Poluição e Extinção da Vida Marinha

67 %
33 %
Information about Poluição e Extinção da Vida Marinha
Education

Published on March 7, 2014

Author: Nathal1aGh1lard1

Source: slideshare.net

Description

Assunto discutido até hoje, a poluição nos mares e a extinção da vida marinha foi abordada em aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A pesquisa nos mostrou o alarmante resultado consequente das mudanças realizadas pelo homem na natureza, direta ou indiretamente. No arquivo é esclarecido o que causa a poluição, esclarecendo principalmente o papel dos vazamentos de petróleo.
Aqui você também encontra detalhes sobre a empresa Chevron, uma das maiores ativistas do ramo energético. Sua sede, localizada nos EUA, tem como principal atividade a extração e transporte de petróleo natural.

A Poluição e a Extinção da Vida Marinha Nomes: Aline Mattos Camila Rocha Hidali Cambraia Laila Kuttner Lwana Artesi Nathalia Ghilardi Thaís Sadowski 3º A – Jornalismo A vida Marinha e –o 2011 Homem: Meio Ambiente e Morte e Sustentabilidade Exploração

O que é Poluição Marinha? ICES – definição: Poluição Marinha é definida como a introdução pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou energias no meio marinho que resultam em prejuízos aos recursos vivos, à saúde humana, dificuldades das atividades marítimas (inclusive a pesca), impedindo a utilização da água para os fins adequados.

Formas de Poluição: - Urbanização, agricultura, turismo, desenvolvimento industrial, despejo de esgoto não tratado, dejetos industriais, falta de infraestrutura costeira;

- Nutrientes Inorgânicos; - Metais; - Plástico;

- Petróleo.

O Petróleo como causa de extinção Todo ano são transportados 9 bilhões de toneladas de petróleo pelo mar. Anualmente, a população despeja 4 milhões de toneladas de petróleo nos oceanos do mundo. Esses números não incluem os derramamentos acidentais.

Desequilíbrio provocado pelos vazamentos de Petróleo - Fotossíntese; - Morte de peixes em larga escala; - Prejuízo para outros nichos: Aves.

Animais ameaçados de extinção – Vazamento de petróleo no Golfo do México - EUA  Tartaruga Marinha: Além de colocar ovos nas praias, agora contaminadas, elas podem se intoxicar com o óleo, afundar e morrer. Algumas espécies que vivem na região do Golfo já estão ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-couro, a maior do mundo.

 Golfinho: O grupo dos cetáceos, como golfinhos, baleias, cachalotes e orcas tem a pele sensível e precisam subir à superfície para respirar. Quando fazem isso, além de se sujar de óleo, podem inalar gases tóxicos, que causam problemas pulmonares.

 Atum Vermelho: Já ameaçado pela pesca excessiva, o peixe – também chamado de Atum Azul – desovou no mês de Maio, justamente durante o espalhamento do óleo, que pode matar as larvas do animal. Os adultos também estão em risco, já que o petróleo pode grudar em suas gueiras (órgão respiratório dos peixes).

 Peixe-boi-marinho: O animal, que vive próximo à costa, se alimenta de vegetais, que podem estar contaminados com óleo. Além disso, a mancha pode impedir que a luz do Sol penetre na água, dificultando o crescimento dessas plantas.

Caso Chevron  A Chevron, com sede nos Estados Unidos, é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético, especialmente petrolífero. Suas atividades incluem extração e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia.

 Em 7 de Novembro, ocorreu um vazamento de óleo próximo à plataforma de Frade, na Bacia de Campos, RJ. A plataforma era operada pela empresa Chevron. A área afetada, segundo a empresa, chega a 163 quilômetros quadrados, com vazão estimada em 330 barris por dia. Dias depois, a empresa assumiu total responsabilidade sobre o ocorrido.

O que foi feito?  A Chevron foi multada em R$ 50 milhões pelo IBAMA. Este não foi o primeiro caso de vazamento ocorrido na empresa. De 1964 a 1990, a Texaco, pertencente à Chevron, despejou bilhões de galões de lixo tóxico na Amazônia Equatoriana e depois foi embora.

ISO  A fábrica de Lubrificantes da Chevron, localizada em Duque de Caxias é certificada com o ISO 9001, ISO 14000 e QS 9000.

Órgãos de proteção e as leis  Projeto Tamar;  IBAMA;  Greenpeace;   Código Estadual de Proteção aos Animais (presente em cada estado brasileiro); Sea Shepherd – Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha.

Soluções para a extinção e a poluição De fato, essa cadeia de exploração só terá um fim se nós tomarmos uma posição. Os políticos devem criar leis mais rígidas para as empresas e isso deve ser exigido pela população. A caça de animais e a poluição de rios e mares só acabará se o ser humano se conscientizar de que também faz parte da natureza.

FIM!

Add a comment

Related presentations

Related pages

Poluição e Extinção da Vida Marinha - Education

Assunto discutido até hoje, a poluição nos mares e a extinção da vida marinha foi abordada em aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A pesquisa nos ...
Read more

AMEAÇAS A VIDA MARINHA - Preservação Marinha

AMEAÇAS A VIDA MARINHA. CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. ... - Poluição da água resultante dos efluentes dos tanques de engorda; - Uso excessivo de drogas, ...
Read more

Sobre Vida MARINHA: CAVALO MARINHO

Seminário sobre vida marinha Sucesso absoluto. ... A vida marinha poderá sofrer extinção em massa em ... a acidificação da água, a poluição e o ...
Read more

Ponad 1000 pomysłów na temat: Tartaruga Marinha na ...

Znajduj i zapisuj pomysły o tematyce Tartaruga Marinha na Pintereście, światowym katalogu pomysłów. | Dowiedz się więcej na temat: ...
Read more

NORMAM-03/DPC - Marinha do Brasil - manualzz.com

Categories. Baby & children Computers & electronics Entertainment & hobby
Read more

ipedro cumbe - icumbe.blogspot.com

ACADEMIA Este blog é um repositório das pequenas revisões bibliográficas e de pesquisas que tenho feito, é uma forma de ajudar a malta da academia e o ...
Read more

TRIBUNAL MARÍTIMO - Marinha do Brasil - manualzz.com

Categories. Baby & children Computers & electronics Entertainment & hobby
Read more