Maçonaria

38 %
63 %
Information about Maçonaria
Sports

Published on March 19, 2014

Author: WilliamGonalves1

Source: slideshare.net

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO HERMENEUTICA DAS RELIGIÕES CONTEMPORÂNEAS MAÇONARIA ELIETE CRISTINA OLIVEIRA DA CUNHA RODRIGO BRUNO DE SOUSA WENDEL LEALTRINDADE WILLIAM GONÇALVEZTEIXEIRA

Histórico da Maçonaria •De acordo com alguns pesquisadores, a origem da Maçonaria está relacionada a grupos de construtores (pedreiros) que no fim da Idade Média, eram detentores de conhecimentos sobre modernas técnicas de construção. •Estes grupos não estavam sob comando de um reino, e, portanto, poderiam prestar serviços em várias regiões. Ficaram conhecidos como “pedreiros-livres”, o que originou o termo franc-maçon em francês. •A arte da construção era considerada como um ofício de grande prestígio. Pelo valor que a nobreza atribuía a ela, além da própria relação com o sagrado, visto que maior parte das obras eram templos destinados ao culto de Deus.

Histórico da Maçonaria •Alguns historiadores que estudam a maçonaria apontam sua origem na herança deixada pelos poucos cavaleiros templários que sobreviveram ao massacre arquitetado pelo rei Phillippe o Belo em conjunto com o Papa Clemente V, entre os anos de 1307 e 1314. Onde cerca de 15 mil templários foram acusados de práticas heréticas, sendo condenados a morte na fogueira. •Os templários enviaram muitos trabalhadores cristãos ao oriente, para construírem estradas, pontes, igrejas e fortalezas. Estes trabalhadores voltavam para a Europa com uma série de conhecimentos que influenciavam os construtores europeus.

Histórico da Maçonaria •Agruparam-se em corporações francesas chamadas Compagnonnage (Companheirismo, em francês) e por uma série de afinidades, principalmente profissionais, aproximaram-se das “Guildas” (associações inglesas que objetivavam guardar os segredos das profissões, fazendo de modo a que fossem confiados a poucos, após um demorado tempo de aprendizado).

Desenvolvimento • A Maçonaria foi dividida em duas fases conhecidas como “operativa” e “especulativa”. A fase operativa refere-se aos trabalhadores especializados, que operavam materialmente. A fase especulativa está relacionada os homens de pensamento, que passaram a fazer parte das associações maçônicas. •Durante o século XVI em que as coisas começaram a mudar dentro da maçonaria, com o aumento de maçons aceitos, houve uma grande presença de membros da Fraternidade Rosa-Cruz inglesa, dentre os quais se encontrava Elias Ashmole. Um alquimista que ingressou na ordem junto com um grupo de amigos teólogos, por volta do ano de 1646.

Desenvolvimento • Em 1723, Jacques Anderson foi responsável por revisar o Livro das Constituições Maçônicas, aprovado no mesmo ano. Denominado como “Constituição de Anderson”, este livro tornou-se aos poucos a carta da maior parte das lojas. Os maçons difundiram uma doutrina focada na humanidade, com espiritualidade deísta e aberta a todos os cristãos, independente de sua denominação. Além de ser leal aos poderes públicos.

Perseguições e Condenações Contra a Maçonaria  1717: fundação da 1ª Grande Loja Maçônica do Mundo, na Inglaterra.  Século XVIII: acusação à Ordem de controlar a sociedade.  Primeiros obstáculos, ainda na Europa, principalmente nos países Holanda, França e Suíça.  Publicação do Ata Historico-Ecclesiastica em 1723.

 Comparação com o Cavaleiros Templários.  No Catolicismo: a presença de opositores como o Papa Leão XIII e a Expedição da Bula: In Eminenti Apostolatus Specula, de 28 de abril de 1723.  Último documento contra a Maçonaria, pelo Cardeal Joseph Ratzinger: Declaração Sobre a Maçonaria.

Princípios espirituais da (s) maçonaria (s) • A organização é uma rede global, hoje composta de cerca de 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Os rituais variam muito, de um país para outro. Cada loja tem autonomia, mesmo que pertença a uma federação nacional ou continental. Algumas usam a Bíblia em suas reuniões. Outras a Torá ou o Alcorão. Essa diversidade permite que os símbolos maçônicos tenham várias interpretações. • A Maçonaria é, portanto, o progresso contínuo por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, incutir no íntimo dos homens a LUZ CELESTIAL, ESPIRITUAL e DIVINA, que afugentando os baixos sentimentos de materialidade, de sensualidade e de mundanismo, e invocando, sempre, o Grande Arquiteto do Universo, os torne dignos de si mesmos, da família, da pátria e da humanidade.

Seus princípios fundamentais são:  A Maçonaria proclama como sempre proclamou, desde sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO;  A Maçonaria não impõe nenhum limite à livre investigação da Verdade e é para garantir a todos essa liberdade, que ela exige de seus membros a maior tolerância;  A Maçonaria é acessível aos homens de todas as classes e de todos os credos religiosos e políticos, com exceção daqueles que privem o homem da liberdade de consciência, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana, exijam submissão incondicional aos ditames dos seus chefes, ou façam deles instrumento de combate aos princípios da Maçonaria; Princípios espirituais da (s) maçonaria (s)

 A Maçonaria, conquanto abrigue adeptos das mais diversas opiniões políticas e religiosas, mas livres e de bons costumes, proíbe, expressamente, todo e qualquer debate sobre sectarismo político ou religioso em seu nome, dentro ou fora dos seus Templos;  A Maçonaria tem por fim combater a ignorância em todas as suas modalidades; é uma escola que impõe este programa: obedecer às leis do país; viver segundo os ditames da honra; praticar a justiça; amar o próximo; trabalhar, incessantemente, pela felicidade do gênero humano e conseguir sua emancipação progressiva e pacífica. Princípios espirituais da (s) maçonaria (s)

 A par dessa Declaração de Princípios, a Maçonaria proclama, também, os seguintes Postulados sobre que se apóia:  O amor a Deus, à Pátria, à Família e à Humanidade;  O respeito aos direitos e garantias individuais e o cumprimento dos próprios deveres, dando a cada um, o que for justo, de acordo com a sua capacidade, trabalho, obras e méritos;  A exigência de boa reputação moral, cívica, social e familiar como condição primordial ao exercício da profissão maçônica, pugnando pelo aperfeiçoamento e aprimoramento dos costumes;  O combate ao fanatismo e às paixões que acarretam o obscurantismo;  O combate a todos os vícios;  O reconhecimento de que o trabalho lícito e digno é dever primordial do homem; Princípios espirituais da (s) maçonaria (s)

 A prática da caridade e da beneficência, incentivando o solidarismo, o mutualismo, o cooperativismo, o seguro social e outros meios de ação social;  Para elevar o homem aos próprios olhos e torná-lo digno de sua missão sobre a terra, a Maçonaria erige em dogma que o Grande Arquiteto do Universo deu ao mesmo, como o mais precioso dos bens – a LIBERDADE –, patrimônio da humanidade inteira, cintilação celeste que nenhum poder tem o direito de obscurecer ou de apagar, pois que é a fonte de todos os sentimentos de honra e de dignidade;  Àquele para quem a religião é o supremo consolo, a Maçonaria diz: “Cultiva, sem cessar, tua religião, segue as aspirações de tua consciência; a Maçonaria não é uma religião, não tem um culto; quer a instrução leiga; sua doutrina condensa-se nesta máxima: AMA TEU PRÓXIMO”; Princípios espirituais da (s) maçonaria (s)

 Àquele que, com razão, teme as discussões políticas, a Maçonaria diz: “Eu condeno qualquer debate, qualquer discussão política em minhas reuniões; serve, fiel e devotadamente, à tua pátria e não te pedirei contas de teus credos políticos. O amor à pátria é perfeitamente compatível com a prática de todas as virtudes; minha moral é a mais pura, pois funda-se sobre a primeira das virtudes – a SOLIDARIEDADE HUMANA”;  O verdadeiro Maçom pratica o bem e leva sua solicitude aos infelizes, quaisquer que sejam eles, na medida de suas forças, de modo sigiloso e sem humilhar o necessitado. O Maçom deve, pois, repelir, com sinceridade e desprezo, o egoísmo e a imoralidade;  Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhes imponham esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é a qualidade inata que os fez filhos comuns do Grande Arquiteto do Universo e amigos de todos os homens, fiéis observadores da Lei do Amor Universal. Princípios espirituais da (s) maçonaria (s)

Tipos de Maçonaria  A Maçonaria como uma sociedade iniciática e cultural de livres pensadores tem no ingresso na instituição três elementos fundamentais para sua compreensão, tanto para o membro da sociedade quanto para um leigo: O Iniciático; o Fraternal e o Humano.  Por se encontrar unida espiritualmente em seus diversos princípios, podemos afirmar que a maçonaria se tornou uma instituição universal. Entretanto existe, sob a ótica material e institucional, uma profunda divisão advinda do próprio sentimento maçônico que prefere a adesão crítica à adesão cega, ignorante e irracional.

Tipos de Maçonaria  Já a partir da literatura maçônica, vamos encontrar os seguintes tipos de maçonaria:  A) A Maçonaria Iniciática:  É o ingresso na Ordem Maçônica quando o Aprendiz recebe, de forma simbólica, o Cinzel e o Maço, instrumentos de trabalho e que o levarão à pesquisa esotérica, no sentido místico.  B) A Maçonaria Filosófica e a Maçonaria Teísta  A Maçonaria congregando todas as manifestações do pensamento humano está sempre à procura da Sabedoria e da Luz que ilumina e dirige tanto o Macrocosmo como o Microcosmo. Neste contexto, ela mergulha em busca de conhecimentos estudando a História das Religiões, da Filosofia e a História e Evolução da Humanidade.

Tipos de Maçonaria  C) A Maçonaria Fraternal ou Clubista  As lojas deste segmento têm uma postura mais de clube social, de confraternização entre seus membros, apesar de realizarem programas de grande alcance humanitário.  D) A Maçonaria Beneficente  Caracteriza pela postura humanística e filantrópica assumida pelos obreiros, alicerçada na tríade fé, esperança e caridade.  E) A Maçonaria Política  A Maçonaria Política consiste na ocupação de espaços na sociedade, participação, atuação cívica e representatividade. A participação da Maçonaria na política está na sua própria razão de ser.

Considerações Finais  Como prática religiosa a maçonaria estabelece sua religiosidade, pautado no Deus Supremo ou Grande Arquiteto do Universo, a partir da própria prática moral, fazendo da ação prática sua fonte espiritual por meio da tolerância.  A maçonaria, dentro de uma perspectiva de sociedade secreta, a maçonaria encontra-se como uma das mais conhecidas e tradicionais dentre as demais. Devido ao seu caráter fechado e pouca transparência na mídia muitos acreditam que ela seja um movimento moderno, porém sua prática é muito mais antiga e sua influência no mundo demonstra seu poder como principio não só de espiritualidade mas também de comportamento moral e cívico.  Por motivo de sua condição como “secreta”, muitos imaginários se criam a partir de seus elementos institucionais, criando alusões pejorativas para com o membro maçom justamente por ainda haver uma perseguição religiosa em volta dela.  Mas a maçonaria consegue, por meio de suas práticas e tradição histórica, se sobressair no mundo e encontra no mundo moderno capitalista um modo se estabelecer como instituição moral e política.

Referências:  SUPER INTERESSANTE. 6 sociedades secretas famosas. Disponível em:  <http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/6-sociedades-secretas-famosas/>. Acesso em 28 mar. 2013.  PODEROSA ASSEMBLÉIA ESTADUAL LEGISLATIVA. Origem da Maçonaria. Disponível em:<http://www.pael.com.br/origemdamaconaria.html>. Acesso em 28 mar. 2013.  SUPER INTERESSANTE. O que é e como surgiu a maçonaria?. Disponível em:<http://super.abril.com.br/religiao/como-surgiu-maconaria-441992.shtml>. Acesso em 28 mar. 2013.  MÓRMONS MAÇONS. A origem da Maçonaria. Disponível em:<http://mormonsmacons.blogspot.com.br/2009/01/origem-da- maonaria_1269.html>. Acesso em 28 mar. 2013.  ESPECULOSO. A origem da Maçonaria. Disponível em:<http://especuloso.blogspot.com.br/2008/12/origem-da-maonaria.html>. Acesso em 28 mar. 2013.  SOL BRILHANDO. A origem da Maçonaria. Disponível em:<http://www.solbrilhando.com.br/Sociedade/Maconaria/A_Origem.htm>. Acesso em 28 mar. 2013.  http://www.grandeloja-pb.org.br/index.php?pg=maconariaPrincipios  http://pt.wikipedia.org/wiki/Catolicismo_e_Ma%C3%A7onaria  http://maconariaesatanismo.com.br/maconaria/

Add a comment

Related presentations

Related pages

Maçonaria – Wikipédia, a enciclopédia livre

Maçonaria, forma reduzida e usual de franco-maçonaria, [2] é uma sociedade discreta e por essa característica, entende-se que se trata de ação ...
Read more

Macronaria – Wikipedia

Macronaria; Verschiedene Macronaria; Camarasaurus links (braun), Brachiosaurus im Hintergrund (grau), Giraffatitan in der Mitte (gelb), Euhelopus im ...
Read more

Antimaçonaria – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Maçonaria afirma que a crença no Ser Supremo é encarada como uma realidade filosófica e não como um ponto doutrinal de religião, daí por que ela ...
Read more

Maçonaria | Facebook

Maçonaria. 33,316 likes · 577 talking about this. Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo ...
Read more

A Maçonaria - maconariaportugal.com

A Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualistica, universal e fraterna, filosófica e pregressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que ...
Read more

Maçonaria (@maconariabr) | Twitter

The latest Tweets from Maçonaria (@maconariabr). Maçonaria. Para os Maçons e para aqueles que querem entender o grande objetivo da Maçonaria. Brasil
Read more

A Maçonaria Revelada: A Maçonaria no Brasil

Desde a crise do Antigo Sistema Colonial, a maçonaria está presente em nossa história, destacando-se inicialmente, entre alguns ...
Read more

Maçonaria - Curioso - YouTube

Maçonaria - Curioso Canal Curioso. Subscribe Subscribed Unsubscribe. ... Maçonaria a Sociedade Secreta (discreta) que Domina o Mundo - Full HD ...
Read more

Maçonaria - mb-soft.com

U Maçonaria. Uma coleção de milhares de artigos informativos sobre importantes cristãs, protestantes, católicos, ea Igreja Ortodoxa palavras e temas ...
Read more

Tabela de Lojas - Google Sites

Dica: Premindo, ao mesmo tempo, as teclas Ctrl + F, encontram o Corrupto, perdão, Maçom, pelo seu nome. 8 de Maio. A Revolta . Acácia. Alberto Sampaio
Read more