Engenharia de Usabilidade

67 %
33 %
Information about Engenharia de Usabilidade

Published on October 25, 2007

Author: tiagosouza

Source: slideshare.net

Description

Neste trabalho, tentamos mostrar porque os aspectos de conhecer os usuários são tão importantes para eliminar os problemas de usabilidade e, ao mesmo tempo, elucidar o fato de que conhecer o usuário é um processo evolucionário que precisa ser acompanhado continuamente. Mostro também problemas comuns de usabilidade em seu dia-a-dia.

Engenharia de Usabilidade José Nilson Vargas Tiago Daniel de Souza Tiago Dinalli Rodrigues Romário Galhardo de Carvalho Carlos Henrique Campos Paiva Este trabalho e referências adicionais, disponíveis em www.tiagosouza.com/fabiola

Há alguns anos atrás, computadores eram utilizados somente por especialistas ou cientistas. Com o advento do computador pessoal, o número de usuários cresceu bastante [e continua crescendo] , é uma verdadeira popularização da informática.

Mas como nem tudo são flores...

... s muitas pessoas encontram problemas ao digitar endereços de sites, ao navegar em certos sites, em realizar buscas, downloads demorados, formulários chatos e complicados, mensagens de erros malucas, [ ... ]

Para a totalidade das pessoas, facilidade é a chave da questão.

A Ergonomia transforma o ambiente de trabalho para que este seja realizado com conforto, bem-estar, segurança e eficácia, buscando maior adaptação e auto-satisfação do homem ao trabalho.

Não é no conforto do sofá reciclável da sala que de fato você ficará confortável enquanto utiliza seu micro...

A Usabilidade é um dos aspectos da Ergonomia .

Usabilidade é um conceito criado para examinar a eficiência , eficácia e a satisfação que norteiam o entendimento das funções e usos de determinado objeto.

Eficiência : inteligência que rege a criação e execução de um projeto; s Eficácia : capacidade de executar tarefas que são próprias de cada objeto; s Satisfação : reação positiva diante do cumprimento das tarefas.

Onde fica o térreo? Para onde devo ir? Em que andar estou? Botões mal posicionados. Acabou a energia. E agora?

Isso é só um elevador, onde a interação humana e a complexidade são mínimas e, mesmo assim, apresenta esses diversos problemas de usabilidade . Somando todas essas dificuldades, o uso do elevador é pouco eficiente, demorado e pouco econômico.

As dificuldades são ampliadas pela imensa quantidade de itens a serem decodificados.

O mundo está ficando complicado de usar!!

O mundo de quem precisa lavar as mãos é difícil... [ ver vídeo ]

... o mundo de quem quer sair dos lugares é difícil... [ ver vídeo ]

... o mundo de quem quer polivitamínicos também é difícil...

O mundo de fato, É DIFÍCIL DE USAR!!

Ah... mas porque usabilidade é importante??

Se o site for difícil , o usuário sai... Se o site não for claro o suficiente para mostrar o que a empresa oferece, provavelmente o usuário vai sair do site... Se o usuário se perder , ele sai... Se demorar para abrir, ele vai embora...

Se o site for difícil , o usuário sai...

Se o site não for claro o suficiente para mostrar o que a empresa oferece, provavelmente o usuário vai sair do site...

Se o usuário se perder , ele sai...

Se demorar para abrir, ele vai embora...

Jakob Nielsen [o famoso "defensor do usuário“] com certeza não ficaria feliz se olhasse tudo isso...

Tem que ser fácil de aprender... Ser eficiente na utilização... Ser fácil de ser recordada... Ter poucos erros... Ser agradável. Segundo o guru, a usabilidade é definida em 5 atributos:

Tem que ser fácil de aprender...

Ser eficiente na utilização...

Ser fácil de ser recordada...

Ter poucos erros...

Ser agradável.

Pensar em usabilidade não freia a criatividade... ... pelo contrário, estimula!!

São de grande ajuda para definir o grau de dificuldade do usuário enquanto utiliza um produto, serviço ou sistema. [ Testes de Usabilidade ]

É importante atribuir a cada problema de usabilidade um grau de severidade , que pode ser avaliado como uma relação ao impacto (grave, importante ou impacto menor) sobre a realização de tarefas e freqüência com o qual o problema ocorre.

Grave - usuários precisam de mais de 2 minutos sem progresso da tarefa. s Importante - Usuários gastam até 2 minutos e obtém êxito na tarefa. s Menor impacto - Usuários encontram problema mas conseguem contorná-lo sem prejuízo para a qualidade da tarefa.

Grave - usuários precisam de mais de 2 minutos sem progresso da tarefa. s

Importante - Usuários gastam até 2 minutos e obtém êxito na tarefa. s

Menor impacto - Usuários encontram problema mas conseguem contorná-lo sem prejuízo para a qualidade da tarefa.

 

 

 

 

Para uma pessoa utilizar de forma coerente a usabilidade , ela não precisa ser nenhuma “expert” no assunto... basta você ter um ótimo senso crítico .

Não acredita??

Dificuldades que os Correios colocam para quem pensa em pedir informação sobre uma encomenda não recebida OBS.: Figura acima está em paisagem propositalmente

Dificuldade para se ler as “Informações ao Usuário” nos táxis de São Paulo.

Site público que não atende a todos os usuários. Navegadores como Firefox ou Opera, ele não funciona . Ah, não usa Windows?! Não funciona também.

Problema de usabilidade no rolo de papel higiênico. Se alguém já conseguiu começar a desenrolar o papel higiênico sem danificar um bom pedaço ganha um doce!!

Simplesmente impossível acessar a central de assinante da Globo.com usando Firefox no Linux.

Dificuldade das crianças pequenas com o canudinho que vem com o produto.

Não posso ordenar os produtos por preço no site do Submarino.

Dificuldade p/ usar o freio de mão do Palio (Fire Flex Celebration) quando o banco do passageiro está numa posição mais pra frente.

Queria comprar espaço para um anúncio no ZAP, mas não consegui nem fazer o primeiro passo, o cadastro.

Site das Americanas. Entrei na seção Pendrives mas achei impressora de 512mb e de 4gb. Tem algo errado, não?!

Qual a cor dessa meia da Lupo?!

Dificuldade com a tampa do adoçante Gold

Difícil abrir embalagens que não são bem desenhadas

Dificuldade para enviar um torpedo pelo site da Vivo.

Caixa eletrônico do Bradesco, 2 agências vizinhas.

Geladeira da LG onde o porta ovos é uma caixa de acrílico que nem divisórias tem.

Posição do botão “Pesquisar” e “Limpar”, ordem trocada gera confusão no usuário.

Perceba como a Usabilidade (e a falta dela) está tão presente em seu dia-a-dia

A interface é a forma pela qual o usuário se comunica com o sistema. [ Interfaces ] Se ela é mal desenhada, requer que o usuário decomponha suas tarefas de formas não-intuitivas, o que leva a erros e problemas na navegação.

A Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos. [ Interação ] Processo de interação humano-computador

Design é que uma estruturação de bom senso, tem que estar na medida certa sem excessos ou limitações [Radfahrer] [ Design ]

Design é, ao mesmo tempo, posse e atitude . Ele não é o produto, mas está nele ; não faz coisas, mas participa do que é feito através dele.

Tudo isso, são escolhas deliberadas embutidas nos objetos e, quando se adquire o objeto, adquire-se também as atitudes que o criaram (o processo de design) e as atitudes que o objeto proporciona (conforto, exaltação, comunicação) .

Neste trabalho, tentamos mostrar porque os aspectos de conhecer os usuários são tão importantes para eliminar os problemas de usabilidade e, ao mesmo tempo, elucidar o fato de que conhecer o usuário é um processo evolucionário que precisa ser acompanhado continuamente.

Obrigado ’s !! José Nilson Vargas Tiago Daniel de Souza Tiago Dinalli Rodrigues Romário Galhardo de Carvalho Carlos Henrique Campos Paiva Este trabalho e referências adicionais, disponíveis em www.tiagosouza.com/fabiola

Add a comment

Related pages

Engenharia de usabilidade – Wikipédia, a enciclopédia ...

Engenharia de usabilidade é uma parte da ergonomia específica para a ciência da computação e trata da questão de como projetar software que seja ...
Read more

material referencia engenharia de usabilidade

Engenharia de Usabilidade Material de Referência Professor: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Belo Horizonte, MG Agosto de 2012 . 2 SUMÁRIO
Read more

Usabilidade – Wikipédia, a enciclopédia livre

A engenharia de usabilidade é uma abordagem de projeto de sistemas, na qual são utilizados vários níveis de usabilidade especificados quantitativamente ...
Read more

Engenharia de Usabilidade - Aula 02 - Parte I - YouTube

Aula sobre Modelos de Ciclo de Vida ... This feature is not available right now. Please try again later.
Read more

UNITINS - TADS2008 - Engenharia de Usabilidade - Aula 6 ...

UNITINS - TADS2008 - Engenharia de Usabilidade - Aula 6 - Parte 3.
Read more

O que é Usabilidade? - Tableless | Desenvolvimento ...

Partindo da Engenharia de Software, a usabilidade é englobada dentro da qualidade e visa garantir uma parte da eficiência e eficácia do sistema.
Read more

ENGENHARIA DE USABILIDADE 2015.3 - Simulados 1, 2 e 3 - engenh

Baixe grátis o arquivo ENGENHARIA DE USABILIDADE 2015.3 - Simulados 1, 2 e 3 enviado para a disciplina de engenharia-de-usabilidade Categoria: Outros ...
Read more

Engenharia de Usabilidade (Jakob Nielsen) - LabIUtil Home Page

Engenharia de Usabilidade. Tradução e adaptação do texto de Jakob Nielsen. Você já encontrou alguém que vai ser usuário de seu projeto atual?
Read more