Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar

50 %
50 %
Information about Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar
Health & Medicine

Published on March 7, 2014

Author: ceciliasoares3998

Source: slideshare.net

Description

Segue seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar.

Histórico das Infecções Nosocomiais

AUTORA Aline Luiza da Silva Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do grau pelo consorcio Setentrional de educação a Distância(universidade de Brasilia/Universidade Estadual de Goias no Curso de Licenciatura em Biologia a Distância.

INTRODUÇÃO Este estudo destina-se a conhecer evolução das infecções nosocomiais. a

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS O que são Infecções nosocomiais/Hospitalar ? O ministério da saúde define infecção hospitalar ,como a infecção adquirida após a admissão ,que tenha sua manifestação durante a internação ou após a alta hospitalar,podendo estar relacionada a própria internação ou a procedimentos realizados no hospital.(Vilas Boas & Ruiz,2004).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS  No inicio o hospital era um local de abrigo para pobres,peregrinos,invalidos,e pessoas estigmatizadas pela sociedade.(NICHIATA et al.,2004).  Com o desenvolvimento do capitalismo foram criados os primeiros hospitais gerais para recuperar a força de trabalho. (NICHIATA et al.,2004).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS A mudança do conceito de abrigo ,para um ambiente que busca a recuperação ,não tornou esses locais mais propícios para tal função. (NICHIATA et al.,2004).  Em 1863 Florence Nightingale estabeleceu os primeiros critérios para os cuidados ao paciente,enfatizando a limpeza no ambiente hospitalar. (NICHIATA et al.,2004).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS Entre 1877 e 1897 com os estudos de Pasteur e Koch,iniciou-se o reconhecimento dos agentes causadores das doenças dando origem a,bacteriologia,imonologia,e epidemiologia. (NICHIATA et al.,2004).  Apartir desses estudos e pesquisas se estabeleceram as causas e os agentes causadores das infecções. (NICHIATA et al.,2004).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS  Com a evolução das pesquisas e do conhecimento cientifico,foram criadas técnologias como , antibioticoterapia ,assepsia,desinfecção,e esterilização.(TREVIZAN et al.,2002). A partir da década de 40 há o reconhecimento internacional sobre a infecção hospitalar moderna, devido uma pandemia de staphylococcus aureus (BRASIL, 1985)

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS  Período pós guerra desenvolvimento de medicamentos como penicilinas aliados a analgesias.  Entre as décadas de 50 e 60 há uma limitação na produção cientifica sobre o assunto, período em que não havia muitos veículos de publicação. (LACERDA, 1987).  Voltando a crescer a partir dos anos 70,e tendo seu ápice nos anos 80. (LACERDA, 1987).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS Na década de 60 com o desenvolvimento industrial no brasil, ocorre um aumento na urbanização levando a uma maior procura pelos serviços de saúde, que até então era realizado de forma desigual. (LUZ, 1979) No Brasil o reconhecimento dessa nova característica de infecção só ocorre por volta da década de 70 (OLIVEIRA & TEIXEIRA,1989).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS  Aumento no numero de hospitais mas não na melhora do atendimento, muitas mortes eram registradas, mas como ocorriam de forma isolada e não havia muita divulgação a população não tinha noção do tamanho do problema. (OLIVEIRA & TEIXEIRA,1989).  Com o advento da tecnologia da informação a mídia começa a divulgar em tom catastrófico noticias que preocupam a população. (LACERDA, 1987).

HISTÓRICO DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS  Infecção é a quarta causa de morte no país(Folha de São Paulo-1980).  Pesquisador diz que infecção hospitalar mata 150 mil por ano(jornal do Brasil).

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21  Podemos observar que mesmo com o alto investimento para se controlar a infecção hospitalar, a cada dia surgem novos surtos ,e cada vez mais agentes causadores desse tipo de infecção. (Vilas Boas & Ruiz,2004).  Atualmente um dos grandes problemas provocados pelas infecções nosocomiais esta relacionada ao ambiente cirúrgico. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21  Em um estudo realizado entre 1999 a 2002 no hospital Federal do RN,pode se observar que quanto mais complicada a cirurgia e com maior presença de secreções purulentas e tecidos contaminados maior é o risco, e também quando se usa métodos invasivos. .(Vilas Boas & Ruiz,2004). Dos 621 pacientes analisados no estudo e que tiveram infecção hospitalar 14%(420) fizeram uso de sonda vesical de demora, 5,7%(180) cateter venoso central, 5%(156)drenos cavitario , 0,92%(29) traqueostomia. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS NO SÉCULO 21  Em estudos realizados sobre infecções hospitalar como causa da morbidade em idosos, pelos Professores Dr Paulo José Fortes Villas Bôas ,e Tania Ruiz ,observou que a maior incidência de infecção é no trato urinário (40,8 a 42%) , Pneumonia (11 a 32,9%), Infecção do Sítio Cirúrgico (8 a 24%) , e Sepsis (5 a 9,2%). .(Vilas Boas & Ruiz,2004). A infecção aumenta o tempo em que o paciente fica internado em aproximadamente 4 dias, aumenta o custo da internação , e também a mortalidade nessa população estudada. .(Vilas Boas & Ruiz,2004).

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA  Atualmente existe uma discussão sobre o impacto da resistência bacteriana no contexto da infecção hospitalar ocasionado pelo: • Uso indiscriminado de antibióticos , tornando-as mais resistentes. •Crescimento de técnicas invasivas que permitem a entrada de bactérias no organismo já debilitado. (SANTOS,2004).

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA  Quando os antibióticos são introduzidos em determinado ambientes as bactérias que ali estão se adaptam a esse contato tornando-se com o tempo resistentes.(SANTOS, 2004)  Nos hospitais ocorre muito o fenômeno de resistência ,porque se utiliza frequentemente a antibioticoterapia e é também um local com muitas bactérias (NEVES,1998).

MULTIRESITÊNCIA BACTERIANA  Existem três circunstancias que estão envolvidas nas infecções hospitalares: 1. Uso excessivo de antimicrobianos no ambiente hospitalar 2. A quebra de técnicas básicas no controle de infecção hospitalar, pelos profissionais da saúde como a lavagem das mãos. 3. Pacientes hospitalizados com imunidade baixa.(NEVES, 1998).

BACTÉRIAS RESISTENTES DISSEMINADAS NO AMBIENTE HOSPITALAR  Um estudo realizado em dezembro 2010 na escola de enfermagem da USP concluiu que mesmo com limpeza rigorosa as bactérias entram pelos ambientes mais comuns como : • Telefones ,monitores ,macas ,mesas ,torneiras etc..  Entre as bactérias mais encontradas estão : • Staphylococcus aureus ,resistente a meticilina ,Clostridium difficile acine-to-bacter baumannii, e Enterococcus resitentes a Vancomicina. (OLIVIEIRA & QUÉSIA,2010).

BACTÉRIAS RESISTENTES DISSEMINADAS NO AMBIENTE HOSPITALAR O modo mais comum de transmissão desses microrganismos ocorre por transmissão cruzada, através das mãos dos profissionais que acabam transmitindo de um paciente para outro. (OLIVIEIRA & QUÉSIA,2010). Outro modo de transmissão é através de formigas e insetos que se tornam vetores de bactérias no ambiente hospitalar . (RODOVALHO et al ., 2007).

MECANISMOS DE RESISTÊNCIA BACTERIANA  A resistência de micro-organismos a determinada droga pode ser intrínseca ou adquirida.(GOLD et al., 1996) •A resistência adquirida ocorre quando surge a resistência em microrganismos que antes eram sensíveis a droga. • Isso pode ocorrer por alterações estruturais ou bioquímicas das células bacterianas ,uma simples alteração estrutural pode tornar uma bactéria resistente. .(GOLD et al., 1996)

CONSIDERAÇÕES FINAIS Observamos que diversas mudanças ocorreram no decorrer dos anos. No começo os hospitais eram locais sem a menor higiene ,e organização para a manutenção da saúde. O grande marco para a busca do controle dessas infecções foi a criação e utilização de antibióticos ,que durante um tempo conseguiu controlar o problema . Hoje o que se tem é uma grande diversidade de antibióticos e ótimas estruturas hospitalares. Porem, mesmo com essa realidade não se conseguiu atingir o objetivo almejado ,pois as bactérias estão em constante adaptação.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar ...

Segue seminário 3 - Osasco - Histórico da Infecção Hospitalar. ... 1. Histórico das Infecções Nosocomiais. 2. AUTORA Aline Luiza da SilvaMonografia ...
Read more

A Comunicacao E O Atendimento Hospitalar artigos e ...

Conteúdo HOTELARIA HOSPITALAR 3 INTRODUÇÃO 3 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO E ... Hospitalar Histórico O Ministro da ... por infecção e da ...
Read more

Página Inicial da Anvisa - Anvisa

Página oficial da Anvisa. ... Ir para a busca 3; Ir para o ... Coordenações Municipais de Controle de Infecção Hospitalar; Núcleos de Segurança ...
Read more

Trabalho Do 3 Semestre No Curso Gestao Hospitalar Grátis ...

... (3) Maria Gabriela ... HOSPITALAR ASPECTOS LEGAIS DO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR ... ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da ...
Read more

Infecção Hospitalar - Documents - DOCSLIDE.COM.BR

INFECÇÃO HOSPITALAR INFECÇÃO HOSPITALAR Possiveis fontes da infeção: profissionais da área da saúde, pacientes, ocasionalmente visitantes ou fômites.
Read more

Edição 64 - Revista Hospitais Brasil by Publimed Editora ...

O Diretor Hospitalar da Unimed ... O IBGE aponta que os casos de infecção pelo vírus HIV ... uma doença que atinge em média 2% a 3% da ...
Read more

Revista APM Osasco 5ª Edição by revista apm - issuu

Title: Revista APM Osasco 5ª Edição, Author: revista apm, Name: apm5-web, Length: ... REVISTA DA. www.revistaapmosasco.com.br www.revistaapmosasco.com.br.
Read more

Julia Yaeko Kawagoe | Escavador

Seminário da Estratégia Multimodal para Melhoria da ... I Fórun de Infecção Hospitalar da Santa Casa de São Paulo.O ... v. 24, n.3, p. 195 ...
Read more