Pronomes Relativos

50 %
50 %
Information about Pronomes Relativos
Education

Published on October 28, 2008

Author: catarinodilson

Source: slideshare.net

Description

Aula sobre os pronomes relativos

Prof. Dílson Catarino [email_address] www.gramaticaonline.net

O pronome relativo estabelece relação sintática entre um verbo posterior e um substantivo anterior . - Inicia oração subordinada adjetiva. A função sintática que parece ser do substantivo anterior pertence ao pronome relativo. Se houver preposição nessa relação sintática, ela tem de ser colocada antes do pron. rel. A casa em que moro é magnífica . O substantivo casa parece ser o A.A de lugar relativamente ao verbo morar . O A. A, de lugar é, na verdade, o pronome relativo que . Por isso, a prep. em antes dele.

O pronome relativo estabelece relação sintática entre um verbo posterior e um substantivo anterior .

- Inicia oração subordinada adjetiva.

A função sintática que parece ser do substantivo anterior pertence ao pronome relativo. Se houver preposição nessa relação sintática, ela tem de ser colocada antes do pron. rel.

A casa em que moro é magnífica .

O substantivo casa parece ser o A.A de lugar relativamente ao verbo morar . O A. A, de lugar é, na verdade, o pronome relativo que . Por isso, a prep. em antes dele.

- Que: substitui “coisas” ou “pessoas”. Pode sempre ser substituído por “ o qual, a qual, os quais, as quais ”. Ex. A casa em que moro é magnífica. A casa na qual moro é magnífica. - Quem: substitui “pessoas”. Pode sempre ser substituído por “ o qual, a qual, os quais, as quais ”. Não pode ser sujeito e, quando for OD, é antecedido da prep. a . Ex. As pessoas com que convivemos nos conhecem de fato? (ou com as quais ) O professor a quem mais respeito é o de Sânscrito (ou o qual ).

- Quanto: usado quando antecedido de tudo, todos, todas . Pode ser substituído por o que, os que, as que . Ex. Fale tudo quanto quiser falar (ou tudo o que quiser falar). Venham todos quantos puderem (ou todos os que puderem). - Onde: Funciona como A. A. de lugar. Pode ser substituído por em que . Se o verbo da or. sub. adjetiva exigir a prep. a , usa-se a que ou aonde ; se exigir a prep. de , usa-se de que ou donde. Ex. A casa onde moro é magnífica (ou em que moro ou na qual moro). A cidade donde venho é Londrina (ou de que venho ou da qual ou de onde ). A cidade aonde vou toda semana é Cuiabá (ou a que vou ou à qual ).

- Cujo: indicador de posse: é antecedido pelo possuidor e sucedido pelo possuído: algo de alguém = alguém cujo algo O artigo definido que antecede o substantivo possuído se contrai ao pronome cujo : cujo + o = cujo; cujo + a = cuja; cujo + os = cujos; cujo + as = cujas. Se houver preposição na relação sintática entre o verbo da or. sub. adjetiva e o elemento possuído, ela tem de ser colocada antes do pron. rel. - O deputado elegeu-se prefeito. Duvido da honestidade do deputado. - O deputado de cuja honestidade duvido elegeu-se prefeito.

- Oração subordinada adjetiva restritiva: faz parte da função sintática da substantivo antecedente, como se fosse adjunto adnominal, e não é separada por vírgula. - Oração subordinada adjetiva explicativa: funciona como aposto explicativo do substantivo antecedente e sempre está entre vírgulas. - Os amigos que não trabalham o influenciam mal. O sujeito do verbo influenciar é Os amigos que não trabalham . A oração que não trabalham é adjetiva restritiva. Significa que há amigos que trabalham e os que não trabalham e que somente estes o influenciam. - Os amigos, que não trabalham, o influenciam mal. O sujeito do verbo influenciar é Os amigos; a oração que não trabalham é adjetiva explicativa. Significa que todos os amigos o influenciam mal, pois eles não trabalham.

Interprete as seguintes frases: - A filha dele que estuda fora vai casar-se. - A filha dele, que estuda fora, vai casar-se. - A janela do quarto, através da qual ele jogou a menina, tinha marcas estranhas. - A janela do quarto através da qual ele jogou a menina tinha marcas estranhas.

- A filha dele que estuda fora vai casar-se. Ele tem uma filha que estuda fora e outra(s) que não estuda(m) fora; somente aquela vai casar-se. - A filha dele, que estuda fora, vai casar-se. Ele tem somente uma filha; ela estuda fora e vai casar-se. - A janela do quarto, através da qual ele jogou a menina, tinha marcas estranhas. Ele jogou a menina através da única janela do quarto; a janela tinha marcas estranhas. - A janela do quarto através da qual ele jogou a menina tinha marcas estranhas. Ele jogou a menina através de uma das janelas do quarto; somente esta janela tinha marcas estranhas.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Pronomes Relativos - .:: Só Português - Portal da ...

Pronomes Relativos. São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as ...
Read more

Pronome relativo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pronomes Relativos. São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as ...
Read more

Pronomes Relativos

Lisboa tem 16 miradouros oficiais. E tem também muitos nāo oficiais, escondidos nas sacadas, terraços e janelas de quem mora e trabalha na cidade.
Read more

Pronomes Relativos - Português - InfoEscola

Artigo sobre os Pronomes Relativos no português, exemplos de frases utilizando Pronomes Relativos, etc.
Read more

Pronome Relativo - Brasil Escola

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno.
Read more

Pronomes Relativos - Docs.com

Content published by lolly matos about Pronomes Relativos. 0 Views, 0 Likes on Docs.com.
Read more

Português/Classificação das palavras/Pronomes/Relativos ...

Pronomes Relativos Variáveis; Masculino Feminino; Singular: cujo, qual, quanto: cuja, qual, quanta: Plural: cujos, quais, quantos: cujas, quais, quantas
Read more

Inglês/Gramática/Pronomes/Pronomes relativos - Wikilivros

Um pronome relativo é aquele que liga duas orações (connector), modificando, de alguma forma, a primeira oração. Eis os pronomes relativos:
Read more

Pronome - Aula 7: Pronomes relativos - YouTube

Português Básico para Concursos - Função sintática dos pronomes relativos - Profª Tatiane Gadino - Duration: 27:46. Atual Concursos 57,752 ...
Read more

EXERCÍCIOS- PRONOME RELATIVOS - Scribd - Read books ...

EXERCÍCIOS – PRONOMES RELATIVOS – 2º BIMESTRE 1. Indique os pronomes relativos e os respectivos antecedentes: a) Pedro chamou o menino que estava ...
Read more