Formando O Futuro

38 %
63 %
Information about Formando O Futuro

Published on November 14, 2008

Author: JOMAC

Source: slideshare.net

Description

Atividade realizada no projeto minha terra/2008, sob a coordenação do professor Ireno Jacobsen, mostrando a EEEB Dr. José Maria de Castro, de Victor Graeff/RS.

FORMANDO O FUTURO

JOMAC, 64 anos construindo a sua história e a do município. A bandeira da Escola expressa seu lema “CULTURA, TRABALHO E TRADIÇÃO”.

ANOS 60:

Jovem: Os alunos respeitavam os professores e tinham consciência da importância de estudar, alguns aprontavam e sofriam severas punições.

Professores: Os alunos respeitavam os professores e tinham consciência da importância de estudar, por isso respeitavam e continuam respeitando até hoje a Instituição.

No início os professores eram trazidos de fora do município para darem aula, esses professores enfrentavam dificuldades de locomoção, mas se esforçavam ao máximo para transmitir o conhecimento.

Estrutura da Escola: A estrutura era composta por apenas um prédio de madeira que acabou sendo consumido por um incêndio. Após esse incêndio foram reconstruídos os laboratórios, a biblioteca, o centro administrativo e também as salas de aulas.

Os Problemas Financeiros: Com a criação do CPM, a comunidade ajudava na compra de materiais necessitados, pois nessa época as verbas destinadas a Escola praticamente não existiam.

Desempenho dos Alunos: O desempenho era medido de 0 a 100, eram avaliados os resultados das provas e principalmente o comportamento.

A Importância da Escola: A escola JOMAC desempenhou grande papel na sociedade dessa década porque influenciou na vida de cada aluno. A Escola tinha um importante papel de educar e ensinar os alunos para serem “alguém” na vida.

ANOS 80:

Jovem: Os jovens que estudavam na Escola, nessa época, tinham a consciência de que a Escola era a formadora do seu futuro, por esse motivo se empenhavam ao máximo, respeitando as pessoas da comunidade, seus colegas e principalmente os seus professores.

Professores: Os professores se empenhavam ao máximo para corresponder as expectativas dos alunos e para prepará-los para a vida tornando-os cidadãos conscientes de seu papel fundamental na sociedade.

Estrutura da Escola: Em termos de estrutura física a Escola era constituída de prédios novos e bem conservados. As tecnologias existentes hoje na Escola (computadores, xérox, laboratório de informática, acervo bibliográfico atualizado) não existiam na década de 80.

A Escola ainda enfrentava algumas carências no que diz respeito a professores e funcionários .

Desempenho dos Alunos: Os alunos estudavam bastante para as avaliações. Naquela época a média mínima era 7,5. Caso o aluno não obtivesse essa média ele deveria fazer o Exame Final. Se não atingisse a nota necessária seria reprovado.

Os alunos, de modo geral, tinham interesse em vir para a escola, salvo algumas exceções que ainda acontecem nos dias de hoje.

Os Problemas Financeiros: Os problemas da Escola eram resolvidos com a ajuda do CPM (Círculo de Pais e Mestres). Todos os pais de alunos colaboravam com valores mensais de acordo com a sua renda e o número de filhos matriculados.

Era com essas colaborações que a Escola comprava todos os materiais necessários para o funcionamento da Escola. Somente no final dessa década que os repasses do governo estadual começaram a chegar à Instituição.

A Importância da Escola: A Escola tem um grande papel na educação dos nossos filhos, é ela quem ensina as crianças a respeitarem os seus semelhantes, infelizmente poucos continuam respeitando a Instituição e também os seus professores .

A Escola deveria transmitir conhecimento, buscar a evolução e o desenvolvimento do ser humano no âmbito intelectual e moral, mas isto vem sendo esquecido e a Escola está obrigando-se a educar os nossos filhos. Para que a Ela possa ser respeitada por nós, cidadãos.

Temos o orgulho de apresentar:

“ JOMAC” 2008

 

 

 

 

 

Visita de um grupo de turistas da Alemanha

 

Área Total: 30.508,25 m 2 Área Construída: 2.174,14 m 2

Área Total: 30.508,25 m 2

Área Construída: 2.174,14 m 2

Número de Salas: 11 salas; Número de Computadores: 19; Acervo Bibliográfico: 6.900 livros catalogados.

Número de Salas: 11 salas;

Número de Computadores: 19;

Acervo Bibliográfico: 6.900 livros catalogados.

Número de Professores: 26 professores; Número de Alunos: 275 alunos matriculados; Número de Funcionários: 3 funcionários.

Número de Professores: 26 professores;

Número de Alunos: 275 alunos matriculados;

Número de Funcionários: 3 funcionários.

A Escola de hoje desempenha grande papel para a construção da sociedade...

...criando e participando de projetos voltados para a comunidade:

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA O “Programa A União Faz a Vida” tem por objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional.

A “SICREDI Alto Jacuí” atua no papel de gestor do Programa e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e com o apoio da Cotrijal.

A Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro (JOMAC), foi a primeira escola estadual a implantar o programa no Rio Grande do Sul, e atualmente, possui uma participação ativa no desenvolvimento de projetos e atividades do programa “A União Faz a Vida” em Victor Graeff.

Um bom exemplo do trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Escola é o projeto “Minha Terra”, coordenado pelo Professor Ireno Jacobsen. Foi um dos três projetos selecionados no país, pelo Portal Educarede, para a gravação de um documentário.

Histórico

A Escola foi oficialmente criada em Dezembro de 1944, com o nome de Grupo Escolar de Cochinho e iniciou seu funcionamento em 23 de Abril de 1945, com as quatro séries iniciais.

Em 1965, com a criação do município de Victor Graeff, a Escola passou a chamar-se Grupo Escolar de Victor Graeff .

Entre 1972 e 1974, foram implantadas a 6ª, a 7ª e a 8ª séries, completando o Primeiro Grau.

Em 6 de Setembro 1976, a escola passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Dr. José Maria de Castro , em homenagem ao doutor e professor José Maria de Castro, que faleceu no dia 22 de Setembro de 1973, vítima de um acidente aviatório.

Em 22 de Dezembro de 1975 foi criada a Escola de 2º grau. As duas escolas foram reorganizadas e unificadas, e em 2 de Julho de 1979 e a Escola passou a ser chamada Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr. José Maria de Castro .

Portaria 0113/2000 de 19/04/2000 da Secretaria Estadual de Educação, altera designação da escola para Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro

Escolhemos a Escola JOMAC como tema do nosso trabalho pois queremos mostrar como a nossa Escola era na sua formação e como ela está estruturada atualmente.

Para realizar este trabalho contamos com a participação de Professores, Ex-professores, Diretores e Ex-diretores. Agradecemos a colaboração dos mesmos.

Tínhamos o objetivo de traçar um comparativo da escola nos anos 60, 80 e hoje. Para isso contamos com importantes entrevistas cedidas por pessoas ligadas a escola.

Seleção de Imagens: Andressa, Fabiano, Marcelo e Mozara. Fontes de Pesquisa: Antigos e Atuais Arquivos da Escola, Entrevistas com Pessoas da Comunidade Escolar.

Projeto Minha Terra Andressa - Pesquisadora e Editora Fabiano - Repórter Marcelo - Repórter e Revisor Mozara - Fotógrafa e Editora Chefe de Redação - Prof. Ireno Jacobsen Agência de Notícias: Escola Estadual de Educação Básica Dr. José Maria de Castro

Add a comment

Related presentations

Related pages

PROJETO SOLUÇÃO FORMANDO O FUTURO - O QUE É O PROJETO ...

PROJETO SOLUÇÃO FORMANDO O FUTURO O QUE É O PROJETO? Reportagem Isabella Stutz Imagens Pablo Machado e Thiago Ceccon Edição Pablo Machado.
Read more

PROJETO FORMANDO O FUTURO | Forming the future

PROJETO FORMANDO O FUTURO Forming the future. Feeds: Posts Comments. We just gor some funding! February 19, 2009 by jiannmh. hvjhvjh jbkjhb jbljlj ...
Read more

fund-formando-futuro

Formando Futuro. INICIO. COMO AYUDAR. TALLERES. VIDEOS. ... o por no estar en situación de abandono o peligro, la legislación no tiene en cuenta su dolor
Read more

Instituto ProA - formando jovens para o futuro! | LinkedIn

Learn about working at Instituto ProA - formando jovens para o futuro!. Join LinkedIn today for free. See who you know at Instituto ProA - formando jovens ...
Read more

fundacion Formando Futuro - YouTube

Presentacion Fundacion, Conozcanos, y ayudenos a Ayudar www.fundacionformandofuturo.com.
Read more

Formando Futuro | Facebook

Formando Futuro is on Facebook. Join Facebook to connect with Formando Futuro and others you may know. ... Sernam O'Higgins, Daniel Maestre Ramos.
Read more

Formando o Futuro

Agradecemos a todos o apoio, participação e mobilização. Obrigado por acreditarem no Projecto -FORMANDO O FUTURO.
Read more

Formando Futuro Profiles | Facebook

View the profiles of people named Formando Futuro on Facebook. Join Facebook to connect with Formando Futuro and others you may know. Facebook gives...
Read more

Formando o futuro da Costa: De proxectos culturais e ...

Precisamente este sábado 5 de outubro participaremos nas Xornadas de Emprendedurismo Xuvenil da Fundación Eduardo Pondal do Couto. Unhas xornadas nas que ...
Read more