Introducao Escatologia Vigilia

50 %
50 %
Information about Introducao Escatologia Vigilia
Education

Published on January 24, 2009

Author: feitosa.lima

Source: slideshare.net

Description

Slide de Introdução ao assunto Escatologia ministrado em 2008 na Comunidade Cristã Adonai Sabao.

Introdução à ESCATOLOGIA Definições e conceitos iniciais. Embasamento bíblico geral.

Definições e conceitos iniciais.

Embasamento bíblico geral.

Introdução à Escatologia Bíblica A palavra ESCATOLGIA é derivada da junção de dois termos gregos: Eschatos e Logos.

A palavra ESCATOLGIA é derivada da junção de dois termos gregos:

Eschatos e

Logos.

Introdução à Escatologia Bíblica Eschatos : Significa final, último, derradeiro. Ou pode ser de Escat que significa excremento.

Eschatos :

Significa final, último, derradeiro.

Ou pode ser de Escat que significa excremento.

Introdução à Escatologia Bíblica Logos : Que significa assunto, tratado, estudo.

Logos :

Que significa assunto, tratado, estudo.

Introdução à Escatologia Bíblica Assim, ESCATOLOGIA é: O Estudo das Últimas Coisas , ou a Doutrina das Últimas Coisas, ou ainda, O Estudo do Tempo do Fim.

Assim, ESCATOLOGIA é:

O Estudo das Últimas Coisas , ou a Doutrina das Últimas Coisas, ou ainda, O Estudo do Tempo do Fim.

Introdução à Escatologia Bíblica Mas, alguém pode perguntar: - Porque estudar Escatologia hoje, se ela trata de coisas que vão acontecer apenas no futuro?

Mas, alguém pode perguntar:

- Porque estudar Escatologia hoje, se ela trata de coisas que vão acontecer apenas no futuro?

Introdução à Escatologia Bíblica Basicamente, porque DEUS revelou, lá no passado, as coisas que só no futuro aconteceriam, “antes que acontecessem”, para que hoje nós possamos conhecer e nos preparar para o dia de amanhã.

Basicamente, porque DEUS revelou, lá no passado, as coisas que só no futuro aconteceriam, “antes que acontecessem”, para que hoje nós possamos conhecer e nos preparar para o dia de amanhã.

Introdução à Escatologia Bíblica Vejamos o que a Bíblia nos ensina:

Vejamos o que a Bíblia nos ensina:

Introdução à Escatologia Bíblica Apocalipse 1.3 Bem-aventurado aquele que lê , e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 1.3

Bem-aventurado aquele que lê , e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Introdução à Escatologia Bíblica Apocalipse 1.19 Escreve as coisas que tens visto , e as que são , e as que depois destas hão de acontecer :

Apocalipse 1.19

Escreve as coisas que tens visto , e as que são , e as que depois destas hão de acontecer :

Introdução à Escatologia Bíblica Existem dois métodos de Interpretação da Bíblia Sagrada: O Literal e o Alegórico.

Existem dois métodos de Interpretação da Bíblia Sagrada:

O Literal e o Alegórico.

Introdução à Escatologia Bíblica Literal . No modelo literal, uma nuvem, mesmo que se pareça com um elefante, é só uma nuvem.

Literal .

No modelo literal, uma nuvem, mesmo que se pareça com um elefante, é só uma nuvem.

Introdução à Escatologia Bíblica Alegórico . No modelo alegórico, a mesma nuvem pode ser, na verdade, um elefante!

Alegórico .

No modelo alegórico, a mesma nuvem pode ser, na verdade, um elefante!

Literal X Alegórico Isto é uma nuvem ou será uma bolha?!?!??

Introdução à Escatologia Bíblica LITERAL X ALEGÓRICO Há estudiosos que dizem que a “carruagem de fogo” que levou o profeta Elias ao céu era na verdade um foguete! Isso é alegorizar, fazer alegoria, usar o modelo alegórico.

Introdução à Escatologia Bíblica LITERAL X ALEGÓRICO Porém a Bíblia diz que era um carro de fogo e que era puxado por cavalos de fogo!

LITERAL X ALEGÓRICO

Porém a Bíblia diz que era um carro de fogo e que era puxado por cavalos de fogo!

Introdução à Escatologia Bíblica “ E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” ( 2Re 2.11 ).

“ E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”

( 2Re 2.11 ).

Introdução à Escatologia Bíblica A Profecia Bíblica é a base de estudo do final dos tempos. E na Bíblia que encontramos profecias sobre as últimas coisas.

A Profecia Bíblica é a base de estudo do final dos tempos.

E na Bíblia que encontramos profecias sobre as últimas coisas.

Introdução à Escatologia Bíblica Segundo a Bíblia Sagrada, existem três diferentes grupos de pessoas que viverão três aspectos distintos do futuro, são eles:

Segundo a Bíblia Sagrada, existem três diferentes grupos de pessoas que viverão três aspectos distintos do futuro, são eles:

Introdução à Escatologia Bíblica ISRAEL. IGREJA. GENTIOS.

ISRAEL.

IGREJA.

GENTIOS.

Introdução à Escatologia Bíblica ISRAEL: A nação composta pelos descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó; Herdeiros das promessas e das alianças Abraâmica e Davídica.

ISRAEL:

A nação composta pelos descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó;

Herdeiros das promessas e das alianças Abraâmica e Davídica.

Introdução à Escatologia Bíblica IGREJA: A noiva do Cordeiro, composta pelos cristãos autênticos de todas as nações da Terra e pelos judeus messiânicos. Herdeira, por extensão, das promessas da Nova Aliança.

IGREJA:

A noiva do Cordeiro, composta pelos cristãos autênticos de todas as nações da Terra e pelos judeus messiânicos.

Herdeira, por extensão, das promessas da Nova Aliança.

Introdução à Escatologia Bíblica GENTIOS: Todo o restante dos povos e nações da terra e que não são judeus nem cristãos autênticos. Aqueles que não creram em JESUS. Destinados a sofrer a Ira de DEUS.

GENTIOS:

Todo o restante dos povos e nações da terra e que não são judeus nem cristãos autênticos.

Aqueles que não creram em JESUS.

Destinados a sofrer a Ira de DEUS.

Introdução à Escatologia Bíblica Aonde tudo isso vai nos levar? Onde essas coisas terminam?

Aonde tudo isso vai nos levar?

Onde essas coisas terminam?

Introdução à Escatologia Bíblica Para entender isso, vamos analisar quatro pontos fundamentais e gerais do Plano Profético:

Para entender isso, vamos analisar quatro pontos fundamentais e gerais do Plano Profético:

Introdução à Escatologia Bíblica Seqüência de eventos de escala mundial. DEUS estará no comando. A Salvação, pela fé, dos que creram e crêem em JESUS. Arrependimento e salvação pela dor, a última chance .

Seqüência de eventos de escala mundial.

DEUS estará no comando.

A Salvação, pela fé, dos que creram e crêem em JESUS.

Arrependimento e salvação pela dor, a última chance .

Introdução à Escatologia Bíblica Um dos princípios da Escatologia é que os eventos descritos para o fim dos tempos, mesmo tendo como alvo principal grupos específicos de pessoas e girando ao redor de um local central – Jerusalém – são de alcance mundial, isto é, os acontecimentos podem recair sobre um determinado grupo de pessoas apenas, mas a repercussão será sobre todo o mundo.

Um dos princípios da Escatologia é que os eventos descritos para o fim dos tempos, mesmo tendo como alvo principal grupos específicos de pessoas e girando ao redor de um local central – Jerusalém – são de alcance mundial, isto é, os acontecimentos podem recair sobre um determinado grupo de pessoas apenas, mas a repercussão será sobre todo o mundo.

Introdução à Escatologia Bíblica No período futuro chamado de fim dos tempos, ao contrário do que muitos pensam, não teremos uma época em que DEUS estará ausente, inerte ou indiferente a nossa vida, através da Escatologia, aprendemos que ELE estará muito presente e totalmente atuante, executando um duro e pesado julgamento sobre a Sua criação e, ao mesmo tempo, permitindo que a ação do ser humano recaia sobre ele mesmo, como nunca ocorreu até agora.

No período futuro chamado de fim dos tempos, ao contrário do que muitos pensam, não teremos uma época em que DEUS estará ausente, inerte ou indiferente a nossa vida, através da Escatologia, aprendemos que ELE estará muito presente e totalmente atuante, executando um duro e pesado julgamento sobre a Sua criação e, ao mesmo tempo, permitindo que a ação do ser humano recaia sobre ele mesmo, como nunca ocorreu até agora.

Introdução à Escatologia Bíblica Para os que crêem em DEUS, o fim dos tempos não será um período de trevas e terror, antes será o cumprimento da Salvação que JESUS realizou na cruz vindo nos encontrar, pois, segundo o que aprendemos da palavra de DEUS, os cristãos autênticos não verão a corrupção final do mundo, mas serão reunidos com CRISTO antes dos eventos previstos na Bíblia para aquela época se iniciarem.

Para os que crêem em DEUS, o fim dos tempos não será um período de trevas e terror, antes será o cumprimento da Salvação que JESUS realizou na cruz vindo nos encontrar, pois, segundo o que aprendemos da palavra de DEUS, os cristãos autênticos não verão a corrupção final do mundo, mas serão reunidos com CRISTO antes dos eventos previstos na Bíblia para aquela época se iniciarem.

Introdução à Escatologia Bíblica As Escrituras Sagradas ensinam que durante o cumprimento dos juízos de DEUS, no fim dos tempos, ainda haverá pessoas que alcançarão a salvação, só que por um mecanismo chamado de “dor”. Os cristãos nominais ficarão para trás, assim como aqueles que não quiseram ouvir as palavras de DEUS e ignoraram seus avisos, mas os eventos trarão muitos ao estado de arrependimento sincero e eles exporão suas vidas ao sacrifício por amor e fé em DEUS, e isso lhes trará a salvação no final da tribulação.

As Escrituras Sagradas ensinam que durante o cumprimento dos juízos de DEUS, no fim dos tempos, ainda haverá pessoas que alcançarão a salvação, só que por um mecanismo chamado de “dor”. Os cristãos nominais ficarão para trás, assim como aqueles que não quiseram ouvir as palavras de DEUS e ignoraram seus avisos, mas os eventos trarão muitos ao estado de arrependimento sincero e eles exporão suas vidas ao sacrifício por amor e fé em DEUS, e isso lhes trará a salvação no final da tribulação.

Introdução à Escatologia Bíblica Para Israel, o período de tribulação será uma época de quebrantamento nacional, até que aceitem JESUS como seu Messias e Salvador e assim, sejam restaurados.

Para Israel, o período de tribulação será uma época de quebrantamento nacional, até que aceitem JESUS como seu Messias e Salvador e assim, sejam restaurados.

Introdução à Escatologia Bíblica Os cristãos nominais ficarão para trás, assim como aqueles que não quiseram ouvir as palavras de DEUS e ignoraram seus avisos, mas os eventos trarão muitos ao estado de arrependimento sincero e eles exporão suas vidas ao sacrifício por amor e fé em DEUS, e isso lhes trará a salvação no final da tribulação.

Os cristãos nominais ficarão para trás, assim como aqueles que não quiseram ouvir as palavras de DEUS e ignoraram seus avisos, mas os eventos trarão muitos ao estado de arrependimento sincero e eles exporão suas vidas ao sacrifício por amor e fé em DEUS, e isso lhes trará a salvação no final da tribulação.

Introdução à Escatologia Bíblica Agora, podemos abordar assuntos mais especificos, usando como base as perguntas sugeridas pelo Ministério, ou outras, que venham das dúvidas dos irmãos.

Agora, podemos abordar assuntos mais especificos, usando como base as perguntas sugeridas pelo Ministério, ou outras, que venham das dúvidas dos irmãos.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Escatologia Fim dos Tempos P.1 (Pr João Batista - AD ...

Escatologia Fim dos Tempos Ministração pastor João Batista - Min. AD Missão Poços MG Abr 2012
Read more

Daniel Botelho - Google+

Daniel Botelho. 57,482 views. About Posts Photos Videos. Stream. Daniel Botelho Shared publicly - 2013-07-25 . ... Introducao Escatologia Vigilia ...
Read more

Estudo Escatologia - Pr Vicente Mariano - YouTube

Estudo Escatologia - Pr Vicente Mariano Uelisson Mioti. Subscribe Subscribed Unsubscribe 17 17. Loading ... Introducao - aula 1 - Duration: 32:03.
Read more

Programação da Vigilia - Documents - Discover, share ...

Vinheta Da Vigilia ... Introducao Escatologia Vigilia Slide de Introdução ao assunto Escatologia ministrado em 2008 na Comunidade Cristã Adonai ...
Read more

mensagem vigilia - Documents - Discover, share, present ...

Introducao Escatologia Vigilia Slide de Introdução ao assunto Escatologia ministrado em 2008 na Comunidade Cristã Adonai Sabao. Vigilia de ...
Read more

Apostilas | Pr Josias Moura

TEMA: “Escatologia: O que as profecias bíblicas falam sobre o fim dos tempos?” Duração: 4hs; Recursos utilizados: Apostila, Data Show;
Read more

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA: ECLESIOLOGIA

a - vigilia, reuniÃo durante a madrugada com Ênfase na oraÇÃo ( ii cor ... escatologia; pneumatologia; antropologia; cristologia; teologia; eclesiologia;
Read more

Celebrações litúrgicas – Wikipédia, a enciclopédia ...

... Espírito Santo) · Bíblia · Tradição · Credo · Dogmas · Pecado original · Cristologia · Graça · Igreja · Escatologia ...
Read more