GCL aula I

50 %
50 %
Information about GCL aula I
Education

Published on September 23, 2014

Author: AdilsonParadella

Source: slideshare.net

Description

GCL aula I

Aula 1 – Noções Gerais de Custos

CONCEITO DE LOGÍSTICA O termo Logística, de acordo com o dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições a “parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos)”.

CONCEITO DE LOGÍSTICA Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.

CONCEITO DE LOGÍSTICA A Logística é o processo de gerenciar, estrategicamente, a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) por meio da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades, presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

OBJETIVO O objetivo da logística é prover ao cliente os níveis de serviços por ele requeridos, com a entrega do “produto certo, no lugar certo, no momento certo, nas condições certas e pelo custo certo”. Estes são os cinco certos de um sistema logístico.

OBJETIVO Satisfazer ao cliente faz parte do objetivo da Logística. Para movimentar materiais e produtos aos clientes de maneira oportuna, uma empresa incorre em custos, visando a agregar um valor (nível de serviço) que não existia e que foi criado para o cliente. A logística atualmente é estratégia nas empresas.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA Até 1950, o foco da maioria das empresas estava nas atividades de marketing e as funções logísticas estavam dispersas entre os diversos departamentos das empresas. Menciona-se que os custos de distribuição representavam entre 10 e 30% dos custos totais e encontravam-se “distribuídos” nas demonstrações contábeis das empresas, seja nos estoques, na movimentação de materiais/produtos, no transporte, na armazenagem etc.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA De 1950 a 1960, algumas empresas passaram a “criar” cargos específicos para controlar o fluxo de materiais e transportes. Foi realizado um estudo que agregou outra dimensão ao campo da logística, que apresentava a possibilidade do uso do transporte aéreo na operação da distribuição física. Concluiu-se que o alto custo do transporte poderia ser compensado pela redução dos custos de estoques e armazenagem. Custo logístico total.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA De 1960 e 1970, houve uma forte absorção por parte das empresas do conceito de balanceamento de custos, frente à influência dos fatores econômicos de mercado, a evolução dos computadores e de pesquisas acadêmicas a respeito do tema. Geração do conceito de balanceamento dos custos logísticos.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA De 1970 a 1980 houve uma grande preocupação em integrar toda as áreas da empresa em torno de um objetivo comum, visando a ocupar uma posição de distinção no mercado, por intermédio de uma estrutura de armazenagem e distribuição eficiente que trouxesse redução de custos, otimização de tempo e espaço, com foco em proporcionar maior satisfação ao cliente.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA O estágio atual, caracterizou a logística pela importância dada à integração externa, ou seja, entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. Podem-se destacar o grande desenvolvimento dos sistemas de informações e a disseminação do conceito da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

É tudo a mesma coisa?

Representam gastos no consumo de bens ou utilização de serviços para a produção de outros bens e serviços.

São caracterizados por gastos no consumo de bens ou utilização de serviços, fora da área de produção de outros bens ou serviços.

Empresa Industrial Administração Gastos DESPESAS Fábrica Gastos CUSTOS Fonte: FERRARI, 2010, p. 121.

Empresa Comercial Administração Gastos DESPESAS Estoques Fonte: FERRARI, 2010, p. 121.

Empresa Prestadora de Serviços Administração Gastos DESPESAS Serviços Gastos CUSTOS Fonte: FERRARI, 2010, p. 121.

Custo Despesa Gastos ligados DIRETAMENTE a produção de bens ou serviços Gastos FORA da área de produção de bens ou serviços

CUSTOS DESPESAS Gastos de produção Vinculados diretamente aos produtos/serviços Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade-fim) Gastos administrativos e de vendas Não se identificam diretamente à produção/prestação de serviços Gastos com outras atividades não exploradas pela empresa (atividade-meio)

Termo genérico, que pode representar tanto um custo, quanto uma despesa. Custos Despesas Gastos

Os custos logísticos são, geralmente, o segundo mais importante, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria.

Objetivos da Logística: Fornecer um maior nível de serviço. Ao menor custo logístico possível.

Fatores que influenciam os custos logísticos: Pedido Transporte Armazém Estoques Políticas Alfandegárias Taxas Condições das Estradas Desqualificação da mão de obra Fatores Externos Fatores Internos

Custos com Armazenagem Custos com Estoques Custo com Custos Logísticos Processamento de Pedidos Custo com Transportes

Até a próxima aula!

Add a comment

Related presentations

Related pages

J-GCL OG Lioba » Faschingsparty

Wie jedes Jahr fand die J-GCL Faschingsparty in der St. Lioba Schule statt. ... Um 18 Uhr war die Aula schon voll mit Schülern, ...
Read more

Marienschule Fulda - Startseite

J-GCL an der Marienschule. Wir, die J-GCLerinnen der Marienschule, wollen uns vorstellen: ... Aula: Elternabend zum Thema Sprachreise nach England; 6.12.
Read more

GCL - Regionalstelle Nord | Facebook

GCL - Regionalstelle Nord, Osnabrück. 55 likes · 5 talking about this. Gemeinschaft Christliches Leben - Regionalstelle Nord Infos und Angebote für...
Read more

Terminplan 2016/2017 Dezember bis Juli

GCL Weihnachtsfeier Di 13.12. 5. - 6. Std. R10 Infos zur FOS (Fachoberschule) in der AULA Mi 14.12. bis 16.12. Probetage Orchester, Chor, Band
Read more

Aula Трикове - YouTube

http://aula.bg Тънкости и трикове за софтуерни програми
Read more

Termine - AG - Startseite - salvator.net

Aula. Bläser-Einstiegs-AG . alle. H. Ambroisine. Do. 15:30 Uhr. Aula. Band AG. 7.-12. Kl. H. Ambroisine. Mi. 9. ... GCL-Raum. Indien-AG . 7.-12. Kl. Herr ...
Read more

Bischöfliches Willigis Mainz: Gymnasium und Realschule

Willkommen auf der Website der Bischöflichen Willigis-Schulen Mainz. Neue Galerien: Schulfest 2016; Sportfest 2016; Klassenfahrt 8R1 und 8R2 an den ...
Read more

J-GCL Stella Matutina - Rückblick

Hier finden Sie Informationen über die J-GCL (Jugendverbände in den Gemeinschaften Christlichen Lebens) 'Stella Matutina' am E.T.A.-Hoffmann-Gymnasium
Read more