Realismo na França

100 %
0 %
Information about Realismo na França
Education

Published on April 11, 2008

Author: jurviegas

Source: slideshare.net

Description

trbalho apresentado pelas academicas Jucelaine viegas, Isabel fagundes, Laura elizabeth e Ivete ferrreira na disciplina "Clássicos da Literatura Ocidental I no curso de Letras português/espanhol da Universidade Federal do Pampa no II semestre 2007 sob a orientação da Doutoranda Mirian Kelm

REALISMO NA FRANÇA TRABALHO APRESENTADO PELAS ACADÊMICAS DO II SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: Jucelaine Viegas, Isabel Fagundes,Laura Elizabete, e Ivete Ferreira Disciplina : Clássicos da literatura Ocidental I Professora: Dra. Mirian Kelm ( UNIPAMPA BAGÉ-RS-BRASIL) BAGÉ, SETEMBRO 2007

TRABALHO APRESENTADO PELAS ACADÊMICAS DO II SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: Jucelaine Viegas, Isabel Fagundes,Laura Elizabete, e Ivete Ferreira

Disciplina : Clássicos da literatura Ocidental I

Professora: Dra. Mirian Kelm

( UNIPAMPA BAGÉ-RS-BRASIL)

BAGÉ, SETEMBRO 2007

FRANÇA HISTÓRIA DE PARIS Tudo começou com uma tribo celta chamada " Parisii ", a qual se instalou em duas ilhas bem no meio do rio Sena, por volta do ano 300 antes de Cristo. Muito tempo depois, os romanos invadiram essas ilhas, criaram novas aldeias e batizaram o vilarejo de Lutécia . Em 360 depois de Cristo, a vila foi rebatizada e, até hoje, talvez sustente o nome da cidade mais conhecida do mundo – Paris .

HISTÓRIA DE PARIS

Tudo começou com uma tribo celta chamada " Parisii ", a qual se instalou em duas ilhas bem no meio do rio Sena, por volta do ano 300 antes de Cristo.

Muito tempo depois, os romanos invadiram essas ilhas, criaram novas aldeias e batizaram o vilarejo de Lutécia .

Em 360 depois de Cristo, a vila foi rebatizada e, até hoje, talvez sustente o nome da cidade mais conhecida do mundo – Paris .

França no período Realista Depois das revoluções de 1830 e 1848, mediante as quais se efetuam penosos resgates por parte dos indivíduos e das coletividades, surge a guerra franco-prussiana de 1870. A grande nação latina, por causas somente conhecidas no plano espiritual, é esmagada e vencida pela orgulhosa Alemanha de Bismarck .

Depois das revoluções de 1830 e 1848, mediante as quais se efetuam penosos resgates por parte dos indivíduos e das coletividades, surge a guerra franco-prussiana de 1870. A grande nação latina, por causas somente conhecidas no plano espiritual, é esmagada e vencida pela orgulhosa Alemanha de Bismarck .

ASPECTOS GERAIS SOCIEDADE : A classe média ocupa o primeiro plano no cenário histórico . Organização de classes sociais. ECONOMIA : vitória do capitalismo industrial. todos os direitos passam a se exprimir através do dinheiro.

SOCIEDADE : A classe média ocupa o primeiro plano no cenário histórico . Organização de classes sociais.

ECONOMIA : vitória do capitalismo industrial. todos os direitos passam a se exprimir através do dinheiro.

CIÊNCIA : “utilização do éter na anestesia, a assepsia, a teoria microbiana das doenças, a descoberta dos microorganismos responsáveis pela sífilis, malária e tuberculose, a descrição dos hormônios, etc... RELIGIÃO : Queda do poder Papal e falência da igreja.

CIÊNCIA : “utilização do éter na anestesia, a assepsia, a teoria microbiana das doenças, a descoberta dos microorganismos responsáveis pela sífilis, malária e tuberculose, a descrição dos hormônios, etc...

RELIGIÃO : Queda do poder Papal e falência da igreja.

REALISMO CAUSAS Transformações tecnológicas propiciadas pela Revolução Industrial na segunda metade do século XIX. Desenvolvimento de doutrinas filosóficas e sociais como : monismo, evolucionismo e positivismo. Intensas conturbações sociais produzidas por movimentos de origem popular

CAUSAS

Transformações tecnológicas propiciadas pela

Revolução Industrial na segunda metade do

século XIX.

Desenvolvimento de doutrinas filosóficas e sociais como : monismo, evolucionismo e positivismo.

Intensas conturbações sociais produzidas por movimentos de origem popular

A desilusão com o fracasso dos ideais do liberalismo , a miséria das cidades e a crise da produção no campo, as más condições de vida da maioria da população, contrapostas aos privilégios da burguesia, explicam a substituição do idealismo romântico, desde o fim da primeira metade do século XIX, por uma visão mais objetiva e desiludida da realidade.

Realismo é portanto; “ a denominação genérica da reação aos ideais românticos e oposição à fantasia e à imaginação. ”

Realismo é portanto;

“ a denominação genérica da

reação aos ideais românticos e

oposição à fantasia e à imaginação. ”

Fase de transição romantismo –realismo principais representantes: Honoré de Balzac ( a comédia humana) William Makepeace ( a feira das vaidades) Nikolai Gogol ( almas mortas)

Destaque da época Publicação da obra “ Madame Bovary” De Gustave Flaubert .( 1857 ) França

Publicação da obra “ Madame Bovary”

De Gustave Flaubert .( 1857 ) França

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS : PINTURA — Apresenta o mundo sem idealismos ou sentimentalismos. Percebe-se ainda que os artistas assumem uma posição política: a arte passa a ser um meio de denunciar uma ordem social que consideram injusta, tornando-se uma manifestação de protesto em favor dos oprimidos. Principais pintores : Jean François Millet e Gustave Courbet--

PINTURA — Apresenta o mundo sem idealismos ou sentimentalismos. Percebe-se ainda que os artistas assumem uma posição política: a arte passa a ser um meio de denunciar uma ordem social que consideram injusta, tornando-se uma manifestação de protesto em favor dos oprimidos.

Principais pintores : Jean François Millet e Gustave Courbet--

GUSTAVE COURBET : OBRA DESTACADA: CORTADORES DE BRITA

JEAN FRANÇOIS MILLET

JEAN FRANÇOIS MILLET

ESCULTURA -- os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. PRINCIPAL ESCULTOR : Auguste Rodin Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

ESCULTURA -- os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo

de um gesto humano.

PRINCIPAL ESCULTOR : Auguste Rodin

Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

 

ARQUITETURA-- A arquitetura beneficia-se do notável avanço da técnica contemporânea. Materiais até então inexplorados, como o vidro, o ferro, o cimento e, principalmente o concreto armado, abrem novas perspectivas para os arquitetos. Principais escultores : Labrouste - Obra :cobertura do salão da Biblioteca Santa Genoveva, em Paris Gustavo Eiffel- Obra: Torre eifell ( Paris)

ARQUITETURA-- A arquitetura beneficia-se

do notável avanço da técnica contemporânea.

Materiais até então inexplorados, como o

vidro, o ferro, o cimento e, principalmente o

concreto armado, abrem novas perspectivas

para os arquitetos.

Principais escultores : Labrouste - Obra :cobertura do salão da Biblioteca Santa Genoveva, em Paris

Gustavo Eiffel- Obra: Torre eifell ( Paris)

Torre Eifell

literatura O realismo na Literatura manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o parnasianismo. O romance – social, psicológico e de tese – é a principal forma de expressão. Deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica à instituições , como a Igreja Católica, e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.

O realismo na Literatura manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o parnasianismo. O romance – social, psicológico e de tese – é a principal forma de expressão. Deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica à instituições , como a Igreja Católica, e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM REALISTA OBJETIVISMO : o narrador deve ser imparcial e impessoal diante dos fatos e seres incorporados em sua obra. SEMELHANÇA DAS PERSONAGENS COM O HOMEM COMUM : as personagens criadas pelos escritores realistas-naturalistas aproximam-se do homem comum, com todos os seus contrastes. Em resumo: são personagens não idealizadas, mostradas com defeitos e qualidades

OBJETIVISMO : o narrador deve ser imparcial e impessoal diante dos fatos e seres incorporados em sua obra.

SEMELHANÇA DAS PERSONAGENS COM O HOMEM COMUM : as personagens criadas pelos escritores realistas-naturalistas aproximam-se do homem comum, com todos os seus contrastes. Em resumo: são personagens não idealizadas, mostradas com defeitos e qualidades

DETALHISMO : Na descrição do espaço e das personagens, o escritor realista – naturalista, utiliza-se dos detalhes para aumentar a sensação de veracidade . LINGUAGEM MAIS SIMPLES QUE A DOS ROMANTICOS : Observa-se no escritor realista uma nítida preferência por períodos curtos

DETALHISMO : Na descrição do espaço e das personagens, o escritor realista – naturalista, utiliza-se dos detalhes para aumentar a sensação de veracidade .

LINGUAGEM MAIS SIMPLES QUE A DOS ROMANTICOS : Observa-se no escritor realista uma nítida preferência por períodos curtos

CONDICIONAMENTO DAS PERSONAGENS AO MEIO FÍSICO E SOCIAL : nos romances realistas e naturalistas, grande parte do comportamento dessas personagens é determinada pelo ambiente em que vivem . LEI DA CAUSALIDADE : as atitudes das personagens sempre têm uma explicação lógica ou científica. Dificilmente nos romances desse estilo vão ocorrer a casos e “ milagres”

CONDICIONAMENTO DAS PERSONAGENS AO MEIO FÍSICO E SOCIAL : nos romances realistas e naturalistas, grande parte do comportamento dessas personagens é determinada pelo ambiente em que vivem .

LEI DA CAUSALIDADE : as atitudes das personagens sempre têm uma explicação lógica ou científica. Dificilmente nos romances desse estilo vão ocorrer a casos e “ milagres”

HERÓI PROBLEMÁTICO : demonstração de fraquezas e incertezas NARRATIVA LENTA : acompanhamento do tempo psicológico

HERÓI PROBLEMÁTICO : demonstração de fraquezas e incertezas

NARRATIVA LENTA : acompanhamento do tempo psicológico

Superado o realismo como escola, permanece a idéia, que lhe é essencial: aproximar cada vez mais a arte da vida.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Realismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa,especialmente na França, em reação ao romantismo.
Read more

Apontamentos de arte: O Realismo na pintura

Pós-romantismo em França O Realismo. A Pintura . Enquadramento histórico-cultural. O Realismo. Surgiu em França em c. 1830-1840. Prevaleceu na França ...
Read more

Realismo na França by Beatriz Varella on Prezi

Realismo na França Ananda Campolina Agustin Quinonez Beatriz Varella Gabriel Campolina Giordana Gusmão João Pedro Contexto: Fracasso da revolução francesa
Read more

Realismo poético francês – Wikipédia, a enciclopédia livre

Realismo poético francês é um movimento de cinema surgido no ... emergisse na França uma nova safra de produtores cinematográficos independentes e que ...
Read more

o realismo - historialivre.com

O REALISMO O Realismo surgiu no século XVIII, porém alcançou seu ápice no século XIX, principalmente na França pós-Revolução. O Realismo se ...
Read more

Realismo - angelfire.com

Realismo. Entre 1850 e 1880 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
Read more

Realismo na França - Education - docslide.com.br

trbalho apresentado pelas academicas Jucelaine viegas, Isabel fagundes, Laura elizabeth e Ivete ferrreira na disciplina "Clássicos da Literatura Ocidental ...
Read more

Realismo - InfoEscola

Artigo aborda o realismo, um importante período literário, que tinha como plano de fundo o liberalismo e o desenvolvimento da ciência.
Read more

Realismo e Naturalismo - scribd.com

Realismo e Naturalismo. Realismo - séc. XIX Destacam –se as obras Madame Bovary (França) e O primo Basílio ( Portugal) Inicia no Brasil em 1881, com o ...
Read more