advertisement

Lição 10 As leis civis entregue por moisés aos israelitas

43 %
57 %
advertisement
Information about Lição 10 As leis civis entregue por moisés aos israelitas

Published on March 16, 2014

Author: netoventura

Source: slideshare.net

advertisement

Escola BíblicaEscola Bíblica DominicalDominical 1º Trimestre de 20141º Trimestre de 2014 TEMA: Uma jornada de fé.TEMA: Uma jornada de fé. A formação do povo de Deus e sua herançaA formação do povo de Deus e sua herança espiritual.espiritual. LIÇÃO 10 As leis civis entregues por MoisésLIÇÃO 10 As leis civis entregues por Moisés aos Israelitasaos Israelitas Congregação Jd. Novo MundoCongregação Jd. Novo Mundo..

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O sistema de governo do povo de Israel é o próprio Deus, que, naturalmente, se serviria dos homens para a administração do Seu povo, para que estivessem à frente do povo, seguindo as orientações do Senhor. Êx 19.6. A esse sistema dá-se o nome de Teocracia,A esse sistema dá-se o nome de Teocracia, observe o significado:observe o significado: Teo – Deus e cracia – governo.Teo – Deus e cracia – governo. Por isso a lei civil que Israel deveria sePor isso a lei civil que Israel deveria se submeter veio do nosso Deus.submeter veio do nosso Deus.

O Propósito da Lei A verdade é que, como nos ensina o apóstolo, a lei veio para que a ofensa abundasse (Rm 5:20). Isto mostra-nos claramente o verda- deiro objetivo da lei: veio a propósito para que o pecado se fizesse excessivamente maligno (Rm 7:13). Era, em certo sentido, como um espelho perfeito enviado para revelar ao homem o seu desarranjo moral. Se eu me puser diante de um espelho com o meu vestuário desarranjado, o espelho mostra-me o desarranjo, mas não o põe em ordem.

Se eu fizer descer sobre um muro tortuoso um prumo, o prumo mostra a tortuosidade, mas não a altera. Se eu sair numa noite escura com uma luz, esta revela-me todos os obstáculos e dificulda-des que se acham no caminho, mas não os remove. Além disso, o espelho, o prumo, e a luz não criam os males que revelam distintamente: nem os criam nem os afastam, apenas os revelam. O mesmo acontece com a lei: não cria o mal no coração do homem nem tampouco o tira; mas revela-o com infalível exatidão.

Uso do PrumoUso do Prumo

““Que diremos, pois? É a lei pecado? De modoQue diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senãonenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria apela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Nãoconcupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”cobiçarás.” (Rm 7:7). O apóstolo não diz que(Rm 7:7). O apóstolo não diz que não teria tido "concupiscência". Não, masnão teria tido "concupiscência". Não, mas apenas que não a teria conhecido.apenas que não a teria conhecido. A "concupiscência" existia; mas ele estava àsA "concupiscência" existia; mas ele estava às escuras quanto ao fato, até que a lei, como aescuras quanto ao fato, até que a lei, como a luz do Deus Onipotente, brilhou nos recessosluz do Deus Onipotente, brilhou nos recessos tenebrosos do seu coração e revelou o maltenebrosos do seu coração e revelou o mal que nele havia.que nele havia.

Assim como um homem numa câmaraAssim como um homem numa câmara escura pode estar rodeado de poeira eescura pode estar rodeado de poeira e confusão sem contudo poder ver nada porconfusão sem contudo poder ver nada por causa da escuridão. Mas deixai que oscausa da escuridão. Mas deixai que os raios de sol penetrem ali e ele distinguiráraios de sol penetrem ali e ele distinguirá imediatamente tudo. São os raios de solimediatamente tudo. São os raios de sol que formam o pó? Certamente que não.que formam o pó? Certamente que não.

"Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado" (Rm 3:20). O apóstolo não diz que o pecado é pela lei, mas somente que por ela vem o conhecimento do pecado. "Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei" (Rm 5:13). O pecado existia, e precisava apenas da lei para o manifestar na forma de "transgressão". É como se eu dissesse a meu filho: "não deves tocar nessa faca".  

A minha proibição revela a tendência do seu coração para fazer a sua própria vontade. O apóstolo João diz que o "o pecado é iniquidade" (1 Jo 3:4). A palavra "transgressão" não traduz o verdadeiro pensamento do Espírito Santo nesta passagem (1). Para que haja transgressão é necessário que seja estabelecida uma regra ou linha de conduta definida; porque transgressão quer dizer cruzar uma linha proibi­da; essa linha têmo­la na lei.

As leis dessa seção:As leis dessa seção: 1.1.Proibição aos ídolos e a lei do altar (20.22­26);Proibição aos ídolos e a lei do altar (20.22­26); 2.2.A leia sobre servos e servas (21.1­11);A leia sobre servos e servas (21.1­11); 3.3.A proibição de assassinatos, agressõesA proibição de assassinatos, agressões verbais e físicas contra os pais e sequestros.verbais e físicas contra os pais e sequestros. Todas as infrações passíveis de pena de morteTodas as infrações passíveis de pena de morte (21.12­17);(21.12­17); 4.4.Leis com sanções para quem ferir ou aleijarLeis com sanções para quem ferir ou aleijar outras pessoas um próximo, um servo, umaoutras pessoas um próximo, um servo, uma mulher grávida (leis cuja infração não incluimulher grávida (leis cuja infração não inclui pena de morte) 21.18­26pena de morte) 21.18­26

5. Lei sobre o boi que escorneia e pisoteia um5. Lei sobre o boi que escorneia e pisoteia um ser humano até a morte, sendo que a culpaser humano até a morte, sendo que a culpa também alcança o proprietário negligentetambém alcança o proprietário negligente (21.18-32);(21.18-32); 6.6.A lei sobre o poço descoberto, no qual caiA lei sobre o poço descoberto, no qual cai um animal desatento (21.33,34);um animal desatento (21.33,34); 7.7.A lei sobre o animal que é mortalmenteA lei sobre o animal que é mortalmente ferido por outro, sendo a culpa recaindoferido por outro, sendo a culpa recaindo sobre o dono do animal agressor no caso desobre o dono do animal agressor no caso de as precauções necessárias não terem sidoas precauções necessárias não terem sido tomadas (21.35,36);tomadas (21.35,36);

8.8. Proibição do furto, com a obrigação deProibição do furto, com a obrigação de restituição por parte do infrator (22..1-4);restituição por parte do infrator (22..1-4); 9.9. Lei sobre a destruição de plantações, sejaLei sobre a destruição de plantações, seja por causa do pastar de um animal ou empor causa do pastar de um animal ou em virtude de uma queimada (22.5,6);virtude de uma queimada (22.5,6); 10.10. Leis sobre tomadores de empréstimo eLeis sobre tomadores de empréstimo e pessoas que se encontram responsáveispessoas que se encontram responsáveis pelos bens de outrem (22.7-15);pelos bens de outrem (22.7-15); 11.11. A lei sobre a sedução de uma virgem, comA lei sobre a sedução de uma virgem, com intercurso sexual antes do casamentointercurso sexual antes do casamento (22.16,17);(22.16,17);

12. Leis diversas sobre questões religiosas e12. Leis diversas sobre questões religiosas e sociais, como feitiçaria, bestialismo, idolatria,sociais, como feitiçaria, bestialismo, idolatria, opressão, idolatria, opressão contraopressão, idolatria, opressão contra estrangeiros e usura (22.18-31);estrangeiros e usura (22.18-31); 13.13.Lei sobre retidão no tribunal, tanto por parteLei sobre retidão no tribunal, tanto por parte das testemunhas como por parte do juiz (23.1-das testemunhas como por parte do juiz (23.1- 9);9); 14.14.Leis sobre o sábado (23.10-13);Leis sobre o sábado (23.10-13); 15.15.Convocação para a celebração de uma festaConvocação para a celebração de uma festa a se realizada três vezes por ano (23.14-19a );a se realizada três vezes por ano (23.14-19a );

16. Proibição de se cozer o cabrito no leite deProibição de se cozer o cabrito no leite de sua mãe (23.19b)sua mãe (23.19b) 17.Epílogo (23.20-33) 18.VER PÁGINAS 102 A 126 LIVRO DO TRIMESTRE.

Ninguém é líder sem seguidores voluntários, que decidiram seguir apenas pela força de atração do líder, por sua capacidade de influenciar.  A verdadeira liderança não se fundamenta nas qualidades carismáticas. A verdadeira liderança se estabelece pela força do caráter. Há muitos líderes carismáticos, mas sem caráter. A liderança que tenta se estabelecer apenas sobre o carisma logo ruirá. O caráter é a força que dá sustentação ao líder.

A verdadeira liderança necessita do elemento credibilidade, e não há credibilidade sem caráter, sem integridade. Um chefe, gerente, presidente ou diretor, pode passar muito tempo no comando de uma instituição ou organização, pois há vários artifícios e mecanismos capazes de mantê-los ali. Um líder, só conseguirá manter-se na condição de líder através do exemplo positivo, de uma vida inspiradora, da conquista e manutenção da confiança, do poder da influência. 

Conheço vários chefes que não são líderes, nunca foram e nunca serão. Falo de gente que compra gente e que manipula situações para conquistar ou manter-se no cargo. O verdadeiro líder é escolhido por Deus e reconhecido pelo povo. O verdadeiro líder busca o bem do povo e a glória de Deus. Antes de avançar no propósito de liderar o povo de Deus, de desenvolver-se como líder de forma saudável, busque a certeza em Deus de vossa vocação à liderança.

A liderança cristã é para os vocacionados, para os chamados, para os escolhidos por Ele, mediante sua soberania e graça (Mt 20.23; Mc 3.13-14; Hb 5.4).

Add a comment

Related pages

Lição 10 - As Leis Civis Entregues Por Moisés Aos ...

Lição 10 - As Leis Civis Entregues Por Moisés Aos ... Civis Entregues Por Moisés Aos Israelitas, ... Lição 10 - As Leis Civis Entregues ...
Read more

Lição 10. 9 de Março de 2014 " As Leis Civis Entregues ...

Lição 10. 9 de Março de 2014 " As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas" ... As leis abordadas nesta lição foram entregues a Israel, ...
Read more

Pr, Wilsonei Mattos - As leis civis entregues por Moisés ...

LIÇÃO 10 EBD - AS LEIS CIVIS ... Lição 10 - As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas_1º Trim_ESCOLA BÍBLICA 0045_TV ADNP ...
Read more

LIÇÃO 10 – AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ...

... as leis civis entregues por moisÉs aos israelitas ... liÇÃo 10 - as leis civis entregue por ... liÇÃo 10 – as leis civis entregues ...
Read more

Pré-aula_Lição 10: As leis civis entregues por Moisés ...

Pré-aula_Lição 10: As leis civis entregues por Moisés aos israelitas ... As leis civis entregues por Moisés aos israelitas.... Slides ...
Read more

Lição 10 – As leis civis entregues por Moisés aos ...

- Este primeiro conjunto de regras dado por Deus a Moisés para disciplinar a convivência entre os israelitas, que os estudiosos das Escrituras ...
Read more

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - AS LEIS CIVIS ENTREGUE POR ...

dinÂmica - liÇÃo 10 - as leis civis entregue por moisÉs aos israelitas(jovens e adultos) ... liÇÃo 10 - as leis civis entregue por m ...
Read more

LIÇÃO 10 – AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ...

... AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ... na lição 10, que trataremos das ‘Leis Civis’ que ... A lei mosaica permitia que os israelitas ...
Read more

LIÇÃO 10 – AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ...

liÇÃo 10 – as leis civis entregues por moisÉs aos israelitas / slides da liÇÃo
Read more