Marcas Próprias: Conceitos e Desenvolvimento

50 %
50 %
Information about Marcas Próprias: Conceitos e Desenvolvimento

Published on June 20, 2016

Author: mlaranha

Source: slideshare.net

1. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Marcas Próprias no Varejo Introdução e Conceitos para iniciar a sua marca.

2. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Olá! Obrigado por seu interesse no desenvolvimento de Marcas Próprias. Sem dúvida, uma realidade crescente e lucrativa. Saiba um pouco mais sobre mim: Idealizador da TotalRetail Consultoria Estratégica, com mais de 20 anos de sólida experiência em Gestão do Varejo, Marcelo Aranha é especialista em Inteligência de Mercado. Ocupou posições estratégicas em empresas líderes em seus segmentos, conferindo a expertise necessária para diagnosticar, entender e planejar ações para otimizar recursos e entregar resultados positivos ao seu negócio. Empresas trabalhadas: “Diagnosticar e entender o cenário atual, para então planejar ações, requer técnica e conhecimento.” Marcelo Aranha

3. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaO que é “Marca”? (...para entendermos a MP) Se pesquisarmos em conteúdos didáticos a definição para “marca”, a mais comum será a da AMA (Associação Americana de Marketing). “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência.”

4. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Marcas tem valor. São Patrimônio. Recentemente, o valor da marca Google ultrapassou o valor da marca Apple. @Interbrand Valor da Marca (Ranking Global do valor das Marcas)

5. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Alguns estudiosos afirmam que as marcas tiveram seu início na idade média, quando produtores artesanais (marceneiros, escultores...) passaram a assinar seus produtos para diferenciá-los dos demais. Com a revolução industrial, diversas indústrias passaram a produzir produtos similares em grande escala e com isso a necessidade de diferenciar seus produtos foi inevitável. Um pouco de História

6. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaUm pouco de História Neste cenário, os empresários tinham seu foco voltado unicamente para o produto e para o máximo lucro que poderiam obter dele. Com isso, muitos produtos que poderiam não ser mais vendáveis por motivo de terem suas embalagens rasgadas, abertas, etc passaram a ser aproveitados e reembalados em sacos e embalagens “brancas” que continham apenas a descrição genérica do produto ou ainda o nome da loja. (Ex: farinha, grãos, etc) Surge aí a primeira geração de Marca Própria! Produto “marca branca”

7. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaGerações da MP Para facilitar, as fases evolutivas da Marca Própria foram divididas em “Gerações”. 1ª Geração: ”Embalagens Brancas” – Como dito anteriormente, trata-se de produtos reembalados no próprio estabelecimento de venda, sem garantia de origem, sem padronização, pois pode ser misturado a outras marcas e sem controle algum de qualidade; 2ª Geração: “Produtos Talibãs”– Também conhecidos como produtos de 1º Preço. São produtos que não possuem a mesma qualidade das marcas líderes, mas atendem às mínimas exigências legais de conformidade e qualidade. (atualmente, são aquelas versões mais baratas de cada categoria.) 3ª Geração: “me too” – Teve seu boom nos anos 90 e são produtos com o conceito de “clone”, onde o termo “me too” que significa “eu também”, mostra que o comerciante oferece produtos com qualidade igual às marcas líderes de mercado. (são clones dos líderes.) 4ª Geração: – “Premium, Diferenciados” – No Brasil, o mercado ainda está engatinhando no desenvolvimento destes produtos, que mantém a proposta de oferecer a melhor qualidade possível ao produto, diferenciando-o e superando os líderes de mercado. São produtos extremamente detalhados em qualidade, embalagem e de preços às vezes superiores aos das marcas líderes.

8. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaPrincipais Objetivos das MPs Hoje em dia, as Marcas Próprias são eficientes armas e diferenciais de competitividade no varejo e são utilizadas, na maioria das vezes, para: Fidelizar clientes; Evitar comparações de preço entre bandeiras concorrentes; Garantir estabilidade em momentos de flutuação no mercado; Promover a “independência” do varejista em relação às regras e imposições da indústria; Garantir maior rentabilidade na venda; Obter melhor custo de compra;

9. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaMPs no Varejo (Essência e Base para uma MP exisitir) Para existir, uma marca própria – seja em uma rede ou em um único estabelecimento de varejo – é indispensável criar pilares sólidos, missão e conceitos bem definidos. São eles que irão nortear e sustentar todo o processo, desde a seleção de fornecedores, desenvolvimento de produtos, pricing e ações de marketing, venda e pós-venda. Trata-se de plantar e disseminar uma nova cultura dentro da empresa.

10. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Missão (modelo da Missão de uma MP) “Oferecer produtos com qualidade garantida, selecionados e testados dentro de normas e padrões rigorosos e garantir a satisfação dos nossos clientes através da experiência de consumo das marcas próprias da Minha Empresa.”

11. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) O(s) Conceito(s) de uma marca própria vai muito além da simples criação de uma imagem ou logo. Ultrapassa interesses meramente de retorno financeiro e abrange desde o posicionamento da marca no mercado, aos olhos do consumidor alvo (valor), até os meios, canais e ferramentas usados para divulgar a MP no mercado. “Não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles.”P.Kotler

12. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Tomando por base a afirmação de Kotler que, particularmente considero indispensável para qualquer planejamento ou ação em branding e MP, a experiência e os resultados de mercado me fazem afirmar que o sucesso de uma Marca Própria é: VISIBILIDADE VISIBILIDADE E VISIBILIDADE

13. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Você deverá controlar toda experiência de compra dos consumidores da sua MP. Todo contato com a marca própria do seu negócio deve ser acompanhado, avaliado e constantemente balizado de forma quantitativa (KPIs). Basicamente, uma MP deve transmitir em seu conceito: Fácil Identificação; Qualidade; Diferenciais e Vantagens; Valores da sua empresa.

14. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Internamente, para a sustentabilidade do seu negócio, alguns pontos devem ser tratados como “Conceitos Indispensáveis” para sua MP existir: Produtos com qualidade igual ou similar à qualidade das marcas líderes, tomando-se por base de comparação o “produto/marca referência”; Preço de custo net-net de -5%* a -25%** inferiores aos similares das marcas líderes ou produtos-referência; Margem de lucro garantida, no mínimo 2pp acima da média da categoria; Embalagens desenvolvidas com uma identidade visual própria , garantindo padrões e tendências da categoria unidos aos valores da sua empresa; Se terceirizados, devem ser fabricados por empresas previamente selecionadas e auditadas; Presença obrigatória e garantida em todas as lojas da sua empresa. Suportados por campanhas, comunicação e ações de Trade Marketing exclusivas.

15. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Saiba tudo sobre CONCEITOS DE UMA MARCA PRÓPRIA. Entre em contato conosco! Facebook: Facebook.com/TotalRetailBR Web: ConsultoriaTR.wix.com/Negocios Marcelo Aranha: ConsultoriaTR.wix.com/MarceloAranha www.

16. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaE AGORA? Por onde começar??? Definido e validado o conceito, é necessário criar uma MARCA Transversal (que possa estar presente em todas as categorias de produtos comercializadas em seu negócio). Se você comercializa Alimentos e Não Alimentos, pode ser interessante criar uma marca para cada segmento. Isso dependerá de estudos de cenário e inteligência competitiva do seu negócio. Cada passo dado para criar uma MP é determinante para o sucesso ou fracasso. Por isso, conte sempre com o conhecimento de um especialista em Marcas Próprias e Varejo antes e durante o processo. E AGORA? Por onde começar???

17. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaE AGORA? Por onde começar??? Cada ação deve resultar de um planejamento específico e detalhado. Suas escolhas. Seu sucesso.

18. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaCONECTE-SE CONOSCO. Leia o código acima com seu Messenger e fale com a Total Retail. Venda mais, com melhores resultados. Amarcae“Messenger”sãomarcasregistradasedepropriedadedoFacebook©

Add a comment

Related pages

MARCA PRÓPRIA – CONCEITO e IMPORTÂNCIA | Solwind's Blog

MARCA PRÓPRIA CONCEITO Uma marca existe primordialmente ... e 13º Estudo de Marcas Próprias ... as marcas próprias têm o maior nível de desenvolvimento.
Read more

marca própria: definição e histórico de desenvolvimento ...

Isso provocou a distorção no conceito de suas marcas. ... do processo de desenvolvimento de produtos e da ... marcas próprias sejam de propriedade e ...
Read more

MARCA PRÓPRIA VAREJISTA: CONCEITOS, ESTRATÉGIAS E EVOLUÇÃO ...

Conceitos sobre marcas próprias e razões para o seu crescimento . 4 ... A tendência de desenvolvimento que prevalece na Europa é evoluir para a marca cópia
Read more

O desenvolvimento de marcas próprias: estudo comparativo ...

O desenvolvimento de marcas próprias: estudo comparativo entre o varejo e fornecedores da ... evolução do conceito de marcas próprias e os varejistas
Read more

Desenvolvimento de Marcas - B2 Marketing Integrado

... dos conceitos e valores da empresa. ... Arquitetura de Marca: desenvolvimento de logotipos, ... desenvolvimento de Marcas Próprias;
Read more

ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE MARCAS PRÓPRIAS: ESTUDO ...

contexto o desenvolvimento de “marcas próprias” tornou ... conceitual sobre marcas próprias e suas ... provocaram distorção no conceito de suas marcas.
Read more

Building private label: comparative study between retail ...

... uma evolução do conceito de marcas próprias e os varejistas passaram a ... das estratégias de marcas próprias e o desenvolvimento de ...
Read more

Valor Patrimonial da Marca ( brand equity ): Um Estudo com ...

visando compreender os conceitos de marca e tentar aplicar as estratégias de ... de desenvolvimento, criação, lançamento, fortalecimento, ...
Read more