Revisão – iv simulado

50 %
50 %
Information about Revisão – iv simulado

Published on November 3, 2016

Author: JineKaciaMonteiro

Source: slideshare.net

1. REVISÃO – IV SIMULADO

2. 1. No trecho “‘Jeitinho’ não se confundiria, portanto, com favorecimento ou privilégio [...]”, a forma verbal exprime: a) suposição. b) certeza. c) verdade. d) continuidade. e) simultaneidade.

3. 2.No trecho “Hoje, a casa, bem como minha avó, são apenas lembranças de um outro tempo”, o termo em destaque aponta circunstância de: a) modo. b) lugar. c) tempo. d) negação. e) dúvida

4. 3. Assinale a seguir o trecho em que o termo destacado dá ideia de posse. a) “Ela começou a morrer no dia em que, de repente, teve de sair da casa.” b) “A loja de armarinhos onde eu ia comprar linhas para a minha avó.” c) “Velhas senhoras que ficavam fofocando na rua.” d) “Um lugar melhor para se viver.” e) “O problema é como isso é feito.”

5. 4. No trecho “Despeço-me com um sorriso curto mas ainda em tempo de ver um morador conversando com o segurança através de um alto-falante”, o termo em destaque tem sentido de: a) adição. b) conclusão. c) alternância. d) oposição. e) explicação.

6. Dia das Mães: precisamos mesmo destruir o passado para poder ir adiante? Por décadas, minha avó morou de aluguel em uma casinha, onde passava os dias entre a máquina de costura e os cuidados com o cachorro. Hoje, a casa, bem como minha avó, são apenas lembranças de um outro tempo. Dia desses, andando por aquela rua, parei por uns momentos diante do prédio imponente que foi erguido no lugar. Seu número é o mesmo da casinha, coisa que não dá para esquecer porque minha mãe o havia usado como senha de sua conta – coisa que decorei pela eternidade por conta das vezes que tive que ir até o banco tirar um extrato para ela.

7. 5. No texto, predomina a função de linguagem: a) metalinguística, pois usa a língua (código) para discutir questões linguísticas. b) apelativa, porque o leitor é estimulado a comprar apartamentos. c) referencial, já que o leitor é informado sobre questões relativas à cidade. d) fática, porque o canal de comunicação é testado. e) poética, pois a forma como se constrói a mensagem tem destaque.

8. O seu santo nome Não facilite com a palavra amor. Não a jogue no espaço, bolha de sabão. Não se inebrie com o seu engalanado som. Não a empregue sem razão acima de toda razão (e é raro). Não brinque, não experimente, não cometa a loucura sem remissão de espalhar aos quatro ventos do mundo essa palavra que é toda sigilo e nudez, perfeição e exílio na Terra. Não a pronuncie. Drummond 6. No texto lido, predomina uma função de linguagem que também pode ser verificada: a. Em notícias de jornal nas quais o repórter registra fatos do cotidiano de interesse para o leitor. b. Em textos científicos que relatam descobertas e experiências realizadas pelos cientistas. c. Em textos literários quando o narrador conversa com o leitor a respeito da obra ou das personagens. d. Em textos literários quando o "eu" poético ou o narrador expõem seus sentimentos e emoções. e. Em propagandas e publicidade em geral, que procuram orientar o comportamento do interlocutor.

9. Para fazer um poema dadaísta Pegue num jornal. Pegue numa tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pretende dar ao seu poema. Recorte o artigo. Em seguida, recorte cuidadosamente as palavras que compõem o artigo e coloque-as num saco. Agite suavemente. Depois, retire os recortes uns a seguir aos outros. Transcreva-os escrupulosamente pela ordem que eles saíram do saco. O poema parecer-se-á consigo. E você será um escritor infinitamente original, de uma encantadora sensibilidade, ainda que incompreendido pelas pessoas vulgares. Tristan Tzara

10. 7. No texto, predomina a função: a. Referencial b. Poética c. Emotiva d. Metalinguística e. Fática

11. 8. Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem uma circunstância de tempo, exceto: a) “E agora era desejada também” b) “Naquela noite despertaram...” c) “..não eram ainda anunciadores de desgraças...” d) “A mata dormia seu sono jamais interrompido”. e) “...já que os homens ainda não haviam chegado...”

12. 10. Assinale a alternativa que indica corretamente o valor semântico das preposições em destaque nas frases: I. Ele sempre cuidou da família com muita dedicação. II. Com a doença do pai, ela voltou para a cidade natal. III. Desde pequenos, os príncipes eram preparados para a liderança. IV. A pequena casa de madeira foi destruída a machado. a) modo – companhia – modo – modo b) causa – modo – finalidade – instrumento c) modo – modo – causa – causa d) modo – causa – finalidade – instrumento e) companhia – causa – semelhança – modo

13. Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião. 10. As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de: a) condição. b) oposição. c) consequência. d) adversidade. e) comparação.

Add a comment