advertisement

Parecer técnico - Retrofit (Quadro de Distribuição de Força de 460 VCA)

50 %
50 %
advertisement
Information about Parecer técnico - Retrofit (Quadro de Distribuição de Força de 460 VCA)

Published on October 12, 2017

Author: AlexandreGrossi1

Source: slideshare.net

advertisement

1. PARECER TÉCNICO Painel Elétrico – Compressores Aciaria

2. Parecer Técnico Caracterização do Problema Aquecimento detectado pela termografia conforme relatório encontrado nos links A detecção do aquecimento se justifica pela resistência elétrica gerada pela deformação mecânica produzida no barramento, além da folga detectada nas garras

3. Parecer Técnico Caracterização do Problema Outras Observações: Gaveta 2 foi desmontada deixando de atender a redundância das bombas Gaveta 3 foi desativada devido a restrições elétricas para a ligação dos 4 compressores

4. Parecer Técnico Operacionalidade do Equipamento Painel Elétrico Moller – Compressores da Aciaria. O sistema geral de ar comprimido, em específico, a linha de ar dos compressores, atende a diversas áreas e processos :  Projeção de massa nos convertedores e panelas de aço.  Refrigeração do motor das válvulas K7 das panelas (mecanismo de vazamento das panelas de aço), enquanto estiverem no berço e nos aquecedores.  Limpeza dos canais de placas dos carros da área do Lingotamento Convencional.  Utilizado para acionar marteletes pneumáticos no reparo de fundidos, para manutenção em lingoteiras e placas de base.  Linha de ar comprimido de alimentação da chama piloto, referente ao sistema de aquecimento do RH01.  Pesagem de Gusa: O ar comprimido é utilizado para a limpeza das lentes das câmeras de CFTV utilizadas pela operação, os operadores acompanham o gusa sendo transferido para a panela e também o posicionamento do Carro Torpedo.  No processo do KR, o ar comprimido é utilizado na refrigeração do Impeller, equipamento relacionado ao processo de tratamento do gusa. Também é utilizado para o acionamento do motor de emergência do carro do Impeller.

5. Parecer Técnico Perfil de Perda /Ações Tomadas / Proposta Técnica Perfil de perda: Interrupção no processo de fabricação do aço Ações já tomadas:  Substituição de todas as garras de conexão das gavetas com o barramento de saída.  Substituição de 01 disjuntor avariado.  Substituições dos barramentos de saída das primeiras 03 gavetas dos compressores  Reaperto nas conexões das chaves seccionadoras e refeito o isolamento dos cabos elétricos.  Limpeza interna do painel CCM. Proposta técnica:  De acordo com a situação encontrada no painel em questão e mesmo com as ações acima citadas não terem surtido efeito desejado, torna-se necessário a troca do painel de acordo com proposta:  A troca está sendo sugerida visto que toda deformação nos barramentos são oriundas da forma de inserção dos disjuntores. Assim necessitamos da readequação das dobras destes barramentos.  Ainda temos a necessidade readequação da gaveta número 2, para retornar com a redundância das bombas.  Há também a necessidade do repotenciamento do painel, visto que devido a restrições elétricas e mecânicas não é possível a ligação dos quatro compressores ao mesmo tempo.

6. Parecer Técnico Características de funcionamento, projeto e fabricação O Painel ( Quadro de Distribuição Trifásico – 460 VCA – 60 Hz ) que será designado por “ALIMENTADOR DOS COMPRESSORES ACIARIA – FABRICAÇÃO E TRATAMENTO DE AÇO”, será ligado a sistema elétrico trifásico, frequência 60 Hz, com tensão nominal de 460V. O escopo de fornecimento desta especificação deverá observar o diagrama unifilar em anexo.  O Painel para centro de carga deverá satisfazer o DIAGRAMA UNIFILAR em anexo; devendo ser constituídas por seções verticais modulares e justapostas, grau de proteção IP-54 da ABNT;  Para possibilitar inspeção visual ou com aparelho de termografia aos barramentos, o Painel deverá possuir tampa traseira com dobradiças e uma sub-tampa com treliça.  Todas as portas deverão possuir trincos do tipo cremona, para permitir a abertura sem o uso de chaves ou ferramentas.  No compartimento do disjuntor de entrada, prever medição de tensão e corrente, bem como sinalização de Ligado, Desligado e Defeito.  As manoplas de todos os disjuntores deverão ser acessíveis para manobras e extração por comando manual com o compartimento fechado.  Prever também travamento mecânico através de cadeados para bloqueio de energia  A distribuição interna de energia no Painel deverá ser feita através de um barramento trifásico horizontal, localizado na parte superior traseira, com conexões estanhadas;  As seguintes cores deverão ser empregadas cores para identificação dos barramentos, conforme ABNT:  Os condutores de controle e de força deverão ser de cobre, com isolamento para 750 V, anti-chama, sendo observadas bitolas mínimas para circuitos de força, controle, medição e aterramento;  Os condutores deverão ser claramente identificados por anilhas plásticas com gravação em baixo relevo em cada extremidade, com a numeração do equipamento ou borne onde são ligados;  A PROPONENTE/CONTRATADA deverá atender plenamente a todos os requisitos da NR10 e submeter todos o projeto a aprovação.

7. Parecer Técnico Especificações características disjuntores e controles A especificação das características do disjuntor foi comentada e aprovada, onde foi possível de estendê-las às futuras aquisições dos retrofit’s dos disjuntores de 800 A. Especificação de disjuntores de 800 A, sendo: Os disjuntores abertos da gama Masterpact NT asseguram a proteção dos circuitos e das cargas:  4 tipos de disparadores eletrônicos, com valores RMS, disponíveis como padrão  ajustagem do longo retardo de 0,4 a 1 ln, por comutadora ou teclado, no local ou remoto  capacidade nominal de interrupção de 42, 50 KA  acionamento motorizado  bobina de mínima tensão (MN e MNR)  bobina de desligamento (MX)  bobina de fechamento (XF)  contatos auxiliares (OF, SD, SDE, PF, etc.)  botão de comando para fechamento elétrico (BPFE)  bloqueios por cadeados e fechaduras. A unidade de controle será um micrologic 6.0 A, sendo: Proteção: Longo Retardo Curto Retardo Instantâneo Terra I1, I2, I3, IN, Iterra, Idiferencial e valores máximos destas medições sinalização dos defeitos valores dos ajustes em ampères e segundos. Imune a perturbações eletromagnéticas.

8. Parecer Técnico Diagrama Unifilar Proposto

Add a comment