Fotos antigas de Campo Grande

50 %
50 %
Information about Fotos antigas de Campo Grande
Education

Published on March 10, 2014

Author: MarceloNicoleti

Source: slideshare.net

Description

Fotos antigas de Campo Grande ms

Os primeiros dados sobre a região datam de 1870, quando, devido a guerra da Tríplice Aliança, chegaram a notícia aos moradores do Triângulo Mineiro (Monte Alegre) da existia terras férteis para lavoura e criação de gado no então chamado Campo de Vacarias.

Esta notícia contentou José Antonio Pereira, que estava a procura de gleba da qual pudesse apossar com sua gente. Assim, no dia 21 de junho de 1872, acampou nas terras onduladas da Serra de Maracajú, na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje Horto Florestal.

Nas proximidades, José Nepomuceno já possuía um rancho à beira do trilheiro, por onde boiadeiros passavam para ir até o Município de Nioaque (a Sul) e Camapuã (ao Norte). Em 14 de agosto de 1875, José Antonio Pereira trás sua esposa e seus oito filhos, escravos e outros. No local do primeiro rancho encontraram Manoel Vieira de Souza e sua família, onde dão origem a primeira geração de Campo-grandense.

No final do ano de 1877, cumpre sua promessa e termina a primeira igrejinha rústica de pau-a-pique com telhas de barro.

As casas naquele precário alinhamento, formaram a primeira rua, a Rua Velha – hoje 26 de agosto – que terminava num pequeno lago, de onde se ensaiava uma bifurcação, formando mais duas vias. José Antonio Pereira havia construído sua casa na ramificação de baixo, em sua fazenda Bom Jardim. O fundador veio a falecer cinco meses depois da emancipação

Em 1879 surge novas caravana de mineiros que vão distribuindo-se através de marcações de posses, estabelecendo assim as primeiras fazendas da região de Santo Antonio de Campo Grande. Na parte central da rua, na casa de comércio e farmácia, propriedade de Joaquim Vieira de Almeida, reuniam-se as pessoas graúdas da comunidade. Este era o homem de maior instrução da vila, redator de atas e cartas de caráter público ou privado. Ali eram resolvidos os problemas comunitários. Dali saíam as reivindicações ao governo. Possivelmente de autoria de Joaquim Vieira de Almeida foi a correspondência pedindo a emancipação da vila.

Em 1930 a cidade já contava com cerca de 12 mil habitantes, 3 Agências Bancárias, Correios e Telégrafos, várias repartições públicas e estabelecimento de ensino primário e secundário, abastecimento de água canalizada, luz elétrica, telefone e clubes recreativos. Meados de 1932, a cidade ficou sabendo da deflagração da Revolução Constitucionalista. A notícia espalhou pela população que viu-se frente ao seu primeiro desafio: que lado tomar na refrega? Coube aos políticos e coronéis da época a decisão de romper de vez com o poder, e unir-se a São Paulo contra tudo e contra todos. Declarou aqui um Estado independente, tendo como capital Campo Grande. Escolheu-se como governador o renomado médico Vespasiano Martins, instalando-se o palácio do governo no prédio da Maçonaria, de onde partiam as decisões e o planejamento do combate às forças legalistas.

Em 1877 : É terminada a construção da primeira Igreja com pau-a-pique e telhas de barro. Surgem a Rua Velha, atual 26 de Agosto e vários ranchos. Em 1879 : Chegam à região novos mineiros que, através de marcações de posses, vão construindo fazendas.Surge Santo Antônio de Campo Grande , depois Campo Grande, sempre atraindo novos desbravadores.Em pouco tempo o vilarejo floresceu, tornando-se ponto de referência da Cia. Mate Laranjeira que dominava a economia do extremo sul da antiga Província de Mato Grosso. A fama do vilarejo logo se espalhou, pois o clima ameno, o solo fértil e a posição estratégica eram fatos que atraíam muitos migrantes. Rapidamente o vilarejo tornou-se de vital importância para o comércio de gado bovino, com comerciantes de todas as regiões dirigindo-se para cá em busca de bons negócios. Mineiros e paulistas tornaramse os grandes colonizadores desta terra. Em 1886 : Joaquim Silvério Ornelas doou as terras a Santo Antônio - meia légua quadrada, sendo então o Santo o primeiro proprietário de terras da cidade. A doação tornou possível o rápido crescimento do vilarejo. Em 1899, em 26 de Agosto - aconteceu a elevação da vila em distrito de Paz de acordo com a lei estadual nº 225, com uma área de 105.000 km²., saindo da comarca de Nioaque. A pecuária se desenvolve e para ser comercializada com outras regiões, começam a se abrir estradas, com destaque para a que ligava Campo Grande a Porto XV de Novembro (Rio Paraná), hoje a rodovia BR-163 Em 1902 implanta-se o Município.O primeiro intendente foi Francisco Mestre. Campo Grande progride principalmente com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914, ligando as duas bacias fluviais: Paraná e Paraguai, e dos países vizinhos: a Bolívia (através do Porto Esperança) e o Paraguai (através de Ponta Porã), que trouxe imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, que impulsionaram o comércio e a agricultura locais.Instalam-se os quartéis da nona região militar e constrói-se os Colégios Salesianos.

1909 - Arruamento da cidade foi feito pelo Engº Nilo Javari Barém, tornando Campo Grande uma cidade moderna diferente da maioria das cidades do Brasil. Suas ruas foram traçadas em direção aos pontos cardeais e ortogonais entre si. Para a elaboração da planta de Campo Grande, que seguiu os interesses da ferrovia , destaca-se a participação de Temístocles Paes de Souza Brasil, engenheiro militar. 1911 - Chega a Campo Grande o 1º Juiz de Paz, Arlindo de Andrade Gomes, que se tornou um baluarte no desenvolvimento da cidade ao implantar em sua chácara um viveiro de plantas ornamentais, distribuindo mudas para os campo-grandenses arborizarem suas casas e, por conseguinte, a cidade. 1914 -Fixação definitiva do Exército com a chegada em 8 março a Campo Grande do 5º Regimento de Artilharia Montada, vindo de Aquidauana. 1914 - Em 28 de maio chegou a Estrada de Ferro-NOB- libertando o Estado da navegação platina, e dando grande impulso ao crescimento da cidade e de todo o sul de Mato Grosso. Campo Grande começou a assumir o papel de cidade mais importante do Estado. Junto com a Estrada, chegaram os imigrantes japoneses, muito importantes na formação étnica e cultural da cidade. Neste período, chegaram também os imigrantes do Oriente Médio. 1916 - A cidade já contava com 4.000 habitantes. 1917 - Primeira Escola Salesiana de Campo Grande, atual Colégio Dom Bosco. Em 1918 é elevada à categoria de Cidade no dia 16 de julho pela Lei nº 772. Tomou posse o intendente Antônio Norberto de Almeida. A urbanização inicia-se em 1921 através da Av. Afonso Pena, das vias principais e secundárias e da Praça Ary Coelho. A partir da década de 60 surgem prédios, avenidas e novos bairros.

1924 - Fundação do Rádio Clube, ainda hoje o mais importante clube social da cidade. 1926 - Chegada a Campo Grande das Irmãs Salesianas, fundadoras do Auxiliadora. 1950 - Chegada da Força Aérea Brasileira. 1953 - Inauguração do Aeroporto "Antônio João" 1961 - A FUCMT implantou a FADAFI 1965 - Inauguração da Televisão Morena 1971 - Inauguração do Campus da UEMT, hoje UFMS 1977, 11 de outubro, o sonho se realizou é eleita a Capital do recém formado Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande apresenta avenidas largas que se cruzam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando um desenho semelhante a um tabuleiro de xadrez, Enfim, a cidade assume seu papel de destaque perante a país. 1989 -Shopping Campo Grande: a cidade entre as mais importantes no comércio. 1999 - Cem anos de sua elevação a Distrito de Paz, a centenária morena cobre-se de louros e festeja seu primeiro século

Em 11 de outubro de 1977 com a divisão do então Mato Grosso e a criação do estado de Mato Grosso do Sul. A instalação de Campo Grande como capital do Mato Grosso do Sul deu-se em 1º de janeiro de 1979. Desde então Campo Grande cresceu muito.

A Bandeira de Campo Grande foi oficializada no ano de 1967. O brasão, ao centro, simboliza o Governo Municipal. O retângulo, a cidade de Campo Grande. As faixas, simbolizam o Poder Municipal, que se irradia, como os raios do sol, para todos os quadrantes e as oito figuras geométricas, as regiões rurais do Município.

A Coroa Mural, na parte superior, classifica a cidade na segunda grandeza, isto é, sede de Comarca. A águia simboliza poder, prosperidade e altruísmo. O berrante, sob suas garras, lembra a pecuária, umas das principais atividades econômicas da região. As faixas onduladas abaixo da águia representam os córregos Prosa e Segredo. Na parte de baixo desdobra-se uma faixa, em cujas extremidades estão realçados os anos: 1872 (Fundação do Arraial) e 1899 (elevação à categoria de Município).

HINO DE CAMPO GRANDE Letra e música de Trajano Balduíno de Souza 07-09-1918 Arranjo: Maestro Vitor Marques Diniz Transcrição p/ "MIDI": Prof. Júlio da Costa Feliz Adaptação da 5ª estrofe: Prof. Hildebrando Campestrini I Campo Grande que outrora um deserto, Transformou-se em cidade primor, É de jóias escrínio aberto, É uma gema de fino lavor! II (Estribilho) A cidade onde todos vivemos, Aprendamos fiéis defender! Nosso afeto a ela sagremos E felizes assim hemos ser. Nosso afeto a ela sagremos E felizes assim hemos ser. III

Quanta luz, quanto gozo sem par! Nos legou nosso amado País! Oh! que terra ditosa é meu lar! Campo Grande é feliz, é feliz! IV (Estribilho) A cidade onde todos vivemos, Aprendamos fiéis defender! Nosso afeto a ela sagremos E felizes assim hemos ser. Nosso afeto a ela sagremos E felizes assim hemos ser. V Mato Grosso do Sul, Campo Grande, E Brasil, eis a tríade sagrada, Em louvá-los minh'alma se espande Morrerei pela Pátria adorada. VI (Estribilho)

Add a comment

Related presentations

Related pages

Antiga Campo Grande - RJ

Antiga Campo Grande ... 3 fotos mostram como estava o desgaste do valão e do asfalto. Morticia saindo no carro do Jornal Extra para fazer a matéria
Read more

Antigo Campo Grande

Antigo Campo Grande, Rio de Janeiro ... somos a casa mais bem equipada e colorida trabalhamos com seriedade temos centenas de fotos de festas , ...
Read more

Algumas fotos históricas de Campo Grande - MS | Campo ...

Algumas fotos históricas de Campo Grande - MS. Feira livre, hoje, Mercado Municipal Antonio Valente - década de 1920 Rua 14 de Julho - década de 20.
Read more

Fotos de Campo Grande - Imagens selecionadas de Campo ...

Fotos de Campo Grande: Confira as 1.212 fotos e vídeos reais de membros do TripAdvisor de pontos de referência, hotéis e atrações de Campo Grande.
Read more

Coisas antigas - Foto de Museu Dom Bosco, Campo Grande ...

Com guias turístico, conta a história do local com bonecos e itens utilizados nos anos antigos, conta a história dos indios da região especie de animais.
Read more

Campo Grande MS - Comparação d fotos antigas x atuais ...

1) Relógio Central Na década de 1970, o cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena abrigava o Relógio Central, que media cinco ...
Read more

Campo Grande/MS - Minhas fotos da Morena - SkyscraperCity

A antiga e a nova rodoviária de Campo Grande 128 Foto: ... O que mais curti foram as imagens das construções antigas. _____ João ...
Read more

OGRO COMBATE: FOTOS ANTIGAS DO BAIRRO DE CAMPO GRANDE ...

GRUPO OGRO COMBATE, voltada para os amantes e entusiastas do KUMITE (COMBATE) dentro das artes marciais, que foi fundada pelo ex praticante de karatê e ...
Read more

Historia do Bairro - Página Inicial - PortalCG

Campo Grande nos primeiros anos da década de ... pioneiros no plantio da laranja em Campo Grande.Fotos tiradas em 1947 na Fazenda ...
Read more