Imagem Fixa

60 %
40 %
Information about Imagem Fixa

Published on May 29, 2008

Author: coelhoelectrico

Source: slideshare.net

Description

trabalho para CMM

Produção de Imagem Fixa Construção de Materiais Multimédia Mestrando: Artur Coelho

Imagem Fixa i.1 – Relações de Força i.2 – Relações de Força i.3/i.4 – Luz e Contra-Luz i.5 – Picado/Contrapicado i.6 – Simetria/Assimetria i.7 – Plano de Expressão/Plano de Acção Bibliografia Índice

Imagem Fixa As regras de composição são transversais à fotografia, desenho, pintura, banda desenhada e edição/criação digital de imagem. Estas regras, truques visuais que em alguns casos são milenares ajudam-nos a apurar a estética de uma imagem, a guiar o olhar do espectador e a focalizar um ponto de beleza num imenso mar de possibilidades pictóricas. Algumas, como a regra dos terços, ou o peso visual, prendem-se com a nossa percepção visual e busca de equilíbrio sensorial da obra percepcionada. Outras, como a famosa proporção dourada são constructos elegantes que espelham a relação entre o homem e a arte. As mais interessantes são as regras de posicionamento no plano pictórico, que utilizando diagonais, espirais e círculos literalmente direccionam o olhar do espectador, transportando-o numa viagem visual pelo assunto da imagem. O acto de fotografar é simples. Complexo é o acto de conceber: enquadrar, seleccionar, procurar que a imagem que fique fixa na película ou suporte de armazenamento capte um ponto de vista único, um sentimento a transmitir.

Relações de Força Na primeira fotografia não há uma distinção clara entre forma e fundo. As formas e as cores retratadas não permitem clareza na percepção da imagem. É uma imagem confusa, que se aproxima da abstracção. Na segunda fotografia, o centrar na rocha e na cnidária, a ausência de elementos perturbadores, e o movimento circular do enquadramento do buraco permitem distinguir claramente a forma do fundo. (Ericeira, Praia de Mil Regos.)

Relações de Força Na primeira fotografia, o foco nos elementos de primeiro plano amplia a sensação de espaço, levando o olhar a saltar entre a forma em primeiro plano e as formas visíveis para lá do primeiro plano. (Mafra, Convento de Mafra.) Na segunda fotografia, os elementos que se encontram em primeiro plano são pouco perceptíveis. Nesta imagem, o olhar é levado para a profundade do espaço da paisagem. (Merceana.)

Luz e Contraluz Efeitos de luz e contra-luz. Devido às condições de luminosidade, a primeira imagem foi feita recorrendo ao flash. Saber usar e controlar a luz permite obter fotografias com grande impacto. (Lugar de S. Sebastião).

Picado/Contrapicado A utilização de planos picados e contrapicados confere dinamismo imediato à imagem. O uso destes planos inquieta, desperta a atenção e transmite, no caso do contrapicado aplicado à figura humana, uma sensação de hieratismo. (Lisboa, Calçada dos Condes de Penafiel e Largo da Sé .)

Simetria/Assimetria Na primeira fotografia, o descentrar do foco visual permitiu obter uma imagem dinâmica. No segundo exemplo, o centrar do foco no centro visual proporciona uma sensação estática de imobilidade. Fotografias efectuadas no mesmo local, em dias diferentes. (Ericeira, Praia de Mil Regos).

Plano de Expressão/Plano de Acção Na primeira imagem, a escolha por um enquadramento que valoriza as diagonais confere dinamismo, tentando captar o movimento do dia a dia urbano. (Lisboa, Largo da Madalena.) Na segunda imagem, para captar a expressividade de um dia de tempestade optei por um enquadramento a dois terços, valorizando os espaços abertos tornados expressivos pela massa de nuvens. (Ericeira, Praia do Matadouro.)

Equipamentos: Sony Cybershot PSC... Nokia N80 Bibliografia: Barrela, N. (2008). Concepção de Materiais Multimédia para WWW . Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. Bibliografia Recursos: Adobe Photoshop 7.0 Corel Draw 11

Add a comment

Related presentations

Related pages

ImaGem FIXA

Divulgação Descomplicada para Pequenos e Médios Empreendedores ... Caros Clientes nosso atendimento é exclusivamente on line ou pelos canais abaixo:
Read more

Imagem Fixa - "Design de Comunicação, Fotografia ...

Comunicação e Gestão de Imagem. Imagem fixa - Soluções de Impressão, Design de Comunicação, Fotografia
Read more

imagem fixa_I - YouTube

Standard YouTube License; Loading... ... Imagem Fixa vs Imagem em Movimento - "Enganar a Fome" (Cláudio Reguengo #53292) - Duration: 2:38.
Read more

Imagem Fixa | LinkedIn

View Imagem Fixa's professional profile on LinkedIn. LinkedIn is the world's largest business network, helping professionals like Imagem Fixa discover ...
Read more

Imagem Fixa

Imagem Fixa, Coimbra, Portugal. 1,407 likes · 56 talking about this · 8 were here. Imagem Fixa - Comunicação e Gestão de Imagem Design de Comunicação...
Read more

Imagem Fixa - Ana Sofia Leite nº 50726.wmv - YouTube

Imagem Fixa vs Imagem em Movimento Exercício 2 da UC Produção Audiovisual I Comunicação e Multimédia UTAD 2012 Docente: Pedro Rosário Ana ...
Read more

Imagem Fixa

Imagem Fixa, Coimbra. 1.399 curtidas · 67 falando sobre isso · 8 estiveram aqui. Imagem Fixa - Comunicação e Gestão de Imagem Design de Comunicação...
Read more

Imagem de Fundo Fixa - Dicas para Blogs

Código para colocar uma imagem acompanhando o cursor do mouse e algumas dicas sobre como personalizar esse código para deixar personalizado para seu site.
Read more

IMAGEM FIXA by martafe_2 - 4shared

Check out 11 photo files at my 4shared folder IMAGEM FIXA
Read more