Economia e mercado 1

50 %
50 %
Information about Economia e mercado 1

Published on July 13, 2016

Author: AndreyMartinsCRF

Source: slideshare.net

1. ECONOMIA E MERCADO 1 Prof. Andrey Martins andreymmartins@bol.com.br

2. TUDO ESTÁ LIGADO A ECONOMIA  Inflação, desemprego, crescimento econômico, pobreza, distribuição de renda, local em que moramos, roupas que vestimos, alimentos que ingerimos, salários que recebemos, preços dos produtos/serviços  Questões discutidas diariamente (em casa, no trabalho, no bar, na empresa, nas cúpulas do governo)  Ciências Econômicas – Compreender os problemas que nos cercam.  Entender nosso dia-a-dia  O objeto de estudo da Economia é o HOMEM e suas NECESSIDADES

3. Pirâmide das Necessidades Humanas  Abraham Maslow  Psicólogo norte-americano  Segundo ele, o homem é motivado por suas necessidades, as quais se manifestam em graus de importância.  Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo, o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

4. HOMEM  O objeto de estudo da Economia é o HOMEM e suas NECESSIDADES  Satisfação de suas necessidades - Na prática, o homem nunca está satisfeito e não há recursos disponíveis para todos.  Surge a ESCASSEZ. Recursos Escassos Necessidades Ilimitadas QUESTÕES BÁSICAS RELACIONADAS À ECONOMIA Problemas econômicos: Tríade de problemas econômicos

5. QUESTÃO DA ESCASSEZ E PROBLEMAS ECONÔMICOS  É necessário fazer escolhas!  O QUE E QUANTO PRODUZIR?  Quais desejos e necessidades serão satisfeitos e em que quantidade? + bens de consumo ou + bens de capital?  COMO PRODUZIR?  Técnica para conseguir o Máximo de produção com a menor quantidade de produtos. Métodos capital-intensivo? Mão de obra- intensivo? Terra- intensivo?  PARA QUEM PRODUZIR?  Quem será o beneficiário da produção? Como o produto será distribuído? Trabalhadores? Capitalistas? Proprietários de terra? Pense... O que você irá fazer com seu 13º salário? Viajar? Pagar contas atrasadas? Comprar um produto? Tudo é questão de ESCOLHA!

6. INTRODUÇÃO CONCEITOS  Economia -> grego OIKOS (casa); NOMOS (normas, lei). ADMINISTRAR A CASA (EMPRESA, PAÍS) “Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas”.

7. Demanda  Demanda ou PROCURA é a quantidade de determinada mercadoria que os consumidores/compradores desejam adquirir de acordo com o preço do item.  EX: Uma barra de chocolate custando R$ 1,20 tem uma venda (demanda) de 30 unidades por dia. O que vai acontecer se o preço cair?

8. Lei da Oferta  Quantidade de mercadorias que os produtores querem OFERECER de acordo com cada preço dado.  EX: O chocolate custando R$ 1,20 o produtor está disposto a oferecer 30 unidades por dia. O que acontece se o preço sobe?  O produtor tem um incentivo a produzir mais deste item. E baixo preço incentiva a produzir menos.

9. INTRODUÇÃO “Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

10. DESEMPREGO  Desemprego: é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego.

11. CRESCIMENTO ECONÔMICO

12. INFLAÇÃO  "A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."

13. RECESSÃO  Período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país.  É a diminuição da produção e do trabalho , dos salários e dos benefícios das empresas.  Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa.  Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras.  Para o trabalhador, baixos salários e desemprego PIB - representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. Tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região.

14. ECONOMIA Economia é a ciência da escolha , quando os recursos são escassos, ou seja, insuficientes para satisfazer necessidades e desejos ilimitados dos indivíduos. Estudar Economia é estudar o processo de TOMADA DE DECISÃO em um ambiente de ESCASSEZ. Assim, o economista analisa o comportamento individual ou coletivo, partindo da hipótese de que os indivíduos cotidianamente possuem objetivos atingíveis e tendem a escolher a melhor forma para alcançá-los. Essencialmente, é essa a racionalidade econômica.

Add a comment