Rp em ação - Instituto Lenon Joel Pela Paz

50 %
50 %
Information about Rp em ação - Instituto Lenon Joel Pela Paz
Education

Published on November 5, 2008

Author: agexcom

Source: slideshare.net

Instituto Lenon Joel Pela Paz Alunos: Bruna Berretta Hélio Fernando de Castro Janaína Gazola Imhoff

Apresentação O Instituto foi fundado em 08 de novembro de 2006 após o assassinato de Lenon Joel Backes. O jovem idealizava ajudar a comunidade, que teve continuidade através de um projeto dos moradores da comunidade. O Instituto foi criado com a finalidade de apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação, manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, por meio de atividades educativas, escolares, desportivas, culturais e de lazer. As atividades desenvolvidas acontecem através de 13 oficinas em turno contrário ao das atividades escolares, cuja freqüência precisa ser comprovada. Este trabalho é realizado por 16 professores voluntários que ministram oficinas de música, teatro, futebol de campo, grafite, xadrez, artesanato, libras, informática básica, dança, capoeira, artesanato, reforço escolar e alfabetização de adultos (Projeto Coruja).

O Instituto foi fundado em 08 de novembro de 2006 após o assassinato de Lenon Joel Backes.

O jovem idealizava ajudar a comunidade, que teve continuidade através de um projeto dos moradores da comunidade.

O Instituto foi criado com a finalidade de apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação, manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, por meio de atividades educativas, escolares, desportivas, culturais e de lazer.

As atividades desenvolvidas acontecem através de 13 oficinas em turno contrário ao das atividades escolares, cuja freqüência precisa ser comprovada. Este trabalho é realizado por 16 professores voluntários que ministram oficinas de música, teatro, futebol de campo, grafite, xadrez, artesanato, libras, informática básica, dança, capoeira, artesanato, reforço escolar e alfabetização de adultos (Projeto Coruja).

Diagnóstico Pontos fortes: Hoje o Instituto se mantém por meio de doações, da comunidade e empresas privadas, que incluem: instrumentos musicais, roupas, materiais escolares e recicláveis, móveis. Os materiais recicláveis são acumulados e, uma vez a cada dois meses, vendidos à cooperativa da vila.. Entre as empresas privadas colaboradoras estão: Papel Plast, Gedore, Coester, Controil e TFL, que patrocinam alguns eventos ou colaboram com materiais recicláveis . Em quase dois anos de atividades, o Instituto recebeu doações fundamentais ao seu desenvolvimento. Foram doados três computadores pelo Colégio Sinodal, de São Leopoldo, e cartuchos pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o que contribuiu substancialmente para a criação das oficinas de informática acumulando atualmente sete computadores. Neste ano foram inaugurados os novos uniformes e materiais esportivos adquiridos com o apoio de uma verba,,, de ,.... da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) para as oficinas de futebol feminino e masculino. Possui um Informativo Semestral patrocinado pela Assembléia Legislativa através do projeto “PAZ È A GENTE QUE FAZ”.

Pontos fortes:

Hoje o Instituto se mantém por meio de doações, da comunidade e empresas privadas, que incluem: instrumentos musicais, roupas, materiais escolares e recicláveis, móveis. Os materiais recicláveis são acumulados e, uma vez a cada dois meses, vendidos à cooperativa da vila.. Entre as empresas privadas colaboradoras estão: Papel Plast, Gedore, Coester, Controil e TFL, que patrocinam alguns eventos ou colaboram com materiais recicláveis .

Em quase dois anos de atividades, o Instituto recebeu doações fundamentais ao seu desenvolvimento. Foram doados três computadores pelo Colégio Sinodal, de São Leopoldo, e cartuchos pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o que contribuiu substancialmente para a criação das oficinas de informática acumulando atualmente sete computadores.

Neste ano foram inaugurados os novos uniformes e materiais esportivos adquiridos com o apoio de uma verba,,, de ,.... da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) para as oficinas de futebol feminino e masculino.

Possui um Informativo Semestral patrocinado pela Assembléia Legislativa através do projeto “PAZ È A GENTE QUE FAZ”.

Diagnóstico Pontos fracos: A sede do Instituto funcionou durante um ano e quatro meses no depósito do minimercado do casal. Atualmente, a estrutura física consiste em dois terrenos, ambos conquistados através de verba concedida pelo Orçamento Participativo da cidade. Porém, somente um dos terrenos encontra-se ativado para funcionamento. Este espaço é composto por duas peças, sendo uma utilizada pela a secretaria e a outra para a realização das oficinas. Entretanto, diagnosticamos em nossa conversa com o presidente da ONG, que ainda existe uma carência de recursos que impede finalização da infra-estrutura. Verificamos que entre os projetos estagnados também constam o brechó e a biblioteca, inaugurada no dia 29 de maio com o apoio da Lei do Livro, uma lei municipal que tem como objetivo a criação de oito bibliotecas-ramais em diferentes regiões de São Leopoldo. A ausência de uma ferramenta de comunicação que auxilie no relacionamento com os públicos de interesse.

Pontos fracos:

A sede do Instituto funcionou durante um ano e quatro meses no depósito do minimercado do casal. Atualmente, a estrutura física consiste em dois terrenos, ambos conquistados através de verba concedida pelo Orçamento Participativo da cidade. Porém, somente um dos terrenos encontra-se ativado para funcionamento. Este espaço é composto por duas peças, sendo uma utilizada pela a secretaria e a outra para a realização das oficinas. Entretanto, diagnosticamos em nossa conversa com o presidente da ONG, que ainda existe uma carência de recursos que impede finalização da infra-estrutura.

Verificamos que entre os projetos estagnados também constam o brechó e a biblioteca, inaugurada no dia 29 de maio com o apoio da Lei do Livro, uma lei municipal que tem como objetivo a criação de oito bibliotecas-ramais em diferentes regiões de São Leopoldo.

A ausência de uma ferramenta de comunicação que auxilie no relacionamento com os públicos de interesse.

Públicos Apoiadores em potencial (empresas, pessoas físicas) da comunidade da zona Oeste de São Leopoldo, região do Vale dos Sinos e Porto Alegre. Mídia: Veículos de comunicação do Vale dos Sinos e Porto Alegre. Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Universidades da Região. Parceiros Voluntários unidade São Leopoldo Voluntários Diretoria Funcionária (Pedagoga) Comunidade de São Leopoldo

Apoiadores em potencial (empresas, pessoas físicas) da comunidade da zona Oeste de São Leopoldo, região do Vale dos Sinos e Porto Alegre.

Mídia: Veículos de comunicação do Vale dos Sinos e Porto Alegre.

Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Universidades da Região.

Parceiros Voluntários unidade São Leopoldo

Voluntários

Diretoria

Funcionária (Pedagoga)

Comunidade de São Leopoldo

Objetivos Objetivos Geral: Divulgar as atividades e projetos desenvolvidos, buscando o aumento de sua visibilidade e o desenvolvimento de ações em benefício da comunidade atraindo mais colaboradores. Objetivos específicos: - Criar um material de apresentação aos potenciais apoiadores e as Instituições de relacionamento do Instituto - Atrair a atenção dos veículos de comunicação tornando as oficinas mais conhecidas em Porto Alegre. - Facilitar a interação com os públicos estratégicos criando uma ferramenta de comunicação e divulgação na Internet.

Objetivos Geral:

Divulgar as atividades e projetos desenvolvidos, buscando o aumento de sua visibilidade e o desenvolvimento de ações em benefício da comunidade atraindo mais colaboradores.

Objetivos específicos:

- Criar um material de apresentação aos potenciais apoiadores e as Instituições de relacionamento do Instituto

- Atrair a atenção dos veículos de comunicação tornando as oficinas mais conhecidas em Porto Alegre.

- Facilitar a interação com os públicos estratégicos criando uma ferramenta de comunicação e divulgação na Internet.

Projetos Com o foco na divulgação, recomenda-se a criação de três eficazes ferramentas de comunicação: Blog : Disseminar as atividades e projetos da ONG na rede mundial de computadores Objetivo: Desenvolver um canal de comunicação mais dinâmico, interativo e permanente com os diversos públicos. Públicos: Apoiadores em potencial (empresas privadas, pessoas físicas) e públicos em geral da região do vale dos Sinos e Porto Alegre. Dinâmica: Reunir informações sobre o Instituto, do histórico às suas atividades, de forma a facilitar as estratégias de relacionamento e despertar o interesse do o público-alvo. Esta ferramenta será divulgada via releases enviados à mídia, materiais de divulgação, Orkut e banco de dados do Instituto para que se atinja com efetividade o objetivo da ação. Assessoria de Imprensa: Aumentar a repercussão das atividades e visibilidade do Instituto na capital, região Metropolitana e interior do Estado.

Com o foco na divulgação, recomenda-se a criação de três eficazes ferramentas de comunicação:

Blog : Disseminar as atividades e projetos da ONG na rede mundial de computadores

Objetivo: Desenvolver um canal de comunicação mais dinâmico, interativo e permanente com os diversos públicos.

Públicos: Apoiadores em potencial (empresas privadas, pessoas físicas) e públicos em geral da região do vale dos Sinos e Porto Alegre.

Dinâmica: Reunir informações sobre o Instituto, do histórico às suas atividades, de forma a facilitar as estratégias de relacionamento e despertar o interesse do o público-alvo. Esta ferramenta será divulgada via releases enviados à mídia, materiais de divulgação, Orkut e banco de dados do Instituto para que se atinja com efetividade o objetivo da ação.

Assessoria de Imprensa: Aumentar a repercussão das atividades e visibilidade do Instituto na capital, região Metropolitana e interior do Estado.

Projetos Folder: Organizar as principais informações do Instituto para os seus públicos Objetivo: Elaborar e divulgar um material de apresentação aos públicos do Instituto, afim de que eles tenham uma visão clara das atividades realizadas pela ONG Públicos: Potenciais apoiadores e Instituições de relacionamento do Instituto Dinâmica: Coletar informações e fotos dos principais eventos, reunir estas informações e dados do Instituto e criar um layout no programa Coreldraw. Apresentar e aprovar pela Diretoria o modelo e o orçamento. Após impressos, os folders serão enviados pelo correio com uma carta de apresentação para as Instituições de relacionamento do Instituto e será utilizado como material de apoio para as visitas realizadas aos potenciais apoiadores

Folder: Organizar as principais informações do Instituto para os seus públicos

Objetivo: Elaborar e divulgar um material de apresentação aos públicos do Instituto,

afim de que eles tenham uma visão clara das atividades realizadas pela ONG

Públicos: Potenciais apoiadores e Instituições de relacionamento do Instituto

Dinâmica: Coletar informações e fotos dos principais eventos, reunir estas

informações e dados do Instituto e criar um layout no programa Coreldraw. Apresentar e

aprovar pela Diretoria o modelo e o orçamento. Após impressos, os folders serão

enviados pelo correio com uma carta de apresentação para as Instituições de

relacionamento do Instituto e será utilizado como material de apoio para as visitas

realizadas aos potenciais apoiadores

Assessoria de imprensa: Tiragem de Jornal com grande veiculação inseridos em temas populares, vai ser uma ótima ferramenta de divulgação. Esta reportagem deverá auxiliar na captação de novos voluntários e apoiadores da esfera física e jurídica. Objetivo: Divulgar através de matérias nos Jornais informações sobre a Instituição, colocando suas atividades, seus cursos e principalmente, forma de colaborar com a mesma. Esta reportagem deverá auxiliar na captação de novos voluntários e apoiadores da esfera física e jurídica. Públicos: A proposta é atrair a atenção do público-alvo, divulgando a instituição. Público(s) Alvo(s): Comunidade São Leopoldo, região do Vale dos Sinos, região Metroplina de Porto Alegre e a Capital. Elaborar e divulgar um material de apresentação aos públicos do Instituto, afim de que eles tenham uma visão clara das atividades realizadas pela ONG Dinâmica: - Realizar realize e enviar para os veículos de comunicação impressa. - Fazer clipágem das matérias veiculadas - Manter informações atualizadas sobre a Ong e enviar sugestões de pautas para empresas Jornalística

Assessoria de imprensa: Tiragem de Jornal com grande veiculação inseridos em temas populares, vai ser uma ótima ferramenta de divulgação. Esta reportagem deverá auxiliar na captação de novos voluntários e apoiadores da esfera física e jurídica.

Objetivo: Divulgar através de matérias nos Jornais informações sobre a Instituição, colocando suas atividades, seus cursos e principalmente, forma de colaborar com a mesma. Esta reportagem deverá auxiliar na captação de novos voluntários e apoiadores da esfera física e jurídica.

Públicos: A proposta é atrair a atenção do público-alvo, divulgando a instituição. Público(s) Alvo(s): Comunidade São Leopoldo, região do Vale dos Sinos, região Metroplina de Porto Alegre e a Capital. Elaborar e divulgar um material de apresentação aos públicos do Instituto,

afim de que eles tenham uma visão clara das atividades realizadas pela ONG

Dinâmica: - Realizar realize e enviar para os veículos de comunicação impressa.

- Fazer clipágem das matérias veiculadas

- Manter informações atualizadas sobre a Ong e enviar sugestões de pautas para empresas Jornalística

Conclusão CONCLUSÃO Estima-se um bom resultado na execussão dos projetos frente ao diagnóstico desenvolvido onde foi detectada uma grande deficiência na divulgação. Porém, o intuito da ONG não é tornar-se uma “marca” conhecida. Seu propósito é continuar realizando seu trabalho enraizado à comunidade na busca pela paz e investindo nas crianças a promessa de um futuro melhor. No entanto, apesar da qualidade dos projetos, o tempo que possuímos para a execussão é bastante exíguo. A falta de uma fonte de informações mais precisa e objetiva a respeito do Instituto também se tornou um entrave na elaboração do nosso planejamento. Mesmo diante de todas as dificuldades, buscamos, sempre, construir nosso diagnóstico com o máximo de acertividade possível. Mas destacamos que a continuidade destes projetos será de fundamental importância para que o nosso trabalho não se perca a longo prazo, após a finalização do nosso estágio. Muito mais do que um plano de comunicação e projetos, desejamos deixar a ONG consciente do quanto à comunicação pode ser uma ferramenta favorável ao alcance dos objetivos institucionais e no relacionamento com os públicos.

CONCLUSÃO

Estima-se um bom resultado na execussão dos projetos frente ao diagnóstico desenvolvido onde foi detectada uma grande deficiência na divulgação. Porém, o intuito da ONG não é tornar-se uma “marca” conhecida. Seu propósito é continuar realizando seu trabalho enraizado à comunidade na busca pela paz e investindo nas crianças a promessa de um futuro melhor.

No entanto, apesar da qualidade dos projetos, o tempo que possuímos para a execussão é bastante exíguo. A falta de uma fonte de informações mais precisa e objetiva a respeito do Instituto também se tornou um entrave na elaboração do nosso planejamento. Mesmo diante de todas as dificuldades, buscamos, sempre, construir nosso diagnóstico com o máximo de acertividade possível. Mas destacamos que a continuidade destes projetos será de fundamental importância para que o nosso trabalho não se perca a longo prazo, após a finalização do nosso estágio.

Muito mais do que um plano de comunicação e projetos, desejamos deixar a ONG consciente do quanto à comunicação pode ser uma ferramenta favorável ao alcance dos objetivos institucionais e no relacionamento com os públicos.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Instituto Lenon Joel Pela Paz - Rede Globo > Site oficial ...

O Instituto Lenon Joel pela Paz nasce a partir da forte mobilização ... Santa Catarina. ... Projeto Cidadania em Ação. O Instituto foi criado, ...
Read more

Daniéli Busanello | LinkedIn

Instituto Lenon Joel pela Paz, ... (pesquisa ação): "Comigo não, violão!": Musicoterapia com Mulheres em Situação de Violência Doméstica.
Read more

Rede Globo > acao - Conheça os projetos beneficiados pelo ...

Instituto Lenon Joel pela Paz – Projeto: ... Arte e Cultura em Ação – Paulista. Associação da Escola de Samba Estudante de Santo Antônio ...
Read more

Programa de orientação sócio-familiar :: Instituto Lenon

Instituto Lenon Joel Pela Paz. ... plano de ação/intervenção desenvolvido pela equipe ... cadastro e a observação da situação familiar em forma ...
Read more

SHOW DO TEATRO MÁGICO ENCERRA 4º ENCONTRO LEOPOLDENSE ...

show do teatro mÁgico encerra 4º encontro leopoldense pela paz, neste sÁbado, 18, em sÃo leopoldo. 17.09.2010 ...
Read more

Estudantes vão às ruas pedir paz no bairro São Miguel ...

... pais e professores da escola municipal de Ensino Fundamental Paulo Beck e integrantes do Instituto Lenon Joel pela Paz saíram em caminhada sábado ...
Read more

Globo TV and UNESCO announce the projects to be benefited ...

Globo TV and UNESCO announce the projects to be benefited by Criança Esperança in 2014
Read more

Top 25 Educador Social Professor profiles | LinkedIn

... coordenador do censo demográfico em 2010 na região da mata sul, ... Professor de TI na Instituo Lenon Joel Pela Paz. location Porto Alegre Area, Brazil
Read more