Menino Selvagem.Vd

0 %
100 %
Information about Menino Selvagem.Vd

Published on November 4, 2007

Author: espanto.info

Source: slideshare.net

Description

Interpretação do filme "o menino selvagem".

O que nos torna humanos?

Já nascemos humanos? Podemos dizer que o homem nasce programado (geneticamente) para ser homem? As capacidades “humanas” (pensar; falar; decidir; sentir; etc.) são inatas ou são adquiridas? Análise do filme “O menino selvagem”

• Desde o momento da concepção que o embrião é um ser dependente. • Mas o nascimento não é o fim da dependência…

• O período do desenvolvimento intra-uterino (cerca de 36 semanas) não é suficiente para que o cérebro humano se desenvolva de forma completa: esse desenvolvimento, ao contrário do que acontece com os outros mamíferos, vai continuar após o nascimento e só se completará aquando da entrada na idade adulta (20- 21 anos).

• O ser humano nasce sem um mínimo de capacidades que o tornem capaz de sobreviver sozinho.

A vinculação mãe-bebé é fundamental para que o recém- nascido possa enfrentar os imensos desafios que lhe são postos pela vida extra-uterina. Esse vínculo vital (que pode ser estabelecido com outro adulto de referência, na falta da mãe biológica) está ligado ao afecto: os bebés precisam de afecto para poderem desenvolver-se de forma saudável. É esta a primeira interacção significativa entre o bebé e o mundo cultural dos seres humanos, no seio do qual se tornará humano.

O SORRISO é a mais básica forma de comunicação que se desenvolve no ser humano... O bebé nasce com a capacidade de sorrir como reflexo inato, mas em pouco tempo o seu sorriso ganha um significado intencional, comunicativo. Questão: o menino selvagem, quando foi capturado, era capaz de sorrir?

• O recém-nascido é, do ponto de vista humano, um projecto: ele tem que construir-se sempre em relação com os membros da sua espécie. • Sem aprendizagem cultural, esse projecto não se realiza.

• Os seres humanos acabam por ser um produto (cultural) da sociedade em que crescem e vivem…

• Sem a aprendizagem cultural: • O cérebro (e o sistema nervoso como um todo) não se desenvolve de forma a que o indivíduo consiga chegar a adquirir a capacidade de pensar, de falar, de sentir sentimentos “humanos”, ou mesmo de andar ou de percepcionar a realidade da mesma forma que os outros seres humanos.

• Um recém-nascido vai desenvolver-se de acordo com os padrões culturais da sociedade em que se encontrar inserido.

• O seu desenvolvimento depende da influência dum conjunto de grupos e instituições sociais que possibilitará a sua socialização

A Família

A Família nutre protege fornece modelos de comportamento e de identificação dos papéis sexuais é a instituição- é o principal chave da quadro de socialização referência primária sócio-cultural da criança da criança é fundamental para a estabilidade física e psíquica da criança...

A ESCOLA

A Escola dá à criança a possibilidade de alargar a sua socialização primária, permitindo a sua inserção em grupos sociais mais vastos do que a família: a comunidade local e nacional e, também, a sua inserção no contexto alargado da cultura planetária. A criança é estimulada a desenvolver todas as competências inerentes à inteligência e ao comportamento humano...

O menino selvagem, tendo crescido sozinho na floresta não desenvolveu as competências e os comportamentos próprios do homem

porque o homem é um ser social: necessita de uma profunda inserção numa cultura para se poder desenvolver

Victor cresceu sem a cultura, pelo que o seu desenvolvimento seguiu apenas a programação biológica (genética) do seu organismo. Desenvolveu a sua dimensão animal (que no homem é um conjunto de possibilidades que tem que ser complementado pela aprendizagem cultural).

Uma produção www.espanto.info

Add a comment

Related presentations

Related pages

Menino Selvagem.Vd - HubSlide

Transcripts - Menino Selvagem.Vd. 1. O que nos torna humanos? 2. Já nascemos humanos? Podemos dizer que o homem nasce programado (geneticamente) para ser ...
Read more

Área de Integração: O menino selvagem

Menino Selvagem.Vd from Paulo Gomes _____ Ver o Documento 03 sobre esta ... , Crianças selvagens, Filmes, Menino selvagem, Socialização. Nenhum comentário:
Read more

Menino Selvagem - O que nos torna humanos? - sites.google.com

Textos longos pluridisciplinares ... [Descarga del día] La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza.
Read more

Filosofar é preciso!!!!

Este é o vídeo criado pelos alunos da Faculdade, o qual o autor se refere no texto: Quando 4 vale 10.

Read more