EBD Revista Compromisso 4T2014: Aula 6: Cristo veio para salvar os pecadores

75 %
25 %
Information about EBD Revista Compromisso 4T2014: Aula 6: Cristo veio para salvar os...
Spiritual

Published on November 5, 2014

Author: prandrefalcao

Source: slideshare.net

Description

A Revista Compromisso é o principal material de Educação Bíblica publicado pela editora Convicção, servindo a todos os batistas brasileiros filiados à Convenção Batista Brasileira. Este trimestre, serão estudadas as epístolas paulinas aos Tessalonicenses, Timóteo, Tito e Filemon. Nesta aula 6, iremos começar a explorar a primeira epístola a Timóteo.

1. Tessalonicenses, Timóteo, Tito, Filemon CARTAS APOSTÓLICAS

2. Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela JUERP para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira. Período: 4º Trimestre de 2014 Autor das lições: Gerson Berzias, Igreja Batista da Água Branca (SP) Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista de Araruama (RJ).

3. Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse http://www.ebd- 1.com.br/ Este material não possui vínculos oficiais com a CBB, a EBD-1 e com a Editora Convicção, sendo de inteira responsabilidade do autor Pr. André Falcão.

4. Cartas possuem alto valor de orientação para as igrejas, por seus valores atemporais. Orientações tanto de cunho teológico (escatologia, eclesiologia) quanto de cunho cotidiano. Curso do trimestre estudará as primeiras cartas de Paulo (Tessalonicenses), uma intermediária (Filemon) e as últimas (Timóteo e Tito).

5. Cartas de Paulo a Timóteo e Tito agrupadas sob designação de CARTAS PASTORAIS. União por seus destinatários serem COMPANHEIROS DE MINISTÉRIO do apóstolo, a quem ele exortou e instruiu a respeito das suas missões. Cronologia correta: 1 Timóteo, Tito, 2 Timóteo. Após redigir a carta a Tito, Paulo é PRESO NOVAMENTE, o que o leva a concluir que seu destino já estava determinado e que seu ministério estava ENCERRADO. A segunda carta a Timóteo é seu último registro escrito. Ensino das cartas são valiosos para TODOS os que têm interesse na igreja e todos os que nela se envolvem, qualquer que seja a atividade.

6. Timóteo deve ter sido o MAIS CONSTANTE E PRÓXIMO dos companheiros de Paulo. Intensa ATIVIDADE MISSIONÁRIA, suas VIAGENS e LUGARES onde atuou exigiram AJUDA de muitos COLABORADORES. A lista passa de 60, além de 14 mulheres, ao longo do NT, e Timóteo se encontra na primeira fila. Possivelmente MUITO JOVEM quando Paulo o conheceu e viu seu potencial (At. 16.1-3). Parceria durou da SEGUNDA VIAGEM missionária ao FINAL DA VIDA. É possível considerar que foi seu SUCESSOR, pois assumiu responsabilidades do apóstolo em TESSALÔNICA (1 Ts. 3.1-10), CORINTO (1 Co. 4.17 e 16.10-11) e FILIPOS (Fp. 2.19-24), e é coautor de seis de suas epístolas, sendo citado em outras duas.

7. Passagem de Paulo e Timóteo em Éfeso os fez constatar ENSINOS INCORRETOS na igreja, levando a MUDANÇA DE PLANOS e PERMANÊNCIA de Timóteo na cidade, enquanto Paulo seguiu viagem. Carta escrita posteriormente para enfatizar a missão de Timóteo, instruí-lo e encorajá-lo. Para entender o contexto inicial da carta, precisamos compreender como era formada a igreja de Éfeso, qual foi o problema que se criou e qual a solução proposta.

8. Igreja de Éfeso tinha LUGAR ESPECIAL no coração de Paulo, junto com a de TESSALÔNICA, FILIPOS, CORINTO e outras. Igreja que MAIS USUFRUIU de Paulo – dois anos (At. 19.10) ou três anos (At. 20.31). Paulo SOFREU DURAMENTE na cidade (At. 19.23-41), a MAIOR E MAIS IMPORTANTE da província romana da Ásia e CENTRO DE IDOLATRIA. Única igreja destinatária tanto de uma CARTA DE PAULO como de uma das SETE DO APOCALIPSE.

9. Origem do problema estava DENTRO DA IGREJA, com pessoas que se diziam doutores da lei, mas que não entendiam nem o que diziam. Conexão entre a carta a Timóteo e fala de Paulo quando terminava sua terceira viagem missionária: “Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si” (At 20.29,30). Por ser uma comunicação entre duas pessoas que trabalhavam juntos por muito tempo, Paulo não precisava DETALHAR as pessoas e razões do problema, o que torna nosso trabalho de preencher os vazios e identificar os perturbadores e seus erros DIFÍCIL E ESPECULATIVO.

10. Como eram pessoas da LIDERANÇA DA IGREJA, as seguintes EVIDÊNCIAS podem ser destacadas: Tinham ESPAÇO para ENSINAR na igreja (1.3). Tinham se DESVIADO do ensino VERDADEIRO (1.6). Alguns deles foram IDENTIFICADOS, inclusive NOMINALMENTE, e “ENTREGUES A SATANÁS” pelo apóstolo (1.20).

11. Quanto ao conteúdo da doutrina, poderia ser: JUDAIZANTES (necessidade dos cristãos cumprirem toda a lei e seus ritos). GNÓSTICOS (entendiam que a salvação só podia ser alcançada pela busca de um tipo especial de conhecimento). Pessoas unindo PRECEITOS CRISTÃOS a FILOSOFIAS em voga, em um SINCRETISMO confuso. O concreto é que estes falsos mestres apresentavam um ENSINO INCONSISTENTE e incapaz de elucidar as dúvidas (1.7) e que só PRODUZIAM DISCUSSÕES INFRUTÍFERAS (1.4), não contendo os elementos da VERDADEIRA MENSAGEM do evangelho: “o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1.5).

12. O erro que estava sendo ensinado estaria FAZENDO USO DE PRECEITOS DA LEI para se validar. Como fez na carta aos Romanos (7.7), Paulo REAFIRMOU A UTILIDADE DA LEI para definir QUEM ESTÁ ERRADO. Lista de transgressores tem CERTA RELAÇÃO COM OS DEZ MANDAMENTOS (em especial no final do v. 9 e início do 10, identificando transgressores do quinto ao nono mandamento). Aplicação do VALOR DA LEI (final do v.10 e v.11) é que conta: os contrários à são doutrina se incluíam entre os transgressores da lei e o parâmetro de aferição para estes não é o que Moisés legou, mas o “evangelho da glória do Deus bendito”. Assim Paulo retornou aos falsos mestres o argumento que eles queriam usar contra seus ensinos.

13. Além da lei, Paulo podia oferecer seu TESTEMUNHO PESSOAL, de como a Graça o alcançou, e como, de transgressor da lei, foi TRANSFORMADO em “exemplo aos que haviam de crer (...) para a vida eterna”. Por fim, Paulo aponta a LIDERANÇA DE TIMÓTEO como solução, sabendo que ele tinha diante de si um DESAFIO GRANDE E ÁRDUO, talvez o mais difícil de todos que já tinha se envolvido. O desafio era de NÃO SE ESQUECER DE SUA VOCAÇÃO e dela não se afastar, conservando conscientemente a fé. Somente assim ele se preservaria de naufragar junto com os falsos mestres. Mais que isso, somente FIRMADO SOLIDAMENTE NO CERTO ele poderia agir no necessário para erradicar a propagação de erros na igreja. As instruções e admoestações desta carta devem ser vistas sob esta perspectiva: ESFORÇO CONSCIENTE para se ter uma IGREJA FIEL AO EVANGELHO verdadeiro e à SÃ DOUTRINA, procurando sempre ser AGRADÁVEL diante de Deus.

14. Primeira instrução, “antes de tudo”, é SUBMISSÃO ao PODER E VONTADE de Deus. Lição completa sobre ORAÇÃO é apresentada no trecho 2.1-10: Seus diversos TIPOS (v. 1), seu ALVO (v. 2), sua NECESSIDADE (v. 3,4), o PORQUÊ DA SUA EFICÁCIA (v. 5,6), e LOCAL e ATITUDE para sua prática (v. 8-10). Ao enfatizar a prática da oração, Paulo já objetivava trazer a igreja de volta ao CAMINHO CORRETO, de SUJEIÇÃO ao PODER DE DEUS. O importante era que a correção começasse de maneira correta. O capítulo termina com ADVERTÊNCIAS direcionadas às MULHERES.

15. As admoestações às mulheres do final do cap. 2 possuem um viés CULTURAL e HISTÓRICO. Culturalmente, os adornos e roupas com tecidos detalhados eram muito VALORIZADOS pelas MULHERES ROMANAS E GREGAS. Desta forma, com uma mudança no vestir, Paulo aparentemente intencionava que elas se DIFERENCIASSEM das licenciosas mulheres da época. Historicamente, as igrejas sofriam com a INFLUÊNCIA DE FALSOS PROFETAS, que aparentemente SEDUZIAM as mulheres para propagar FÁBULAS nas igrejas (1 Tm. 4.7, 2 Jo. 7). Isso explicaria o argumento de Paulo nos vs. 13 e 14, sobre a mulher ter sido enganada. O v. 15, neste contexto, se explica não numa salvação ESCATOLÓGICA, mas sim na SALVAÇÃO DAS GARRAS dos falsos profetas, pois na cultura patriarcal, as mulheres eram SUSTENTADAS por seus maridos e, posteriormente, pelos filhos.

16. As LIÇÕES que ficam de ambas as admoestações são: O cristão deve buscar se DIFERENCIAR dos PADRÕES DO MUNDO, no falar, vestir e agir, caso este padrão indique LICENCIOSIDADE ou SENSUALIDADE. O cristão deve se GUARDAR dos ENSINAMENTOS EQUIVOCADOS propagados pelos FALSOS PROFETAS DOS TEMPOS MODERNOS, que pregam teologias distintas das apresentadas por Jesus. A igreja deve RESGUARDAR SEUS PÚLPITOS e SALAS DE AULA de pessoas influenciadas por tais movimentos, CONFRONTANDO suas crenças com a sã doutrina bíblica. Os ensinamentos dos vs. 8-15 devem ser encarados PARA HOMENS E MULHERES, pois seus valores fundamentais são válidos para ambos.

17. Siga o autor dos slides no Twitter: @prandrefalcao Facebook: https://www.facebook.com/pr.andrefalcao Blog: http://prfalcao.blogspot.com

Add a comment

Related presentations

How to do Voodoo

How to do Voodoo

November 11, 2014

How to do Voodoo Are you working too hard and not getting the results?? Well,...

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

October 24, 2014

Donde van las personas despues de muerto?

Son simples cuestiones que, aunque puedan resultar a priori inocentes, albergan in...

"The souls of the just are in the hand of God, and no torment shall touch them. " ...

Boletín de 02/11/2014

Boletín de 02/11/2014

November 1, 2014

Boletín de 02/11/2014

Omms News 10-07-2014

Omms News 10-07-2014

November 4, 2014

Omms News 10-07-2014

Related pages

EBD Revista Compromisso 4T2014: Aula 6: Cristo veio para ...

Home; Spiritual; EBD Revista Compromisso 4T2014: Aula 6: Cristo veio para salvar os pecadores
Read more

EBD Revista Compromisso 4T2014: Aula 4 - Spiritual

A Revista Compromisso é o principal material de Educação Bíblica publicado pela editora Convicção, servindo a todos os ... EBD Revista Compromisso ...
Read more