O Romance Da Redenção -Tema I

50 %
50 %
Information about O Romance Da Redenção -Tema I

Published on August 19, 2008

Author: Homerzatt

Source: slideshare.net

Description

Comentários sobre o Livro de Rute

“ O Romance da Redenção” Parte I A História de RUTE Adaptação Prof. Homerzatt O Romance da Redenção - Parte I Mesmo que a história é muito bonita, é por trás da história que se oculta uma mensagem de suma importância. Na verdade o livro de Ruth é uma das belas imagens do Velho testamento, e ela foi desenhada por Deus para servir de exemplo das verdades dramáticas da fé cristã expostas no Novo testamento. Em outras palavras, é uma revelação à maneira do Velho testamento, que ilustra a verdade escrita no Novo testamento. São figuras da realidade. Veja o que nos diz o apóstolo Paulo: “ Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” I Cor. 10:11 - Versão VARA Isto é “para servir de exemplo.... Para nossa instrução...”- Versão Bíblia de Jerusalém.

RUTE: O Romance da Redenção Parte I Quando Benjamin Franklin era embaixador dos Estados Unidos na França, participava ocasionalmente do “Clube dos Infiéis” ???, era um grupo que passava a maior parte do tempo buscando y lendo obras literárias famosas. Em una ocasião quando reunidos Franklin leu a historia de Rute ao clube, trocando os nomes para que no o reconhecem como um livro da Bíblia. Quando acabou, se mostraram unânimes em seu louvor, disseram que era um dos mais formosos relatos breves que jamais tinham ouvido e lhe pediram que lhes disse-se onde tinha encontrado uma obra mestra tão maravilhosa como aquela. Ele se mostrou feliz em disser que a havia tirado da Bíblia, que eles haviam considerado com tanto desprezo e burla e na qual pensavam não havia nada bom. O livro de Rute é , sem dúvidas, uma obra mestra literária. É uma preciosa história de um romance. Hoje nos perguntamos como apareceria em algumas das nossas revistas românticas. Quase que posso imaginar os titulares: S3 - “Como uma mulher encontrou a felicidade no braços de um segundo marido” Sim, é um livro que desperta a nossa imaginação, porque através da leitura achamos entrelaçados os temas do amor e o romance. Mesmo que a história é muito bonita, é por trás da história que se oculta uma mensagem de suma importância. O que é muito mais fascinante!!!!!! Na verdade o livro de Rute é uma das belas imagens do Velho testamento, e ela foi desenhada por Deus para servir de exemplo das verdades dramáticas da fé cristã expostas no Novo testamento. Em outras palavras, é uma revelação à maneira do Velho testamento, que ilustra a verdade escrita no Novo testamento. Veja o que nos diz o apóstolo Paulo: “ Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” I Cor. 10:11 Isto é, como símbolo.... “ Estas coisas lhes aconteceram para servir de exemplo e foram escritas para nossa instrução, nós que fomos atingidos pelo fim dos tempos.” - Versão Bíblia de Jerusalém “ ... Foram escritas para advertir a nós, ...” – Versão Luís Stadelmann. Ed.Vozes. É a história do Romance da Redenção . 1 2

RUTE: O Romance da Redenção

Parte I

Quando Benjamin Franklin era embaixador dos Estados Unidos na França, participava ocasionalmente do “Clube dos Infiéis” ???, era um grupo que passava a maior parte do tempo buscando y lendo obras literárias famosas.

Em una ocasião quando reunidos Franklin leu a historia de Rute ao clube, trocando os nomes para que no o reconhecem como um livro da Bíblia.

Quando acabou, se mostraram unânimes em seu louvor, disseram que era um dos mais formosos relatos breves que jamais tinham ouvido e lhe pediram que lhes disse-se onde tinha encontrado uma obra mestra tão maravilhosa como aquela.

Ele se mostrou feliz em disser que a havia tirado da Bíblia, que eles haviam considerado com tanto desprezo e burla e na qual pensavam não havia nada bom.

O livro de Rute é , sem dúvidas, uma obra mestra literária.

É uma preciosa história de um romance.

Hoje nos perguntamos como apareceria em algumas das nossas revistas românticas.

Quase que posso imaginar os titulares:

S3 - “Como uma mulher encontrou a felicidade no braços de um segundo marido”

Conta a história de uma família comum. s4 - À primeira vista, parece ser uma história bastante triste e cruel, e podemos perguntar onde Deus estava no meio de todas essas aflições. s5 - Mas precisamos voltar para o texto a fim de compreender melhor a sucessão dos acontecimentos. Lemos, eram ''os dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra''. Rute 1:1 s6 - A compreensão desse texto é sumamente importante para o entendimento dos fatos posteriores. No tempo dos juízes o povo de Israel recebeu um cuidado bastante específico de Deus. s7 - Ao ler o livro de juízes percebemos que em todo o tempo Deus estava buscando ensinar ao seu povo a vida de santidade. Ele não queria apenas que o seu povo carregasse o seu nome, mas queria que o seu povo fosse exclusivamente seu. s8 - Por isso, quando percebia que o povo começava a se desviar, Ele intervinha permitindo: Que inimigos atacassem a Israel ou fechando os céus para que não chovesse na terra. S9 - O capítulo 3 do livro de Juízes fornece informações adequadas para a compreensão de todo esse período. Chegamos à conclusão de que esse período de fome foi resultado da disciplina de Deus sobre Israel. s10 - Assim é muito provável que a rebelião de Elimeleque contra a disciplina de Deus tenha sido a causa da sua morte na terra de Moabe. S11 - Por trás desta Historia se oculta uma mensagem de suma importância, para todos os tempos. Podemos dividir claramente em três partes este livro. E é desta maneira que tentaremos fazer para uma melhor compreensão. Tema I S13 - Uma bela alegoria. Que aponta para o plano da salvação. Assim temos a apresentação dos personagens. Deus ocultou detrás destes, grandes verdades. S15 - A história começa com esse homem, chamado Elimeleque, que significa em hebraico: “ Meu Deus é rei” Esse nome abarca, de por si, toda a doutrina do homem, “Meu Deus é Rei”; é uma confissão. 3 4 S12 - Qual é a chave para entender esta Revelação? S14 - Aprendemos que uma das chaves para compreender o Velho testamento e os escritos se tornem um livro vivo, é aprender o significado dos nomes dos protagonistas. Em Rute 1: 1 a 5; 3:13 e 4:17 Elimeleque “ Meu Deus é Rei” Noemi “ Prazer” Mailom “ enfermo” Quiliom “ fraco”, “consumido” ou “esgotado” Orfa “ Obstinação” ou “rebeldia” Rute “ Amizade” ou “Beleza” Boaz “ Fortaleza, um homem forte e rico ” Obede. “ Louvor”

O gênesis inicia dizendo: “ No princípio criou Deus o céu e a terra”Gên.1:1 A Bíblia começa com Deus de fato. A existência de Deus é um tema que depende por inteiro da revelação que já está registrada no coração humano .... “Assim como a eternidade…” Ecl.3:11 Até as tribos indígenas, em suas crenças mais primitivas tem nas suas crenças estas idéias. Por tanto o homem aceita que Deus existe ou teimosamente nega a sua existência, ou é uma ou é a outra. 1ª fase do homem no Princípio O nome Elimeleque, “Meus deus é rei” , revela: Que “ ... Deus é ...” O homem foi criado para reconhecer que Ele existe e não há esperança si não o faz assim: Reconhecer que ele é. Como nos diz: Heb. 11:6 “...é necessário de que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe...” Deus é , e não resulta difícil crer que é, porque ao nosso redor brilha a sua luz e resulta muito mais difícil crer que ele não existe. Ouvi uma afirmação que acredito é verdadeira: “ Somente aqueles que foram educados além de sua inteligência acabam por convencer-se de que não há Deus.” Isto me lembra Salomão em Eclesiastes, quando volta para Deus arrependido! 2ª fase do homem no Princípio Falamos de um Deus que é, e este é meu: Reconhecê-lo como: “meu Deus” É por isso que o apóstolo Paulo continua dizendo em: Heb. 11:6 “ ... que o que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam. ” “… Ele recompensa quem o procura.” Versão Ed. Vozes O Deus que existe, que criou o universo está totalmente ao alcance do homem. É um Deus presente que abençoa seus filhos. Jesus mesmo afirmou: “ ...buscai e achareis..” Mat. 7:7 Se alguém ainda não o encontrou, é muito simples, é porque não se deu o trabalho de busca-lho, se quiser conhecer Deus é só começar a procura-lho. E quando o encontramos, Este se converte em “meu Deus” e essa era a relação que existia entre o homem e Deus, na sua inocência, no princípio. 5 6 S16 - Três pontos a destacar em “Meu Deus é rei” : O Deus que “é”. O Deus que “é Meu”. O Deus que “é o meu rei”.

O gênesis inicia dizendo:

“ No princípio criou Deus o céu e a terra”Gên.1:1

A Bíblia começa com Deus de fato.

A existência de Deus é um tema que depende por inteiro da revelação que já está registrada no coração humano .... “Assim como a eternidade…” Ecl.3:11

Até as tribos indígenas, em suas crenças mais primitivas tem nas suas crenças estas idéias.

Por tanto o homem aceita que Deus existe ou teimosamente nega a sua existência, ou é uma ou é a outra.

1ª fase do homem no Princípio

O nome Elimeleque, “Meus deus é rei” , revela:

Que “ ... Deus é ...”

O homem foi criado para reconhecer que Ele existe e não há esperança si não o faz assim:

Reconhecer que ele é.

Como nos diz:

Heb. 11:6 “...é necessário de que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe...”

Deus é , e não resulta difícil crer que é, porque ao nosso redor brilha a sua luz e resulta muito mais difícil crer que ele não existe.

Ouvi uma afirmação que acredito é verdadeira:

S16 - Três pontos a destacar em “Meu Deus é rei” :

O Deus que “é”.

O Deus que “é Meu”.

O Deus que “é o meu rei”.

No Salmo 8, lemos declarações assombrosas de Davi: Leitura: Sal. 8:3 e 4 “ ... Que é o homem, que dele te lembres ....” v.4 A continuação o salmista responde a sua própria pergunta: " ...de glória e de honra o coroaste.” v.5 “ ... Deste-lhe domínio sobre as obras de tuas mãos e sob seus pés tudo lhe puseste ; ...” Salmos 8:5 e 6 3ª fase do homem no Princípio Aqui encontramos a terceira fase do homem no começo, a de “Meu Deus é Rei”, foi-lhe dado por Deus todo o domínio sobre a criação. Enquanto dizia no seu coração “Meu Deus é rei” , estava tudo debaixo do seu domínio . > Gên. 1:26 Isto significa que enquanto se submete ao domínio de Deus que o criou. tudo estava a sua disposição. Enquanto se submeteu ao domínio, foi-lhe dado domínio. S17 - Em resumo: Lembra as três fases: Acredita que Deus é, existe. Esse Deus presente, é seu ou meu. Reconhece, Ele é meu Rei, e por Sua vontade tudo está submetido ao homem. “ Meu Deus é rei” 7 8

S17 - Em resumo:

Lembra as três fases:

Acredita que Deus é, existe.

Esse Deus presente, é seu ou meu.

Reconhece, Ele é meu Rei, e por Sua vontade tudo está submetido ao homem.

Agora veja, depois de citar este verso do Salmo 8, o autor da carta aos Hebreus diz: “ ...agora, porém, não vemos todas as cousas a ele sujeitas; ...” Heb. 2:8 (Últ.Parte) “ vemos todavia, aquele que, por um pouco tempo, tem sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento e da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.” Heb. 2: 9 Quando Jesus veio, não veio como Deus, mas como perfeito homem, sujeito ao domínio de Deus e então todo o domínio tinha-se lhe dado. Ele mesmo disse: Mat. 28:18 “ Tudo me foi entregue por meu pai...” Mat. 11:27 “ O Pai ama o filho, e todas as cousas tem confiado às suas mãos.” João 3:35 Porque? Porque disse: “...Eu decidi me submeter ao domínio do meu Pai” Esse deveria ser o verdadeiro relacionamento entre o homem e Deus. Tudo submetido a ele, porque “seu Deus é rei”. S19 - Voltando a: Elimeleque Elimeleque havia-se casado com uma mulher, que tinha por nome: Noemi, que significa “Prazer”. > Do Hebraico: ”meu deleite”, “prazer”, “doçura minha”, “beleza minha” ou “graciosa” S19 - Da união deste dois nomes surge a doutrina acerca da queda do homem. Quando Satanás se aproximou de Eva (a humanidade) no jardim em Édem diz: “ ...É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gên. 3:1 Mediante esta pergunta muito astuta, Satanás estava insinuando que Deus estava negando a eles uma coisa que lhes produziria prazer ou deleite. Então pós o fruto na sua frente e acrescentou: “ Veja tem um bom aspecto...é mais gostosa do que você imagina...e se você experimentar, descobrirá que te tornará mais sábia.” ( Um resumo livre de: Gên 3:4 e 5 ) - Perceba que não pós ante Eva uma tentação que ela reconheceria como tal, não, ele fez uma proposta encantadora !!!!! Estava insinuando que si tomava do fruto, que Deus em sua soberania lhes havia proibido para testar a sua liberdade e obediência, na verdade estava negando a possibilidade de se tornarem como o Deus, que ela amava. Gên. 3:5 9 10

Agora veja, depois de citar este verso do Salmo 8, o autor da carta aos Hebreus diz:

“ ...agora, porém, não vemos todas as cousas a ele sujeitas; ...” Heb. 2:8 (Últ.Parte)

“ vemos todavia, aquele que, por um pouco tempo, tem sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento e da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.” Heb. 2: 9

Quando Jesus veio, não veio como Deus, mas como perfeito homem, sujeito ao domínio de Deus e então todo o domínio tinha-se lhe dado. Ele mesmo disse:

Mat. 28:18

“ Tudo me foi entregue por meu pai...” Mat. 11:27

“ O Pai ama o filho, e todas as cousas tem confiado às suas mãos.” João 3:35

Porque?

Porque disse: “...Eu decidi me submeter ao domínio do meu Pai”

Esse deveria ser o verdadeiro relacionamento entre o homem e Deus.

Tudo submetido a ele, porque “seu Deus é rei”.

S19 - Voltando a: Elimeleque

Elimeleque havia-se casado com uma mulher, que tinha por nome: Noemi, que significa “Prazer”.

> Do Hebraico: ”meu deleite”, “prazer”, “doçura minha”, “beleza minha” ou “graciosa”

S19 - Da união deste dois nomes surge a doutrina acerca da queda do homem.

Quando Satanás se aproximou de Eva (a humanidade) no jardim em Édem diz:

“ ...É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gên. 3:1

Mediante esta pergunta muito astuta, Satanás estava insinuando que Deus estava negando a eles uma coisa que lhes produziria prazer ou deleite.

Então pós o fruto na sua frente e acrescentou:

“ Veja tem um bom aspecto...é mais gostosa do que você imagina...e se você experimentar, descobrirá que te tornará mais sábia.” ( Um resumo livre de: Gên 3:4 e 5 )

- Perceba que não pós ante Eva uma tentação que ela reconheceria como tal, não, ele fez uma proposta encantadora !!!!!

Estava insinuando que si tomava do fruto, que Deus em sua soberania lhes havia proibido para testar a sua liberdade e obediência, na verdade estava negando a possibilidade de se tornarem como o Deus, que ela amava. Gên. 3:5

Noemi 1- O nome: “Meus Deus é Rei”, representa a humanidade. Tanto Adão como Eva sem pecado. 2 – O nome: “Prazer” ou “deleite”, representa as escolhas do homem para satisfazer a si mesmo, exercendo independência. Elimeleque 11 12 s20

Satanás ofereceu ao homem o prazer, “como Deus”, seria independente! Tornar-se em “deus sem Deus”. S21 - Quando “Meus Deus é Rei” se casou com “Prazer” foram transgredidos os limites que Deus o criador havia colocado, buscaram seu próprio prazer antes de que buscar o seu próprio Deus. >>>>> Em outras palavras, Deus já não foi mais Rei na vida deles . Isto significa a mesma coisa que aceitar Jesus Cristo como salvador e não como Senhor. Reiteramos: S22 - No Novo testamento lemos que assim são todos os que amam o prazer em lugar de amar a Deus. Esse é o espírito da época e continua sendo em nossos dias. “ ... Nos últimos tempos haverá homens ... antes amigos dos prazeres do que amigos de Deus” Ex. II Tim. 3:1 a 4 No matrimônio de Elimeleque e Noemi temos uma imagem, uma figura, do homem caído. 13 14 O plano de salvação quer restaurar e voltar ao relacionamento do princípio quando o homem reconhecia: “Meu Deus é rei”. Não deixe de ver “O Romance da Redenção” Parte II Adaptação Prof. Homerzatt

Add a comment

Related presentations

Related pages

A Fantasia da Redenção (Portuguese Edition) eBook: Nagib ...

A Fantasia da Redenção (Portuguese Edition) eBook: Nagib Jorge Neto, Jim De Olinda, Ciro Fernandes, Olímpio Cruz Neto: Amazon.de: Kindle-Shop
Read more

Redenção de um cafajeste eBook von Nana Pauvolih ...

Confirmando o talento da autora, ... o primeiro romance da trilogia Redenção provocará suspiros e intensas emoções. E este é apenas o começo. ...
Read more

Redenção Crew - Faça Mais (WebClipe) - YouTube

... O Romance da Redenção no livro de Rute - Duration: ... O PLANO DA REDENÇÃO.wmv - Duration: ... +YouTube; Terms; Privacy;
Read more

Redenção e Submissão eBook von Nana Pauvolih ...

O segundo romance da trilogia Redenção fará você implorar por mais, enquanto mergulha fundo no universo repleto de erotismo da escritora Nana Pauvolih.
Read more

Família Fiel Redenção no Pacaembu - YouTube

Fiel Redenção da Serra Apoiando o Todo Poderoso ... Família Fiel Redenção no Pacaembu ... O Romance da Redenção no livro de Rute ...
Read more

Redenção (Em Portuguese do Brasil): Amazon.de: Borge ...

Borge Hellstrom - Redenção (Em Portuguese do Brasil) jetzt kaufen. Kundrezensionen und 0.0 Sterne. ...
Read more

Redenção - dicionário português: - Dicionário, tradutor ...

O amor ou o ódio? Romance do Espírito ... CAPÍTULO UM Conhecendo o Brique da Redenção Maria Helena Menna Barreto Abrahão Conhecer o Brique ...
Read more

Prova de Redenção Dublado Br-Rip

Prova de Redenção. ... O filme é uma adaptação do romance de mesmo título da ... morto durante a guerra da Bósnia. O filme é uma ...
Read more

Prova De Redenção – Dublado - Assistir Filme Online ...

... as consequências da guerra e o poder de redenção do amor. ... Romance Drama Guerra Filmes 2012; Duração: 127 Minutos Ano de Lançamento: 2012
Read more