Programa CoraÇÃo Feliz Udesc

50 %
50 %
Information about Programa CoraÇÃo Feliz Udesc
Health & Medicine

Published on October 16, 2008

Author: conviversaude

Source: slideshare.net

Description

Apresentação em Slides do programa Coração feliz realizado na UDESC pelo ICS e seus Parceiros.

Instituto Conviver Saúde Humanizar para cuidar melhor

Programa Coração Feliz UDESC – Florianópolis, SC

O que é o Programa Coração Feliz - UDESC? É um feliz encontro entre a psicoterapia e a musicoterapia , com o propósito de auxiliar no tratamento e na recuperação portadores de doenças cardiopulmonares e metabólicas

É um feliz encontro entre a psicoterapia e a musicoterapia , com o propósito de auxiliar no tratamento e na recuperação portadores de doenças cardiopulmonares e metabólicas

Onde se insere o Programa Coração Feliz - UDESC? No programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), que teve início em 1991, no CEFID/UDESC com a criação do NCME (Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício). No Brasil, o NCME é referência quando se trata de reabilitação de doenças crônico-degenerativas, atendendo mais de 200 pessoas que necessitam de supervisão durante a prática de atividades físicas. A RCPM se define como um ramo de atuação da medicina que, implementada por ação interdisciplinar, possibilita a restituição de satisfatórias condições clínicas, físicas, psicológicas e laborativas. É considerada uma modalidade terapêutica das mais interessantes em termos de custo-efetividade e bastante segura.

No programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), que teve início em 1991, no CEFID/UDESC com a criação do NCME (Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício).

No Brasil, o NCME é referência quando se trata de reabilitação de doenças crônico-degenerativas, atendendo mais de 200 pessoas que necessitam de supervisão durante a prática de atividades físicas.

A RCPM se define como um ramo de atuação da medicina que, implementada por ação interdisciplinar, possibilita a restituição de satisfatórias condições clínicas, físicas, psicológicas e laborativas.

É considerada uma modalidade terapêutica das mais interessantes em termos de custo-efetividade e bastante segura.

Justificativa Sabemos que o corpo, quando submetido à influência habitual de estados emocionais nocivos, pode sofrer mudanças estruturais capazes de lhe causar sérios danos. Sabemos da influência desses estados no processo de adoecimento orgânico, prejudicando a recuperação do enfermo ou desencadeando a própria doença.

Sabemos que o corpo, quando submetido à influência habitual de estados emocionais nocivos, pode sofrer mudanças estruturais capazes de lhe causar sérios danos. Sabemos da influência desses estados no processo de adoecimento orgânico, prejudicando a recuperação do enfermo ou desencadeando a própria doença.

Objetivo Potencializar a capacidade do paciente de significar e lidar positivamente com sua doença, participando ativamente e criativamente do seu próprio processo de cura. Oferecer um espaço de encontro, compartilhamento e reflexão acerca das questões pertinentes ao adoecimento, prevenção e cura.

Potencializar a capacidade do paciente de significar e lidar positivamente com sua doença, participando ativamente e criativamente do seu próprio processo de cura.

Oferecer um espaço de encontro, compartilhamento e reflexão acerca das questões pertinentes ao adoecimento, prevenção e cura.

Como tem se desenvolvido? A espera de apoio para implementação

A espera de apoio para implementação

Estratégias empregadas Grupo de apoio psicoterapêutico com suporte da musicoterapia. As atividades desenvolvidas variam em função das necessidades do grupo formado, abrangendo exercícios de terapia de grupo, vivências, audição musical, canto e composição musical.

Grupo de apoio psicoterapêutico com suporte da musicoterapia.

As atividades desenvolvidas variam em função das necessidades do grupo formado, abrangendo exercícios de terapia de grupo, vivências, audição musical, canto e composição musical.

Como o programa ajuda o paciente? Potencializa a capacidade do paciente de significar e lidar positivamente com sua doença e tratamento. Oferece um espaço de compartilhamento e reflexão acerca das questões pertinentes ao estar doente.

Potencializa a capacidade do paciente de significar e lidar positivamente com sua doença e tratamento.

Oferece um espaço de compartilhamento e reflexão acerca das questões pertinentes ao estar doente.

Que benefícios traz a psicoterapia associada à música? A música amplia as possibilidades estratégicas da terapia, incrementa substancialmente o impacto emocional sobre os pacientes, enriquece e facilita o esforço de contextualização do terapeuta e propicia maior eficácia do tratamento terapêutico

A música amplia as possibilidades estratégicas da terapia, incrementa substancialmente o impacto emocional sobre os pacientes, enriquece e facilita o esforço de contextualização do terapeuta e propicia maior eficácia do tratamento terapêutico

Add a comment

Related presentations

Related pages

Programa CoraÇÃo Feliz Udesc - Health & Medicine

Apresentação em Slides do programa Coração feliz realizado na UDESC pelo ICS e seus Parceiros.
Read more

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ... - faed.udesc.br

Um feliz encontro. À ... guardado no coração, ... 1.2.2 Programa, métodos e processos de ensino: permanências no Regulamento de
Read more

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE ...

universidade do estado de santa catarina – udesc centro de ciÊncias da saÚde e do esporte – cefid programa de pÓs-graduaÇÃo em ciÊncias do movimento
Read more

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE ...

universidade do estado de santa catarina - udesc ... programa de pÓs-graduaÇÃo em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental – mppt
Read more

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ...

universidade do estado de santa catarina – udesc ... programa de pÓs-graduaÇÃo em ciÊncias do movimento humano ... fazer tão feliz, ...
Read more