advertisement

Projeto Meio Ambiente

33 %
67 %
advertisement
Information about Projeto Meio Ambiente
Education

Published on November 22, 2008

Author: angelavbecker

Source: slideshare.net

advertisement

Tipo de projeto: Projeto de trabalho

Dados de identificação: Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental. Nível: 4º série- Ensino Fundamental. Duração aproximada: 10 dias.

Dados de identificação:

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental.

Nível: 4º série- Ensino Fundamental.

Duração aproximada:

10 dias.

Meio ambiente: Conhecer para preservar

Justificativa Importância da preservação ambiental e a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza; Realidade percebida em sala de aula: desperdício de papel, lixo jogado no chão, torneiras abertas nos banheiros, questionamentos surgidos em aula... Projeto que estimule uma mudança de postura diante do meio ambiente.

Importância da preservação ambiental e a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza;

Realidade percebida em sala de aula: desperdício de papel, lixo jogado no chão, torneiras abertas nos banheiros, questionamentos surgidos em aula...

Projeto que estimule uma mudança de postura diante do meio ambiente.

O que sabemos? Importância de cuidar do Planeta; Que é o homem que polui quando joga lixo no chão, nas águas, desmata florestas sem reposição; A importância da reciclagem do lixo; Animais estão morrendo por causa da destruição das florestas.

O que sabemos?

Importância de cuidar do Planeta;

Que é o homem que polui quando joga lixo no chão, nas águas, desmata florestas sem reposição;

A importância da reciclagem do lixo;

Animais estão morrendo por causa da destruição das florestas.

O que queremos aprender? Aprender a cuidar do Planeta; Aprender a não poluir , a instruir a família para que também preservem; Aprender a reciclar o lixo; Maneiras de não desperdiçar a água; Aprender como a água é tratada; Como fazer adubo com o lixo orgânico.

O que queremos aprender?

Aprender a cuidar do Planeta;

Aprender a não poluir , a instruir a família para que também preservem;

Aprender a reciclar o lixo;

Maneiras de não desperdiçar a água;

Aprender como a água é tratada;

Como fazer adubo com o lixo orgânico.

Como vamos aprender? Plantar: fazer canteiros e vasos; Visitar a CORSAN; Usar lixo reciclável em trabalhos na escola; Exposição dos trabalhos feitos; Confecção de fantoches com material reciclado; Teatro; Confecção de maquetes.

Como vamos aprender?

Plantar: fazer canteiros e vasos;

Visitar a CORSAN;

Usar lixo reciclável em trabalhos na escola;

Exposição dos trabalhos feitos;

Confecção de fantoches com material reciclado;

Teatro;

Confecção de maquetes.

Pra que aprender? Para aprender a cuidar da natureza, reciclando o lixo, não desperdiçando a água, cuidando do ambiente em que vivemos

O que aprendemos? Que não devemos desperdiçar a água; Que o lixo deve ser reciclado; Que o desmatamento prejudica o meio ambiente; Que todos tem o compromisso de cuidar do meio ambiente. As respostas são hipotéticas, pois o projeto ainda não foi aplicado.

O que aprendemos?

Que não devemos desperdiçar a água;

Que o lixo deve ser reciclado;

Que o desmatamento prejudica o meio ambiente;

Que todos tem o compromisso de cuidar do meio ambiente.

As respostas são hipotéticas, pois o projeto ainda não foi aplicado.

Referencial teórico: Nas últimas décadas a degradação ambiental e a queda da qualidade de vida dão origem a preocupação com as questões ambientais; Segundo Reigota (2001) essa a preocupação atualmente é planetária; Nesse contexto surge a educação ambiental questionando conceito, trabalhando formação de valores e despertando o respeito pela natureza.

Referencial teórico:

Nas últimas décadas a degradação ambiental e a queda da qualidade de vida dão origem a preocupação com as questões ambientais;

Segundo Reigota (2001) essa a preocupação atualmente é planetária;

Nesse contexto surge a educação ambiental questionando conceito, trabalhando formação de valores e despertando o respeito pela natureza.

Medidas oficiais mais recentes no Brasil: Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (1997, 1998); Lei 9.795/99, instituindo a política nacional da educação ambiental.

Medidas oficiais mais recentes no Brasil:

Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (1997, 1998);

Lei 9.795/99, instituindo a política nacional da educação ambiental.

Objetivo geral: Implantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

Objetivos específicos: Valorizar a importância da água e sua forma de tratamento a fim de utilizá-la de forma correta; Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveitá-lo; Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida;

Objetivos específicos:

Valorizar a importância da água e sua forma de tratamento a fim de utilizá-la de forma correta;

Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveitá-lo;

Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida;

Objetivos específicos: Identificar as bacias hidrográficas do RS e o rio que banha o município, ampliando seus conhecimentos; Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo a fim de compreender a interação do homem com a natureza.

Objetivos específicos:

Identificar as bacias hidrográficas do RS e o rio que banha o município, ampliando seus conhecimentos;

Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo a fim de compreender a interação do homem com a natureza.

Metodologia: Este projeto será trabalhado de forma interdisciplinar e vivenciada, possibilitando atividades práticas e vivências pessoais no meio em que convivem os alunos. Serão desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, entrevistas, visitação a CORSAN, murais, maquetes, vídeo, histórias matemáticas, plantio de mudas, teatro, exposição de trabalhos e produção textual.

Metodologia:

Este projeto será trabalhado de forma interdisciplinar e vivenciada, possibilitando atividades práticas e vivências pessoais no meio em que convivem os alunos.

Serão desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, entrevistas, visitação a CORSAN, murais, maquetes, vídeo, histórias matemáticas, plantio de mudas, teatro, exposição de trabalhos e produção textual.

Aula 1: Leitura e interpretação de texto focando a importância dos cuidados com o meio ambiente. Entrevistas. As questões serão construídas com a turma. Serão realizadas nas famílias e vizinhança, envolverão perguntas sobre a água e o lixo. Essa tarefa deverá ser entregue na aula seguinte.

Aula 1:

Leitura e interpretação de texto focando a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Entrevistas.

As questões serão construídas com a turma. Serão realizadas nas famílias e vizinhança, envolverão perguntas sobre a água e o lixo. Essa tarefa deverá ser entregue na aula seguinte.

Aula 2: Leitura e tabulação dos dados colhidos nas entrevistas; Construção de um gráfico envolvendo os dados coletados nas entrevistas; Debate sobre as informações coletadas.

Aula 2:

Leitura e tabulação dos dados colhidos nas entrevistas;

Construção de um gráfico envolvendo os dados coletados nas entrevistas;

Debate sobre as informações coletadas.

Aula 3: Visitação à CORSAN: Palestra abordando temas como: Importância desse recurso não renovável, bem como o papel de cada um na sua conservação e etapas do processo de tratamento da água; Observação da estação de tratamento da água;

Aula 3:

Visitação à CORSAN:

Palestra abordando temas como: Importância desse recurso não renovável, bem como o papel de cada um na sua conservação e etapas do processo de tratamento da água;

Observação da estação de tratamento da água;

Aula 4: Produção textual sobre a visitação do dia anterior; Construção de maquetes sobre a estação de tratamento da água; Problemas matemáticos envolvendo unidades de medida, consumo da água; *Os problemas serão propostos pelo professor. Os alunos levarão para casa a tarefa de construir um problema envolvendo unidades de medida.

Aula 4:

Produção textual sobre a visitação do dia anterior;

Construção de maquetes sobre a estação de tratamento da água;

Problemas matemáticos envolvendo unidades de medida, consumo da água;

*Os problemas serão propostos pelo professor. Os alunos levarão para casa a tarefa de construir um problema envolvendo unidades de medida.

Aula 5: Apresentação e correção dos problemas da atividade de tema de casa; Apresentação de um vídeo sobre o uso dos recursos naturais ao longo da história; Construção de uma linha de tempo, mostrando o papel e o uso da água na agricultura, nos povos da antigüidade e a forma de como exploravam a natureza tirando dela seu sustento.

Aula 5:

Apresentação e correção dos problemas da atividade de tema de casa;

Apresentação de um vídeo sobre o uso dos recursos naturais ao longo da história;

Construção de uma linha de tempo, mostrando o papel e o uso da água na agricultura, nos povos da antigüidade e a forma de como exploravam a natureza tirando dela seu sustento.

Aula 6: Leitura e interpretação de texto sobre as bacias hidrográficas do RS e o rio que banha o município; Pintura de mapa (bacias hidrográficas).

Aula 6:

Leitura e interpretação de texto sobre as bacias hidrográficas do RS e o rio que banha o município;

Pintura de mapa (bacias hidrográficas).

Aula 7: Implantação da coleta seletiva do lixo em sala de aula; Conversa sobre o lixo produzido, os tipos de lixo existentes e a importância de sua separação para o reaproveitamento (reciclagem); Separação do lixo em sala de aula em cestos separados: lixo orgânico e lixo seco. Confecção de fantoches com lixo seco trazido pelos alunos: garrafas pet, caixas de leite, tampinhas...

Aula 7:

Implantação da coleta seletiva do lixo em sala de aula;

Conversa sobre o lixo produzido, os tipos de lixo existentes e a importância de sua separação para o reaproveitamento (reciclagem);

Separação do lixo em sala de aula em cestos separados: lixo orgânico e lixo seco.

Confecção de fantoches com lixo seco trazido pelos alunos: garrafas pet, caixas de leite, tampinhas...

Aula 8: Construção em grupos de um roteiro para teatro sobre o meio ambiente, com os fantoches produzidos na aula anterior; Ensaio e apresentação dos grupos de teatro.

Aula 8:

Construção em grupos de um roteiro para teatro sobre o meio ambiente, com os fantoches produzidos na aula anterior;

Ensaio e apresentação dos grupos de teatro.

Aula 9: Plantio de canteiros e vasos com o lixo orgânico (separado na coleta seletiva); Construção de murais sobre o meio ambiente; Auto-avaliação: O que aprendi durante as aulas? *Os alunos responderão por escrito a auto-avaliação.

Aula 9:

Plantio de canteiros e vasos com o lixo orgânico (separado na coleta seletiva);

Construção de murais sobre o meio ambiente;

Auto-avaliação: O que aprendi durante as aulas?

*Os alunos responderão por escrito a auto-avaliação.

Aula 10: Será realizada uma exposição em sala de aula dos trabalhos construídos pelos alunos durante o projeto. Os alunos das outras turmas serão convidados para visitar a exposição e assistir os grupos de teatro com os fantoches

Aula 10:

Será realizada uma exposição em sala de aula dos trabalhos construídos pelos alunos durante o projeto. Os alunos das outras turmas serão convidados para visitar a exposição e assistir os grupos de teatro com os fantoches

Avaliação: Serão considerados atingidos os objetivos se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente as questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no projeto através de auto-avaliação e o registro do acompanhamento das demais atividades desenvolvidas no projeto.

Avaliação:

Serão considerados atingidos os objetivos se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente as questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no projeto através de auto-avaliação e o registro do acompanhamento das demais atividades desenvolvidas no projeto.

Preservar o meio ambiente: um compromisso de todos nós.

A sua atitude faz a diferença! Angela Becker

Add a comment

Related presentations

Related pages

projeto meio ambiente? | Yahoo Clever

no projeto meio ambiente da escola onde trabalho fiquei com o tema animais, cadeia alimentar, e animais em extinção, preciso de dicas para ...
Read more

Projeto Meio Ambiente

Projeto Meio Ambiente. 574 likes. Projeto Meio Ambiente Colégio Estadual Duque de Caxias Tuneiras do Oeste - PR http://meioambienteprojeto.blogspot.com.br/
Read more

Projeto "Meio Ambiente" | Amigas da Educação Infantil ...

PROJETO “ MEIO AMBIENTE” Ano 2011 TURMA BII – Professora Elâine Rossini Justificativa: Vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ...
Read more

Escola Perpétuo Socorro: PROJETO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA DO PROJETO A Escola E. E. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ...
Read more

PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA • Conceito: PROJETO: -Proposta-Plano; Intento-Empreendimento-Plano Geral de Construção-Redação provisória ...
Read more

Banco de Atividades: PROJETO - meio ambiente

PÚBLICO-ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental JUSTIFICATIVA O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os ...
Read more

PROJETO MEIO AMBIENTE - YouTube

UM TRABALHO ESCOLAR MOSTRANDO COMO SE DEVE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, PRESERVANDO OS RECURSOS NATURAIS E MANTENDO A CIDADE SEM ACÚMULO DE LIXOS ...
Read more

Meio ambiente - Lions Member Center

Campanha de Ação para Serviços Globais de Proteção ao Meio Ambiente. Planejar um Projeto do Programa Proteção ao Meio Ambiente durante o mês de ...
Read more

Projeto "Preservando o Meio Ambiente na Escola"

Projeto "Preservando o Meio Ambiente na Escola". 550 likes · 2 talking about this. Projeto Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio...
Read more

Projeto Meio Ambiente-PDF - Scribd - Read books ...

instituto federal de educaÇÃo, ciÊncias e tecnolÓgia do parÁ (campus castanhal) bruno marinho dos santos claÚdia nunes lira joelza rocha moreira ...
Read more