Madeiras

100 %
0 %
Information about Madeiras

Published on June 18, 2007

Author: Dirk.Henning

Source: slideshare.net

Description

Apresentação sobre Madeiras

Madeiras Materiais Industriais Dirk Henning

Madeiras Brasileiras Banco de Dados de Madeiras Brasileiras www.ibama.gov.br

Banco de Dados de Madeiras Brasileiras

www.ibama.gov.br

Definições A madeira é um material sólido, orgânico, higroscópico (absorve água) e ortotrópico (crescimento diferente nas dimensões espaciais) obtido originalmente do tronco das plantas lenhosas , especialmente das árvores , mas também dos arbustos . Caracterizam-se pelos caules , que crescem em diâmetro ano após ano.

A madeira é um material sólido, orgânico, higroscópico (absorve água) e ortotrópico (crescimento diferente nas dimensões espaciais) obtido originalmente do tronco das plantas lenhosas , especialmente das árvores , mas também dos arbustos .

Caracterizam-se pelos caules , que crescem em diâmetro ano após ano.

Compostas de fibras de celulose , hemicelulose unidas por lignina entre seus tecidos. A madeira é um tecido formado pelas plantas com uma função de sustentação e, por isso, ela é utilizada freqüentemente como um material estrutural efetivo e eficiente pela humanidade.

Compostas de fibras de celulose , hemicelulose unidas por lignina entre seus tecidos.

A madeira é um tecido formado pelas plantas com uma função de sustentação e, por isso, ela é utilizada freqüentemente como um material estrutural efetivo e eficiente pela humanidade.

 

Índice 1 Utilização 2 Crescimento 2.1 Nós 2.2 Cerne e alburno (ou borne) 3 Tipo de madeiras 3.1 Cor 3.2 Estrutura 4 Secagem 5 Percentagem de água 6 Ver também 7 Ligações externas

1 Utilização

2 Crescimento

2.1 Nós

2.2 Cerne e alburno (ou borne)

3 Tipo de madeiras

3.1 Cor

3.2 Estrutura

4 Secagem

5 Percentagem de água

6 Ver também

7 Ligações externas

Utilização Utilizada cortada e seca Pode ser fragmentada em fibras e transformada no material denominado polpa ,o qual é a matéria prima para a produção de papel . Marcenaria (fabricação de móveis) Carpintaria(construção de estruturas de madeira - telhados, pontes). A madeira é um importante material utilizado nas áreas de arquitetura , engenharia civil e florestal desde a época em que a humanidade iniciou a construção de abrigos, e permanece em pleno uso até hoje.

Utilizada cortada e seca

Pode ser fragmentada em fibras e transformada no material denominado polpa ,o qual é a matéria prima para a produção de papel .

Marcenaria (fabricação de móveis)

Carpintaria(construção de estruturas de madeira - telhados, pontes).

A madeira é um importante material utilizado nas áreas de arquitetura , engenharia civil e florestal desde a época em que a humanidade iniciou a construção de abrigos, e permanece em pleno uso até hoje.

Crescimento As árvores crescem 12 cm por ano em média. Nós Os nós são porções de ramos incluídos na madeira do caule ou ramo principal. Os ramos mortos dão origem aos nós, que são apenas o conteúdo de um furo, e podem soltar-se facilmente quando a madeira é serrada ou seca. Para os diferentes fins de uso da madeira, os nós são classificados de acordo com a forma, tamanho, sanidade e firmeza com que estão presos ao caule. Os nós afetam: a resistência da madeira a rachaduras e quebras manuseabilidade e flexibilidade. O enfraquecimento ganha sérias proporções quando a madeira é submetida a tração e compressão .

As árvores crescem 12 cm por ano em média.

Nós

Os nós são porções de ramos incluídos na madeira do caule ou ramo principal.

Os ramos mortos dão origem aos nós, que são apenas o conteúdo de um furo, e podem soltar-se facilmente quando a madeira é serrada ou seca.

Para os diferentes fins de uso da madeira, os nós são classificados de acordo com a forma, tamanho, sanidade e firmeza com que estão presos ao caule.

Os nós afetam:

a resistência da madeira a rachaduras e quebras

manuseabilidade e flexibilidade.

O enfraquecimento ganha sérias proporções quando a madeira é submetida a tração e compressão .

Pequenos nós, no entanto, podem aumentar sua resistência ao cisalhamento longitudinal. Os nós em placas ou pranchas são menos prejudiciais quando se estendem através dela em sentido transversal à sua superfície mais larga. Para algumas finalidades, como por exemplo a fabricação de painéis, os nós são considerados benéficos pois adicionam textura visual à madeira, dando-lhe uma aparência mais interessante.

Pequenos nós, no entanto, podem aumentar sua resistência ao cisalhamento longitudinal.

Os nós em placas ou pranchas são menos prejudiciais quando se estendem através dela em sentido transversal à sua superfície mais larga.

Para algumas finalidades, como por exemplo a fabricação de painéis, os nós são considerados benéficos pois adicionam textura visual à madeira, dando-lhe uma aparência mais interessante.

Cerne e alburno (ou borne) Cerne : porção mais escura de madeira no centro do tronco. Formada pelas células mortas ou inertes chamada também de chamada de coração da madeira ; Alburno : uma porção mais clara na parte externa. O borne é comparativamente madeira nova, compreendendo células vivas na árvore em crescimento.

Cerne : porção mais escura de madeira no centro do tronco. Formada pelas células mortas ou inertes chamada também de chamada de coração da madeira ;

Alburno : uma porção mais clara na parte externa. O borne é comparativamente madeira nova, compreendendo células vivas na árvore em crescimento.

 

Tipo de madeiras Usualmente classificada como : madeira dura madeira macia A madeira de coníferas (por exemplo: pinho ) é chamada madeira macia , e a madeira de árvores latifoleadas (por exemplo: carvalho ) é chamada madeira dura .

Usualmente classificada como :

madeira dura

madeira macia

A madeira de coníferas (por exemplo: pinho ) é chamada madeira macia , e a madeira de árvores latifoleadas (por exemplo: carvalho ) é chamada madeira dura .

Cor da Madeira Não é indicadora da sua força A descoloração é meramente uma indicação de danos, não afeta por si só as propriedades das madeiras. Certas produções de apodrecimentos como os fungos comunicam as características das cores da madeira que assim tornam-se sintomáticas de fraqueza

Não é indicadora da sua força

A descoloração é meramente uma indicação de danos, não afeta por si só as propriedades das madeiras.

Certas produções de apodrecimentos como os fungos comunicam as características das cores da madeira que assim tornam-se sintomáticas de fraqueza

Estrutura Casca – responsável pela proteção do tronco, é a sua parte exterior. Lenho – é a parte do tronco de onde se extrai a madeira, compreendida entre a casca e a medula, e divide-se em duas zonas: Cerne: é a parte mais escura da madeira e a que lhe dá mais resistência Alburno: é a zona mais clara que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas Medula – corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte central do tronco.

Casca – responsável pela proteção do tronco, é a sua parte exterior.

Lenho – é a parte do tronco de onde se extrai a madeira, compreendida entre a casca e a medula, e divide-se em duas zonas:

Cerne: é a parte mais escura da madeira e a que lhe dá mais resistência

Alburno: é a zona mais clara que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas

Medula – corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte central do tronco.

Secagem A secagem da madeira consiste em extrair do seu interior o excesso de água, de forma a poder ser utilizada nas suas diversas aplicações. A evaporação da água leva a madeira a diminuir de volume; a velocidade de secagem deve, portanto, ser adequada aos diferentes tipos de madeira de forma a evitar danos prejudiciais, como o aparecimento de fendas ou empenamento. A madeira contrai quando seca. A madeira incha quando absorve humidade

A secagem da madeira consiste em extrair do seu interior o excesso de água, de forma a poder ser utilizada nas suas diversas aplicações.

A evaporação da água leva a madeira a diminuir de volume; a velocidade de secagem deve, portanto, ser adequada aos diferentes tipos de madeira de forma a evitar danos prejudiciais, como o aparecimento de fendas ou empenamento.

A madeira contrai quando seca.

A madeira incha quando absorve humidade

Tipos de secagem Natural : permite secar a madeira sobrepondo as peças umas sobre as outras de modo a permitir um arejamento uniforme. Este processo é moroso, exige grandes espaços e imobiliza grandes quantidades de madeira. A secagem natural permite secar a madeira até uma umidade mínima de 12%. Artificial : a secagem artificial, feita através de estufas próprias, permite aumentar a velocidade da secagem da madeira ao mesmo tempo que a protege dos fungos e insetos. Exige instalações caras, torna a madeira menos flexível e escurece o seu tom.

Natural : permite secar a madeira sobrepondo as peças umas sobre as outras de modo a permitir um arejamento uniforme. Este processo é moroso, exige grandes espaços e imobiliza grandes quantidades de madeira. A secagem natural permite secar a madeira até uma umidade mínima de 12%.

Artificial : a secagem artificial, feita através de estufas próprias, permite aumentar a velocidade da secagem da madeira ao mesmo tempo que a protege dos fungos e insetos. Exige instalações caras, torna a madeira menos flexível e escurece o seu tom.

Percentagem de água Encontra-se água em madeira viva em três condições: Nas paredes celulares No conteúdo protoplasmático da célula Como água livre nas cavidades e espaços intercelulares. No cerne ela ocorre apenas na primeira e última formas. Madeira exaustivamente seca com ar retém de 8 a 16% da água nas paredes celulares, e nada, ou quase nada, em outras formas. Mesmo madeiras secas em fornos retêm uma pequena porcentagem de umidade, mas para quaisquer propósitos que não sejam químicos, podem ser consideradas completamente secas.

Encontra-se água em madeira viva em três condições:

Nas paredes celulares

No conteúdo protoplasmático da célula

Como água livre nas cavidades e espaços intercelulares.

No cerne ela ocorre apenas na primeira e última formas.

Madeira exaustivamente seca com ar retém de 8 a 16% da água nas paredes celulares, e nada, ou quase nada, em outras formas.

Mesmo madeiras secas em fornos retêm uma pequena porcentagem de umidade, mas para quaisquer propósitos que não sejam químicos, podem ser consideradas completamente secas.

Em geral o conteúdo aquoso da substância da madeira é que lhe confere a maciez e maleabilidade. Um efeito similar e comumente observado é o efeito amaciador da água no papel ou tecido . Dentro de certos limites, quanto maior a quantidade de água, maior o seu efeito amaciador. A secagem produz um aumento significativo na força da madeira, particularmente em amostras pequenos. Ex. bloco de 5 cm de seção em abeto completamente seco, sustenta uma carga quatro vezes maior do que um bloco verde suportaria.

Em geral o conteúdo aquoso da substância da madeira é que lhe confere a maciez e maleabilidade. Um efeito similar e comumente observado é o efeito amaciador da água no papel ou tecido . Dentro de certos limites, quanto maior a quantidade de água, maior o seu efeito amaciador.

A secagem produz um aumento significativo na força da madeira, particularmente em amostras pequenos.

Ex. bloco de 5 cm de seção em abeto completamente seco, sustenta uma carga quatro vezes maior do que um bloco verde suportaria.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Madeira – Wikipedia

Madeira liegt auf der Afrikanischen Platte und ist, wie auch seine Nachbarn, die Azoren und die Kanarischen Inseln, vulkanischen Ursprungs und zählt mit ...
Read more

Madeira

Hersteller von Garnen, Folien, Nadeln, Kleber, Vliesen sowie Zubehör für Stickereifachbetriebe sowie Stickprogramm-Ateliers [D-79108 Freiburg]
Read more

Madeira Portugal – ein kompletter Reiseführer

Madeira Portugal – hier trifft Europa auf die Tropen! Ihr vollständiger Reiseführer über diese subtropische Insel.
Read more

Madeira - Wikipedia, the free encyclopedia

Official name: Região Autónoma da Madeira: Name origin: madeira, Portuguese for wood: Motto: Das Ilhas as Mais Belas e Livres (English: Of all islands ...
Read more

Madeira Urlaub - Blumeninsel im Atlantischen Ozean ...

Madeira Urlaub für Naturliebhaber, Bade- und Tauchfreunde. Ein Reiseführer über die portugiesische Blumeninsel Madeira im Atlantischen Ozean.
Read more

Madeira Urlaub • Die besten Hotels auf Madeira bei ...

TOP Hotel Madeira! Jetzt beim Testsieger HolidayCheck Ihr Hotel finden & buchen 100€ Gutschein kostenlose Hotline geprüfte Hotelbewertungen - Jetzt ...
Read more

Madeira Urlaub Madeira Pauschalreisen Wetter Mietwagen buchen

Vielseitige Informationen über Madeira und Porto Santo, zudem steht eine Hoteldatenbank mit mehr als 250 Hotels zu Verfügung.
Read more

Madeira

Stickgarne, Sticknadeln, Bobbins und Zubehör für Textil-Designer, Stickereifachbetriebe und Stickprogramm-Ateliers - von Madeira.
Read more

Urlaub Madeira 2016: jetzt günstig bei Thomas Cook buchen

Sichern Sie sich ein günstiges Angebot für Ihren Urlaub auf Madeira und erleben Sie einen Traumurlaub mit Thomas Cook. Buchen Sie Ihre Reise einfach online!
Read more

A-Z Madeira | Ferienhäuser Hotels Ferienwohnungen Madeira

Online Buchungen für Ferienhaus, Ferienwohnung, Appartement auf Madeira oder Hotels in Funchal. Angebote für Urlaub auf Madeira inklusive Golfreisen ...
Read more