advertisement

Finanças pessoais e Qualidade de Vida

50 %
50 %
advertisement
Information about Finanças pessoais e Qualidade de Vida
Finance

Published on February 16, 2014

Author: anissis

Source: slideshare.net

Description

Mostrar que uma vida financeira equilibrada contribui para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida.
advertisement

Psic. Ms. Anissis Moura Ramos CRP 07/11.688 http://anissis.com.br

 Na sociedade capitalista, consumir é sinônimo de bem-estar. A capacidade aquisitiva = Prestígio Social

 Somos movidos por necessidades, como: de relacionamento, de autonomia, de reconhecimento, de valorização, etc.  Necessidade são preocupações recorrentes por determinadas metas e compostas por dois elementos: o objeto para o qual a necessidade está voltada e a intensidade da mesma.

 Atender, criar necessidades e desejos artificiais aos consumidores.  Para que torne o desejo realidade, facilitam as compras, por meio dos cartões de crédito, financiamentos, carnês, cheque pré-datado, mesmo tendo consciência da margem de risco.

 As pessoas estão cada vez consumindo mais, perdendo a qualidade de vida, pois não sabem a hora de parar de comprar. Com isto, acabam desestabilizando a saúde financeira, consequentemente, a saúde física e emocional.

 Segundo a OMS é a “percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

 Importante analisar a forma como é utilizado o dinheiro para viver cada vez melhor. Os recursos financeiros quando usados de forma correta, permitem que os sonhos, as metas e os objetivos se tornem realidade, sem transformar-se em preocupações ou pesadelos.

 Muitas pessoas vivem em um dilema: aproveitar a vida no presente ou poupar o dinheiro para garantir um futuro com segurança financeira? As duas coisas podem ser feitas, desde que as despesas fixas sejam baixas. Para isso, é necessário escolher o padrão de vida que a pessoa quer ter.

 Por questões afetivas e pelo modelo cognitivo de cada pessoa.  Pelos tipos de relações que estabelecemos com o dinheiro.  Por influência da publicidade subliminar.  E pelo nosso cérebro.

O endividamento financeiro não é causa, mas sim, consequência do endividamento afetivo e simbólico.

 O modelo cognitivo é formado por crenças que são entendimentos fundamentais e profundos que as pessoas carregam consigo e normalmente não articulam nem para si. A pessoa percebe essas ideias , exatamente como elas são, não as questionam.

 Quatro são os tipos de relações que - - estabelecemos com o dinheiro. Vejamos! Relação de Segurança Relação de Liberdade Relação de Poder Relação de Convivência

 Existem duas linhas, uma que dirá que a publicidade subliminar influência na nossa decisão de compra e outra que diz que não.  Compramos, muitas vezes, não a marca ou o produto, mas o que está em torno.

 Como assim? O neuromarketing, os neurônios-espelho e a neuroeconomia explicam.  Neuromarketing – é a ciência que estuda a lógica do consumo, bem como os pensamentos, desejos e sentimentos que permeiam o inconsciente das pessoas, contribuindo para que tomem a decisão de compra.

 Os neurônios-espelho operam no inconsciente. Eles absorvem a cultura, as experiências, os sentimentos e os atos das pessoas que estão à sua volta – e você se transforma. São considerados os neurônios da imitação.

 Partindo da constatação de que toda atividade econômica envolve o uso do cérebro, a neurociência vem cada vez mais ganhando espaço dentro dos estudos envolvendo comportamento do consumidor. Utiliza-se de ferramentas modernas que permitem mapear o cérebro através da Ressonância Magnética Funcional, além de outros métodos.

O cérebro é diferenciado por regiões, sendo que cada uma delas possui papel relevante em nossas atitudes de consumo, porém, todas funcionam de forma interligada, como uma rede. Todo esse processo interligado influencia nas nossas tomadas de decisões diárias.

 Por que nos atrapalhamos com as nossas finanças pessoais?  Porque desconhecemos que as tomadas de decisões, na vida financeira, se dão em nível de inconsciente, com base nas nossas emoções, não limitandose, apenas , ao nosso lado racional, como pensávamos.

 O Primeiro ponto a ser abordado e o principal, resume-se PLANEJAMENTO. em  Faça uma planilha com todas as suas despesas e procure reduzir ao máximo as despesas fixas, para que lhe sobre mais dinheiro para fazer as coisas que lhe dão prazer e ainda investir.

 Faça tudo para não pagar juros, pois os juros pagos hoje em dívidas poderiam estar sendo utilizados com coisas que lhe dão prazer e/ou fazendo uma reserva financeira.

 Este deve ser feito junto com a família, pois geralmente as dívidas são geradas por um mal planejamento financeiro familiar. Viva com a renda que você e sua família conseguem gerar, não desenvolva o hábito de trabalhar com o dinheiro que não é seu, pois ele tem um custo alto.

- Pesquisar. - Planejar. - Pechinchar. - Pagar à vista. Aproprie-se dela e mantenha sua saúde financeira.

 Gastar menos do que ganha e aprender a investir para sustentar o padrão de vida por muito tempo. Desenvolva métodos para economizar e desfrute dos prazeres da vida.

Add a comment

Related presentations

Les changements sur le marché du distressed aux Etats-Unis et en Europe

Main Sections of the Report 1) Nifty Technical View 2) 4 Large Cap Trade Ide...

This presentation consits the yearly results of Kinepolis Group

Related pages

Júlia Mendonça - Finanças Pessoais e Qualidade de Vida

No longo prazo eu falo de grandes planos e aposentadoria. Os grandes planos são sua casa nova, uma mudança de carreira... Tudo isso pode ser planejado ...
Read more

Qualidade de vida na administração das finanças pessoais

A má administração das finanças pessoais pode prejudicar o desempenho do colaborador. Para evitar problemas dessa natureza, a organização deve ...
Read more

Finanças Pessoais - Video Aula - YouTube

Palestra sobre como melhorar nossa qualidade de vida, através de um melhor controle e gestão das nossas finanças pessoais.
Read more

Finanças Pessoais - Uma Questão de Qualidade de Vida

Preocupação presente no cotidiano, a organização da vida financeira é desmistificada nesse guia que ensina, passo a passo, como administrar os ...
Read more

Vídeo Aula: Finanças Pessoais (27/03/13) - YouTube

Organizar as finanças pessoais as vezes pode ser difícil, ... Finanças para Casais Inteligentes ... Dinheiro e Qualidade de vida ...
Read more

LifeFP™ | Life Finanças Pessoais

Ajudamos pessoas e famílias a planejarem e obterem mais qualidade de vida a partir ... das finanças pessoais que possibilita a famílias e ...
Read more

Qualidade De Vida | Gerenciamento Pessoal

Disponibilizamos aplicativo Android para que você fique sempre conectado ao gerenciamento pessoal, acesse a Play Store e faça o download gratuito!
Read more

Curso online de Finanças Pessoais - Qualidade de vida ...

Conteúdo do Curso: Aula 1 CR-Finanças Pessoais - Qualidade de vida CR-Finanças Pessoais - Qualidade de vida
Read more

IGF: Finanças pessoais: Há relação entre riqueza e ...

Há relação entre riqueza e qualidade de vida? ... Não adianta, quase sempre a brincadeira com alguém que trabalha com finanças passa pela pergunta ...
Read more