco envergonhados.

Quais os problemas a evitar?  Há vários problemas a evitar com as drogas que incluem álcool e a nicotina do tabaco, drogas ilegais como haxixe, crack, cocaína, heroína entre outros. São tomadas de diferentes formas, ingeridas, aspiradas, fumadas ou injetadas e têm e efeitos. Podem prejudicar gravemente a saúde e os relacionamentos dos consumistas. Algumas drogas como as colas, os gases e os aerossóis mais leves podem matar na primeira vez que são utilizadas.

Surgem os pêlos nas axilas e no púbicos • Desenvolvimento dos órgãos sexuais • Aparecimento de acne Alargamento dos ossos da bacia, Depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas, Desenvolvimento das mamas, A cintura estreita-se acompanhada por um desenvolvimento das ancas, Início do ciclo menstrual • Mudança de voz • Começam a crescer pêlos faciais ou barba; • Aumento dos testículos e do pénis; • Ombros mais largos; • Aumento da massa muscular aumento do peso e da estatura; • Início da produção de espermatozóides; • Ocorre a primeira ejaculação;

Add a comment

Related presentations

Related pages

Aprende mais... ...aprende Físico-Química: Desafio-te a...

... na adolescência ... - sinais de emergência e de ... a testosterona no caso dos homens e o estrogénio no caso das mulheres. É partir da ...
Read more

Saúde: Dicionário Médico: Letra G - saudeakira.blogspot.com

... F, Q e V. É um defeito de dicção, ... A hiperglicemia ou aumento da taxa de glicose representa um dos sinais da ... Adolescência; Dicionário ...
Read more

O lugar do biológico na psicologia Psicologia do ...

... –A sensibilidade e a responsividade para os sinais da criança se ... M. F. Q. (Orgs .). Psicologia ... Da Infância à Adolescência Ana Paula ...
Read more

Perguntas mais frequentes - F.A.Q. - Frequently Asked ...

É um acrônimo da expressão inglesa , que significa Perguntas Mais Frequentes. 01 ... Energeticamente emita sinais de fraternidade, paz, ...
Read more

F.A.Q As Semanas Mágicas

F.A.Q As Semanas Mágicas. Esta é uma pequena lista com as nossas perguntas mais frequentes. Se a sua dúvida não estiver na lista, entre em contato conosco.
Read more

Ciências Da Natureza e Suas Tecnologias I - pt.scribd.com

Autores da coleção Enem Nota Máxima Carlos Alberto Seixas Ciências da Natureza ... Sinais e sintomas da doença: febre por mais de um mes, perda de
Read more