Forjamento

60 %
40 %
Information about Forjamento

Published on June 18, 2007

Author: Dirk.Henning

Source: slideshare.net

Description

Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Forjamento Fabricação 1 Processos de Conformação Fonte: CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica

Forjamento Introdução Tipos de Forjamento e Ferramentas Forjamento Livre -Operações Unitárias Forjamento em Matriz

Introdução

Tipos de Forjamento e Ferramentas

Forjamento Livre -Operações Unitárias

Forjamento em Matriz

Forjamento Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil , de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil , de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Forjamento - Características Na maioria das operações de forjamento emprega-se um ferramental. Constituído por um par de ferramentas de superfície: Plana Côncava, (denominadas matrizes ou estampos)

Na maioria das operações de forjamento emprega-se um ferramental.

Constituído por um par de ferramentas de superfície:

Plana

Côncava,

(denominadas matrizes ou estampos)

Forjamento - Tipos A quente : A maioria das operações de forjamento é executada a quente. A frio: São produzidas por forjamento a frio uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc.

A quente :

A maioria das operações de forjamento é executada a quente.

A frio:

São produzidas por forjamento a frio uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc.

Forjamento - Histórico É o mais antigo processo de conformar metais Tem suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial. Atualmente existe um variado maquinário de forjamento, capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos , desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião.

É o mais antigo processo de conformar metais

Tem suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo.

A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial.

Atualmente existe um variado maquinário de forjamento, capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos , desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião.

Forjamento - Classificação O forjamento pode ser dividido em dois grandes grupos de operações: Forjamento em matriz aberta ou Forjamento livre Forjamento em matriz fechada .

O forjamento pode ser dividido em dois grandes grupos de operações:

Forjamento em matriz aberta ou Forjamento livre

Forjamento em matriz fechada .

Tipos de Forjamento e Ferramentas Forjamento em Matriz Aberta Forjamento em Matriz Fechada Equipamentos e Métodos Aplicações

Forjamento em Matriz Aberta

Forjamento em Matriz Fechada

Equipamentos e Métodos

Aplicações

Forjamento em Matriz Aberta O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam. É usado geralmente para fabricar peças grandes com formas simples Eixos de navios e de turbinas Ganchos Correntes Âncoras Alavancas Excêntricos ferramentas agrícolas, etc.) Também usado para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas.

O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam.

É usado geralmente para fabricar peças grandes com formas simples

Eixos de navios e de turbinas

Ganchos

Correntes

Âncoras

Alavancas

Excêntricos

ferramentas agrícolas, etc.)

Também usado para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas.

Forjamento em Matriz Fechada O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semifechada Obtem-se peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.

O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça.

A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semifechada

Obtem-se peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.

Forjamento em Matriz Fechada (continuação) As matrizes são providas de uma zona oca especial para recolher o material excedente ao término do preenchimento da cavidade principal. O material excedente forma uma faixa estreita (rebarba) em torno da peça forjada. A rebarba exige uma operação posterior de corte (rebarbação) para remoção.

As matrizes são providas de uma zona oca especial para recolher o material excedente ao término do preenchimento da cavidade principal. O material excedente forma uma faixa estreita (rebarba) em torno da peça forjada.

A rebarba exige uma operação posterior de corte (rebarbação) para remoção.

Forjamento - Equipamentos Os equipamentos comumente empregados incluem duas classes principais: Martelos de forja deformam o metal através de rápidos golpes de impacto na superfície do mesmo Prensas deformam o metal submetendo-o a uma compressão contínua com velocidade relativamente baixa. 

Os equipamentos comumente empregados incluem duas classes principais:

Martelos de forja

deformam o metal através de rápidos golpes de impacto na superfície do mesmo

Prensas

deformam o metal submetendo-o a uma compressão contínua com velocidade relativamente baixa. 

Forjamento - Métodos Os processos convencionais de forjamento são executados tipicamente em diversas etapas: Corte do material Aquecimento Pré-conformação mediante operações de: Forjamento livre Forjamento em matriz (em uma ou mais etapas) Rebarbação

Os processos convencionais de forjamento são executados tipicamente em diversas etapas:

Corte do material

Aquecimento

Pré-conformação mediante operações de:

Forjamento livre

Forjamento em matriz (em uma ou mais etapas)

Rebarbação

Forjamento - Aplicações Os materiais conformáveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produção de peças forjadas são Aços (comuns e ligados, aços estruturais, aços para cementação e para beneficiamento, aços inoxidáveis ferríticos e austeníticos, aços ferramenta), Ligas de alumínio , Cobre (especialmente os latões ), Magnésio Níquel (inclusive as chamadas superligas, como Waspaloy, Astraloy, Inconel, Udimet 700, etc., empregadas principalmente na indústria aeroespacial) Titânio

Os materiais conformáveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produção de peças forjadas são

Aços (comuns e ligados, aços estruturais, aços para cementação e para beneficiamento, aços inoxidáveis ferríticos e austeníticos, aços ferramenta),

Ligas de alumínio ,

Cobre (especialmente os latões ),

Magnésio

Níquel (inclusive as chamadas superligas, como Waspaloy, Astraloy, Inconel, Udimet 700, etc., empregadas principalmente na indústria aeroespacial)

Titânio

Forjamento – Aplicações (continuação) O material de partida geralmente é: Fundido Laminado - condição esta que é preferível, por apresentar uma microestrutura mais homogênea. Com peso até a 2 ou 3 kg são normalmente produzidas a partir de barras laminadas Maior peso são forjadas a partir de tarugos ou palanquilhas, quase sempre também laminados, e cortados previamente no tamanho adequado.

O material de partida geralmente é:

Fundido

Laminado - condição esta que é preferível, por apresentar uma microestrutura mais homogênea.

Com peso até a 2 ou 3 kg

são normalmente produzidas a partir de barras laminadas

Maior peso são forjadas

a partir de tarugos ou palanquilhas, quase sempre também laminados, e cortados previamente no tamanho adequado.

Forjamento – Aplicações (continuação) Peças delgadas: Chaves de boca Alicates Tesouras Tenazes Facas instrumentos cirúrgicos, etc. Podem ser forjadas a partir de recortes de chapas laminadas.

Peças delgadas:

Chaves de boca

Alicates

Tesouras

Tenazes

Facas

instrumentos cirúrgicos, etc.

Podem ser forjadas a partir de recortes de chapas laminadas.

Operações Unitárias São operações relativamente simples de conformação por forjamento, empregando matrizes abertas ou ferramentas especiais, podendo ter as finalidades de: produzir peças acabadas de feitio simples redistribuir a massa de uma peça bruta para facilitar a obtenção de uma peça de geometria complexa por posterior forjamento em matriz.

São operações relativamente simples de conformação por forjamento, empregando matrizes abertas ou ferramentas especiais, podendo ter as finalidades de:

produzir peças acabadas de feitio simples

redistribuir a massa de uma peça bruta para facilitar a obtenção de uma peça de geometria complexa por posterior forjamento em matriz.

Operações unitárias mais comuns Recalque ou recalcamento Estiramento Encalcamento Rolamento Alargamento Furação Extrusão Laminação de forja Caldeamento Cunhagem Fendilhamento

Recalque ou recalcamento

Estiramento

Encalcamento

Rolamento

Alargamento

Furação

Extrusão

Laminação de forja

Caldeamento

Cunhagem

Fendilhamento

Forjamento em Matriz As operações de obtenção das formas intermediárias de uma peça constituem a conformação intermediária, que se compõe normalmente de três etapas: distribuição de massas; dobramento (se for o caso); formação da seção transversal. 

As operações de obtenção das formas intermediárias de uma peça constituem a conformação intermediária, que se compõe normalmente de três etapas:

distribuição de massas;

dobramento (se for o caso);

formação da seção transversal. 

 

 

Add a comment

Related presentations

Related pages

forjamento - YouTube

Forjamento Virabrequim - Duration: 1:06. Gustavo Simão 25,861 views. 1:06 CST LAMINAÇÃO - Duration: 4:37. OURONEGROPEG 62,426 views. 4:37 ...
Read more

como é feito forjamento, conformação - YouTube

como é feito forjamento, conformação Tasso Parteli. Subscribe Subscribed Unsubscribe 1,104 1K. Loading... Loading... Working... Add to.
Read more

Forjamento e laminação - Zollern Company

Através do forjamento, a estrutura de solidificação que, anteriormente, apresenta muitas vezes um granulado grosso é transformada numa estrutura de ...
Read more

forjamento - Free definitions by Babylon

forjamento - Free definition results from over 1700 online dictionaries
Read more

telecurso 2000 - forjamento - parte 01 - Download, Play ...

telecurso 2000 - forjamento - parte 01 - download at 4shared. telecurso 2000 - forjamento - parte 01 is hosted at free file sharing service 4shared.
Read more

forjamento - Wiktionary

forjamento. Definition from Wiktionary, the free dictionary. Jump to: navigation, search. Portuguese Noun . forjamento m (plural forjamentos) forgery ...
Read more

Forjamento de peças brutas - Tecnologia - Schmiedewerke ...

Forjamento de peças brutas. A partir dos lingotes poligonais e quadrados, que são fundidos de forma convencional, ou blocos redondos, produzidos pelo ...
Read more

Fundição & Forjado - Zollern Company

A fundição e forjamento têm uma longa história na Zollern e estão diretamente associados à origem da empresa há mais de 300 anos. Ao longo dos ...
Read more

Forjamento - dicionário português: - Dicionário ...

Estas palavras do dicionário compartilham a mesma raiz que forjamento. Clique nas palavras para ver mais informação.
Read more