Economia e Meio Ambiente

50 %
50 %
Information about Economia e Meio Ambiente

Published on March 7, 2007

Author: lizsantana

Source: slideshare.net

Description

Slides que tratam do impacto das atividades econômicas no meio ambiente

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Profa. Cleuciliz Santana, MBA Economista, doutoranda em Educação e Novas Tecnologías Multimedia – Universidad de Valladolid / España [email_address]

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA ? x

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA ?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE ECONOMIA: ciência que tem por finalidade: A melhor utilização de recursos entre fins alternativos.. ..Objetivando satisfazer as necessidades ilimitadas do homem e.. Aumentar o nível de bem estar dos indivíduos. O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA ?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

ECONOMIA: ciência que tem por finalidade:

A melhor utilização de recursos entre fins alternativos..

..Objetivando satisfazer as necessidades ilimitadas do homem e..

Aumentar o nível de bem estar dos indivíduos.

O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA ?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] ECONOMIA : compreende que os recursos (humanos, de capital, tecnológicos, de matéria-prima, e outros) não são inesgotáveis POR ISSO há a necessidade de tais recursos serem utilizados da melhor forma possível.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

ECONOMIA : compreende que os recursos (humanos, de capital, tecnológicos, de matéria-prima, e outros) não são inesgotáveis

POR ISSO há a necessidade de tais recursos serem utilizados da melhor forma possível.

Por mais que se gabe de seus avanços tecnológicos, a Humanidade ainda é fortemente dependente do clima para produzir seus alimentos e matérias primas. A tecnologia pode melhorar o aproveitamento da terra e da água disponíveis, incrementar a produtividade e até ajudar a prevenir catástrofes. Mas tem limites. ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Por mais que se gabe de seus avanços tecnológicos, a Humanidade ainda é fortemente dependente do clima para produzir seus alimentos e matérias primas.

A tecnologia pode melhorar o aproveitamento da terra e da água disponíveis, incrementar a produtividade e até ajudar a prevenir catástrofes. Mas tem limites.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Durante muito tempo acreditou-se que os dejetos provenientes da industrialização poderiam ser eliminados através da distribuição de água e gases poluídos por uma grande área e que isso seria suficiente para minimizar com o passar do tempo os efeitos das substâncias tóxicas .... INDUSTRIALIZAÇÃO X ELIMINAÇÃO DOS DEJETOS ... Mas isto não era verdade ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Durante muito tempo acreditou-se que os dejetos provenientes da industrialização poderiam ser eliminados através da distribuição de água e gases poluídos por uma grande área e que isso seria suficiente para minimizar com o passar do tempo os efeitos das substâncias tóxicas ....

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] Em 1896 - Svente Arrhenius comprova correlações entre o aumento do dióxido de carbono (CO 2 ) produzido pela queima de recursos fósseis (petróleo, carvão, biomassa) e a elevação da temperatura global. O assunto permaneceu como tema acadêmico até meados do século XX Estudos na década de 1950 , provaram que a composição atmosférica tinha mudado desde o início da Era Industrial e que o ritmo dessa mudança poderia estar se acelerando.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Em 1896 - Svente Arrhenius comprova correlações entre o aumento do dióxido de carbono (CO 2 ) produzido pela queima de recursos fósseis (petróleo, carvão, biomassa) e a elevação da temperatura global.

O assunto permaneceu como tema acadêmico até meados do século XX

Estudos na década de 1950 , provaram que a composição atmosférica tinha mudado desde o início da Era Industrial e que o ritmo dessa mudança poderia estar se acelerando.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] O erro de avaliação tem custado caro ao meio ambiente, comprovado através da poluição de rios e lagos -> contaminação de algumas espécies de peixes e dizimação de outras já no início do século 20. Situação agravada por sucessão de desastres ambientais :

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

O erro de avaliação tem custado caro ao meio ambiente, comprovado através da poluição de rios e lagos -> contaminação de algumas espécies de peixes e dizimação de outras já no início do século 20.

Situação agravada por sucessão de desastres ambientais :

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] 423 detonações nucleares (EUA) chuva ácida em Nova Iorque devido a testes nucleares no deserto de Nevada (1953). Acidentes envolvendo a atividade petrolífera (Exxon Valdez (1989)/Em 1993, o petroleiro Braer) No Brasil – Petrobrás: + de 20 acidentes

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

423 detonações nucleares (EUA)

chuva ácida em Nova Iorque devido a testes nucleares no deserto de Nevada (1953).

Acidentes envolvendo a atividade petrolífera (Exxon Valdez (1989)/Em 1993, o petroleiro Braer)

No Brasil – Petrobrás: + de 20 acidentes

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] ACIDENTES COM MATERIAL RADIOATIVO : Chernobil, na URSS, em 1986, ( lançando na atmosfera um volume de radiação cerca de 30 vezes maior do que a bomba atômica de Hiroshima ) Em 1987, no Brasil, veio a público que um acidente com material radiativo Césio 137 havia contaminado dezenas de pessoas, na cidade de Goiânia

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

ACIDENTES COM MATERIAL RADIOATIVO :

Chernobil, na URSS, em 1986, ( lançando na atmosfera um volume de radiação cerca de 30 vezes maior do que a bomba atômica de Hiroshima )

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] EM RESUMO: Devido ao atual modelo de desenvolvimento econômico, que tem como base a industrialização e o uso intensivo de combustíveis fósseis (como o petróleo) há de se esperar que eventos climáticos extremos tenham sua intensidade aumentada, em virtude da elevação da temperatura do Planeta, caso não sejam apontadas formas alternativas de geração de crescimento econômico, principalmente nos países em vias de desenvolvimento.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

EM RESUMO:

Devido ao atual modelo de desenvolvimento econômico, que tem como base a industrialização e o uso intensivo de combustíveis fósseis (como o petróleo) há de se esperar que eventos climáticos extremos tenham sua intensidade aumentada, em virtude da elevação da temperatura do Planeta, caso não sejam apontadas formas alternativas de geração de crescimento econômico, principalmente nos países em vias de desenvolvimento.

CONSEQUÊNCIAS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE, NO ATUAL MODELO DE PRODUÇÃO: Aumento no buraco da Camada de ozônio (elevando o aquecimento global) Degradação da natureza, de sua flora e fauna ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Aumento no buraco da Camada de ozônio (elevando o aquecimento global)

Degradação da natureza, de sua flora e fauna

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] Os termos “uso racional dos recursos” e “desenvolvimento sustentável” fazem parte do jargão das Ciências Econômicas. O QUE SIGNIFICAM?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Os termos “uso racional dos recursos” e “desenvolvimento sustentável” fazem parte do jargão das Ciências Econômicas.

O QUE SIGNIFICAM?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] MODELO SUSTENTÁVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO): O Desenvolvimento sustentável Modelo econômico que deverá ser perseguido e consolidado para oportunizar o atendimento das necessidades das gerações atuais , mas sem comprometer o direito à vida, ao usufruto da natureza como hoje a conhecemos, das gerações futuras.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

MODELO SUSTENTÁVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

(PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO):

O Desenvolvimento sustentável

Modelo econômico que deverá ser perseguido e consolidado para oportunizar o atendimento das necessidades das gerações atuais , mas sem comprometer o direito à vida, ao usufruto da natureza como hoje a conhecemos, das gerações futuras.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE MENSAGEM FINAL Importância da conscientização das pessoas sobre a necessidade de economizar energia, água, utilizar materiais reaproveitáveis, jogar lixo no lixo, etc.: O Planeta Terra também é um bem escasso e como tal ressente-se de atenção. O que pode acontecer ao Planeta caso a sociedade não adote severas medidas para conter a degradação ambiental?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

MENSAGEM FINAL

Importância da conscientização das pessoas sobre a necessidade de economizar energia, água, utilizar materiais reaproveitáveis, jogar lixo no lixo, etc.: O Planeta Terra também é um bem escasso e como tal ressente-se de atenção.

O que pode acontecer ao Planeta caso a sociedade não adote severas medidas para conter a degradação ambiental?

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] A grandiosidade da Amazônia e a importância de seus recursos naturais para o equilíbrio da temperatura global do mundo são de conhecimento geral... E devem ser motivo de orgulho de cada um de nós, amazônidas, pois :

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

A grandiosidade da Amazônia e a importância de seus recursos naturais para o equilíbrio da temperatura global do mundo são de conhecimento geral...

E devem ser motivo de orgulho de cada um de nós, amazônidas, pois :

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.] A Amazônia é o último espaço inexplorado do planeta, significando a possibilidade de aumentar-se entre 60 a 80% o potencial agrícola do Brasil . [Fonte: SIPAM] Possui áreas de florestas tropicais equivalentes a 1/3 do total do planeta; Apresenta a mais densa bacia fluvial do planeta, com 4,8 milhões de KM2 Apresenta mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare ; 1.400 tipos de peixes; 1.300 espécies de pássaros ; Mais de 300 mamíferos diferentes ; É a maior fonte natural no mundo para produtos farmacêuticos e bioquímicos; Possui jazidas minerais de metais nobres dos mais variados tipos.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE [cont.]

Possui áreas de florestas tropicais equivalentes a 1/3 do total do planeta;

Apresenta a mais densa bacia fluvial do planeta, com 4,8 milhões de KM2

Apresenta mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare ; 1.400 tipos de peixes; 1.300 espécies de pássaros ; Mais de 300 mamíferos diferentes ;

É a maior fonte natural no mundo para produtos farmacêuticos e bioquímicos;

Possui jazidas minerais de metais nobres dos mais variados tipos.

D ESPERDÍCI ø Z ER ø Participe você também ... PROGRAMA ... A NATUREZA AGRADECE.

Add a comment

Related pages

Economia e Meio Ambiente: realidades na sustentabilidade ...

1. Realidades da dualidade Economia-Meio Ambiente “Embora a inquietante realidade ambiental seja por muitos ainda ignorada ou menosprezada, torna-se cada ...
Read more

O trinômio economia, energia e meio ambiente - Munich ...

Item Type: MPRA Paper Original Title: O trinômio economia, energia e meio ambiente: English Title: The triplet economy, energy and ...
Read more

Economia do Meio Ambiente

A EMA – Economia do Meio Ambiente Ltda surgiu da vontade de seus sócios e colaboradores de promover a integração econômica dos três principais ...
Read more

ECONOMIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Da relação de dois fatores: sociedade e meio ambiente, surgiu a Economia Ambiental. A Economia Ambiental é uma área dentro da Ciência Econômica, ...
Read more

Economia, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Teoria e ...

Luan Santos - Economia, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Teoria e prática jetzt kaufen. ISBN: 9783659061578, Fremdsprachige Bücher - Wirtschaftsbedingungen
Read more

Charles Domingues: MEIO AMBIENTE A ECONOMIA A SOCIEDADE E ...

Hoje em dia, onde vamos e o que assistimos nos noticiários, sempre se referem ao meio ambiente como a menina dos olhos de todos. Hoje o meio ambiente traz ...
Read more

Economia do Meio ambiente: Aspectos teóricos da Economia ...

Rio Branco – Acre, 20 a 23 de julho de 2008 Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE:ASPECTOS ...
Read more

Economia Verde - Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente Esplanada dos Ministérios - Bloco B CEP 70068-900 - Brasília/DF
Read more

Economia do Meio Ambiente (Em Portuguese do Brasil ...

Peter May - Economia do Meio Ambiente (Em Portuguese do Brasil) jetzt kaufen. Kundrezensionen und 0.0 Sterne. …
Read more