Regionalização do mundo

100 %
0 %
Information about Regionalização do mundo
Education

Published on February 5, 2014

Author: herbertgaleno

Source: slideshare.net

Description

A ONU e suas divisões. Os blocos econômicos

Professor Herbert Galeno herbertgaleno.blogspot.com.br

   Fundada em 24 de outubro de 1945 tem como missão a promoção e manutenção da paz no mundo. Também faz parte da missão da ONU: cooperar com o desenvolvimento sustentável – monitorar o cumprimento dos direitos humanos e das liberdades fundamentais – organizar reuniões em prol de objetivos traçados. A ONU conta com 193 países membros.

     Assembleia Geral Conselho de segurança Secretariado Geral Conselho Econômico e Social Corte Internacional de Justiça

  É a principal instância deliberativa formada por todos os países membros. Exerce a função de discutir e analisar as propostas que questão e decidi-las.

  É integrado por 15 países, dos quais dez são eleitos pela assembleia geral para mandato de dois anos, em sistema rotativo. Cinco são permanentes. A presidência também é rotativa, ou seja, a cada ano um dos países – membros assume a direção. Reino Unido, Estados Unidos, Federação Russa, França e China, são os membros permanentes e tem poder de vetar resoluções.

 É representado pelo secretário geral que administra os programas e as políticas elaboradas pelos órgãos da ONU, a partir da dados sociais e econômicos dos países de todo o mundo. Uma das atribuições do secretário é levar ao Conselho de Segurança assuntos que, ao seu ver, podem afetar a paz mundial.

 Coordena tanto os trabalhos econômicos e sociais da própria ONU, como os organismos especializados e instituições ligadas a organização.

  Com sede em Haia, Países Baixos, é o principal órgão de justiça da ONU. Julga disputa entre as nações e crimes contra a humanidade. É integrada por 15 juízes de todo o mundo eleito pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança.

A ONU tem agências especializadas que atuam na em diversas áreas como: saúde, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações.

 Criada em outubro de 1945, com sede na cidade de Roma, a FAO procura aumentar os níveis de nutrição dos povos, procura otimizar a produtividade agrícola, florestal e pesqueira.

  Criado em 1944 e funciona de forma independente. É uma instituição financeira que atua como uma grande cooperativa que possui 186 países membros. Oferece empréstimos com juros baixos, assistência técnica aos países subdesenvolvidos e faz doações a países extremamente necessitados.

  Regula o sistema financeiro internacional. Os principais objetivos desse órgão é promover a cooperação monetária internacional, favorecer a expansão equilibrada do comércio.

 Fundada em 1919, possui 183 Estados – membros em uma estrutura tripartite, ou seja, é administrada por representantes dos governos, dos empregadores e dos trabalhadores em situação de igualdade. É encarrega de garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores em todo o mundo. Para isso elabora normas e recomendações em relação às condições do trabalho.

  Criada em 1995, em substituição ao acordo geral de tarifas e comércio (Gatt) surgido em 1947, promove e regula o comércio entre as nações. Também julga questões comerciais entre os países.

 Criada em 1948 e tem como missão elevar os padrões de vida no planeta. Com sede em Genebra, ela integra todos os países membros e está comprometida com a adoção e a prática das normas e regulamentos sanitários estabelecidos pela própria entidade.

   Foi criada em 1946 para elevar os padrões educacionais do mundo e promover a cooperação internacional através do desenvolvimento tecnológico. Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. A Unesco financia a formação de professores e cria escolas em regiões de refugiados. Na área de ciência e tecnologia, promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais.

   Foi criada em 1946, como fundo de emergência para ajudar crianças da Europa e da China, vitimas da 2ª guerra mundial. Hoje, atua em 191 países e territórios, principalmente nos menos desenvolvidos. Garante ajuda às vitimas de inundações, enchentes, fome e conflitos políticos.

 Criada em 1964, é membro permanente da ONU; acontece a cada 04 anos e tem com objetivo apoiar os países membros a alcançar suas metas.

Add a comment

Related presentations

Related pages

A Regionalização do Mundo - Mundo Educação

A Regionalização do Mundo, Como ocorre a Regionalização do Mundo, A Regionalização do Mundo desenvolvido, A Regionalização do Mundo ...
Read more

Regionalização – Wikipédia, a enciclopédia livre

Regionalização do Brasil. Durante as últimas décadas, o Governo Brasileiro tenta encontrar a melhor forma para regionalizar o país, utilizando ...
Read more

Geografia - Aula 05 - Regionalização - YouTube

Geografia - Aula 05 - Regionalização ... Regionalização do Espaço Mundial_Aula 1_UAB/UnB - Duration: 9:03. UnB Lagim 15,052 views. 9:03
Read more

Regionalização mundial | Esquadrão do Conhecimento

A disputa entre dois grandes blocos idealistas, voltados para instituir um econômico e social, dispersou por todo o mundo uma série de benefícios e ...
Read more

Geografia do Tio: Regionalização do Mundo

Ou seja, em uma linguagem mais simples, no resultado final, quanto mais um país se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e ...
Read more

Geografia - CMBH - 8º ano: A Regionalização do Mundo

FASES DO CAPITALISMO MERCANTILISMO (século XV) Expansão marítima e comercial; O Estado controlava a economia e buscava colônias para incentivar o ...
Read more

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

Scribd is the world's largest social reading and publishing site.
Read more

Regionalização do Mundo - Continentes by Tiago Garrido ...

Aula sobre os tipos de regionalização do mundo.
Read more