advertisement

RADIAÇÃO SOLAR

50 %
50 %
advertisement
Information about RADIAÇÃO SOLAR
Education

Published on February 20, 2014

Author: somosfisicos

Source: slideshare.net

Description

SOMOS FÍSICOS
www.vanialima.blog.br
advertisement

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA WANDA BENTO GONÇALVES RADIAÇÃO SOLAR PROFESSORA: VANIA LIMA 3ªA - EM NOME: BRUNA SOUZA SEABRA NOME :JULIANA SILVA SILVEIRA DISCIPLINA: FISICA N 02 N 16 SANTO ANDRÉ 19 DE FEVEREIRO DE 2014

RADIAÇÃO SOLAR

O QUE É RADIAÇÃO SOLAR  Radiação Solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiacao electromagnética.  Cerca de metade desta energia é emitida como luz especifica na parte de frequencia mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta.

A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018kWh de energia  Sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.

COMO SEGUE NO GRÁFICO

DENSIDADE MÉDIA DO FLUXO ENERGÉTICO A densidade média do fluxo energético proveniente da radiação solar é de 1367 W/m2, quando medida num plano perpendicular à direção da propagação dos raios solares no topo da atmosfera terrestre. A quantidade total de energia recebida pela Terra é determinada pela projecção da sua superfície sobre um plano perpendicular à propagação da radiação (π R2, onde R é o raio da Terra).

A quantidade total de energia recebida pela Terra é determinada pela projecção da sua superfície sobre um plano perpendicular à propagação da radiação (π R2, onde R é o raio da Terra). Como o planeta roda em torno do seu eixo, esta energia é distribuída, embora de forma desigual, sobre toda a sua superficie(4 π R2). Daí que a radiação solar média recebida sobre a terra, designada por insolação seja 342 W/m 2, valor correspondente a 1/4 da constante solar.

PORTANTO... O valor real recebido à superfície do planeta depende, para além dos factores astronómicos ditados pela latitude e pela época do ano (em função da posição da Terra ao longo da eclíptica), do estado de transparência da atmosfera sobre o lugar, em particular da nebulosidade.

RAIOS ULTRAVIOLETA

A radiação na faixa ultravioleta se divide em raios do tipo A (UVA) do tipo B (UVB) e do tipo C (UVC). Para que você entenda o mecanismo pelo qual o sol pode ou não agredir a sua pele é preciso que você conheça um pouco mais sobre os raios solares e suas propriedades:

  - UVA: Maior parte do espectro da radiação ultravioleta. São os mais longos e atingem áreas mais profundas da pele. Produzem alterações que levam a manchas, ao foto envelhecimento e ao câncer. Mantêm sua intensidade constante durante todo o ano. - UVB: Menos longos e, portanto, penetram pouco na pele. Têm incidência maior no verão, em altas altitudes e próximos à linha do Equador. São responsáveis pela vermelhidão e queimaduras após a exposição solar. Também podem causar câncer de pele.

   UVC: Os mais perigosos. Mas graças à camada de ozônio, essa radiação é absorvida antes de chegar à Terra. Cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo. Os filtros solares são produtos capazes de proteger nossa pele dos raios ultravioleta evitando assim o foto envelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele. Mesmo nos dias sem sol é aconselhado a utilização de filtros solares pois cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo.

OS CIENTISTAS DIVIDEM A ATMOSFERA EM QUATRO CAMADAS, COM BASE EM SUA TEMPERATURA:

 Troposfera: com a exceção de satélites e alguns poucos aviões, nosso mundo todo reside nessa camada inferior. Mesmo as montanhas mais elevadas não excedem o limite superior, chamado tropopausa, cerca de 11 km acima do nível do mar (a espessura da troposfera varia de acordo com a latitude e estação do ano). Nesse ponto, a queda de temperatura que progride à medida que a altitude aumenta deixa de acontecer. A troposfera responde por todo o nosso clima e por 80% da massa de ar da Terra. Lembrem-se de que quanto menor a altitude, maior a pressão do ar. Mesmo que essa camada seja menor que as superiores, as moléculas estão agrupadas com mais densidade.

Estratosfera: essa camada se estende por mais 37 km céu acima e termina a 48 km de altitude, na estrato pausa. Caso você suba pela atmosfera, a queda constante de temperatura que ocorre na troposfera cessaria na tropopausa e a temperatura se manteria constante por mais 20 km de estratosfera.  Nesse limite, a temperatura voltaria a subir, graças ao ozônio, que absorve a radiação ultravioleta do Sol. A temperatura continuaria a subir até a estrato pausa. 

  Mesosfera: acima da estrato pausa, a terceira camada da atmosfera começa a se resfriar gradualmente à medida que você se aproxima da menopausa, localizada cerca de 80 km acima da superfície da Terra. As mais frias temperaturas da atmosfera ocorrem lá, caindo a 90 graus centígrados negativos [fonte: Tarbuck and Lutgens]. Termosfera: a camada final da atmosfera terrestre se estende da menopausa até o limite extremo do espaço. As moléculas de ar nessa camada de baixa densidade são muito escassas.

A radiação solar causa bronzeamentos, queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele, câncer de pele, dano ocular (catarata e outros) e diminuição das defesas da pele (imunodepressão), o que facilita o aparecimento de algumas doenças, como herpes. A radiação UVA é a principal causadora do envelhecimento e da diminuição das defesas, enquanto UVB é a responsável pelas queimaduras solares. Ambas causam câncer de pele, sendo que UVA parece estar mais relacionada ao aparecimento de melanoma.

O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO NO PLANETA

FONTES  http://www.vanialima.blog.br/2013/10/radiacaosolar.html - autor Dr. Gustavo Alonso Pereira    pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_s olar fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap27.html

“A unidade é a variedade, e a variedade na unidade é a lei suprema do universo.” Isaac Newton Alunas : Bruna Souza Seabra Juliana Silva Silveira Professora: Vânia Lima 3ª A - EM

Add a comment

Related presentations

Related pages

( Boato ) Radiação Solar Na Terra - 07/09/2016 - YouTube

Olá Sejam Bem - Vindos Você Está No EffectVideo . Hoje Esclarecendo Um Boato Na Internet , Sobre A Radiação Solar Que Estaria Passando Na ...
Read more

Se a radiação solar interfere na órbita de asteróides ...

Se a radiação solar interfere na órbita de asteróides.., por que não influenciaria a órbita de outros corpos?
Read more

Solar irradiance - Wikipedia, the free encyclopedia

Solar irradiance is the power per unit area received from the Sun in the form of electromagnetic radiation in the wavelength range of the measuring instrument.
Read more

radiação solar übersetzen - Deutsch Portugiesisch Übersetzung

radiação solar übersetzen - Deutsch Portugiesisch Übersetzung Tools. Seite von radiação solar drucken; radiação solar in Google suchen
Read more

Solar radiation management - Wikipedia, the free encyclopedia

Injecting reflective aerosols into the stratosphere is the proposed solar radiation management method that has received the most sustained attention.
Read more

Portal das Energias Renováveis

Mapa de radiação em Portugal Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Uma forma de dar ideia desse facto é em ...
Read more

Radiação Solar Programete 1 - YouTube

Spot 1 para as rádios Transamérica FM e Araranguá AM, sobre radiação solar
Read more

Specifications Solar Radiation Sensors - Met One Instruments

Specifications Solar energy is a significant element in large-scale atmos - pheric motion, and as a result, it has an important place in meteorology.
Read more

Portal das Energias Renováveis

9/23/2008 Dossier: Medição da radiação solar. A superfície terrestre recebe constantemente radiação solar, cuja distribuição é alterada à medida ...
Read more

Sensores de radiação global, para medições GHI, DHI e DNI ...

Piranómetro. Os piranómetros (sensores de radiação global) medem a radiação global. Também são utilizados como instrumentos de referência devido ...
Read more