Os trabalhadores também tem família!

50 %
50 %
Information about Os trabalhadores também tem família!
Education

Published on April 27, 2014

Author: LetciaCristina4

Source: slideshare.net

OS TRABALHADORES TAMBÉM TEM FAMÍLIAS

Trataremos neste capítulo, de questões ligadas a cuidados com os filhos e também com idosos para casais que trabalham. As principais pressões citadas pelos casais neste capítulo são: * Achar tempo e energia para enfrentar as múltiplas demandas; * Lidar com conflitos entre as demandas; * A questão de achar quem cuide dos filhos de forma satisfatória.

O problema de achar tempo e energia para encaixar o cuidado de uma criança pequena com as exigências de duas carreiras. Exaustão e sensação de “ não haver horas suficientes no dia” Tempo e energia

Sinto- me cansada há tanto tempo; faz parte da minha vida desde que Alex nasceu. Antes eu tinha muita energia. Agora simplesmente aceito que estou cansada. (Enfermeira, mãe de um menino de dois anos). As demandas sobre o tempo e a energia nem sempre decrescem com o crescimento dos filhos.

“ Acho que a vida é corrida por causa dos filhos e todas as suas atividades e compromissos. Não creio que sempre tenhamos corrido por causa de nossas carreiras.” ( Advogada, mãe de crianças treze, dez e dois anos ).

Conflito

Conflito • Quando as pessoas se sentem divididas entre as necessidades dos filhos e as solicitações do trabalho o conflito pode ser penoso. ( constantemente divididos em duas direções ). • O fato da família e trabalho competirem por tempo e energia escassos que os casais que trabalham são tão vulneráveis a conflitos. • Os casais sem filhos também podem ter conflitos entre trabalho e família ex: quando enfrentam trabalhos de transferência, mas não possuem estresse , mas para casais que trabalham fora e tem filhos , o conflito é bem maior causando alto nível de estresse , diminuindo a satisfação com o trabalho e com a vida, afetando a saúde mental dos pais .

• O conflito maior tende acontecer com as mães do que com os pais , mais os mesmos não estão imunes aos conflitos , as demandas por maior envolvimento das familiar dos homens em casais que trabalham criam mais condições para conflitos, tanto para pais quanto para mães. • Logo o conflito entre trabalho e família resulta de horários incompatíveis • Existem conflito também entre aquilo que os pais estão de fato fazendo e o que a sociedade espera deles, principalmente para as mães.

Quem é Responsável pelos filhos? Cuidar dos filhos é a ocupação que mais consome tempo e energia. É um trabalho que, ao contrário do trabalho doméstico, não pode ser negligenciado. Cuidados com os filhos

Os casais que trabalham esperam que seus filhos recebam atenção de alta qualidade, mas o ônus da responsabilidade de prover esses cuidados com frequência cai muito sobre as mães. Existem várias razões pelas quais os casais que trabalham nem sempre dividem igualmente os cuidados com os filhos, apesar do compromisso com ideologia não tradicionais.

As mães se sentem culpadas, se dividem os cuidados com os filhos com os pais ou com outras pessoas. A expectativa social de que os pais não devem se envolver tanto quanto as mães com os cuidados do filhos pequenos também é amplamente expressa: Expectativas sociais Algumas pessoas acham difícil lidar com o fato de que me envolvo tanto com a educação do meu filho. Quando eu o levei para tomar vacinas, a médica perguntou se a mãe dele estava doente. ( Trabalhador comunitário )

Expectativas tradicionais em relação aos sexos Os homens que seguem os estereótipos masculinos tradicionais, por serem altamente competitivos e orientados para o poder, costumam achar que, participar dos cuidados com os filhos, é muito custoso em termos de carreira. Falta de modelos “ Nunca vi meu pai realmente envolvido com seus filhos; assim, acho que esta tem sido uma experiência de aprendizado lenta e dolorosa para mim. ” ( Assistente Social Homem )

O impacto da licença- maternidade A existência da licença-maternidade, mas não da licença-paternidade ou da licença do casal, pode desempenhar um papel importante na formação dos padrões de comportamento de pais.

A licença-paternidade de 5 (cinco) dias foi concedida pela Constituição Federal/88 em seu artigo 7º, XIX e art. 10, § 1º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, o que até então era de 1 (um) dia conforme estabelecia o artigo 473, III da CLT. Licença- maternidade (ou licença-gestante) é benefício de caráter previdenciário, introduzido pela CF de 1998 (art.7º, XVIII), que consiste em conceder, à mulher que deu à luz. Licença remunerada de 120 dias.

“ Eu obviamente fazia a maior parte da trabalho quando estava em casa, trocar fraldas, lavar e assim por adiante. Acho que continuamos assim depois que voltei. E o bebê parece corresponder melhor a mim. Afinal, estive com ele desde o começo.” ( Executiva de Recursos Humanos )

Superiores e colegas muitas vezes criticam os homens que desejam reduzir seu envolvimento no trabalho para conseguir tempo para estar com os filhos. Um padrão socialmente mais aceitável é que os pais trabalhem mais duro. Esta “ ética de provedor ” reduz o tempo e a energia de que os pais dispõem para cuidar dos filhos. Restrições organicionais

As vantagens da divisão das tarefas.

• Os homens estão participando cada vez mais dos cuidados com seus filhos, cada vez mais evidência que o envolvimento paterno nos cuidados, beneficia as mães , os filhos e os pró-pios pais.

Quem cuida dos filhos quando pai e mãe estão trabalhando? • Porque é importante encontrar serviços adequados? • Os principais tipos de Serviços de Cuidados com Crianças Disponíveis. • Babá- morando no emprego • Babá - diarista • Esquemas para feriados • Creche privada • Creche municipal • Clube independente da escola • Baby-sitter registrada

Crianças em Idade Pré-escolar • Nós não teríamos uma babá morando em nossa casa.Não há privacidade. (Médica) • Acho que teremos uma babá morando conosco até as crianças terminarem a escola. Internatos não são a solução. As férias são muito longas. (executivo de empresa) • Para o primeiro filho fizemos uma série de arranjos. Uma baby-sitter,depois uma creche, mas levar o bebe todas as manhãs era uma correria. Então tivemos uma série de babás diaristas, mas elas iam embora. Quando nasceu nosso segundo filho, contratamos uma babá para morar conosco. Nossa vida ficou muito mais fácil.

Crianças em Idade Escolar • Horários escolares. • “clubes para depois da escola” • Acampamentos • Expectativas dos professores e da escola.

Quem fica em casa numa crise? • 30% - Quem tiver menos ocupado. • 7% o pai. • 60% a mãe.

Filhos deficientes • Combinar duas carreiras com os cuidados com uma criança deficiente pode representar ainda mais problemas , é preciso flexibilidade para poder comparecer em compromissos em hospitais e as consultas com profissionais de saúde, bem como lidar com outras emergências. • Mas com o apoio certo , cuidados e flexibilidade no trabalho e apoio formal e informal na comunidade os pais podem manter suas carreiras e prover os cuidados e tendem a ser menos estressados que os pais que cuidam dos filhos em tempo integral.

Dilemas adicionais enfrentados por pais sozinhos • Como precisam atuar sós , as mulheres tende encontrar trabalhos que propicie uma flexibilidade considerável . isso é possível mas tem um preço ex: o trabalho autônomo , credito familiar, não propiciam para os pais um salário digno mas a “armadilha” do mau pagamento. • O problema de não ter alguém para dividir as despesas e tarefas cria se a necessidade da contratação de serviços formais.

Como as organizações podem ajudar Provisões para cuidados com Filhos • Alguns desses benefícios são oferecidos por um numero pequeno , mas crescente, de organizações. • Creches nos locais de trabalho existiam tradicionalmente em organizações como os hospitais , mas recentemente esses serviços tem sido reconhecidos por uma gama mais ampla de organizações . Creches no local de trabalho ou muito perto dele tem varias vantagens sobre outras formas de atendimento as crianças. • Os pais podem ver seus filhos durante o dia e estão prontamente a disposição numa emergência

• As creches tem valor inestimável para as mães que retornam ao trabalho quando ainda estão amamentando. • O horário de funcionamento de uma creche no local de trabalho obviamente coincide com o do trabalho das pessoas evitando problemas de incompatibilidade. • Consórcios de creches Muitas empresas rejeitam a ideia de uma creche no local de trabalho porque o numero de funcionários com filhos é pequeno de mais para justifica las .

• Programas para depois da escola . • As empresas podem ajudar providenciando o transporte das escolas ate o local de trabalho dos pais e muitas também proporcionam programas pra cuidar dos filhos depois da escola . • As organizações também podem ajudar oferecer cuidados para os filhos de funcionários . • Dar oportunidade aos pais de tirar férias coincidindo com as férias escolares dos filhos, ou permitir que os pais trabalhem mais horas durante o período letivo para poderem ficar mais com seus filhos durante as férias.

Cuidado com os pais e outros parentes idosos

Add a comment

Related presentations

Related pages

Salário Família 2016: Tabela, valor e Como Receber

... como também os trabalhadores avulsos, ... Como pedir e quem tem direito; Bolsa Família: O que é e quem pode receber; Salário Maternidade: ...
Read more

Dilma: Esse golpe também é contra os trabalhadores ...

... mas também contra os ... Falam que vão dar bolsa família só para os 5% mais pobres e ... Vamos criar um conselho entre os trabalhadores, ...
Read more

NÓS, OS ARCTURIANOS: UM CHAMADO PARA A FAMÍLIA E ...

... que é o som mais comum de todos os idiomas, é também típico em outros lugares em todo o ... UM CHAMADO PARA A FAMÍLIA E... TRABALHADORES DA LU...
Read more

MPT - O Ministério Público do Trabalho e os Direitos dos ...

... é um benefício previdenciário e não salário.Também pode receber o benefício quem tem ... família os trabalhadores ... família também ...
Read more

7 Direitos dos Trabalhadores Independentes - Economias

São também direitos dos trabalhadores ... Os direitos dos trabalhadores ... os trabalhadores independentes têm direito a abono de família ...
Read more

Com o PT no poder, os trabalhadores não tem o que ...

Os trabalhadores não tem o que ... em 2004 também para Vereador na Capital e em 2006 ... Impostos e Salário Família “Vamos tirar os impostos de ...
Read more

Senador que vai julgar Dilma, tem família com trabalho ...

... tem família com trabalho escravo em suas fazendas. ... Os trabalhadores produziam carvão vegetal em 12 ... Os trabalhadores também moravam no ...
Read more

Trabalhadores do Pingo Doce "têm de poder não ir trabalhar ...

Grupo da família Soares dos Santos vai abrir os seus ... não tem de respeitar". A dirigente do CESP afirmou ainda que os trabalhadores "têm de ...
Read more

O ADOECIMENTO NO TRABALHO: REPERCUSSÕES NA VIDA DO ...

de vida do trabalhador e de sua família1. Atualmente, os trabalhadores têm ... não tem sido utilizado no ... as doenças ocupacionais também afetam os ...
Read more

Para os trabalhadores de saúde - Hesperian Health Guides

WikiSaúde > Novo Onde Não Há Médico > A saúde das crianças > Para os trabalhadores ... Você também deve voltar a ... casa da família. É melhor ...
Read more