Educação Infantil... Trajetória e qualidade

50 %
50 %
Information about Educação Infantil... Trajetória e qualidade
Education

Published on April 27, 2014

Author: LetciaCristina4

Source: slideshare.net

• Durante muito tempo a educação da criança foi considerada apenas responsabilidade das famílias ou dos grupos sociais que faziam parte. Era junto dos adultos e outras crianças com as quais convivia que a criança aprendia a se tornar membro do grupo, a participar das tradições que eram importantes para ela e a dominar os conhecimentos que eram necessários para a sua sobrevivência material e para enfrentar as exigências da vida adulta. (CRAIDY, KAERCHER, 2001, p. 13)

• Por um período bastante extenso na história da humanidade, não havia instituições que completassem o papel da família na educação das crianças de 0 a 6 anos de idade. Foi somente no séc. XVI e XVII que este pensamento começou a ganhar espaço. Rousseau tinha ideias acerca do naturalismo e da necessidade da criança experimentar, desde cedo, coisas e situações de acordo com seu próprio ritmo. ( OLIVEIRA, 2004, p.13-15 )

• Pestalozzi, propôs modificações nos métodos de ensino. Ele iniciou trabalhando com órfãos no ensino industrial, depois criou um orfanato para crianças pobres, pois defendia que a educação deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, sob um clima de disciplina estrita, mas amorosa, o que contribuiria para o desenvolvimento do caráter infantil.

• Froebel, discípulo de Pestalozzi, fez avançar as ideias de educação, propondo a criação de kindergardens (jardins de infância), onde as crianças pequenas eram consideradas sementes, que quando adubadas e expostas a condições favoráveis, desabrochariam.

• As ideias de Maria Montessori enfatizavam aspecto biológico do crescimento e desenvolvimento infantil. Sua grande marca foi a criação de materiais adequados á exploração sensorial pelas crianças e a diminuição do tamanho do mobiliário utilizado na pré-escola.

• No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”.

• A partir da Constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 (ECA, Lei Federal 8069/90) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, lei 9394/96 (BRASIL, 1996), a Educação Infantil foi colocada como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil, abrangendo as crianças de 0 a 6 anos, concedendo-lhes um olhar completo, perdendo seu aspecto assistencialista, e assumindo uma visão e um caráter pedagógico.

•Em 1999, foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como Resolução CNE/CEB n. 1, de 7 de abril de 1999. Essas Diretrizes, diferente do Referencial, têm caráter obrigatório a todos os sistemas municipais e / ou estaduais de educação, orientando e exigindo a qualidade de Educação Infantil.

O Professor que atua na Educação Infantil

• O professor tem um papel extremamente relevante na garantia da qualidade do trabalho realizado nas instituições de Educação Infantil. Cabe lembrar que a formação exigida para o profissional que atua com crianças de 0 a 5 anos é “... a mesma daquele que trabalha nas primeiras séries do Ensino Fundamental: nível superior em curso de licenciatura, admitindo- se como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal” ( BRASIL, 2006, p.32).

• Hoje a criança ingressa muito cedo na Educação Infantil, esse fato ocorre pela necessidade da família ter que trabalhar e pela mudança de pensamento da sociedade atual em relação à educação das crianças pequenas. Isso nos faz pensar na necessidade da formação continuada e na garantia de que essas ações desenvolvidas na Ed. Infantil sejam de fato educativas. Contudo, os cursos de capacitação não garantem uma formação satisfatória, é preciso uma formação contínua.

• Assim, a qualidade na Educação Infantil vai além do conhecimento teórico. Uma construção que deve ser feita com formação teórica e prática, “ exigindo do professor uma capacidade de adaptação de decisões estratégicas inteligentes para intervir nos contextos” (NÓVOA, 1991, p.74). Logo, o professor é responsável pela melhoria do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, não devendo ser um mero reprodutor de modelos, mas um profissional que utiliza seu conhecimento para desenvolver propostas pedagógicas eficientes.

• A formação do professor contribui de maneira significativa para o avanço na qualidade da Ed. Infantil. O estágio supervisionado é também, uma oportunidade de formação continuada, pois possibilita a reflexão da prática com o conhecimento teórico.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Educação infantil Acesso e qualidade - UNICEF | Children ...

A LDBEN divide a educação infantil ... acompanhou por anos a trajetória ... balhava no documento P arâmetros de Qualidade da Educação Infantil, ...
Read more

CONSIDERAÇÕES SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSIDERAÇÕES SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ... longa trajetória de discussão e estudos acerca da especificidade da faixa etária e dos
Read more

Tudo em 6 Minutos - A importância de uma educação ...

Desafios para uma educação infantil de qualidade ... para a Educação Infantil ... A Trajetória da Educação Infantil no ...
Read more

Jaqueline Delgado Paschoal 1 Maria Cristina Gomes Machado ...

trajetória histórica da educação infantil no Brasil, analisando, criticamente, ... Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves.
Read more

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: ALGUNS ...

A qualidade da educação infantil... A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ... A Pesquisa em educação infantil no Brasil : trajetória recente e perspectiva
Read more

Premio Qualidade Ed Infantil 2 FINAL - Ministério da ...

Prêmio Qualidade na Educação Infantil ... toda a trajetória de luta e conquista do espaço acreano para o Brasil; e o Memorial dos Autonomistas, onde
Read more

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

da Educação Infantil, a trajetória histórica do debate da qualidade na ... sino, pela qualidade da Educação Infantil, principalmente no que
Read more

Qualidade da educação infantil ofertada nas creches e ...

Seminário Avaliação da qualidade da educação infantil/ Fundação Carlos Chagas ... A Trajetória da Educação Infantil no Brasil ...
Read more

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

rar a qualidade na educação infantil por meio do ... de pedagogia da Educação Infantil e da trajetória histórica do debate da qualidade da ...
Read more