Economia e mercado 2

50 %
50 %
Information about Economia e mercado 2

Published on July 13, 2016

Author: AndreyMartinsCRF

Source: slideshare.net

1. ECONOMIA E MERCADO 2 Prof. Andrey Martins andreymmartins@bol.com.br

2. ECONOMIA Economia é a ciência da escolha , quando os recursos são escassos, ou seja, insuficientes para satisfazer necessidades e desejos ilimitados dos indivíduos. Estudar Economia é estudar o processo de TOMADA DE DECISÃO em um ambiente de ESCASSEZ. Assim, o economista analisa o comportamento individual ou coletivo, partindo da hipótese de que os indivíduos cotidianamente possuem objetivos atingíveis e tendem a escolher a melhor forma para alcançá-los. Essencialmente, é essa a racionalidade econômica.

3. HOMEM  O objeto de estudo da Economia é o HOMEM e suas NECESSIDADES  Satisfação de suas necessidades - Na prática, o homem nunca está satisfeito e não há recursos disponíveis para todos.  Surge a ESCASSEZ. Recursos Escassos Necessidades Ilimitadas QUESTÕES BÁSICAS RELACIONADAS À ECONOMIA Problemas econômicos: Tríade de problemas econômicos

4. CUSTO DE OPORTUNIDADE  Grau de sacrifício que se faz ao optar por um bem ou serviço, medido em termos do que foi sacrificado.

5. Microeconomia  Estudo dos comportamentos de consumo das pessoas, das famílias e das empresas; e ao estudo da produção de bens e serviços, formação dos preços e fatores da produção relacionados a estes indivíduos, famílias e empresas.  Assim, podemos considerar que a microeconomia está intimamente ligada a nossa REALIDADE COTIDIANA e seus princípios estão relacionados aos nossos hábitos de comprar e vender bens ou serviços, poupar dinheiro para o futuro, trabalhar em empresas dos setores do comércio, serviços, indústria ou finanças, ou mesmo, ser um empreendedor, um empresário, e gerar bens e serviços para serem comprados por outros indivíduos.

6. Economia de Mercado  O mecanismo de PREÇOS resolve os problemas principais da ECONOMIA:  O que produzir?  Como produzir?  Para quem produzir? A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA gerando equilíbrio. Se as empresas ofertarem muitos bens o preço deles devem cair para que a produção seja vendida. Porém se as pessoas estão dispostas a comprar muito, o preço desse bem deve subir. O PREÇO trás equilíbrio entre CONSUMO e PRODUÇÃO.

7. Demanda  Demanda ou PROCURA é a quantidade de determinada mercadoria que os consumidores/compradores desejam adquirir de acordo com o preço do item.  EX: Uma barra de chocolate custando R$ 1,20 tem uma venda (demanda) de 30 unidades por dia. O que vai acontecer se o preço cair?

8. Lei da Demanda  Venda de barras de chocolate de acordo com o preço.

9. Fatores que alteram a DEMANDA  Além do preço existem outros fatores importantes para a demanda. BENS SUBSTITUTOS MANTEIGA OU MARGARINA BENS COMPLEMENTARES PÃO E MANTEIGA

10. AUMENTO DA RENDA

11. Lei da Oferta  Quantidade de mercadorias que os produtores querem OFERECER de acordo com cada preço dado.  EX: O chocolate custando R$ 1,20 o produtor está disposto a oferecer 30 unidades por dia. O que acontece se o preço sobe?  O produtor tem um incentivo a produzir mais deste item. E baixo preço incentiva a produzir menos.

12. PREÇO DE EQUILÍBRIO  A quantidade ofertada é igual a quantidade demandada.  Ações de compradores e vendedores conduz ao equilíbrio.

13. DESEQUILÍBRIO DE MERCADO Se o preço sobe, a quantidade ofertada será maior porém os consumidores irão comprar menos produtos. Se o preço cair, os produtores irão ofertar menos produtos porém os consumidores irão querer comprar mais.

Add a comment