Lição 8 moisés sua liderança e seus auxiliares

50 %
50 %
Information about Lição 8 moisés sua liderança e seus auxiliares

Published on February 25, 2014

Author: netoventura

Source: slideshare.net

Escola Bíblica Dominical 1º Trimestre de 2014 Congregação Jd. Novo Mundo. TEMA: Uma jornada de fé. A formação do povo de Deus e sua herança espiritual. LIÇÃO 8 Moisés sua liderança e seus auxiliares

INTRODUÇÃO Liderança – comando, direção, influência. Todos exercem liderança em certo nível, os pais sobre os filhos, irmãos mais velhos sobre os mais novos, cargo de chefia no trabalho, etc. A questão não é se você é ou não líder. A pergunta deve ser: você é um bom líder?

A Bíblia define o líder como alguém que tem capacidade dada por Deus e a responsabilidade de influenciar um grupo de pessoas a fim de que os propósitos de Deus para esse grupo sejam cumpridos. Contudo a liderança na Bíblia esta intimamente ligada à soberania de Deus na escolha de pessoas para o cumprimento de seus propósitos, Salmo 47.8; 59.13; Ap. 19.6; Rm 9.11.

Muitas pessoas mantêm a opinião que líderes nascem com um talento especial para a direção de outros. Outra opinião é mantida de que líderes são feitos e moldados pela educação, experiência e circunstâncias. As oportunidades favoráveis que surgem em alguns ambientes e situações formam a prova máxima, na qual líderes adquirem seus incentivos e oportunidades.

A melhor explicação une elementos das duas teorias. Deus escolhe e molda o caráter dos homens e das mulheres que ele quer para liderar seu povo, tanto pelo nascimento como pela oportunidade proporcionada por Deus que dirige a vida, os passos do escolhido, direcionando-o ao propósito determinado, no caso de Moisés foi formalizar a Nação de Israel.

A liderança de Moisés pode ser dividida em três etapas: 1º Preparação teórica – Atos 7.22; 2º Preparação prática – Êx 3.1; 3º Exercício prático da Liderança – condução do povo de Israel no sentido de se tornar uma nação e peregrinação à Canaã.

Temos aprendido ao longo deste trimestre, e é o subtítulo do tema, no livro de Êxodo vemos um grande desenvolvimento no processo de formação da nação israelita, neste livro que observamos como Deus formou três dos quatro elementos necessários para que se tenha uma nação, que são, o povo, a cultura e o governo.

Somente o território ficou para ser dado a Israel e, mesmo assim, trata-se de um elemento que não é considerado indispensável para que se tenha uma nação, pois o território caracterizaria mais precisamente, segundo os estudiosos, o país ou o Estado. O governante do povo seria o próprio Deus, que, naturalmente, se serviria dos homens para a administração do Seu povo, para que estivessem à frente do povo, seguindo as orientações do Senhor. Êx 19.6.

O potencial da liderança de Moisés teve origem na criatividade de sua família (Hb 11.23). Quando recusara aceitar o status de neto do Faraó, ele demonstrou firmeza e convicção (v.24 a 28). Moisés demonstrou incríveis qualidades de liderança durante os quarenta anos de jornada pelo deserto. A paciência, a preocupação pela glória de Deus e a perseverança são as qualidades que especialmente se sobressaem.

Quase que com a mesma importância foram a sua coragem perante o perigo, a sua criatividade perante a rebeldia e a sua mansidão diante de tribulações. Todos esses elementos de liderança de alta qualidade são manifestos em Moisés. Sua fama, depois de milhares de anos, eleva-o ao nível de um dos mais extraordinários líderes de todos os tempos.

O conselho de Jetro também chamado de Hobabe – Nm.10:29; Jz.4:11 e de Reuel – Ex.2:11, Êx 18.13 a 23. Moisés coloca o conselho de Jetro em prática Êx 18.24 a 27; Dt 1. 9 a 18. Qualidades para Líderes neste texto: 1- Humildade no aconselhamento 13 – 17; 2- Reconhecimento da fraqueza humana 18; 3- Preocupação pelo melhor de Deus 19 – 23; 4- Integridade de caráter 21-22; 5- Boa vontade em obedecer 24 a 26.

O líder centralizador não faz com excelência, nem permite que outros façam. É eficiente, mas nem sempre eficaz. O líder centralizador é um atraso para o crescimento e desenvolvimento de qualquer obra, inclusive de si mesmo. O líder centralizador é um castrador de ideias, de sonhos, de desejos, e de vontades.  O líder centralizador é um amante de títulos, cargos e posições. O que vale para ele é ser, mesmo que não faça o seu trabalho, ou faça com deficiência.

O líder centralizador acha que ninguém faz melhor do que ele. Somente ele sabe, entende, conhece e é capaz. O líder centralizador pensa ser mais habilitado do que todos os demais cooperadores, para todas as tarefas. O líder centralizador não consegue enxergar o talento alheio. O líder centralizador tem medo que os outros façam melhor do que ele. A insegurança é uma de suas grandes marcas.

O líder centralizador tem receio de perder a autoridade ao delegar.  O líder centralizador tem um pouco de imperialista, totalitarista e ditador. O líder centralizador se mantém no cargo na base da compra, da ameaça, do favorecimento e dos conchavos políticos com outros líderes centralizadores.  O líder centralizador finge escutar, mas no fim a opinião que prevalece é sempre a dele. O líder centralizador é um promotor narcisista de sua própria imagem.

O líder centralizador se coloca acima da própria instituição. É personalista, e gosta de ver seu nome e imagem sempre em evidência. O líder centralizador pode em alguns casos até ser uma boa pessoa, mas é um péssimo administrador. O líder centralizador pode ter conhecimento, mas lhe falta sabedoria.

O líder centralizador perde tempo e energia em tarefas pequenas, secundárias e sem muita importância, quando poderia estar envolvido em questões de maior relevância e prioritárias. O líder centralizador delega tarefas, para depois agir paralelamente, desmerecendo o esforço e a habilidade alheia, atropelando a ética. O líder centralizador pode não ter consciência de sua própria condição.

O líder centralizador sacrifica a família.  O líder centralizador se desgasta e desgasta os outros. O líder centralizador tem vida curta e de baixa qualidade. Portanto não basta apenas delegar, é preciso saber a quem esta se delegando as tarefas. Ouse delegar, confiar e distribuir tarefas e autoridade.  Lidere para o bem do próximo. Lidere, acima de tudo, para a glória de Deus!

Ninguém é líder sem seguidores voluntários, que decidiram seguir apenas pela força de atração do líder, por sua capacidade de influenciar.  A verdadeira liderança não se fundamenta nas qualidades carismáticas. A verdadeira liderança se estabelece pela força do caráter. Há muitos líderes carismáticos, mas sem caráter. A liderança que tenta se estabelecer apenas sobre o carisma logo ruirá. O caráter é a força que dá sustentação ao líder.

A verdadeira liderança necessita do elemento credibilidade, e não há credibilidade sem caráter, sem integridade. Um chefe, gerente, presidente ou diretor, pode passar muito tempo no comando de uma instituição ou organização, pois há vários artifícios e mecanismos capazes de mantê-los ali. Um líder, só conseguirá manter-se na condição de líder através do exemplo positivo, de uma vida inspiradora, da conquista e manutenção da confiança, do poder da influência. 

Conheço vários chefes que não são líderes, nunca foram e nunca serão. Falo de gente que compra gente e que manipula situações para conquistar ou manter-se no cargo. O verdadeiro líder é escolhido por Deus e reconhecido pelo povo. O verdadeiro líder busca o bem do povo e a glória de Deus. Antes de avançar no propósito de liderar o povo de Deus, de desenvolver-se como líder de forma saudável, busque a certeza em Deus de vossa vocação à liderança.

A liderança cristã é para os vocacionados, para os chamados, para os escolhidos por Ele, mediante sua soberania e graça (Mt 20.23; Mc 3.13-14; Hb 5.4). Obs.: vocação é a maneira como Deus se expressa através da pessoa.

Add a comment

Related presentations

Related pages

LIÇÃO 8 – MOISÉS – SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES ...

1. Deus levanta auxiliares (Êx 18.21). Para fazer a sua obra, Deus levanta líderes principais, como Moisés, e de igual modo levanta líderes auxiliares.
Read more

Lição 8 - Moisés - Sua liderança e seus auxiliares ...

Lição 8 - Moisés - Sua liderança e seus auxiliares, 1pte, 1Tr14, Ev Henrique, EBD NA TV, Estudantes, professores, Imperatriz, MA, Ervália ...
Read more

Lição 8 Moisés sua liderança e seus auxiliares - YouTube

Aula ministrada pelo Prof. Carlos Alberto para EBD da Assembléia de Deus em Londrina. Acesse:www.adlondrina.com.br
Read more

Lição 8: Moisés — Sua liderança e seus auxiliares

Nesta lição estudaremos a respeito de Moisés como servo fiel de Deus e como líder. Moisés havia sido “instruído em toda a ciência dos egípcios e ...
Read more

Lição 8. 23 de Fevereiro de 2014 "Moisés - sua ...

... Moisés - sua Liderança e seus Auxiliares" ... lição estudaremos a respeito de Moisés como ... auxiliares eram os juízes e os levitas (Js 8 ...
Read more

A Liderança de Moisés e seus Auxiliares - Lição 8 | Eu ...

A Liderança de Moisés e seus Auxiliares - Lição 8 ... Dessa forma, Moisés pôde exercer sua liderança com a ajuda de pessoas escolhidas por Deus.
Read more

Lição 8- Moisés – sua Liderança e seus Auxiliares

A Lição 8- Moisés - sua Liderança e seus Auxiliares da EBD - CPAD está disponível também em slide para download em nosso site. Confira ...
Read more

Moisés - sua liderança e seus auxiliares. Plano de aula

Moisés - sua liderança e seus auxiliares. Plano de aula TEXTO ÁUREO ... lição 8; Pré-aula_Lição 8: Moisés — sua liderança e seus au ...
Read more

Lição 8 - Moisés - Sua liderança - A paz do Senhor ...

Lição 8 - Moisés - Sua liderança e seus auxiliares LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2014 - CPAD - Para jovens e adultos Tema: Uma Jornada de Fé ...
Read more