Pequenas Aulas De Excel - 03

50 %
50 %
Information about Pequenas Aulas De Excel - 03

Published on November 9, 2017

Author: LucianoMagalhes1

Source: slideshare.net

1. 2014 Luciano Cardozo Magalhães Digidados 26/11/2014 Pequenas Aulas de Excel Aula 03

2. AULA 03 1

3. AULA 03 2 Estudo de Caso - Lista de Compra Continuemos a aprender o Excel básico com estudos de caso. Nesta aula faremos uma lista de compras. Quais são os atributos da lista de compra? O produto a ser comprado, preço unitário, quantidade e valor total. Então vamos lá! Comecemos com os títulos das colunas que já identificamos acima: Produto, Preço Unitário, Quantidade e Valor Total. Coloquemos esses nomes nas células A1, B1, C1 e D1. Pode acontecer de o texto ultrapassar para outra célula, mas não ultrapassa. É apenas um recurso para se visualizar o que foi feito. O conteúdo da célula permanece onde foi digitado. É só ajustar o tamanho da célula e a visualização ficará normal. Assim: 1- Primeiro posicione o cursor entre a célula que se quer aumentar e a seguinte. Aparecerá um cursor formado por uma barra central e duas setas para a esquerda e para a direita, indicando que podemos aumentar (direita) ou diminuir (esquerda) o tamanho da célula – Figura 1. 2- Pressione o botão esquerdo do mouse de forma que apareçam duas linhas pontilhadas ladeando a célula que terá seu tamanho alterado – Figura 2. 3- Com o botão do mouse pressionado arraste o cursor para a direita – Figura 3. 4- Solte o botão do mouse para que o resultado apareça – Figura 4. Figura 2 Figura 2 Figura 3 Figura 4

4. AULA 03 3 Usando o recurso descrito anteriormente vamos acabar de preencher os títulos das nossas colunas. Vamos escrver alguns produtos e jogar valores para continuarmos a criação da nossa lista de compras. Se a célula não estiver pré-formatada não adiantará muito colocar a vírgula como separadora de decimais para centavos se estes forem zerados. Mas para Quantidade, no nosso caso o item Feijão, a vírgula foi precedida do número 5 supondo que estamos querendo comprar meio quilo do produto. Sabendo que trabalhamos com três casas decimais quando se trata de peso temos que acrescentar mais números à quantidade e que devemos modificar a forma de apresentação dos valores do Preço Unitário e Valor Total para que se pareçam com moeda corrente nacional, o Real (R$). Mas resolveremos isto daqui a pouco. Todos os itens e valores lançados? Muito bem! Vamos proceder à formatação das células de acordo com aquilo que representam. Temos que avaliar os produtos, pois quando compro Massa de Tomate não compro meia lata ou uma lata e meia, sempre uma, duas, três ou quantas latas forem necessárias, mas sempre em valores inteiros. Então, quando for formatar as células em que meus produtos são peças, pacotes, latas ou outra unidade de medida que só pode ser utilizado valores inteiros, não há necessidade de acrescentar casas decimais, mas se quiser colocar podemos. Usaremos casas decimais no nosso caso porque poderemos substituir os itens vendidos de modo unitário por itens vendidos por peso. Isso é uma maneira de facilitar o trabalho. Por exemplo: numa próxima lista de compra posso trocar o Macarrão – que é vendido em unidade - por Filé de Frango – que é vendido a quilo. Se a célula que contem a unidade de medida não estiver com casas decimais terei o trabalho de formata-la. Desse modo Devemos perceber que Preço Unitário e Valor Total são valores em dinheiro e Quantidade quando relacionada a peso ou a outras unidadesde medida, possuem até três casas decimais.

5. AULA 03 4 já deixando tudo com casas decimais poupo algum trabalho. Já pensou numa lista de mais de 50 itens ter que formatar um por um? Vamos à Formatação! Primeiro formataremos as células com valores em moeda. Sigamos os passos: 1- Selecione com um clique de mouse a primeira célula a ser formatada e mantendo o botão do mouse pressionado arraste a seleção para baixo. Toda a área selecionada ficará marcada. 2- Sem pressionar o mouse para não desmarcarmos as células, apontemos o mouse na opção Formato de Número de Contabilização e pressionemos o clique do mouse. Pronto! O formato de moeda apareceu!

6. AULA 03 5 Façamos a formatação das células para Valor Total. Seguindo os mesmos passos da formatação de Preço Unitário. Veremos que não aparecerá nada nas células até digitarmos algum número, o zero por exemplo. Caso não consiga realizar a tarefa sozinho, veja o vídeo no Youtube usando a URL: http://youtu.be/RMDeHL9lMj8 Agora vamos proceder a formatação dos números quantitativos dos produtos da nossa lista de compra. Neste caso iremos apenas adicionar casas decimais. 1- Selecione com um clique de mouse a primeira célula a ser formatada e mantendo o botão do mouse pressionado arraste a seleção para baixo. Toda a área selecionada ficará marcada. 2- Sem pressionar o mouse para não desmarcarmos as células, apontemos o mouse na opção Aumentar Casas Decimais e pressionemos o clique do mouse três vezes. Pronto! Apareceram mais números decimais!

7. AULA 03 6 Da mesma forma que a anterior: se não conseguir realizar o procedimento veja o vídeo no Youtube na URL: http://youtu.be/9vUgFf_gQ0I Para finalizarmos esta aula precisamos gerar os resultados. O Valor Total do produto é seu Valor Unitário multiplicado pela Quantidade. Em Excel devemos pegar a primeira célula que contem o Valor Unitário (B2) e multiplicarmos pela Quantidade (C2). Essa multiplicação deve ser colocada na célula de resultado que no nosso caso é D2. Sigamos os passos: 1- Selecionar a célula em que será executada a operação de multiplicação (D2); 2- Digite a fórmula que executará a operação: =B2*C2 e pressione <ENTER>. Aí está o resultado. Repita a operação para as células seguintes. Na próxima aula ensinarei um recurso do próprio Excel que nos permite fazer a “clonagem” da operação em todas as linhas que forem resultados. Só fizemos essa digitação para fixarmos o aprendizado.

Add a comment