Judaísmo - EREM

67 %
33 %
Information about Judaísmo - EREM
Spiritual

Published on March 11, 2014

Author: NayraBenvenuto

Source: slideshare.net

JUDAÍSMO

HISTÓRIA  O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés.  De acordo com as escrituras judaicas, por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e seguir para Canaã

DOUTRINAS  O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus e criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo.  O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus.  O Tanach(conjunto principal de livros sagrados), excetuando alguns pontos poéticos e controversos, jamais faz referência a uma vida além da morte, nem a um céu ou inferno.   imortalidade da alma, da ressurreição e do juízo final  Os que têm autoridade são chamados de Rabino, é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade.

CARACTERISTICAS VESTIMENTAS  Kipá são os chapéus utilizado pelos judeus tanto como símbolo da religião como símbolo de "temor a Deus" são semelhantes ao solidéu usado por Bispos Católicos e pelo Papa .  Tefilin  Tzitzit é o nome dado à franjas do talit, que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus.

KipáTefilin Tzitzit

LITERATURA  O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento cristão, porém com outra divisão. sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica. Título Descrição - Torá O mais importante dos livros do judaísmo, 5 livros conhecidos como Pentateuco ou Chumash (‫)חומש‬ - Neviim 8 livros conhecidos como Profetas. -Ketuvim 11 livros conhecidos como "Escritos".

Torá Neviim Ketuvi m

CICLO DE VIDA JUDAICO  Brit milá - As boas-vindas dos bebés do sexo masculino à aliança através do ritual da circuncisão.  Zeved habat- As boas-vindas dos bebés do sexo feminino na tradição sefardita.  B'nai Mitzvá - A celebração da chegada de uma criança à maioridade, e por se tornar responsável, daí em diante, por seguir uma vida judaica e por seguir a halakhá(conjunto de leis da religião judaica).  Casamento judaico  Shiv'á - O judaísmo tem práticas de luto em várias etapas. À primeira etapa (observada durante uma semana) chama-se shiv'á, à segunda (observada durante um mês) chama-se sheloshim e, para aqueles que perderam um dos progenitores, existe uma terceira etapa, a avelut yod bet chódesh, que é observada durante um ano.

Brit milá Zeved habat- Shiv'á Casamento judaico

RITUAIS • A prática da religião está presente no dia-a-dia do judeu. Ela se estende até à sua alimentação, que deve ser kosher, ou seja, livre de impurezas ( certas carnes, como a suína, entre outras substâncias, não são permitidas ). • Outro hábito é a observação do Shabat, o dia do descanso, que se estende do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado, e que é celebrado com rezas, leituras e liturgias nas Sinagogas. • circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida )

SINAGOGA  A sinagoga é o local das reuniões religiosas da comunidade judaica, hábito adquirido após a conquista de Judá pela Babilônia e a destruição do Templo de Jerusalém

CORRENTES DO JUDAÍSMO MODERNO ORTODOXA  Cumprem leis  estipula quais alimentos devem ser consumidos;  o descanso aos sábados  as leis da pureza familiar.  com a adoção de roupas simples;  separação das funções entre homem e mulher, sendo que as mulheres têm algumas proibições, principalmente na participação da religiosidade pública, tais como conduzir as rezas, estudar o Talmude e ser ordenada rabina.

CORRENTES DO JUDAÍSMO MODERNO REFORMISTA  Respeitam alguns mandamentos  não seguem estritamente a dieta alimentar,  o descanso sabático e  alguns procedimentos dos rituais religiosos.

CORRENTES DO JUDAÍSMO MODERNO CONSERVADORA  a Lei Judaica, a esperança de libertação nacional e a utilização do hebraico como língua do povo. A diferença com a corrente ortodoxa é a aceitação de algumas mudanças no judaísmo rabínico e a saída dos guetos para o convívio com os demais grupos sociais.

DEUS X MESSIAS  Os judeus acreditam na existência de somente um Deus que criou o universo e continua responsável pela sua manutenção. Segundo o judaísmo, Deus sempre existiu e sempre vai existir. Ele não pode ser visto ou tocado.  Deus deu a torá aos judeus como uma guia para obediência e uma vida santa que Ele quer que os judeus tenham. Os judeus acreditam que "o Messias", que é uma pessoa especialmente ungida por Deus, (o que significa particularmente enviada) um dia virá ao mundo. A chegada do Messias vai trazer consigo uma era de paz.

FESTAS JUDAICAS  Páscoa ( Pessach ) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 a.C.   Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.  Sucót -  refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito. 

Páscoa ( Pessach ) Simchat Torá Sucót

O MURO DAS LAMENTAÇÕES  é o segundo local mais sagrado do judaísmo  Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito.

CURIOSIDADES • É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu origem ao Cristianismo e ao Islamismo. • O judaísmo é a mais antiga das quatro religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis. Ao todo são cerca de 12 a 15 milhões de seguidores. Segundo analistas, se não houvesse o Holocausto, o número de judeus seria de 25 a 35 milhões em todo o mundo. E muitos deles viveriam na Europa. • O judaísmo não é uma religião missionária, à procura de converter pessoas, A comunidade não aceita conversão, mas isso é decisão das autoridades religiosas. 

BIBLIOGRAFIA  http://www.magiadourada.com.br/judaismo.html  https://www.google.com.br/search?q=o+que+%C3%A9+halakh%C 69i57j0l4.3198j0j4&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&ie  http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,, OI141894-EI312,00-Judaismo+a+religiao+monoteista+mais+anti  http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda %C3%ADsmo#Ciclo_de_vida_judaico  http://www.brasilescola.com/religiao/correntes- judaismo-moderno.htm  http://www.suapesquisa.com/judaismo/  http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_das_Lamenta %C3%A7%C3%B5es

Add a comment

Related presentations

How to do Voodoo

How to do Voodoo

November 11, 2014

How to do Voodoo Are you working too hard and not getting the results?? Well,...

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

October 24, 2014

Donde van las personas despues de muerto?

Son simples cuestiones que, aunque puedan resultar a priori inocentes, albergan in...

"The souls of the just are in the hand of God, and no torment shall touch them. " ...

Boletín de 02/11/2014

Boletín de 02/11/2014

November 1, 2014

Boletín de 02/11/2014

Omms News 10-07-2014

Omms News 10-07-2014

November 4, 2014

Omms News 10-07-2014

Related pages

Historia Del Judaismo Mesiánico 9 y 10

Historia Del Judaismo Mesiánico 9 y 10. Subir Sign in Join. ... Read more

Como Judeus se Entenderam a Si Mesmos nos Primeiros ...

O Judaísmo se mantinha principalmente naquelas locações geográficas onde os rábis exerciam influência. Há khazares convertidos ao Judaísmo.
Read more

Guia para o diálogo Católico-Judaico no Brasil -

Judaísmo no tempo de Jesus. O judaísmo no tempo de Jesus não era uma realidade homogênea. Os estudos históricos e interpretativos do Novo ...
Read more

List of Publications - HUJI

List of Publications: 02/2014 ... Do Cristianismo ao Judaísmo. ... Baruch (Bento; Benedictus de) (pp. 210-20); Fonseca, Isaac Aboab da (pp. 240-1);H'erem ...
Read more

Davi Windholz | Facebook

... Judaísmo Humanista, Masá México, Sinergia Comunicativa, ... Erem Davi. Contact Information. Facebook. http://facebook.com/ daviwind. All Languages;
Read more

Kaplan, Yosef - The Jewish History Resource Center

Kaplan, Yosef . Personal: Born 1944 ... The latter was affected by the implementation of the threat of erem ... Do Cristianismo ao Judaísmo.
Read more

Literatura II: Anna Garcia Nuñez. Periodista a Jerusalem ...

Mujeres que abrazan o huyen del judaísmo ultraortodoxo”. Aquest llibre és, com el defineix l’Anna, una llarga aventura periodística.
Read more

Wolf Madrich - Google+

Wolf Madrich. Attends escola ... Os Messianicos sao na verdade uma uniao do judaismo com o cristanismo,vieram tampar uma lacuna. ... erem – Ouça as suas ...
Read more