Semana de MKT: Marketing ou Inovação, qual surgiu primeiro?

50 %
50 %
Information about Semana de MKT: Marketing ou Inovação, qual surgiu primeiro?

Published on November 16, 2016

Author: crasp

Source: slideshare.net

1. Sorocaba, 10 de novembro de 2016

2. MARKETING OU INOVAÇÃO, Qual surgiu primeiro? Prof. Ms. Adm. Maurício Dell’Osso CRA n° 77.239

3. , Qual surgiu primeiro? Prof. Ms. Adm. Maurício Dell’Osso CRA n° 77.239 Comendocomosolhos.com

4. VAMOS PRIMEIRO DEFINIR MARKETING Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente.

5. VAMOS PRIMEIRO DEFINIR MARKETING O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e maior disputa pelos mercados.

6. VAMOS PRIMEIRO DEFINIR MARKETING Segundo Casas (2006) o marketing teve origem no Brasil por volta de 1954. Marketing é uma palavra inglesa, que traduzida para o português significa, ação no mercado ou mercado em movimento.

7. VAMOS PRIMEIRO DEFINIR MARKETING “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders” (American Marketing Association 2008)

8. VAMOS ENTÃO DEFINIR INOVAÇÃO Não vamos confundir: INOVAÇÃO Com INVENÇÃO

9. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE INVENÇÃO E INOVAÇÃO? INVENÇÃO - Gerar uma ideia, um conceito ou uma solução onde não existe nada. - É descobrir algo novo. - Ser 100% original. INOVAÇÃO - Tornar novo. - Mudar ou alterar as coisas, introduzindo novidades que gerem diferencial ou agreguem valor. - Pode ser no produto, no processo, nos serviços ou até mesmo no negócio.

10. O QUE É INOVAÇÃO ? • Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

11. O QUE É INOVAÇÃO ? • Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

12. HISTÓRIA DA INOVAÇÃO • A história da inovação se originou na própria busca do ser humano pela sobrevivência. O LIVRO DE OURO DA HISTÓRIA DO MUNDO de J.m Roberts conta que ainda em Olduvai, de onde os teóricos entendem que surgiram nossos mais remotos antepassados, havia sinais de inovação com o desenvolvimento de artefatos para apoiar a busca por comida, o principal desafio da época.

13. FERRAMENTAS DE CORTE DE OLDUVAI Alamy.com

14. O FOGO Gcn.net.br

15. NÃO HÁ DÚVIDA

16. NÃO HÁ DÚVIDA A INOVAÇÃO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO SER HUMANO... O MARKETING, COMO CONCEITO, É MUITO RECENTE !!

17. FALAR DE INOVAÇÃO ENTÃO É MODISMO ?

18. • Discordar de teóricos e professores que tratam os modismos de administração como uma coisa pejorativa, foi a contribuição valiosa de autores como Bárbara Czarniawika (2005), e René Tem Bos (2000). Esses autores afirmam que não é inadequado seguir os modismos, pelo contrário, pode ser uma experiência positiva e excitante tanto pelos gestores quanto pelas organizações

19. • Para os administradores seguidores da moda é bacana copiar uma melhor prática, e adotar uma tendência inovadora, assim pode parecer legítimo e racional aos olhos dos "stakeholderes", público interessado e aqueles externos mais importantes.

20. ENTÃO VAMOS AOS 4 Ps DO MARKETING

21. • PRODUTO • PREÇO • PRAÇA • PROMOÇÃO

22. E VAMOS AOS 4 Ps DA INOVAÇÃO

23. • PROPÓSITO • PROCESSOS • PROJETO • PESSOAS

24. • Inovação é perspectiva ou propósito: Inovação é uma mentalidade. Uma forma de ver o mundo. Quem acredita na inovação tem a certeza de que pode mudar as coisas de patamar por meio de sua atuação. Entende que as regras não são dadas mas criadas por quem inova. Sabe que a inovação é uma forma de ataque para se manter a frente dos demais e evitar que seja continuamente copiado.

25. • Inovação é processo: A inovação não é um evento. É uma sequência de atividades (inputs) para gerar resultados (outputs). Não é um episódio. Inovação como processo pressupõe entender inovação como algo continuado, sistemático, deliberado. O processo de inovação são as quatro fases – idealização, conceituação, experimentação e implementação.

26. • Inovação é sobre projeto: Inovação é um projeto. Em algum momento do processo a ideia criativa irá se transformar num projeto. Com uma fase de descoberta e aprendizado (learning plan) e uma fase de execução independentemente do tipo de inovação, a inovação tem como ferramenta mais adequada a Gestão de Projeto. Inovação sem projeto não anda.

27. • Inovação é sobre pessoa: Não há inovação sem inovadores: - aqueles que ousam questionar, aqueles que têm motivação pra mudar, humildade para ouvir, capacidade de aprender, vontade de realizar. Por trás da inovação há alguém que lida com o processo e materializa a mentalidade. Há inovadores mais focados nas fases de criação da ideia e outros talhados para transformar a ideia em resultado.

28. Metodologia A-F (A BIBLIA DA INOVAÇÃO – Philip Kotler) Diferentemente de outros autores e métodos, o foco está nas funções das pessoas, e não nas fases, para alcançar o sucesso. A proposta é que se uma empresa quer inovar, deverá definir essas funções e atribuí-las a indivíduos específicos e, então, tendo estabelecido metas, recursos e prazos finais, deixá-los interagir de forma livre para criar os seus próprios processos.

29. Metodologia A-F (A BIBLIA DA INOVAÇÃO – Philip Kotler) • As funções identificadas pelos autores para o modelo A-F são: • Ativadores: pessoas que começam os processos de inovação sem se preocupar com estágios ou fases. • Buscadores: especialistas na busca de informações. • Criadores: pessoas que produzem ideias para o restante da equipe. • Desenvolvedores: pessoas especializadas em transformar ideias em produtos e serviços. • Executores: são as pessoas responsáveis pela implementação. • Facilitadores: são os que aprovam os novos itens de despesa e o investimento necessário a medida que a inovação avança.

30. UMA OPÇÃO ESTRATÉGICA • A inovação deve ser tratada como uma opção estratégica, que crie um ambiente favorável ao envolvimento de todos, construindo cultura, estrutura, processos e indicadores que permitam incentivar e desenvolver a capacidade inovadora da empresa.

31. • A popularização da inovação surgiu após o advento da globalização e da internet. Foi quando as empresas perceberam que precisavam ter um diferencial competitivo que realmente atraísse o consumidor, já que a maioria dos produtos já apresentava qualidade e bom preço. POR QUE INOVAR ?

32. VANTAGEM COMPETITIVA

33. CURVA ¨J¨ SEM INOVAÇÃO Nível de Caixa POSITIVO NEGATIVO INÍCIO DO FATURAMENTO RENTABILIDADE MÁXIMA DECLÍNIO DA RENTABILIDADE

34. CURVA ¨J¨ COM INOVAÇÃO Nível de Caixa POSITIVO NEGATIVO

35. O grande desafio das empresas passou a ser: - criar o que pode ser chamado de uma cultura de inovação sustentada, para que ela possa ser praticada por muitos e não apenas por alguns “iluminados” !

36. Outra importante forma de se pensar em inovação é a utilização do BMG

37. 3 PAINÉIS BMG - CRIAÇÃO

38. Design Thinking Técnica ou Ferramenta ?

39. Design Thinking – (Wikipedia) • Design thinking é um método prático-criativo de solução de problemas ou questões, com vistas a um resultado futuro. Nesse sentido é uma forma de pensar baseada em soluções ou focada em soluções, com um objetivo inicial, em vez de começar com um determinado problema. Então, concentrando no presente e no futuro, os parâmetros do problema e suas soluções são exploradas simultaneamente. O que o diferencia do método científico é que este se inicia definindo todos os parâmetros do problema em questão para a definição de um objetivo. Ao contrário, o design começa o processo de resolução de um problema com uma solução para a questão, de forma a definir parâmetros suficientes para otimizar a busca de um objetivo. Dessa forma, a solução é um ponto de partida.

40. Design Thinking

41. Design Thinking

42. NEUROLINGUÍSTICA Cienciaemente.blogspot.com.br

43. QUER EXERCITAR SUA IMAGINAÇÃO ? Brunosantosdasilva.blogspot.com

44. SE NÃO EXISTIR UMA PESSOA “DO CONTRA”, AS DECISÕES PARA PROBLEMAS NOVOS SERÃO SEMPRE AS MESMAS DOS PROBLEMAS ANTIGOS...

45. “VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O FUTURO, OU AINDA PENSA COM BASE NAS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO ?”

46. ENTÃO VAMOS PENSAR NO FUTURO

47. A CIÊNCIA MAPEIA O FUTURO • ENGENHARIA GENÉTICA em humanos para curar doenças • Medicamentos para VIVER ATÉ OS 120 ANOS • O DOWNLOAD DA MENTE, do cérebro para a máquina • A DESIGUALDADE ECONÔMICA pode ameaçar a democracia • Como alimentar e empregar 10 BILHÕES DE HABITANTES

48. PRIMEIRO CAPÍTULO DA MATÉRIA • ENTRAMOS NO ANTROPOCENO ? Revistaplaneta.com.br

49. HOLOCENO • Na escala de tempo geológico, Holoceno ou Holocénico é a época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico que se iniciou há cerca de 11,5 mil anos e se estende até o presente. • Todas as formas de vida que conhecemos estão presentes, com destaque para os seres humanos. Nota-se a grande interferência que os seres humanos conseguem ter sobre o ambiente do holoceno. Nessa era nossa civilização se organizou e foi capaz de produzir artefatos tecnológicos, como uma lança ou um computador moderno, algo que nenhuma outra espécie do planeta conseguiu realizar ao longo da história do planeta. (Wikipédia)

50. ANTROPOCENO • Antropoceno é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra. Ainda não há data de início precisa e oficialmente apontada, mas muitos consideram que começa no final do Século XVIII, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas. Esta data coincide com a aprimoração do Motor a vapor por James Watt em 1784. Outros cientistas consideram que o Antropoceno começa mais cedo, como por exemplo no advento da agricultura. (Wikipédia)

51. SEGUNDO CAPÍTULO COMO O CLIMA NOS TRANSFORMARÁ ? Portalbrasil10.com.br

52. ONS

53. MATRIZ ENERGÉTICA

54. AUMENTO DA TEMPERATURA DA ÁGUA E A PESCA

55. TERCEIRO CAPÍTULO QUEM VAI PROSPERAR E QUEM FICARÁ PARA TRAZ ? • Particularmente na Nigéria, diz Hans Groth, presidente do Fórum Mundial Demográfico e do Envelhecimento em Saint Gall, na Suíça, a história não serve de guia para o que virá: “Nós não estamos preparados como seres humanos para administrar ou aceitar essas grandes mudanças”.

56. AS NAÇÕES UNIDAS ESTIMAM QUE ATÉ 2050 CHEGAREMOS AOS 9,7 BILHÕES DE HABITANTES. fontesdeenergiacapuerj.blogspot.com

57. A MAIOR CAUSA DA EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES É A PERDA DE HABITAT ! PODEMOS EVITAR UMA “SEXTA EXTINÇÃO” ?

58. E OS IDOSOS ? • A ONU considera idoso quem tem 60 anos ou mais... • A pessoa mais velha a subir o Monte Everest em 1950 tinha 39 anos. Há 2 anos um japonês com 80 anos também o escalou...

59. QUARTO CAPÍTULO A DESIGUALDADE VAI AUMENTAR

60. QUINTO CAPÍTULO É POSSÍVEL CONTROLAR NOSSO DESTINO GENÉTICO ? colunadacleo.blogspot.com

61. SEXTO CAPÍTULO CONSEGUIREMOS VENCER O ENVELHECIMENTO ? apusm.com.br

62. ´SÉTIMO CAPÍTULO SERIA BOM VIVER PARA SEMPRE ? opiniaoenoticia.com.br

63. ´SÉTIMO CAPÍTULO COLONIZAREMOS O ESPAÇO ? olharcientifico.info

64. DOWNLOAD DO CÉREBRO ? enterprise-brain.com

65. O DESCONHECIDO...

66. PODEMOS PREVER O FUTURO ? joseprudencio.com

67. SE A CIÊNCIA MAPEIA NOSSO FUTURO, NOSSOS SONHOS TAMBÉM O FAZ

68. PARA INOVAR Precisamos sonhar, precisamos pensar diferente. No dia a dia fazemos as coisas de uma forma rotineira. Para inovar temos que gerar um número muito grande de ideias, porque não será na primeira que conseguiremos agregar valor e produzir resultados...

69. INOVE SEUS SONHOS

70. COMO SE “CONSTROI” O FUTURO ?

71. IMAGEM NÃO DISPONÍVEL

72. • USANDO AS PREVISÕES DA CIÊNCIA + NOSSOS SONHOS SOBRE O FUTURO = PODEMOS COMEÇAR A PENSAR EM INOVAÇÕES POSSÍVEIS...

73. E É NESTE PONTO QUE EU GOSTARIA DE DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE INCLUIRMOS INOVAÇÃO NOS 4 Ps DO MARKETING...

74. OS (POSSÍVEIS) 4 IPs DO MARKETING • IP – INOVAÇÃO NO PRODUTO • IP – INOVAÇÃO NO PREÇO • IP – INOVAÇÃO NA PRAÇA • IP – INOVAÇÃO NA PROMOÇÃO

75. IMAGEM NÃO DISPONÍVEL

76. Quais serão as profissões do futuro?

77. IMAGEM NÃO DISPONÍVEL

78. PRÁTICAS INOVADORAS LEVAM A EMPRESA A POSIÇÕES COMPETITIVAS DIFERENCIADAS.

79. E A SUSTENTABILIDADE DE UMA EMPRESA DEPENDE DE SUA OPÇÃO ESTRATÉGICA, DE SUA CAPACIDADE DE GERENCIAR A INOVAÇÃO

80. DIFICULDADES PARA INOVAR CULTURA DA INOVAÇÃO “VERSUS” METAS DA PRODUÇÃO

81. NÃO EXISTIRÁ PROBLEMA SE A CULTURA DE INOVAÇÃO ESTIVER DISSEMINADA...

82. CRISE ?

83. KIKI Em chinês a palavra "crise" é representada por um ideograma, que por sua vez é constituído de dois ideogramas: "momento de grande perigo" junto com "oportunidade".

84. PARA FAZER A GESTÃO DA INOVAÇÃO Precisamos adotar a inovação como opção estratégica. Precisamos criar a cultura da inovação e sistematizar algumas técnicas ou processo que estimulem a inovação. Escolha as técnicas e ferramentas que melhor se adaptem à sua empresa...

85. Steve Jobs CEO da Apple

86. Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida. (Steve Jobs)

87. ENTÃO VAMOS COMBINAR: QUAL SURGIU PRIMEIRO ? • O OVO OU A GALINHA ? • O MARKETING OU A INOVAÇÃO ?

88. O OVO VEIO PRIMEIRO QUE A GALINHA !!! MAS É SÓ UMA TEORIA ! clubedaduvida.blogspot.com

89. A INOVAÇÃO VEIO ANTES DO MARKETING !!! ISSO É HISTÓRIA ! Wikipédia

90. • DIZER QUE “A INOVAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE NOS DIAS DE HOJE” SERÁ UM MODISMO ? • OU SERÁ UM RESGATE DA COISA MAIS IMPORTANTE PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA ? INOVAÇÃO

91. http://pensamentoslucena.blogs.sapo.pt/

92. Obrigado!! Contatos: Prof. Ms. Maurício Dell’Osso CRA n° 77.239 mdellosso@terra.com.br ou prof.m..dellosso@terra.com.br

93. Contamos com o seu apoio! Obrigado! (15) 3233-8565 seccional.sorocaba@crasp.gov.br Seccional de Sorocaba Agradecimento e Contatos

Add a comment