"Novas Tendências da Publicidade"

100 %
0 %
Information about "Novas Tendências da Publicidade"

Published on March 16, 2008

Author: hiddenpersuader

Source: slideshare.net

Description

"Novas Tendências da Publicidade" - apresentação feita a convite da Meios & Publicidade, 29 Fev. FIL Lisboa.

Novas tendências da Publicidade: “Da Interrupção à Conversação.” Lisboa, 29 de Fevereiro 2008

As pessoas hoje vivem e consomem “media” de maneiras completamente diferentes e inovadoras.

Os hábitos e atitudes mudaram: ! O consumidor hoje vê o seu programa favorito de televisão no iPod. ! Lê as notícias do dia na internet. ! Agenda os seus compromissos e a sua vida pelo PDA (ou telemóvel). ! Faz juras de amor à namorada por SMS. ! Flirta com outras pessoas no Second Life e no Hi5.

O consumidor actual tornou-se num «nómada urbano»: Não só controla as mensagens que recebe como está em constante movimento.

A culpa é da tecnologia! ! Com a massificação da internet, telemóveis, outros meios e gadgets de comunicação e entretenimento, a comunicação comercial tornou-se ainda mais fragmentada para “desespero” das marcas e anunciantes. ! Com a agravante de que os consumidores se tornaram numa audiência nómada e em controlo das mensagens e dos conteúdos que recebem e querem prestar atenção.

Esta é a realidade actual. Deixámos de viver numa era de “interrupção”, de mensagens comerciais bombardeadas e controladas pelos anunciantes … Para vivermos num novo e excitante paradigma: o da “conversação” e “colaboração”!

“All markets are Hoje conversations.” Hoje, os consumidores através - The Cluetrain Manifesto das ferramentas que a Num passado recente as internet, os telemóveis e conversas entre as marcas e outras tecnologias de os consumidores eram mais comunicação e entretenimento monólogos do que disponibilizam, não só propriamente … conversas. controlam as conversas como ainda criam conteúdos As marcas estavam pessoais, gerando mais e habituadas a “falar para” e novas conversas. não a “falar com” o consumidor.

As conversas sobres as marcas ocorrem quer elas queiram, quer não. Como tal, as marcas devem facilitar essa conversa, em vez de a tentar “controlar.” Devem deixar de interromper e comprar apenas o tempo e a atenção do consumidor. Para passar a envolvê-lo mais na conversa e criar tempo em conjunto com o mesmo.

O que algumas Marcas têm já feito …

A Converse, marca Norte-Americana de ténis criou um espaço online intitulado “Converse Gallery” onde os fãs da marca são convidados a usar a sua imaginação criando pequenos anúncios de TV para a marca. “Made by you” é o mote e há sempre um modelo da Converse em cada spot.

“What Makes History?”: Mais um interessante exemplo de quot;consumer-generated contentquot;, desta vez da Lee jeans. quot;Make history with words and photos. Send us yours. 50.000 Euros will be awarded to the best picture story.“ – diz-nos a marca.

“Vespanomics”: A Vespa USA lançou recentemente um desafio aos seus utilizadores, criar um pequeno video sobre as qualidades da Vespa e como esta pode ser um meio de transporte económico e amigo do ambiente. Os vídeos são posteriormente colocados e partilhados no site da marca. Ainda dentro desta lógica de conversa e participação, a Vespa lançou uma petição online com o objectivo de que algumas cidades Norte-americanas passem a ter lugares de estacionamento próprios para “duas rodas”.

“Top This TV Challenge”: A Heinz, provavelmente a marca mais conhecida de ketchup do planeta, desafiou os consumidores a criarem os seus próprios vídeos com a embalagem no mais variado tipo de situações. O vencedor ganha $57.000 e a promessa da marca emitir o vídeo na televisão. O sucesso e a aderência foi tal que o desafio “Top This” vai já na 2ª edição.

A XBox 360, marca de consolas da Microsoft lançou um conjunto de ferramentas (XNA Game Studio Express) que permite que as pessoas criem os seus próprios jogos. De acordo com os responsáveis, a ideia é criar um “YouTube for Videogames”, onde o consumidor cria conteúdos personalizados podendo depois disponibilizá-los para a restante comunidade.

“Citizen jornalism”: O canal CNN criou há cerca de ano e meio um espaço no seu website entitulado “CNN Exchange”, onde as pessoas são convidadas a enviar notícias, partilhar opiniões, fotografias e videos. Se tem uma opinião ou info. complementar sobre um temanotícia actual, a CNN dá-lhe voz.

“Rabo Sport TV”: Rabobank, um dos três maiores bancos da Holanda tornou-se no primeiro anunciante holandês a criar um “sport branded channel” no YouTube. Para além dos conteúdos desportivos oferecidos, as pessoas são ainda encorajadas a participar em vários debates, bem como enviar os seus próprios vídeos desportivos caseiros.

A Whirlpool criou um espaço no seu site onde as pessoas são convidadas a fazer o “download” ou “upload” dos seus próprios podcasts (ficheiros audio digitais). O “The American Family” é um programa sobre os mais variados aspectos da vida em família. Semanalmente, cerca de 70 mil pessoas fazem o download dos ficheiros para ouvir o programa em casa no computador ou a caminho do trabalho nos seus iPods ou leitores de MP3.

O “Home Made Simple” é um interessante exemplo de “branded entertainment” desenvolvido pela Procter & Gamble. Basicamente trata-se de um programa de TV que dá dicas (limpeza, receitas, etc.) sobre como tornar o dia-a- dia das Donas de Casa mais fácil. Os episódios estão disponíveis numa comunidade online com o mesmo nome. Nele o consumidor pode ainda participar num fórum, assinar a newsletter,

A Nickelodeon, o canal de desenhos animados para crianças criou um portal de “social networking” para os pais dos seu público-alvo. No ParentsConnect.com, os pais podem participar através de mensagens e vídeos pessoais abordando temas como a anorexia, a gravidez, etc. O site é deles e para eles.

“Black is Back”: A Rexona Crystal (Unilever) deu vida ao primeiro “MySpace da moda portuguesa” feita nas ruas e nas passerelles do país. A marca em vez de apostar apenas em comunicação tradicional decidiu criar uma comunidade online para curiosos e fashionistas com participação aberta a todos os queiram opinar, últimas tendências, acessórios, vídeos, links, etc.

A Innocent Drinks, uma das marcas mais carismáticas e simpáticas de “smoothies” (sumos naturais) do Reino Unido lançou recentemente o seu próprio blog. Nele os consumidores podem ficar a conhecer diariamente o outro lado da empresa: As pessoas, o que pensam sobre vários temas (que vão para além da sua esfera de negócio), etc. Os consumidores podem igualmente interagir deixando comentários no blog.

“Petnet.pt”: A Petnet é uma comunidade contruída a pensar nos cães e gatos que existem no mundo, que têm ou não dono, que são ou não de raça, velhos, novos, acabados de nascer, com diferentes personalidades. Em suma neste “Hi5” para cães e gatos patrocinado pela Master Foods (Pedigree, Whiskas) as pessoas podem criar uma conta pessoal, “postar” classificados e partilhar vídeos e fotografias dos seus pets com outros donos resultando numa divertida e animada rede social da bicharada.

O que mudou então?

“Getting the message out” Ontem Hoje Canais de TV Online search Jornais/Revistas Branded websites Cinema Ambient media “Integrated Rádio media” Product Placement Acções RP In-game advertising Direct Mail YouTube, MySpace ...

“The nature of communications” Ontem Hoje Passiva Interactiva Interruptiva “User-controlled” “One-way” “Two-way” Ditada Tom Conversada “One size fits all” Segmentada e personalizada Persuasão. Envolvimento.

“New formats” Ontem Hoje Spot TV 30” TV shows Imprensa Viral/Guerrilha Poster/Outdoor Mobile content Rádio “Touch points” Eventos/Mkt experiencial “Direct mail”. Segmentada e personalizada Colaboração/Co-criação.

“We’ll interact with advertising where once we only watched; we’ll seek out advertising where once we avoided it. Advertising will not go away; it will be rejuvenated.” - Michael Schrage, Wired Magazine

Obrigado. Sérgio H. Santos, Lowe & Partners 2008

Add a comment

Related presentations

Related pages

"Novas Tendências da Publicidade" - Technology

"Novas Tendências da Publicidade" - apresentação feita a convite da Meios & Publicidade, 29 Fev. FIL Lisboa.
Read more

Novas tendências da publicidade

Glitter Graphics Maker & MySpace Layouts. AS 10 MARCAS MAIS COOL - ESTUDO SYNOVATE
Read more

Sociologia é o limite!!!: Novas Tendências da Publicidade

Este blog foi criado com a finalidade de compartilhar idéias e novos conhecimentos, entre alunos, professores e todas as pessoas interessadas.
Read more

Nova Publicidade

Aqui vocês terão a oportunidade de conhecer as mais novas tendências da Publicidade no Brasil e no Mundo!
Read more

Blogger: User Profile: Nova Publicidade

Introduction Com este BLOG quero destacar as novas tendências da publicidade, e as mídias utilizadas pelas Agências de Publicidade que trazem resultados ...
Read more

Memes na publicidade.

No Facebook ou em outras redes sociais já vemos vários memes com fins publicitários, isso ilustra bem as novas tendências da publicidade, ...
Read more

About « Futuro da Publicidade

About . O Blog irá mostrar as novas tendências da publicidade na internet e na televisão! Como que ela irá sobreviver as novas tecnologias…
Read more

O que é a ética do design gráfico e publicidade?

1 Código de Ética Publicidade Conar foi renovado depois de 19 anos, basicamente para melhorar a aplicação e as novas tendências da publicidade mundial.
Read more

Olhando Publicidade

As novas tendências da publicidade são de atuar em sites de Social Search (como wikipedia, flickr, linkdl, ...
Read more