Estudo de Caso - Empetigo - Enfermagem - David Moreira

40 %
60 %
Information about Estudo de Caso - Empetigo - Enfermagem - David Moreira
Education

Published on February 15, 2014

Author: DavidMoreiraPerry

Source: slideshare.net

Description

Estudo de Caso apresentado a disciplina de Microbiologia - Empetigo; infecção por Staphylococcus Aureus - Faculdade Vale do Salgado, Icó - Ceará.

TUDO DE CASO CLÍNICO “Um grupo de 5 crianças de 8 anos de idade vivem em um país semitropical. Cada uma apresenta diversas feridas e lesões na pele, decorrentes do impetigo.”

IMPETIGO O impetigo é uma infecção cutânea superficial, mais comum em crianças, causada principalmente pelo microrganismo Staphylococcus aureus e Streptococcus. A infecção afeta principalmente a camada mais exposta da pele, face e mãos são os locais mais comuns. Pode decorrer da contaminação de lesões ou ferimentos persistentes na pele. Ocorre com mais frequência no verão, época em que a temperatura propicia a proliferação destes organismos. O contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região. Roupas e toalhas podem, também, ser vias de transmissão.

MICRORGANISMO RESPONSÁVEL PELAS LESÕES

Staphylococcus aureus, também conhecido como estafilococo-dourado, é uma espécie de estafilococo coagulase-positivo. Juntamente com a Escherichia coli, é uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. Porém, em grandes quantidades, pode ser uma virulenta espécie do seu género, devido à presença de toxinas. A infecção é frequentemente causada por pequenos cortes na pele.  IMPETIGO  FOLICULITE  ENDOCARDITE

EXAMES PARA OBTENÇÃO DE DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito, geralmente, pela visualização das lesões no paciente. Exames de sangue para verificação de agentes patogênicos e biópsia podem ser solicitados pela equipe de saúde.

TRATAMENTO

O tratamento deve ser iniciado em até 48 horas após o aparecimento dos sintomas, visto que esta doença, em casos não muito frequentes, pode evoluir para um quadro grave, como febre reumática, glomerolunefrite ou se espalhar em outros órgãos; além da possibilidade de causar manchas nas regiões afetadas. Antibióticos orais, derivados da penicilina, são requeridos. Pomadas à base de mupirocina podem, também, ser recomendadas pela equipe de saúde. Remoção e limpeza das crostas de duas a três vezes ao dia, com água e sabão neutro, permanganato de potássio ou água boricada a 2%.

EPIDEMIOLOGIA

Doença de distribuição universal, incide com maior frequência em áreas com precárias condições de higiene pessoal. É mais frequente no verão, ocorre de forma esporádica ou em pequenas epidemias familiares e acampamentos de veraneio.

CONTROLE

Higiene pessoal, em especial lavagem de mãos. Tratamento imediato dos casos iniciais. Desinfecção de ferimentos ou machucaduras. Em caso de epidemias deve-se impor, principalmente em creches, higiene rigorosa, em especial lavagem das mãos. Realizar ações de saúde em ambientes superlotados, para identificação dos portadores assintomáticos e conscientização.

REFERÊNCIAS Dermatologia na Atenção Básica de Saúde / Cadernos de Atenção Básica Nº 9 / Série A - Normas de Manuais Técnicos; n° 174. MINISTÉRIO DA SAÚDE; Secretaria de Políticas de Saúde; Departamento de Atenção Básica; Área Técnica de Dermatologia Sanitária.– BRASÍLIA / DF – 2002. Disponível em: <http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1946/impetigo.htm?_mobile=off> Acesso em: 12.02.2014. MARIANA ARAGUAIA. Impetigo bolhoso e impetigo comum, respectivamente. 2011. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/doencas/impetigo.htm> Acesso em: 12.02.2014.

Faculdade Vale do Salgado Curso: Enfermagem – 2014.1 Disciplina: Microbiologia Docente: Celestina Helba Discentes: Brena Câmara, Claudia Feitosa, David Moreira, Gessica Pereira, Herika Cristiana. Icó – Ceará – 2014

Add a comment

Related presentations

Related pages

Estudo de Caso - Empetigo - Enfermagem - David Moreira ...

×Close Share Estudo de Caso - Empetigo - Enfermagem - David Moreira. Embed ...
Read more

Dengue - Enfermagem - David Moreira - Education

Alimentos Transgênicos - Enfermagem - David Moreira Seminário de Biologia, Citologia e Genética ... Estudo de Caso - Empetigo - Enfermagem ...
Read more