Proposição Resolução questionário

50 %
50 %
Information about Proposição Resolução questionário
Education

Published on March 5, 2014

Author: MargaridaClaro

Source: slideshare.net

Description

Proposição de Os Lusíadas, estrutura, planos narrativos, Raiz Ed. 9º ano

Os Lusíadas Canto I Plural 9, Raiz Ed., p. 188

 1.1. Os heróis que o poeta se propõe dar a conhecer são os homens que se notabilizaram nos Descobrimentos, os reis que deixaram para o futuro recordações de glória e todas as personalidades que se distinguiram e, por isso, nunca serão esquecidos.  1.2. O poeta não se propõe cantar apenas um Herói. Os feitos que se propõe “espalhar” foram obra de um povo de gente gloriosa.

   2.1. “Os barões assinalados” desvendaram caminhos marítimos até ao Extremo Oriente e construíram em terras distantes um novo reino; os Reis de “memórias gloriosas” dilataram a Fé cristã e o Império português ao promoverem a expansão por terras de África e Ásia e “aqueles (…) que se vão da lei da Morte libertando” fizeram obras de valor que os imortalizaram.

 2.2. “Em perigos e guerras esforçados / Mais do que prometia a força humana”  Estes versos da estrofe 1 dão-nos a ideia de que os heróis de Os Lusíadas têm um poder sobre-humano.

 3.1. Ulisses e Eneias têm em comum o facto de serem heróis épicos, heróis da Odisseia e da Eneida, respetivamente. Ambos tiveram de enfrentar perigos sobre-humanos na terra e no mar, até conseguirem chegar ao seu destino.  3.2. Alexandre e Trajano conquistaram grandes impérios.  3.3. Neptuno é o deus dos mares e Marte o deus da guerra.

 “eu canto o peito ilustre lusitano”, (est. 3, v.21)  4.b) O peito ilustre lusitano é constituído por todos os portugueses que, ao longo dos tempos, cometeram feitos que os imortalizaram e engrandeceram Portugal.

  5.1. Contar é apresentar os factos históricos com rigor e com base em documentos que confirmem essa veracidade. Enaltecer é focar determinados momentos gloriosos e apresentá-los de forma a engrandecê-los.

   5.2. Os heróis épicos da Antiguidade eram modelos de qualidades morais e de heroísmo. Se o herói de Os Lusíadas, posto em paralelo com estes heróis míticos, os supera, há, sem dúvida, um engrandecimento dos feitos do “peito ilustre lusitano”.

 Ao navegarem “por mares nunca dantes navegados”, os portugueses “venceram o deus do mar”. Descobriram caminhos e segredos do mar até então só conhecidos dos deuses.  A sua força guerreira, as suas vitórias, particularmente contra os mouros, mostraram que estavam ao nível do deus da guerra.

• A Proposição apresenta três estrofes, oitavas, isto é, constituídas por oito versos. O verso é composto por 10 sílabas métricas, versos decassilábicos, com acento rítmico na 6ª e 10ª sílabas. Trata-se, pois, de versos heróicos. As estrofes são ritmadas, apresentando o seguinte invariável esquema rimático: abababcc • - isto é, rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois últimos.

      7. SINÉDOQUE Os “barões assinalados” partiram da “Ocidental praia Lusitana” – partiram de Portugal (consiste em apresentar a parte (a praia) pelo todo (Portugal). Anáfora – repetição da mesma palavra ou da mesma expressão no início de cada verso “Cessem do sábio Grego e do Troiano” “Cale-se de Alexandre e de Trajano” “Cesse tudo o que a Musa antiga canta” repetição de verbos no imperativo

     1.1. “Cessem…”, “Cale-se”, Cesse” estão no presente do conjuntivo. 1.2. Introduzem frases do tipo imperativo. 2.1. “Cesse tudo o que a Musa antiga canta, que (= porque) outro valor mais alto se alevanta”. 2.2. estas conjunções introduzem a noção de causa. 2.3. O “peito ilustre lusitano” é mais alto do que tudo o que a Musa antiga canta.

“a quem Neptuno e Marte obedeceram”

Add a comment

Related presentations

Related pages

Proposição Resolução questionário - slidesearch.org

Proposição de Os Lusíadas, estrutura, planos narrativos, Raiz Ed. Education presentation.
Read more

Exercícios de Fixação - Módulo III 2 - scribd.com

questionário 1 2 Estado Concluída ... Resolução do Congresso Nacional ... 50,00 O parecer, quando se refere a uma proposição, não pode concluir por ...
Read more

UNIP RH - Turma 2014 - facebook.com

ESTATISTICA APLICADA - Questionário II (PONTOS: 5.00) ... Sendo p a proposição Roberto fala inglês e q a proposição Ricardo fala italiano, ...
Read more

Inês de Castro, resolução de questionário

Os Lusíadas, episódio de Inês de Castro, Plano da História, resolução de questionário Raiz Ed. Education presentation.
Read more

Raciocínio Lógico - Questões de Concursos | Qconcursos.com

Pronto para aprender mais? Resolução ilimitada de questões + Gabaritos comentados por professores + Videoaulas. Avance nos estudos
Read more

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior 2011

Questionário de percepção da Prova 1 a 9 - - *A0520111* ENGENHARIA GRUPO V 2011 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2 QUESTÃO 1
Read more

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior 2011

... das questões discursivas e do questionário de percepção da prova. 2 ... C A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
Read more