Simulado01share

50 %
50 %
Information about Simulado01share
Education

Published on February 16, 2014

Author: fabioois

Source: slideshare.net

Simulado 01 - Química Prof. Fábio COM G A B A R I T O

01. A mais abrangente pesquisa já conduzida sobre a qualidade da água encontrou traços de uma série de medicamentos, como o paracetamol. produtos de cuidados pessoais, pesticidas e outros contaminantes presentes na água potável servida a milhões de norte-americanos. Nenhum dos compostos surge em níveis vistos como imediatamente prejudiciais à saúde humana. Mas os pesquisadores estavam surpresos ao encontrar traços generalizados de um pesticida usado em larga medida no cultivo de milho, cuja presença, em níveis mais elevados, já foi vinculada ao câncer e outros problemas de saúde. Os autores detectaram a presença de atrazine em águas distantes de terras agrícolas e até mesmo na fonte de água de uma usina localizada em uma das áreas mais áridas dos Estados Unidos, na qual o pesticida não está em uso.

Com base nas fórmulas das substâncias a seguir e nos seus conhecimentos sobre Ciências da Natureza, julgue as proposições a seguir: Atrazine paracetamol

( ) O Atrazine é uma substância composta . ( ) Análises químicas revelam que toda água adequada para o consumo humano é constituída exclusivamente pelos elementos hidrogênio e oxigênio. ( ) A água potável ferve a uma temperatura constante já que é uma substância pura. ( ) Os íons 17Cl- e 9F- encontrados na água potável são isoeletrônicos . ( ) A atomicidade do carbono na molécula do Atrazine e maior do que a atomicidade desse mesmo elemento no paracetamol.

(V ) O Atrazine é uma substância composta . (F ) Análises químicas revelam que toda água adequada para o consumo humano é constituída exclusivamente pelos elementos hidrogênio e oxigênio. ( F) A água potável ferve a uma temperatura constante já que é uma substância pura. ( F ) Os íons 17Cl- e 9F- encontrados na água potável são isoeletrônicos . ( F) A atomicidade do carbono na molécula do Atrazine e maior do que a atomicidade desse mesmo elemento no paracetamol.

02. Governo cria “bolsa-geladeira” Famílias de baixa renda e donos de supermercados serão beneficiados por programas do governo federal para a compra de geladeiras. O objetivo é substituir refrigeradores antigos, que têm um alto consumo de energia elétrica. Os programas de incentivo à troca de equipamentos antigos por outros com menor consumo de energia e menos agressivos ao meio ambiente estão em expansão no País. Um dos motivos é o Protocolo de Montreal — acordo internacional para combater substâncias que prejudicam a camada de ozônio, como o gás CFC. Com base nos seus conhecimentos e nas fórmulas dos CFC a seguir, julgue as proposições:

( ) O CFC-12 e o CFC-11, que também são responsáveis pela destruição da camada de ozônio, são formas alotrópicas de uma mesma substância. ( ) Os elementos flúor e cloro podem ser encontrados na forma de substâncias simples F2 e Cl2. ( ) Os dois isótopos do carbono, C12 e C14, apresentam diferentes distribuições eletrônicas, uma vez que possuem núcleos diferentes. ( ) Ozônio e oxigênio são gases nas condições ambiente formados pelo mesmo elemento químico, porém apresentam diferentes propriedades organolépticas. ( ) O ozônio embora benéfico na estratosfera, onde forma uma camada protetora contra efeitos danosos da radiação ultravioleta, tem efeitos tóxicos nas camadas mais baixas da atmosfera, por afetar diretamente os seres vivos. ( ) Substituindo-se todos os átomos de flúor e cloro na molécula de CFC-12 por átomos de hidrogênio, obtém-se uma substância que também está sendo responsabilizada pelo aquecimento global.

( F) O CFC-12 e o CFC-11, que também são responsáveis pela destruição da camada de ozônio, são formas alotrópicas de uma mesma substância. ( V) Os elementos flúor e cloro podem ser encontrados na forma de substâncias simples F2 e Cl2. ( F) Os dois isótopos do carbono, C12 e C14, apresentam diferentes distribuições eletrônicas, uma vez que possuem núcleos diferentes. (V) Ozônio e oxigênio são gases nas condições ambiente formados pelo mesmo elemento químico, porém apresentam diferentes propriedades organolépticas. (V ) O ozônio embora benéfico na estratosfera, onde forma uma camada protetora contra efeitos danosos da radiação ultravioleta, tem efeitos tóxicos nas camadas mais baixas da atmosfera, por afetar diretamente os seres vivos. ( V) Substituindo-se todos os átomos de flúor e cloro na molécula de CFC-12 por átomos de hidrogênio, obtém-se uma substância que também está sendo responsabilizada pelo aquecimento global.

03. Um desodorante ou desodorizante é um produto utilizado nas axilas do corpo humano para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríperas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro ruim. Este cheiro é produzido apenas com a adição de bactérias. Há muito tempo, o odor do suor já era associado a animalidade que os povos civilizados tentavam eliminar. Durante o Império Romano, os homens após o banho, colocavam nas axilas almofadas contendo substâncias aromáticas. No início do século XX começouse a produzir nos Estados Unidos um desodorante composto por uma mistura de sulfatos de potássio e alumínio. Após a Segunda Guerra Mundial o uso do desodorante praticamente se espalhou por todo o Ocidente. Atualmente muitos desodorantes apresentam na sua composição bicarbonato de sódio ( NaHCO3 ) que reage com os ácidos carboxílicos produzindo sais inodoros.

As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool , com ou sem agentes bactericidas, apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on. Com base nos seus conhecimentos, julgue as proposições: ( ) A decomposição do bicarbonato de sódio ,NaHCO3 , em Na2CO3, H2O e CO2 ocorre devido a fenômenos de natureza química. ( ) O álcool presente nos desodorantes e o utilizado nas bebidas, mesmo possuindo a mesma fórmula química, tem propriedades diferentes. ( ) O cátion sódio encontrado no bicarbonato de sódio, 1123Na+, apresenta no seu núcleo, ao todo, 13 partículas sem carga. ( ) O gás CFC liberado por desodorantes antigos, quando misturados com o O2(g) formavam uma solução. ( ) Uma mistura de sulfatos de potássio e alumínio, por ser azeotrópica, tem comportamento de substância pura durante a fusão.

As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool , com ou sem agentes bactericidas, apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on. Com base nos seus conhecimentos, julgue as proposições: ( V) A decomposição do bicarbonato de sódio ,NaHCO3 , em Na2CO3, H2O e CO2 ocorre devido a fenômenos de natureza química. ( F ) O álcool presente nos desodorantes e o utilizado nas bebidas, mesmo possuindo a mesma fórmula química, tem propriedades diferentes. ( F ) O cátion sódio encontrado no bicarbonato de sódio, 1123Na+, apresenta no seu núcleo, ao todo, 13 partículas sem carga. ( V) O gás CFC liberado por desodorantes antigos, quando misturados com o O2(g) formavam uma solução. ( F) Uma mistura de sulfatos de potássio e alumínio, por ser azeotrópica, tem comportamento de substância pura durante a fusão.

04. ÁGUA GASEIFICADA ENGORDA, SOCORRO! Quem pensa que o excesso de açúcar é o único vilão do refrigerante está redondamente enganado. Há fortes suspeitas de que a água com gás também esteja por trás da bebida, que contribui diretamente para o aumento da obesidade, das doenças cardiovasculares e do metabolismo mineral. Uma recente pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, avaliou o elo entre esse tipo de água, o aumento do apetite, a dilatação estomacal e o ganho de peso. Os dados são no mínimo interessantes. As cobaias que ingeriram o líquido durante a experiência tiveram a área de estômago aumentada em 50% – o suficiente para diminuir a sensação de saciedade –, sentiram mais fome, comeram mais, engordaram e tiveram seu nível de triglicérides aumentado. “Sem dúvida, as bebidas gaseificadas, com ou sem açúcar, contribuem para o aparecimento da obesidade e das doenças cardiovasculares”, disse o gastroenterologista José Roberto Santiago, um dos autores do estudo.

( ) Nos refrigerantes gaseificados, todas as moléculas são de um mesmo tipo. ( ) A dissolução do açúcar na água líquida é um fenômeno físico. ( ) O gás presente na água com gás é uma substância composta de fórmula CO2 ( ) A temperatura normal de ebulição do CO2 é menor que a da água. ( ) O gás carbônico é um composto orgânico, pois todos os compostos que têm carbono são orgânicos. ( ) Dentre os tipos de “águas” – água dura, água mineral, água destilada, água do mar e água gaseificada –, apenas a água destilada mantém a temperatura constante durante a fusão e a ebulição.

( F ) Nos refrigerantes gaseificados, todas as moléculas são de um mesmo tipo. (V ) A dissolução do açúcar na água líquida é um fenômeno físico. (V ) O gás presente na água com gás é uma substância composta de fórmula CO2 ( ) A temperatura normal de ebulição do CO2 é menor que a da água. ( F ) O gás carbônico é um composto orgânico, pois todos os compostos que têm carbono são orgânicos. ( V) Dentre os tipos de “águas” – água dura, água mineral, água destilada, água do mar e água gaseificada –, apenas a água destilada mantém a temperatura constante durante a fusão e a ebulição.

05. Até algumas décadas atrás, considerava-se que o átomo era a menor porção em que se poderia dividir a matéria; posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores e, atualmente, já se sabe que as partículas que estão no núcleo também são formadas por outras partículas. Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, julgue as proposições a seguir. ( ) Os átomos de um mesmo tipo têm o mesmo número de prótons. ( ) Os prótons e os nêutros são formados por “entidades” ainda menores. ( ) Retirando-se elétrons da eletrosfera de um átomo, origina-se um ânion. ( ) Na natureza, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais. ( ) A matéria que é formada apenas por átomos de um mesmo elemento apresenta sempre as mesmas características. ( ) A matéria constituída por átomos de tipos diferentes é obrigatoriamente uma mistura.

05. Até algumas décadas atrás, considerava-se que o átomo era a menor porção em que se poderia dividir a matéria; posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores e, atualmente, já se sabe que as partículas que estão no núcleo também são formadas por outras partículas. Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, julgue as proposições a seguir. (V ) Os átomos de um mesmo tipo têm o mesmo número de prótons. (V ) Os prótons e os nêutros são formados por “entidades” ainda menores. (F ) Retirando-se elétrons da eletrosfera de um átomo, origina-se um ânion. ( F ) Na natureza, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais. ( F ) A matéria que é formada apenas por átomos de um mesmo elemento apresenta sempre as mesmas características. (F ) A matéria constituída por átomos de tipos diferentes é obrigatoriamente uma mistura.

06. QUAL A DIFERENÇA? Dois relógios muito parecidos por fora. Só que um deles custa (47.245 reais) 80 vezes mais. E não é apenas uma questão de tradição ou grife. Entenda o porquê.(...) Vidro O Royal Eagle é anti-risco e anti-reflexo. Feito de safira (dureza 9 e calor específico 0,85 KJ/Kg°C), material muito duro, porem menos que o diamante (calor específico 0,5 KJ/Kg°C). O Cronograph tem vidro comum (calor específico 0,84 KJ/Kg°C). Alguns relógios têm de quartzo (dureza 7). Interior O do Royal Eagle é de cobre e níquel com pêndulo de ouro. Possui 37 rubis sintéticos, que fixam as engrenagens, evitando o contato entre elas para não desgastar. Já o interior do Cronograph é de chapa de aço e plástico. Não tem rubis. Vida Útil O Royal Eagle dura cerca de 250 anos. O Cronograph, cinco anos. Em ambos os casos, dependendo do uso e da manutenção. (Texto adaptado da Revista Playboy – setembro de 2004)

Analise as proposições a seguir, reconheça as verdadeiras, some-as e marque o total na folha de respostas. ( ) Mesmo sendo um relógio de grande qualidade, o Royal Eagle pode ser arranhado pelo diamante e pelo grafite, substâncias simples constituídas apenas por átomos de carbono. ( )O aço, quando aquecido desde o estado sólido até o estado gasoso, muda de fase sempre a uma temperatura constante. ( ) O níquel é um elemento com configuração eletrônica 2-8-16-2. ( ) Para se produzir um aumento de temperatura de 20°C em um quilograma de safira, são necessários 17 000 J. ( ) O calor específico não depende da massa do corpo, sendo uma característica da substância, e não do corpo. ( ) A resistência do Royal Eagle ao cair é explicada pela alta dureza da safira. ( ) No interior do Royal Eagle, encontra-se o metal que se converte em fios com muita facilidade.

Analise as proposições a seguir, reconheça as verdadeiras, some-as e marque o total na folha de respostas. ( F) Mesmo sendo um relógio de grande qualidade, o Royal Eagle pode ser arranhado pelo diamante e pelo grafite, substâncias simples constituídas apenas por átomos de carbono. ( F)O aço, quando aquecido desde o estado sólido até o estado gasoso, muda de fase sempre a uma temperatura constante. ( V) O níquel é um elemento com configuração eletrônica 2-8-16-2. ( ) Para se produzir um aumento de temperatura de 20°C em um quilograma de safira, são necessários 17 000 J. ( V ) O calor específico não depende da massa do corpo, sendo uma característica da substância, e não do corpo. ( F) A resistência do Royal Eagle ao cair é explicada pela alta dureza da safira. (V) No interior do Royal Eagle, encontra-se o metal que se converte em fios com muita facilidade.

07. Porque precisamos ingerir metais de transição Nós nos imaginamos como seres orgânicos, mas sem os metais de transição, morreríamos em poucos minutos. Algumas de nossas enzimas críticas em nossas células são as metalproteínas, moléculas orgânicas grandes constituídas de cadeias enoveladas, constituídas de aminoácidos, que também incluem, pelo menos, um átomo de metal.(...) A hemoglobina, na qual um átomo de ferro, presente na forma do íon Fe2+, está no centro do grupo heme, é a mais familiar das metalproteínas. Sobre os metais de transição e hemoglobina, é correto afirmar:

( ) A hemoglobina é uma mistura de elementos, onde o ferro aparece na forma de cátion. ( )O metal de transição vanádio, 23V, é isoeletrônico do 26Fe3+, porém apresentam configurações eletrônicas diferentes. ( )Durante a produção da hemoglobina, ocorre a expressão gênica de uma cadeia polinucleotídica contida nas moléculas de RNAr. ( ) A hemoglobina é uma substância composta. ( ) Os metais, via de regra, são bons isolantes térmicos e elétricos.

( F ) A hemoglobina é uma mistura de elementos, onde o ferro aparece na forma de cátion. ( V)O metal de transição vanádio, 23V, é isoeletrônico do 26Fe3+, porém apresentam configurações eletrônicas diferentes. ( )Durante a produção da hemoglobina, ocorre a expressão gênica de uma cadeia polinucleotídica contida nas moléculas de RNAr. ( V) A hemoglobina é uma substância composta. ( F ) Os metais, via de regra, são bons isolantes térmicos e elétricos.

08. COMO FUNCIONA O PALITO DE FÓSFORO? O palito queima porque sua cabeça é feita de substâncias que fazem a faísca do atrito com a caixinha virar chama. Aí, o fogo consome a madeira do palito por uns dez segundos. O processo é bem conhecido: a gente risca o palito na caixa e produz uma faísca, que faz as substâncias inflamáveis do palito entrarem em combustão. (...) Quando surgiram, esses palitos tinham um inconveniente: todas as substâncias necessárias para a queima ficavam na cabeça do artefato, aí, qualquer raspada dos palitos na calça fazia o troço pegar fogo. A solução surgiu em 1855, quando um sueco inventou os “fósforos de segurança” , que usamos até hoje. A sacada foi colocar uma parte das substâncias para a queima no palito e outra na caixinha. É por isso que os palitos não se incendeiam quando você os raspa em qualquer lugar. (...) A cabeça do palito tem a parte vermelha, que é o clorato de potássio, K +CO3-, que libera bastante oxigênio para manter a chama acesa, e parafina, uma mistura de hidrocarbonetos, que serve como combustível para alimentar a chama. A caixinha, por sua vez, tem areia e pó de vidro, para gerar atrito, e fósforo (sim, o fósforo fica na caixa e não no palito!) para produzir calor intenso. (Revista Mundo Estranho, fevereiro de 2006)

Com base nos seus conhecimentos sobre as Ciências Naturais e sabendo que o calor específico da água líquida é de 1,0 cal/gºC, julgue as proposições a seguir. ( ) O elemento fósforo forma substâncias simples diferentes, tais como o fósforo vermelho, encontrado na caixinha dos “fósforos de segurança”, e o fósforo branco. ( ) Os hidrocarbonetos encontrados na parafina que possuem fórmula geral CnH2n são alifáticos e saturados. ( ) A espécie química K+ é isoeletrônica do O2-. ( ) A combustão do palito e da parafina ocorre devido a fenômenos nos quais as substâncias iniciais mantêm as suas propriedades no final do processo. ( )O oxigênio, gás que alimenta a combustão do palito, quando misturado a outra forma alotrópica do elemento oxigênio, nas condições ambiente, origina um sistema heterogêneo.

Com base nos seus conhecimentos sobre as Ciências Naturais e sabendo que o calor específico da água líquida é de 1,0 cal/gºC, julgue as proposições a seguir. ( ) O elemento fósforo forma substâncias simples diferentes, tais como o fósforo vermelho, encontrado na caixinha dos “fósforos de segurança”, e o fósforo branco. ( ) Os hidrocarbonetos encontrados na parafina que possuem fórmula geral CnH2n são alifáticos e saturados. ( ) A espécie química K+ é isoeletrônica do O2-. ( ) A combustão do palito e da parafina ocorre devido a fenômenos nos quais as substâncias iniciais mantêm as suas propriedades no final do processo. ( )O oxigênio, gás que alimenta a combustão do palito, quando misturado a outra forma alotrópica do elemento oxigênio, nas condições ambiente, origina um sistema heterogêneo.

Com base nos seus conhecimentos sobre as Ciências Naturais e sabendo que o calor específico da água líquida é de 1,0 cal/gºC, julgue as proposições a seguir. ( V ) O elemento fósforo forma substâncias simples diferentes, tais como o fósforo vermelho, encontrado na caixinha dos “fósforos de segurança”, e o fósforo branco. ( F ) Os hidrocarbonetos encontrados na parafina que possuem fórmula geral CnH2n são alifáticos e saturados. ( F ) A espécie química K+ é isoeletrônica do O2-. ( F ) A combustão do palito e da parafina ocorre devido a fenômenos nos quais as substâncias iniciais mantêm as suas propriedades no final do processo. ( F )O oxigênio, gás que alimenta a combustão do palito, quando misturado a outra forma alotrópica do elemento oxigênio, nas condições ambiente, origina um sistema heterogêneo.

09. O PLANETA NÃO PODE ESPERAR O fantasma do aquecimento global ronda a Humanidade: nos últimos 150 anos, despejamos na atmosfera um volume sem precedentes de gases que promovem o efeito estufa, como o CO2, aumentando pouco a pouco a temperatura do planeta. (...) Uma solução para esse problema seria o seqüestro de carbono, ou seja, a remoção dos gases de efeito estufa da atmosfera. Isso pode ser feito, por exemplo, capturando-se diretamente os poluentes na fumaça emitida por uma termelétrica. Nesse caso, o gás carbônico é separado, comprimido, transportado e injetado em reservatórios geológicos no subsolo, como campos de petróleo inativos. Outra opção interessante é estocar o gás carbônico em minas de carvão desativadas. O CO2 “gruda” no carvão e libera moléculas de metano, que pode ser utilizado para a geração de energia. (...) Há, ainda, uma série de outras iniciativas, entre as quais o estudo do seqüestro indireto de carbono – como aquele promovido pelas plantas, que usam o CO2 da atmosfera no processo de fotossíntese, emitindo oxigênio, como mostra a equação a seguir: 6 CO2 + 6 H2O → C6H12O6 + 6 O2 . (Revista SuperInteressante, março de 2006)

Com base nas características das substâncias e dos processos citados nas alterações ambientais, provocadas pelo homem, julgue as proposições a seguir. ( ) O CO2(s) ,nas condições ambiente, é um sólido que sublima com dificuldade. ( ) Um outro problema ambiental é a deplecao do ozonio estratosferico, que pode aumentar a chance de uma pessoa ter câncer de pele devido à superexposição à radiação U.V. ( ) Na fotossíntese, o carbono do CO 2 se transforma no carbono da glicose.

Com base nas características das substâncias e dos processos citados nas alterações ambientais, provocadas pelo homem, julgue as proposições a seguir. ( F) O CO2(s) ,nas condições ambiente, é um sólido que sublima com dificuldade. ( V ) Um outro problema ambiental é a deplecao do ozonio estratosferico, que pode aumentar a chance de uma pessoa ter câncer de pele devido à superexposição à radiação U.V. ( V ) Na fotossíntese, o carbono do CO 2 se transforma no carbono da glicose.

10. Um jornal português publicou, em seu site, a matéria a seguir, no Dia Mundial da água. DIA MUNDIAL DA ÁGUA Escassez e gestão dos recursos hídricos em discussão Hoje (22/03/06), assinala-se o Dia Mundial da Água. A data assinala-se com várias atividades em todo o Mundo, com o objetivo de chamar à atenção para o desperdício e consumo de água. Por cá, as comemorações oficiais vão ter lugar em Évora e contam com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. "Os Verdes" apresentam um projeto-lei sobre a informação da qualidade da água.

A escassez da água e o futuro de algumas regiões onde a água não existe como recurso natural são algumas das principais questões em cima da mesa a nível mundial. Para o Partido Ecologista, "a informação sobre os resultados obtidos nas análises de aferição de conformidade da água com a sua utilização não chega de forma eficaz aos consumidores". "O reforço da informação ao público de uma forma mais direta e objetiva obriga as entidades gestoras da água a terem um maior cuidado em cumprir aquilo a que a legislação obriga", considera o PEV, em comunicado. No Dia Mundial da Água, o PEV recorda que esta "é um bem finito" e que, da água existente no planeta, "só 2,5 por cento são doce e só um por cento está disponível ao Homem".

Com nos seus conhecimentos sobre esse precioso bem, a água, julgue as proposições a seguir. ( ) A água destilada, que é único tipo de água adequada para a ingestão humana, pelo fato de ser pura, quando aquecida, muda o estado físico sempre a uma temperatura constante. ( ) A adição de sais à água doce aumenta a sua densidade. ( ) A água potável tem temperaturas de fusão e ebulição bem definidas, ou seja, ela ferve e congela sempre a uma temperatura constante. ( ) A água mineral, quando analisada num microscópio, apresenta uma única fase. ( ) A densidade da água se reduz quando ela congela. ( ) Quando, na molécula da água, os hidrogênios são do isótopo 1H2, esta é conhecida como “água dura”.

Com nos seus conhecimentos sobre esse precioso bem, a água, julgue as proposições a seguir. ( F ) A água destilada, que é único tipo de água adequada para a ingestão humana, pelo fato de ser pura, quando aquecida, muda o estado físico sempre a uma temperatura constante. ( V ) A adição de sais à água doce aumenta a sua densidade. ( F ) A água potável tem temperaturas de fusão e ebulição bem definidas, ou seja, ela ferve e congela sempre a uma temperatura constante. ( V ) A água mineral, quando analisada num microscópio, apresenta uma única fase. ( V ) A densidade da água se reduz quando ela congela. ( F ) Quando, na molécula da água, os hidrogênios são do isótopo 1H2, esta é conhecida como “água dura”.

11. Alemão transforma cinzas do pai em diamante O alemão Andreas Wampl resolveu transformar os restos mortais do seu pai, que foi cremado, em um pequeno diamante. Wampl trabalha para uma empresa americana que oferece a possibilidade de transformar as cinzas de entes queridos falecidos em diamantes. O pai de Wampl morreu na cidade de Lindau, na Alemanha. Desde 1955, é possível criar diamantes artificiais devido ao desenvolvimento de tecnologias eficazes. A cinza obtida após a cremação dos corpos passa a ser um elemento na criação dessa jóia, permitindo que os parentes tenham uma lembrança duradoura da pessoa morta. Sobre o fato narrado acima e com base nos seus conhecimentos de Química, julgue as proposições a seguir: .

( ) O elemento químico carbono é encontrado nas cinzas de corpos cremados. ( ) As substâncias simples constituídas apenas por carbono apresentam características idênticas e, por isso, uma forma alotrópica pode ser convertida em outra. ( ) A condução de eletricidade é uma característica inerente a todas as formas alotrópicas do carbono. ( ) O C12 e o C14 são átomos que apresentam núcleos diferentes, porém têm mesmo comportamento químico. ( ) A diferença entre o carbono na forma de grafite e o carbono na forma de diamante está na maneira como os átomos se encontram arrumados na estrutura cristalina. ( ) O fato de se encontrar substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento químico ocorre exclusivamente com carbono e com oxigênio. ( ) O diamante, por ser uma substância de alta dureza, é muiro utilizado para absorver impactos.

( V) O elemento químico carbono é encontrado nas cinzas de corpos cremados. ( F) As substâncias simples constituídas apenas por carbono apresentam características idênticas e, por isso, uma forma alotrópica pode ser convertida em outra. (F ) A condução de eletricidade é uma característica inerente a todas as formas alotrópicas do carbono. (V ) O C12 e o C14 são átomos que apresentam núcleos diferentes, porém têm mesmo comportamento químico. (V ) A diferença entre o carbono na forma de grafite e o carbono na forma de diamante está na maneira como os átomos se encontram arrumados na estrutura cristalina. ( F) O fato de se encontrar substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento químico ocorre exclusivamente com carbono e com oxigênio. ( F) O diamante, por ser uma substância de alta dureza, é muiro utilizado para absorver impactos.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Simulado01share - Education

simulado 01 - química g a b a r i t o c o m v f f f f f v f v v v v f f v f f v v f v v v f f f f f f v v f v f v v f v f f f f f v v f v f v v f 11. v ...
Read more