advertisement

Ensino religioso no ensino fundamental

50 %
50 %
advertisement
Information about Ensino religioso no ensino fundamental
Education

Published on March 12, 2014

Author: WilliamGonalves1

Source: slideshare.net

advertisement

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: MARGARETH ALVES O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL BEATRIZ MARIA BRITO SOEIRO CAIO BRAGA VIANA ELIETE CRISTINA DE OLIVEIRA CUNHA GRAZIELLY CARDOSO DA SILVA MEYSE LEAL DE ABREU WILLIAM TEIXEIRA GONÇALVES

INTRODUÇÃO O Ensino Religioso enquanto área do conhecimento, busca estudar o fenômeno religioso e sua relação com a sociedade na qual ele se manifesta. O objetivo desta disciplina não é contemplar uma religião específica, mas expor aos alunos da educação básica as diversas expressões religiosas existentes e promover o diálogo e o respeito entre os indivíduos independentemente de suas crenças. Este trabalho busca apresentar de forma sintetizada, como o ensino religioso está inserido no contexto do ensino fundamental. Mostrando desde sua inclusão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, até a metodologia a ser adotada pelos profissionais docentes responsáveis pela disciplina.

1. O ENSINO RELIGIOSO NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Com a reformulação da LDB, algumas mudanças foram realizadas, entre elas a inserção do Ensino Religioso como disciplinas escolar, com suas particularidades e propriedades enquanto disciplina. Ou seja, o Ensino Religioso não se dará de modo simplório como outrora, mas sim de modo complexo numa sociedade multi-cultural, pois será a partir de tal que se iniciará o processo. Porém o Art. 33 no qual fundamenta o Ensino Religioso como disciplina fazendo parte da formação básica do cidadão passou por diversas criticas e modificações até tomar sua forma original: “Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.” (Redação dada pela Lei nº. 9.475, de 22.7.1997). No Art. 32 parágrafo dois, o Ensino Fundamental tem a importância de contribuir para uma: “compreensão de ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade”. No parágrafo três diz: “(...) conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores”. Quarto parágrafo: “(...) laço de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social”.

Com isso podemos perceber que o Ensino Religioso tem todas essas metas em seu desenvolvimento na pratica, pois um dos objetivos do ensino religioso como está no Art. 22 é produzir um respeito entre indivíduos da sociedade humana, respeitar é tolerar. Nestes parágrafos percebemos que o Ensino Fundamental tem como meta as mesmas da disciplina, pois viver em uma sociedade onde todos possam se respeitar é viver como um cidadão respeitando as diversas formais tantos religiosos, quando econômica, social, alimentar, musical, etc. É importante ressaltar que um dos objetivos principais do Ensino Religioso é a contribuição para uma formação de inteireza do ser humano: entender a relação entre fé e ciência; compreensão do fenômeno religioso; manifestações culturais; valores éticos; cultura da paz. São alguns elementos que a LDB trás para a disciplina em sua competência, trazer a cultura para sala de aula, levar aos alunos a conhecer tantas formas de crenças, fazer uma convivência entre todos cultivando a cultura de paz. O Ensino Religioso tem esses aparatos legais e deve ser cumpridos pelos docentes dessa disciplina, pois ministrar essa disciplinar é desejar o mundo melhor.

2. OBJETIVOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL Os alunos devem desenvolver capacidades de: Compreensão da cidadania e respeito um ao outro → Utilizar diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas → Conhecer características fundamentais do Brasil 2.1. Objetivos Gerais do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental Necessitando: → Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso; → Auxiliar o educando na formulação do questionamento existencial. 2.1.1. Caracterização dos alunos de 5° e 6° série → Apresenta-se instável, ora alegre, carente de manifestação afetivas e de compreensão se orienta para um transcendente mais próximo, mais pessoal que se confunde um pouco com o ideal confuso que traz em si.

2.1.2. Objetivo da 6° Série -> Propiciará ao educando o conhecimento da evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos. 2.1.3. Encaminhamentos para acompanhamento da aprendizagem (*) O professor precisa perceber: → Se o aluno está entendendo a evolução da estrutura religiosa no tempo; → Se o aluno está construindo seu entendimento sobre o fenômeno religioso. 2.2. Caracterização dos alunos da 7° e 8° série → Período escolar que o educando amplia seus interesses e atividades, formula hipóteses, superando o egocentrismo fantasiosos e tem o desejo de uma formação da consciência moral. 2.2.1. Objetivo da 7° Série → Conhecimento da vida sustentado pelas crenças, doutrinas, normas e métodos. 2.2.2. Objetivo da 8° Série → O Conhecimento das possíveis respostas dadas a vida além-morte, condução ao estabelecimento de compromissos sociais solidários para a construção da cidadania.

3. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E COMPREENSÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA O Ensino Religioso é uma disciplina na qual se dispõe a alcançar o real objetivo da sociedade que é a religião. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. O conhecimento religioso enquanto patrimônio da humanidade necessita estar à disposição na Escola. A antropologia cultural, deu ao fenômeno religioso o reconhecimento de seu caráter universal. O Ensino Religioso não pretende ser nenhuma experiência de fé, mas que precisa se manter para a sua própria razão de ser, sob o fundamento do conhecimento. Podemos dizer que o específico do religioso para o Ensino Religioso é ajudar o aluno a se posicionar e a se relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam, tanto aos limites quanto ao seu lado simbólico. A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações. Isto implica a necessidade de se construir uma pedagogia que favoreça tal perspectiva, porque o que objetivamos é fruto de uma experiência pessoal, na incansável busca de respostas par as questões existenciais. É preciso interpenetrar teoria e prática. Contudo, esse conhecimento aberto, não doutrinário, nem catequético, em meio à pluralidade cultural brasileira, leva o discente a se descobrir como ser de relações, numa atitude de respeito, aceitação e tolerância que, somados a outros valores, constituem a base da cidadania e são fundamentais para a compreensão do fenômeno religioso.

4. FORMAÇÃO RELIGIOSA DOS ALUNOS E O ENSINO RELIGIOSO Uma problemática que deve ser a principal preocupação do profissional responsável por trabalhar com esta disciplina é o preconceito entre os alunos e os temas que serão desenvolvidos, deve-se entender que essa questão vem desde a formação do Brasil e sua história ao longo dos anos. Outro motivo é a busca da verdade, na qual as igrejas cristãs se impõem dando um sentido de que sua religião é verdadeira e que outras fora desse eixo são “manifestações do demônio”, um termo amplamente usado por Igrejas Protestantes. O aluno tem que estar ciente de que o tema que seu professor está explanando para a turma não irá interferir em sua formação religiosa, para o aluno sua religião pode ser considerada verdadeira, mas se haver o respeito entre a religião a qual o aluno pertence e a que o professor está ministrando o “ânimo” da aula flui naturalmente podendo haver algumas discussões que serão saudáveis para o desenvolvimento da aula, tendo uma amostra da visão que o aluno tem sobre determinado assunto. A formação religiosa que o aluno tem pode ou não interferir em seu aprendizado, cabendo a ele respeitar o que se é ensinado. Sua formação religiosa em determinados momentos pode até ajudar o andamento da aula ministrada, ouvindo a experiência de alguém que vive tal religião, mitos envolvidos sobre ela são ‘desmentidos’ e dúvidas explanadas.

5. METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO O professor de Ensino Religioso deve possuir uma metodologia que o auxilie a fazer com que o educando compreenda a relação entre o sujeito/objeto (aluno e fenômeno religioso), de forma que este possa ampliar a sua visão de mundo e que o faça refletir à cerca deste fenômeno e sua inserção na sociedade onde convive. Essa metodologia deve ter como principais objetivos traduzir a linguagem religiosa para sua forma pedagógica, propiciar o diálogo e a partilha, encontrar os valores em comum que as diferentes culturas apresentam e incentivar a observação do cotidiano e suas manifestações relacionadas ao transcendente. O profissional dessa área do conhecimento tem a grande missão de promover a valorização e o aperfeiçoamento do ser humano e suas expressões.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O fortalecimento do Ensino Religioso na educação básica tem como grande característica a possibilidade de ajudar os alunos a entender as inquietações que se mostram presentes a cada dia no que diz respeito ao lado voltado ao transcendente e que existe em cada ser humano, a necessidade de respostas para as situações que se desenvolvem no cotidiano. Busca valorizar e desenvolver a religiosidade que se encontra em cada um, e sempre buscando orientar no sentido de promover o diálogo e o respeito por todas as manifestações religiosas existentes. Também deve zelar pelo respeito e a ética, relações de proximidade através da valorização das pessoas e o seu potencial. Sendo ainda um campo para refletir à cerca dos valores humanos, que deve ser trabalhado não somente por essa disciplina, como também pelas outras disciplinas e no ambiente escolar.

REFERÊNCIAS MAKIYAMA, MATILDE TIEMI. O Ensino Religioso. Disponível em: < http://www.hottopos.com/videtur4/o_ensino_religioso.htm >. Acesso em 01 de dez. 2010. JORNAL MISSÃO JOVEM. Por que ensino religioso na escola?. Disponível em:< http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducreligioso.htm >. Acesso em 01 de dez. 2010. _____________________. O Perfil do professor de Ensino Religioso. Disponível em:< http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducensino.htm>. Acesso em 08 de dez. 2010. EDUCANDÁRIO SANTA JOANA D’ARC. Ensino Religioso Escolar. Disponível em:<http://free.7host06.com/VINIMAX/santajoanadarc/gerinho.htm>. Acesso em 01 de dez. 2010. STIGAR, ROBERTO. O Que é Ensino Religioso?. Disponível em:<http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-que-e-ensino-religioso-709662.html>. Acesso em 08 de dez. 2010. JUNQUEIRA, SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO; BOEING, ANTÔNIO. Formação do professor de Ensino Religioso. Disponível em:< http://www.parana- online.com.br/editoria/mundo/news/160875/? noticia=FORMACAO+DO+PROFESSOR+NO+ENSINO+RELIGIOSO+II>. Acesso em 08 de dez. 2010.

Add a comment

Related presentations

Related pages

TEMAS DE ENSINO RELIGIOSO. AULAS ELABORADAS PELO PROFESSOR ...

Ensino Religioso – Ensino Fundamental e Professor de Filosofia no Ensino Médio. ... escolas públicas de ensino fundamental”. A LDB no seu artigo 33, ...
Read more

298 Atividades de Ensino Religioso para o Ensino ...

... o Ensino Fundamental + 99 Atividades de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental ++ 99 Atividades de ... o numeramento no Ensino Fundamental;
Read more

O Sagrado no Ensino Religioso - Livro Didático

O caderno Pedagógico do Ensino Religioso é um material desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e tem por função fornecer o apoio
Read more

Ensino religioso no ensino público fundamental - Jus Navigandi

O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, sob a égide da Constituição de 1988 O ensino religioso nas escolas públicas de ensino ...
Read more

CONTEÚDOS BÁSICOS - ENSINO RELIGIOSO ENSINO FUNDAMENTAL ...

... ENSINO RELIGIOSO ENSINO FUNDAMENTAL ... para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e ... o currículo no plano de ...
Read more

Ensino Religioso - um desafio para o Ensino Fundamental

... adequação aos conteúdos de Ensino Religioso. ... balanço da minha experiência no Ensino Religioso. ... com o Ensino Fundamental I ...
Read more

ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO 3

AVALIAÇÕES E ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL. ... clique no link abaixo para encontrar os arquivos do ... Ensino religioso ...
Read more

Disciplina - Ensino Religioso

Conheça "Ensino Religioso: ... Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio Escola Interativa Produções PDE: ...
Read more

PLANO DE ENSINO (2013-2016) - profandresp.files.wordpress.com

ENSINO RELIGIOSO Ensino Fundamental ... uma continuidade progressiva no entendimento do fenômeno religioso, sem comparações, ...
Read more

Material de apoio, sequências didáticas e aulas de Ensino ...

... aulas e atividades para as aulas de Ensino Religioso: ... Material dourado como recurso para o numeramento no Ensino Fundamental; Diagnóstico de ...
Read more