advertisement

Positivismo de Augusto Comte

50 %
50 %
advertisement
Information about Positivismo de Augusto Comte
Education

Published on March 8, 2014

Author: rogerpimentel5

Source: slideshare.net

Description

Criador da SOCIOLOGIA e do POSITIVISMO
após exaustivos estudos da estática e dinâmica
sociais, idealizou uma sociedade modelo,
tendo o amor como princípio,
a ordem como base
e o progresso como fim.
advertisement

AUGUSTO COMTE: POSITIVISMO

ACADÊMICOS • DENISON DE SOUZA • DERMISON SALGADO • JOUSEFE DAVID • ROGER PIMENTEL

A BIOGRAFIA DE AUGUSTO COMTE

Auguste Comte, o Pai do Positivismo

Auguste Comte – O Fundador da Sociologia ISIDORE- AUGUSTE MARIE-FRANÇOIS XAVIER COMTE Filósofo e Sociólogo, natural de Montpellier França. Nasceu em 1798 e faleceu em Paris em 1857. Discípulo do conde Claude-Henri de Saint Simon.

• Em 1814, ingressou na Escola Politécnica de Paris. • 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, • 1824, rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste • • • • sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade.. Em 1826, sofreu um colapso nervoso enquanto trabalhava na criação de uma filosofia positiva. Em 1842, perdeu o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. 1851 e 1854, redigiu o Sistema de política positiva, no qual expôs algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica. Em 1856, publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva. Não pôde concluir a obra ao falecer, possivelmente de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris.

PRINCIPAIS OBRAS • Opúsculos de Filosofia Social (1816/1828) • Curso de Filosofia Positiva (1830/1842) • Sistema de Política Positiva (1851/1854) • Discurso sobre o Espírito positivo (1844) • Catecismo Positivista (1852) • Apelo aos conservadores (1855) • Síntese Subjetiva (1856) • Correspondência (1816/1857)

O POSITIVISMO

Emprego dos Termos Criador da SOCIOLOGIA e do POSITIVISMO após exaustivos estudos da estática e dinâmica sociais, idealizou uma sociedade modelo, tendo o amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim.

Campo de Pesquisa  A herança francesa do iluminismo e as ondas de choque da Revolução Francesa levaram Comte a examinar a sociedade a partir de um estudo científico.(Curso de Filosofia Social (1830-1842).  Filosofia Social no princípio, depois o termo híbrido grego-latino Sociologia.

Etapas do Pensamento  Lei dos três Estados, no qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução passar por três estados diferentes.  Segundo essa Lei, o espírito humano teria passado por três fases sucessivas.

1º Estado - Teológico  Pensamento místico, em que o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus.  Fetichismo (culto de objetos materiais magias)  Politeísmo (presença de vários deuses)  Monoteísmo (presença de um único Deus)

2º Estado - Metafísico  As atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico sobre a essência dos fenômenos.  Reunião de todas as forças numa só chamada natureza. (panteísmo)

3º Estado: Positivo  A ciência, ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos, o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimentos.  Uso das leis científicas da Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Lógica)

O MÉTODO POSITIVISTA

•O Positivismo foi a corrente do pensamento que dominou a Europa no Século XIX, Tendo como seu principal teórico Augusto conte. • Comte, introduz a concepção de que o conhecimento só pode ser válido se provado pelo método cientifico.

• No processo Histórico o positivismo reduz o papel do homem, enquanto ser pensante e crítico, para um mero coleto de informações e fatos presentes nos documentos.

POSITIVISMO E SOCIOLOGIA

• Augusto Comte foi o formulador sociologia e o principal iniciador positivismo. da do O Positivismo é uma corrente filosófica cujo iniciador principal foi Augusto Comte (17981857). Surgiu como desenvolvimento filosófico do Iluminismo, a que se associou a afirmação social das ciências experimentais. Propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente teologia ou metafísica. Assim, o Positivismo - em sua versão comtiana, pelo menos - associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.

• A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas. • A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.

• A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social.

REFERÊNCIAS • DURKHEIM, Émile. A função da divisão social do trabalho. In Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. • COSTA, João Cruz. Augusto Comte e as Origens do Positivismo REVISTA DE HISTÓRIA N° 03. São Paulo: 1950 trimestral. • http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm acessando em 05/02/2012.

MUITO OBRIGADO

Add a comment

Related presentations

Related pages

El positivismo de Augusto Comte - Cibernous

sidoro Augusto María Francisco Javier Comte nació en Montpellier en 1798. En 1814 ingresa en la elitista Escuela Politécnica, de la que ...
Read more

El Positivismo de Augusto Comte parte 1 - YouTube

El Positivismo de Augusto Comte parte 1 Free as a BIRD ~* Subscribe Subscribed Unsubscribe 99 99. Loading ... Standard YouTube License; Loading ...
Read more

Positivismo - Wikipedia, la enciclopedia libre

El positivismo es un pensamiento filosofico que afirma que el conocimiento auténtico es el conocimiento ... Comte presenta a la historia humana en tres ...
Read more

O Positivismo - YouTube

O Positivismo de ... Augusto Comte ... This feature is not available right now. Please try again later.
Read more

El Positivismo - Monografias.com

Evolución. Comte, Augusto. La Ley de los tres Estados. Teológico, metafísico y positivo. Fetichismo, politeísmo, monoteísmo. El carácter social del ...
Read more

EL POSITIVISMO - azc.uam.mx

EL POSITIVISMO . Consiste en no admitir como validos científicamente otros conocimientos, ... · Comte, Augusto (1798-1857).
Read more

Positivismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart ... Esta nova realidade contrasta com o positivismo de Comte, ...
Read more

POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE - Pedagogia ao Pé da Letra

“O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim” Augusto Comte
Read more

Augusto Comte y el positivismo - html.rincondelvago.com

AUGUSTO COMTE Y EL POSITIVISMO. La Filosofía Positiva. Antecedentes. Los años de la vida de Comte son los años posteriores a la Gran Revolución.
Read more