Identificando Necessidades *e Estabelecendo Requisitos

50 %
50 %
Information about Identificando Necessidades *e Estabelecendo Requisitos
Technology

Published on June 29, 2009

Author: irqbh

Source: slideshare.net

Description

Trabalho apresentado na aula do professor Marcel.

Igor Quintal; Roberta Peçanha; Rubeniki Fernandes; Tatiane Krempser. Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005. cap. 7. p. 221-257.

Descrição de Tarefas Décadas de 70/80: “descrições de tarefas de negócio” ou “cenários de negócios” eram empregados como base para teste de aceitação de software, isto é, último estágio de teste. Atualmente, as descrições de tarefas são usadas durante todo o desenvolvimento, desde as primeiras atividades de requisitos até as de prototipação, avaliação e teste. Esforço no entendimento da estruturação e teste.

Descrição de Tarefas

Décadas de 70/80: “descrições de tarefas de negócio” ou “cenários de negócios” eram empregados como base para teste de aceitação de software, isto é, último estágio de teste.

Atualmente, as descrições de tarefas são usadas durante todo o desenvolvimento, desde as primeiras atividades de requisitos até as de prototipação, avaliação e teste.

Esforço no entendimento da estruturação e teste.

CENÁRIOS CASOS DE USO CASOS DE USO ESSENCIAIS Os tipos de descrição de tarefas

CENÁRIOS

CASOS DE USO

CASOS DE USO ESSENCIAIS

Os tipos de descrição de tarefas 1. Cenários: “descrição narrativa informal”. O foco é na tarefa do usuário. Permite entender: Por quê as pessoas fazem as coisas Como fazem E o que estão tentando atingir no processo Permite explorar: Restrições; Contextos; Irritações; Facilidades, etc, sob as quais os humanos operam.

1. Cenários: “descrição narrativa informal”. O foco é na tarefa do usuário.

Permite entender:

Por quê as pessoas fazem as coisas

Como fazem

E o que estão tentando atingir no processo

Permite explorar:

Restrições;

Contextos;

Irritações;

Facilidades, etc, sob as quais os humanos operam.

Geração dos cenários: workshops ou sessões de entrevistas. Ajuda a explicar ou discutir algum aspecto dos objetivos do usuário. Utilidades: Imaginar usos em potencial de um aparelho; Capturar comportamentos. Função: ajudar a estabelecer requisitos. Os tipos de descrição de tarefas

Geração dos cenários: workshops ou sessões de entrevistas.

Ajuda a explicar ou discutir algum aspecto dos objetivos do usuário.

Utilidades:

Imaginar usos em potencial de um aparelho;

Capturar comportamentos.

Função: ajudar a estabelecer requisitos.

Os tipos de descrição de tarefas 2. Casos de uso: Interação entre usuário e sistema. Descreve o que é chamado “curso normal”, isto é, o conjunto de ações que o analista acredita serem mais usualmente realizadas. Objetivo: capturar o objetivo de uso do “ator” ao utilizar o sistema. Características: Podem ser descritos graficamente; Os atores podem ser associados a mais de um caso de uso Layout mais formal; Foco na interação entre usuário e sistema (utilização tecnologia).

2. Casos de uso: Interação entre usuário e sistema.

Descreve o que é chamado “curso normal”, isto é, o conjunto de ações que o analista acredita serem mais usualmente realizadas.

Objetivo: capturar o objetivo de uso do “ator” ao utilizar o sistema.

Características:

Podem ser descritos graficamente;

Os atores podem ser associados a mais de um caso de uso

Layout mais formal;

Foco na interação entre usuário e sistema (utilização tecnologia).

Exemplo Caso de uso para organizar uma reunião , cujo curso normal seria que a reunião fosse marcada automaticamente na agenda compartilhada de membros de um departamento de uma universidade: O usuário escolhe a opção de organizar uma reunião O sistema solicita ao usuário os nomes dos participantes O usuário digita uma lista de nomes O sistema verifica se a lista é válida O sistema solicita as restrições do usuário O usuário digita suas restrições O sistema busca nas agendas uma data que satisfaça às restrições O sistema exibe uma lista de datas possíveis O usuário escolhe uma das datas O sistema marca a reunião na agenda o sistema envia um e-mail para todos os participantes da reunião informando-os do compromisso. Cursos alternativos: 5. Se a lista da pessoa é inválida: 5.1 o sistema apresenta uma mensagem de erro; 5.2 o sistema retorna ao passo nº 2. 8. Se não forem encontradas datas possíveis: 8.1 O sistema exibe uma mensagem adequada; 8.2 O sistema retorna ao passo nº 5.

O usuário escolhe a opção de organizar uma reunião

O sistema solicita ao usuário os nomes dos participantes

O usuário digita uma lista de nomes

O sistema verifica se a lista é válida

O sistema solicita as restrições do usuário

O usuário digita suas restrições

O sistema busca nas agendas uma data que satisfaça às restrições

O sistema exibe uma lista de datas possíveis

O usuário escolhe uma das datas

O sistema marca a reunião na agenda

o sistema envia um e-mail para todos os participantes da

reunião informando-os do compromisso.

Os tipos de descrição de tarefas 3. Casos de usos essenciais: o que está sob responsabilidade usuário e do sistema. Desenvolvidos por Constantine e Lockwood (1999). Representam abstrações de cenários, ou seja, um caso mais geral do que os cenários abrangem. Evita as suposições de um caso de uso tradicional. Um caso de uso essencial é uma narrativa estruturada em 3 partes: Um nome que expressa a intenção geral do usuário; Uma descrição em passos das ações dos usuários; Uma descrição em passos das responsabilidades do sistema.

3. Casos de usos essenciais: o que está sob responsabilidade usuário e do sistema.

Desenvolvidos por Constantine e Lockwood (1999).

Representam abstrações de cenários, ou seja, um caso mais geral do que os cenários abrangem.

Evita as suposições de um caso de uso tradicional.

Um caso de uso essencial é uma narrativa estruturada em 3 partes:

Um nome que expressa a intenção geral do usuário;

Uma descrição em passos das ações dos usuários;

Uma descrição em passos das responsabilidades do sistema.

Exemplo Caso de uso essencial para organizar uma reunião no aplicativo do calendário compartilhado. Agendar a reunião Escolher a data preferida Sugerir possíveis datas Identificar os participantes e as restrições Solicitar o nome dos participantes e as restrições Organizar uma reunião RESPONSABILIDADE DO SISTEMA INTENÇÃO DO USUÁRIO

Análise de tarefas “ Análise que abrange técnicas para a investigação de processos cognitivos e ações físicas em um alto nível de abstração e em pequenos detalhes”. Utilizada principalmente para investigar uma situação existente. Analisar os fundamentos e propósitos : do que as pessoas estão fazendo, o que estão tentando realizar, por quê e como estão lidando com isso.

“ Análise que abrange técnicas para a investigação de processos cognitivos e ações físicas em um alto nível de abstração e em pequenos detalhes”.

Utilizada principalmente para investigar uma situação existente.

Analisar os fundamentos e propósitos :

do que as pessoas estão fazendo,

o que estão tentando realizar,

por quê e como estão lidando com isso.

Exemplo Considerar o serviço de catalogação da biblioteca e a tarefa de retirar um livro. Esta pode ser decomposta em outras tarefas. Esse conjunto de tarefas e subtarefas pode ser realizado em uma ordem diferente, dependendo de quanto se sabe a respeito do livro e da familiaridade do usuário com a biblioteca e com a provável localização do livro.

Pontos Principais Identificar as necessidades dos usuários e estabelecer requisitos para o design de interação. Técnicas de coleta de dados: questionários, entrevistas, grupos de estudo específicos, workshops, observação natural e estudo de documentação. Cenários, casos de uso e casos de uso essenciais são técnicas úteis para se iniciar a documentar as descobertas feitas na sessões de coleta de dados. A análise de tarefas é um pouco mais estruturada, mas não funciona de forma eficiente quando diante de uma grande quantidade de dados”.

Identificar as necessidades dos usuários e estabelecer requisitos para o design de interação.

Técnicas de coleta de dados: questionários, entrevistas, grupos de estudo específicos, workshops, observação natural e estudo de documentação.

Cenários, casos de uso e casos de uso essenciais são técnicas úteis para se iniciar a documentar as descobertas feitas na sessões de coleta de dados.

A análise de tarefas é um pouco mais estruturada, mas não funciona de forma eficiente quando diante de uma grande quantidade de dados”.

Add a comment

Related presentations

Presentación que realice en el Evento Nacional de Gobierno Abierto, realizado los ...

In this presentation we will describe our experience developing with a highly dyna...

Presentation to the LITA Forum 7th November 2014 Albuquerque, NM

Un recorrido por los cambios que nos generará el wearabletech en el futuro

Um paralelo entre as novidades & mercado em Wearable Computing e Tecnologias Assis...

Microsoft finally joins the smartwatch and fitness tracker game by introducing the...

Related pages

Copy of Capítulo 7 - Identificando Necessidades e ...

Copy of Capítulo 7 - Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos. No description by Elton Vergara Nunes on 30 November 2010 Tweet ...
Read more

Identificando necessidades e estabelecendo requisitos

Resumo • A importância de requisitos • Diferentes tipos de requisitos • Coleta de dados para requisitos • Descrição de tarefas: Cenários
Read more

Identificando necessidades e estabelecendo requisitos ...

Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos 1. Igor Quintal; Roberta Peçanha; Rubeniki Fernandes; Tatiane Krempser. Identificando Necessidadese ...
Read more

Identificando necessidades e estabelecendo requisitos.

Identificando necessidades e estabelecendo requisitos. ... Diferentes tipos de requerimentos Ambiente ou Contexto de uso: aspecto físicol: poeira? ruído ...
Read more

Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos ...

Identificando necessidades e estabelecendo requisitos Trabalho acadêmico baseado no livro Design de Interação. Capítulo Identificando necessidades e ...
Read more

Identificando necessidades e definindo os requisitos.

Identificando necessidades e definindo os requisitos. SlidePlayer. ... Identificando necessidades e definindo os requisitos : Slide 2: Overview A ...
Read more

O Processo do Design de Interação– Aula 5 ...

Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos ... Identificando Necessidades e Estabelecendo Requisitos – Aula 6 - Desenvolvimento de Interfaces.
Read more