Metodologia de Pesquisa

43 %
57 %
Information about Metodologia de Pesquisa
Education

Published on March 14, 2014

Author: ararecarvalhojunior

Source: slideshare.net

METODOLOGIAMETODOLOGIA DEDE PESQUISAPESQUISA Prof. Araré de Carvalho Júnior

ELEMENTOS ESTRUTURAISELEMENTOS ESTRUTURAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

ABNT 14724 - 2002ABNT 14724 - 2002  Capa  Lombada  Folha de rosto e ficha catalográfica no verso  Errata (opcional)  Folha de aprovação  Dedicatória (opcional)

ABNT 14724 - 2002ABNT 14724 - 2002  Agradecimentos (opcional)  Epígrafe (opcional)  Resumo / Palavras-chave (língua vernácula) – opcional  Resumo / Palavras-chave (língua estrangeira) – opcional  Lista de ilustrações (opcional)

ABNT 14724 - 2002ABNT 14724 - 2002  Lista de abreviaturas e siglas (opcional)  Lista de símbolos (opcional)  Sumário

ABNT 14724 - 2002ABNT 14724 - 2002  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão

ABNT 14724 - 2002ABNT 14724 - 2002  Referências  Glossário (opcional)  Apêndice(s) (opcional)  Anexo(s) (opcional)  Índice(s) (opcional)

PESQUISA CIENTÍFICAPESQUISA CIENTÍFICA Elementos-chave para a elaboração de uma Pesquisa Científica

PESQUISAPESQUISA TEMA  PROBLEMA  PERGUNTA  HIPÓTESE  OBJETIVOS  TÍTULO

CONCEITOCONCEITO Pesquisa é uma investigação que proporciona uma coleta sistematizada de informações para provar ou comprovar uma hipótese

TEMATEMA Palavras-chave (substantivos) que juntas dão uma noção muito clara da idéia central do trabalho ou da pesquisa.

O Problema de Pesquisa Quais são os motivos que levam a um determinado fenômeno? O problema é importante? Existe aplicação prática? Possibilidade de Pesquisa. Experiência do pesquisador. Disponibilidade do sujeito. Instalação, equipamentos e outros recursos; Considerações éticas.

PERGUNTAPERGUNTA É um questionamento específico dentro do problema e contém todas as palavras-chave do TEMA.

HIPÓTESEHIPÓTESE É uma suposição formulada para responder a pergunta e resolver o problema. É expressa por uma frase contendo todas as palavras-chave. Podem ser usados adjetivos, verbos e advérbios. “A hipótese da pesquisa é uma resposta provisória à pergunta que sintetizou o problema.”

OBJETIVOSOBJETIVOS São procedimentos práticos capazes de provar ou comprovar a hipótese. O que o pesquisador quer atingir com a realização da pesquisa.

OBJETIVOSOBJETIVOS Os objetivos têm a finalidade de definir o que se visa com a pesquisa ou monografia, são os resultados a que se pretende chegar. Para se chegar a uma maior precisão, os objetivos serão iniciados com verbo no infinitivo que descrevam a ação, eliminando-se interpretações vagas ou ambíguas.

OBJETIVOS - GERAISOBJETIVOS - GERAIS Indicar de forma genérica qual objetivo deve ser alcançado. Dar uma visão geral do assunto. Mostrar a importância do assunto. Qual a contribuição para a ampliação do conhecimento.

OBJETIVOS GERAISOBJETIVOS GERAIS O objetivo geral apresenta um enunciado mais amplo que nos remete à conclusão do trabalho de pesquisa. Alguns verbos, de sentido mais aberto, são mais indicados para a formulação do objetivo geral.

OBJETIVOS GERAIS - VERBOSOBJETIVOS GERAIS - VERBOS Compreender, conhecer, desenvolver, conscientizar, entender, saber, possibilitar, ...

OBJETIVOS - ESPECÍFICOSOBJETIVOS - ESPECÍFICOS  Indicar o(s) objetivo(s) específico(s) que deverão ser alcançados pela execução da proposta de pesquisa.  Ressaltar as idéias específicas a serem desenvolvidas.  Delimitar a amplitude do trabalho.  Etapas menores a serem atingidas nos objetivos gerais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Na redação dos objetivos específicos emprega-se verbos com menos interpretações ou de sentido fechado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - VERBOSOBJETIVOS ESPECÍFICOS - VERBOS Por exemplo: adquirir, aplicar, apontar classificar, comparar, conceituar, caracterizar, enumerar, reconhecer, formular, enunciar, diferenciar, mobilizar, coletar, definir, nomear, relatar, discutir, explicar, identificar, aplicar, analisar, selecionar, consultar...

O QUE EVITARO QUE EVITAR Abreviaturas (exceção abreviaturas consagradas Ecos: Palavras com terminação ou som semelhantes Cacófatos: situação em que a junção, no plano sonoro, da sílaba final de uma palavra com a inicial da seguinte produz um termo obsceno ou, no mínimo, fora de contexto.

O QUE EVITARO QUE EVITAR Detalhes Incoerências Inutilidades Repetições Generalizações

ELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃOELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃO Introdução é a definição das palavras- chave. Histórico das palavras-chave que necessitam de explicação (opcional)

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVA Definir a importância da pesquisa a partir da importância atual do tema, no mundo, no Brasil, na região e no município; E a partir da situação atual do problema

OBJETIVOSOBJETIVOS Os objetivos têm que estar em total consonância com o TEMA ou com o TÍTULO. As palavras-chave têm que estar citadas no TÍTULO

O QUE EVITARO QUE EVITAR Frases com mais de 4 linhas. Parágrafo com menos de 6 linhas. Parágrafos com mais de 12 linhas.

PRIORIZARPRIORIZAR  4 frases de 3 linhas  3 frases de 4 linhas  Parágrafo ideal = 8 a 10 linhas

INTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃO Observação Comparação Classificação Seleção Teste Interpretação

INTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃO  Interpretação = Análise + Síntese  Discutir é interpretar  É avaliar a intenção ou a tendência de algo  É o equilíbrio entre análise + síntese

ANÁLISEANÁLISE Emitir opinião pessoal ++  Comparar a sua opinião com a de outros autores ++  Comparar a opinião de outros autores entre si

ANÁLISEANÁLISE  Começa a partir do(s) objetivo(s)  Fazer divisão em:  Opiniões favoráveis (resultados e métodos sejam favoráveis ao que você achou nos seus resultados)  Opiniões desfavoráveis (resultados e métodos sejam desfavoráveis aos seus)

ANÁLISEANÁLISE  Opinião parcialmente favorável.  Opinião parcialmente desfavorável.  Opinião neutra (resultados e métodos).

ANÁLISEANÁLISE  Objetivos  Opiniões favoráveis   Opiniões desfavoráveis   Opinião neutra   Opinião parcialmente favorável   Opinião parcialmente desfavorável 

ANÁLISEANÁLISE  Metodologia  Resultados Conjunções  síntese

CONCLUSÃOCONCLUSÃO  Agrupar os dados de acordo com o(s) objetivo(s); Se possível procure estabelecer uma relação de causa x efeito  Discutir material e método; citar vantagens e desvantagens

CONCLUSÃOCONCLUSÃO  Cite a possível contribuição ou relevância da sua pesquisa  Referências confiáveis

CONCLUSÃOCONCLUSÃO O que evitar:  Introdução com mais referências e páginas do que a discussão

Add a comment

Related presentations

Related pages

Metodologia – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Metodologia é o estudo dos métodos. ... de uso de metodologia não se refere à pesquisa ou às técnicas de análise específica.
Read more

Metodologia da Pesquisa

Como fazer uma monografia. Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que ...
Read more

Metodologia da pesquisa - Scribd - Read books, audiobooks ...

Programa de metodologia da pesquisa para o curso de farmácia. by gaboardi42 in Types > Brochures e farmácia. metodologia. pesquisa.
Read more

Metodologia.org

Planejamento da Pesquisa (Curso via internet) A pesquisa ... Metodologia.org Quaisquer comentários, sugestões e críticas serão bem-vindos!
Read more

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação 4a edição revisada e atualizada Edna Lúcia da Silva
Read more

Metodologia de Pesquisa - YouTube

Professor: Gilson Ciarallo ... This feature is not available right now. Please try again later.
Read more

Metodologia de Pesquisa

Estava procurando uma ferramenta para análises qualitativas de textos que não fosse o NVivo - afinal, não tá fácil pra ninguém pagar o o preço de ...
Read more

Aula 1 - Metodologia da Pesquisa Cientifica - YouTube

(3) Técnicas de estudos e leitura, tipos de documentos científicos, Prof. Alexandre Godoy Dotta - Duration: 44:59. Alexandre Godoy Dotta ...
Read more

Metodologia de Pesquisa Quantitativa - Scribd - Read books ...

Metodologia de Pesquisa. Pesquisa Quantitativa Rodrigo Claudino Diogo Roteiro Primeiras palavras Contextualizando A pesquisa quantitativa ...
Read more

Metodologia de Pesquisa - blogspot.com

Blogue para troca de referências e discussões sobre Metodologia da Pesquisa, a partir de cursos ministrados pelo Prof. Orlando Lopes.
Read more